Viajar com pouco dinheiro: 10 dicas para economizar

por Guilherme Tetamanti

Viajar com pouco dinheiro: 10 dicas para economizar

Viajar com pouco dinheiro é absolutamente possível! Fazer um bom planejamento e não deixar tudo para ser resolvido de última hora é o primeiro passo para economizar.

O segundo passo é pensar sobre o que se propõe a sua viagem: se vai estudar, se pode trabalhar, se você quer conhecer um país inteirinho ou só passar uns dias desligado da rotina, se dividiria o quarto – ou a casa – com desconhecidos… São muitas variáreis e todas elas interferem no custo total.

Veja a minhas dicas para economizar e viaje gastando pouco agora.

Planeje sua viagem => Internet mais barata para o exterior

Dúvidas sobre seguro de viagem »

 

Dicas para Economizar

Viajar com pouco dinheiro
Descubra dicas para viajar com pouco dinheiro.
  • Couchsurfing
  • Acampamento
  • Carona
  • Troca de experiências
  • Baixa temporada
  • Pouca mala
  • Alimentação
  • Atrações culturais
  • Transporte e deslocamento
  • Definir prioridades
  • Planejamento e Foco

CLIQUE AQUI para comprar online moeda estrangeira »

 

Couchsurfing

Lugares para viajar com pouco dinheiro no Brasil
Couchsurfing é uma boa opção para quem topa dormir na casa de estranhos.

Para os mais despojados, essa é uma das melhores formas de se hospedar quando estiver viajando. O couchsurfing, se traduzido ao pé da letra, significa “surfe no sofá”.

Parece estranho, mas é só uma maneira prática de indicar que você topa dormir no sofá da casa de alguém. Como não exige uma grande infraestrutura e nem luxo, o custo é bem baixo. Acaba sendo muito mais barato do que uma pousada, hotel ou até mesmo do que o aluguel de um quarto ou uma cama em albergue.

No site Couchsurfing.com, você consegue ver as opções de sofás ao redor do mundo.

Além de ser uma alternativa para reduzir o orçamento da sua viagem, ainda te dá a oportunidade de conhecer pessoas locais e fazer amigos, que podem dar boas dicas de passeios e atividades fora do circuito turístico, daquelas que só quem vive no lugar conhece. Uma ótima maneira de viajar com pouco dinheiro!

 

Acampamento

Se você não se incomoda com pouco conforto, vá acampar. Barraca e mochilão nas costas, uma lista enorme de campings espalhados pelo Brasil e pelo mundo e pronto: sua hospedagem está ao seu alcance.

A infraestrutura oferecida pelos campings pode variar bastante. Áreas de uso coletivo com fogões e churrasqueiras, pias e tanques para lavar louças e roupas… O preço pelo uso do espaço costuma variar conforme os serviços oferecidos.

Em geral, para saber como fazer um bom camping basta chegar, encontrar um espaço para montar a sua casinha temporária e só. Com as inúmeras lojas especializadas e os diversos modelos de barracas disponíveis, você adquire a que mais se adequa ao seu perfil (menos espaço, mais pessoas, varanda, etc.) e ao seu orçamento.

E, vale lembrar, alguns campings mais moderninhos já oferecem até trailers, motor homes e piscina.

 

Carona

Para onde viajar com pouco dinheiro
Se for pegar carona com desconhecidos, sugerimos que seja através de aplicativos.

Em tempos nos quais as pessoas estão cada vez mais individualistas e que, por sua vez, o meio ambiente anda sobrecarregado, dividir um tanque de combustível com os amigos é uma ótima solução para chegar até o seu destino.

Fazer o copiloto, dividindo o banco do carona e o combustível, pode representar uma grade economia no orçamento da sua viagem.

Se você conhece alguém, tem amigos ou familiares que estarão no mesmo lugar escolhido por você, pelo mesmo período, aproveite e proponha o esquema de carona. Custos compartilhados beneficiam a todos e tanto você quanto o dono do carro terão companhia durante o trajeto.

