Viajar com crianças: 10 dicas práticas para férias mais tranquilas

Viajar com crianças: 10 dicas práticas para férias mais tranquilas

Para viajar com crianças é preciso fazer um planejamento com bastante antecedência, seja pesquisando passagens, hospedagens, lugares para passear, organizando as malas e calcular custos e gastos extras que sempre estão sujeitos a acontecer.

Geralmente, as férias são um período em que toda a família se organiza para fazer uma viagem mais longa. E quando o assunto é viajar com crianças, a primeira coisa que vem à cabeça da maioria das pessoas é fechar pacote em resorts ou hotel fazenda.

Mas hoje, vou te mostrar que é possível inovar e aumentar o leque de atrações e passeios, sem desespero. A experiência pode ser bem divertida e mais interessante se você planejar uma viagem mais elaborada e menos padrão com as crianças.

Separei algumas dicas que valem para toda a família e até mesmo para pais e mães solo que gostam de se aventurar por aí com as suas crias debaixo da asa. E posso dizer uma coisa? É uma delícia esse voo! Confira.

Planeje-se => Melhores carros para viajar em família

Como funciona o seguro viagem infantil?

 

Dicas práticas para viajar com crianças

  1. Escolha destinos fora do comum
  2. Otimize espaço na mala
  3. Tenha uma mochila para guardar itens de mão
  4. Organize atividades para cada idade
  5. Contrate um suporte especializado
  6. Previna o tédio infantil
  7. Viaje em grupo
  8. Escolha lugares com espaço infantil
  9. Leve na mochila lanches rápidos
  10. Aprenda a juntar milhas

 

1) Escolha destinos fora do comum

Destinos para famílias

Para começar as dicas de viajar com crianças, já vou iniciar com disrupção. Na verdade a ideia é escolher lugares que combinam com você, mesmo que estejam fora dos destinos mais comuns.

Quando digo para fugir do padrão, é não escolher lugares que todos vão apenas pela comodidade de dar menos trabalho para cuidar das crianças, como resorts e hotéis fazenda que possuem tudo em um só lugar.

Ou seja, se sua vontade é ir para o Chile, para Paris com as crianças, para o Pantanal ou acampar na praia, então vá. É possível ir para dezenas de lugares com crianças, basta se planejar. Há inúmeras famílias com crianças e bebês que viajam o mundo sem problema algum.

Deixe de lado os locais mais tradicionais, dessa forma você perde um leque de outras atividades que podem ser incríveis tanto para os adultos quanto para as crianças. Trace roteiros para toda a família, em lugares descolados, museus, parques e até os mais radicais como Machu Picchu, Deserto do Atacama, Chapada Diamantina. Acredite, é possível!

 

 

2) Otimize o espaço na mala

Bagagem de toda família

Hoje em dia, viajar de avião é uma tarefa mais fácil para os minimalistas. Que tal pegarmos umas dicas com essas pessoas, já que eles sabem levar em uma pequena mala o essencial?

Além de escolher os principais objetos e acessórios que seus filhos usam com mais frequência, a ideia é organizar lugares que caibam as suas coisas junto com as deles. Investir em necessarie, daquelas dobráveis com 3 ou 4 compartimentos, é uma boa. Ali podem conter objetos pessoais dos pais e dos filhos.

Outra dica importante é colocar na cama tudo que você pensou em levar, com essa visualização fica mais fácil ir tirando o que não será essencial. Separe também uma roupa para cada dia, tanto pra você quanto para os filhos, lembrando de repetir algumas roupas durante os dias.

Uma forma de otimizar espaço é usar tudo o que puder junto com as crianças. Por exemplo, você tem dois filhos e um marido: compre um protetor solar do tamanho maior e com a maior proteção que tiver e use o mesmo nos quatro integrantes da família (mas fique atento ao tamanho, pois cremes e líquidos maiores só podem ir na bagagem despachada).

 

3) Tenha uma mochila para guardar itens de mão

Dicas para viajar em família

Uma mochila grande é o ideal para levar itens de mão para toda a família. Pense nas coisas que precisam ser utilizadas com mais frequência quando se está com os filhos e em seus pertences também. Não esqueça os documentos de todos que podem estar na parte da frente, onde fica mais fácil de pegar.

Outra dica é levar uma garrafinha squeeze para os filhos na mochila também, pois evita sujar a roupa da criança quando precisar dar algum suco, por exemplo. Esse acidentes sempre acontecem nos aviões quando a criança toma suco no copo. Dessa forma, é só colocar o suco na garrafa e se sobrar lacre a tampa para eles tomarem depois.

Nessa mochila pode conter também alguns brinquedinhos que distraem as crianças durante a viagem ou durante o trajeto para os passeios. Outra utilidade da mochila é levar os casaquinhos das suas crias para um momento de virada de tempo ou até se deparar com um ar condicionado muito gelado. É sempre bom estar prevenido.

 

4) Organize atividades para cada idade

Passeios com crianças nas férias

Essa dica deve ser organizada antes da viagem, depois que você já decidiu o destino. É bom pesquisar as atrações do local visitado e adaptar para as idades de todos que estão viajando. Além de escolher atividades que combinem com o gosto de cada um.

Se você está viajando com uma criança de dois anos, por exemplo, não será possível escolher um passeio de trilha ou caminhada, pois a criança não aguenta.

Agora se ela for acima de 4 anos, existem lugares que oferecem essas mini aventuras para crianças, como aula de esqui no Chile, um mini trekking no deserto ou um safári em Cape Town para ver os animais selvagens.

Se as suas crianças possuem mais de 8 anos, as opções de passeios aumentam, e alguns lugares serão diversão também para os adultos. Tudo é questão de planejar cada lugar a ser visitado antes da viagem.

 

 

   

5) Contrate um suporte especializado

Pacotes para viagens em famílis

Convenhamos que a pré-viagem é trabalhosa, já que é preciso pensar nas reservas de passagens e hotéis, nos roteiros de atividades, nos deslocamentos e sempre surgem imprevistos que podem atrapalhar as férias ao viajar com crianças.

O investimento em um suporte especializado irá te auxiliar e até te salvar em momentos de tensão com os roteiros de viagem, principalmente se for uma viagem mais longa em um país diferente do seu.

Ou até mesmo se surgir algum problema de saúde, dentro da dica de suporte especializado entra a dica do seguro viagem. Se vai viajar com crianças, o seguro viagem é essencial. Recomendo que você leia se a Seguros Promo é confiável, pois é a melhor opção com preços justos.

Esse tipo de contratação serve para auxiliar com um roteiro de atividades personalizado para a família, para evitar perder tempo ou ter maiores custos. Serve para um suporte médico, serve para cuidar de possíveis extravios de mala.

Ou seja, um suporte 24 horas para quem viaja com crianças é muito bem vindo, você há de concordar