E, se você for pegar carona com desconhecidos, sugerimos que seja através de um dos aplicativos de carona solidária que já estão disponíveis. Nestes casos, é obrigatório que tanto quem oferece a carona como quem vai dividir a viagem se cadastrem previamente, o que aumenta a segurança.

Eu tenho inúmeras histórias sobre carona. Uma delas acabei dormindo em uma casa da árvore no Hawaii, durante a minha minha volta ao mundo. Nessa época nem tinha aplicativo para isso, então foi na sorte mesmo. Mas hoje em dia é mais prático.

O processo para pegar carona é simples: você indica o caminho que precisa percorrer ou o local onde quer ir e o aplicativo te indica quais motoristas estão prestes a fazer essa rota. Uma vez escolhido quem te dará a carona, você automaticamente se compromete a dividir os custos do trajeto.

Porém, cuidado com caronas aleatórias no meio do caminho. Nunca se sabe quem está atrás do volante!

 

Troca de experiências

Como viajar para o exterior com pouco dinheiro
Você pode trocar seu trabalho por hospedagem.

Já pensou em trocar a sua experiência, suas habilidades pessoais ou o seu conhecimento profissional por hospedagem? Não é sonho, é realidade e acontece nos cinco continentes.

Funciona assim: você cria um perfil nos sites dos programas de trabalho (WorldpackeresWork Away ou Help X), indicando quais são as suas especialidades, estejam elas relacionadas à sua formação e atuação como profissional ou no que se refere ao que você sabe e gosta de fazer.

A próxima etapa é você analisar as oportunidades de trabalho disponíveis no país e cidade que você quer passar um tempo e, então, enviar o seu perfil.

Você pode ser contratado para prestação de serviço voluntário ou remunerado. A moeda de troca pode ser dinheiro, hospedagem ou alimentação. A única certeza é que você terá uma experiência singular que vai te render conhecimento, troca cultural e aprendizado. As áreas de trabalho prezam pelo que gera impacto social e tenha um propósito.

Você pode aplicar para trabalhar com agricultura, permacultura, fazendas orgânicas, parques ecológicos, jardinagem, cuidado de animais, florestas e preservação ambiental, construção civil, construção sustentável, hotelaria e limpeza em albergues, aulas e atividades em escolas…

Os custos da viagem (passaporte e visto, quando aplicável, e passagem) são de responsabilidade do viajante e, para se cadastrar em uma dessas plataformas, você vai desembolsar entre trinta e cinquenta dólares por ano. Mesmo assim, o que esta troca proporciona vai muito além deste investimento anual! Outra ótima opção de viajar com pouco dinheiro!

 

Pouca mala

Como viajar com a família com pouco dinheiro
Leve somente o necessário na sua mala.

Com a mudança recente nas regras de transporte de bagagens das companhias aéreas, viajar com grandes volumes de mala pode ser um problema. Mesmo a bordo, as dimensões e o peso são restritos e você pode acabar tendo um prejuízo enorme se não planejar a sua mala corretamente.

Para viagens de carro ou de ônibus, isso não é uma questão. Mas, de avião, esteja certo dos limites de peso e das dimensões das malas que você poderá levar a bordo ou deverá despachar.

Leve somente o necessário: nada de colocar dezenas de opções de looks para escolher a cada dia da viagem. Pense no clima do local na ocasião da viagem, nas atividades que você vai fazer – se mais esportivas ou não, se demandam o uso de roupas mais sociais ou não.

Conte quantos dias estará fora e calcule a quantidade de roupas que você vai precisar. Se conseguir saber com antecedência se terá como lavar e secar suas roupas durante a viagem, será uma baita vantagem. Assim você poderá levar menos roupas e garantir que terá peças limpas por toda a estadia.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Os itens mais pesados (botas, casacos de couro, calça jeans…) já devem estar vestidos. Assim você não sobrecarrega e nem ocupa muito espaço na mala. E cá para nós, a viagem é muito mais importante que a quantidade de roupas. E está mais do que na hora de passarmos a fazer um consumo consciente.

No meu livro Quero Viajar Maisdedico uma parte do primeiro capítulo somente ao desapego material. E adianto: exceto se você for bem rico, só conseguirá viajar com pouco dinheiro dessa forma.

 

Baixa temporada

Viajar na baixa temporada é sempre uma boa estratégia para reduzir custos. Em feriados, períodos de férias no Brasil e/ou no exterior, dependendo da época em que você vá viajar, tudo fica mais caro: passagens aéreas, diárias em hotéis, passeios e atrações no local.

Se você puder optar por viajar em épocas menos concorridas, certamente você irá poupar e poderá até investir este dinheiro em atividades que não faria se já gastasse mais apenas com a emissão da sua passagem, por exemplo.

 

Alimentação

Como economizar na alimentação em viagens
Custo equilibrado entre as refeições traz economia e bem-estar.

Provar a comida das diferentes cidades do mundo é uma delícia.

A gastronomia também é uma forma de nos trazer mais para perto da cultura e dos hábitos dos lugares. Por isso, sempre tem aquele super restaurante estrelado e recomendado, mas esta não é a única chance que você terá de provar pratos típicos.

Pergunte para os seus anfitriões ou para os responsáveis pelo lugar no qual você estará hospedado por um restaurante de bairro, tradicional, que todo mundo da cidade frequenta. Peça sugestões de restaurantes familiares, imperdíveis.

Se tiver hospedado em uma casa, pousada ou albergue que tenha cozinha, não perca a chance de ir ao mercadinho mais próximo, fazer umas compras e cozinhar. Com simplicidade e pouco dinheiro você garante o café da manhã, um lanche e almoço ou jantar.

Outra boa alternativa, para quem não é muito fã de cozinha é tomar um bom café da manhã, comer algo rápido no horário de almoço, entre um passeio e outro, e jantar melhor. Custo equilibrado entre as refeições traz economia e bem-estar!

Agora, se você é como eu e gosta de ir fundo: leia esse artigo sobre comidas mais exóticas ao redor do mundo que eu já provei!

 

Atrações culturais

Viagem com passeios baratos
Museus costumam oferecer horários específicos com entrada gratuita.

É comum que museus tenham um dia e um horário específicos com entrada gratuita. Então, antes de sair para visitar os que são do seu interesse, se informe e planeje para visitar e conhecer as obras dos seus artistas preferidos sem gastar um tostão.

Se o dia da gratuidade não atender a agenda da sua viagem, tente comprar os passaportes de museus e atrações que algumas cidades dispõem. Geralmente, é um pacote de tickets que atendem a pelo menos duas atrações culturais, podendo chegar até cinco ou seis e, por serem comprados em conjunto, têm um desconto no preço total. Só fiquem atentos ao período indicado nos ingressos, para não perder o prazo de uso.

Comprar entradas para parques, teatros e shows com antecedência também pode ser mais barato do que comprar quando você já tiver chegado na cidade que vai passar o seu tempo de descanso e curtição. Mais uma opção para viajar com pouco dinheiro!

 

Transporte e deslocamento

Viajar gastando pouco com transporte
Transportes públicos coletivos sempre têm o menor custo.

Metrô, bonde, trem, ônibus: os transportes públicos coletivos sempre têm o menor custo. Dependendo de onde você estiver, é possível comprar passes diários, semanais, mensais e gastar ainda menos!

Táxis em alguns países são bem baratos, mas nem sempre agradáveis ou seguros. E os carros por aplicativo já estão presentes em muitos lugares, mas em alguns casos podem exigir um número de telefone local ou cartão de crédito internacional, o que acaba complicando a utilização.

Outra boa forma para se locomover é a pé ou de bicicleta. Além das estações de bike que tomam conta de muitas cidades pelo mundo, albergues, campings e anfitriões de couchsurfing, inclusive, podem ter uma bicicleta para emprestar ou alugar.

Tenha um mapinha em mãos, seja de papel ou no celular, analise as rotas e siga seu rumo para viajar com pouco dinheiro.

 

Definir prioridades

Planejamento para viagem barata
Monte o seu roteiro definindo e priorizando o que importa para você.

Esse é o principal ponto para que você consiga viajar com pouco dinheiro. Se você não quer abrir mão de um jantar no restaurante do chef mais conceituado do momento, reveja o seu orçamento de viagem para saber de onde pode reduzir.

Se você prefere passar um dia inteirinho no museu que tem a entrada mais cara, não importa o dia da semana, e com isso vai gastar um pouquinho mais para comer um sanduíche e tomar um café por lá, tire os excessos de uma noitada e volte mais cedo, sem gastar com o táxi.

Monte o seu roteiro definindo e priorizando o que importa para você, de fato, nessa viagem. Pesquise, leia livros e blogs de viagens, converse com quem já esteve no destino que você irá visitar.

   

Faz toda a diferença viajar com um conhecimento base sobre o local e tendo em mente o que você busca. Tudo isso ajuda a conquistar o seu objetivo de viajar com pouco dinheiro.

O importante é ter planejamento e foco. Essa é a chave para você viajar com pouco dinheiro e ter a garantia de que vai economizar.

 

Dicas para viajar com pouco dinheiro

Como viajar com pouco dinheiro
Entrevista sobre volta ao mundo: é preciso economia.

Assim que escolher o próximo destino, faça um orçamento inicial e, com essas dicas, reavalie como e onde pode reduzir as suas despesas para viajar com pouco dinheiro. É como tenho dito em muitas entrevistas e para os meus leitores: sem economia, você não conseguirá cruzar muitas fronteiras. Sabendo disso, é só arrumar a mala e partir!

Essas e outras dicas estão meu livro Quero Viajar Mais: passo a passo para organizar uma viagem incrível, das férias a sua volta ao mundo.

 

Dica final: como fazer câmbio seguro e economizar?

É comum ficarmos antenados na cotação da moeda estrangeira quando precisamos comprá-la. De um dia para outro, podemos gastar mais ou economizar uma grana na hora de comprar moeda estrangeira, pois a cotação é algo que varia muito, inclusive em um único dia.

Ou seja, de manhã, o dólar pode estar mais barato do que depois do fechamento das bolsas ou vice-versa… O fato é que nem sempre dá para sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes, como o dólar, euro ou libra, baixam.

Por isso, pega só essa dica: você sabia que dá para fazer câmbio online, sem sair de casa? Funciona assim: você entra no site da Confidence Cambio, faz a cotação, paga pelo valor que você precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço.

E se você prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa.

E isso não é tudo: dá para ativar notificações quando a moeda do seu interesse muda de cotação. Já pensou quanta praticidade? É o fim das taxas altas, da correria às vésperas da viagem e da insegurança ao transportar dinheiro por aí.

 

Como enviar dinheiro durante viagens longas

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil.

Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens.

Curta também o meu vídeo de volta ao mundo e saiba que é possível economizar para viajar mais, assim como eu fiz:

Qual é o seu próximo destino? Já está se programando? Quer viajar com pouco dinheiro? Deixe o seu comentário.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Patrícia malta ferrian

    Adorei a reportagem. Já está salvo nas favoritas... adorei a dica de trocar trabalho por hospedagem. Meu mochilao de 40 anos ( 40 dias viajando) ano que vem será em Lisboa- Marrocos- Malaga- Valencia- Sevilla - Barcelona. Se puderem me dar dicas... seria otimo. Adoro vcs. Abraços.

  2. Polly Batista

    Oi, Patrícia! Adorei a ideia de viajar 40 dias nos 40 anos! Temos um post com sugestão do roteiro entre Portugal e Espanha; além disso, tem o post sobre as cidades turísticas da Espanha e as regiões turísticas de Portugal. Ah, também temos um guia bem completo com roteiro em Sevilla. Ótima viagem e volta aqui depois para contar como foi!!!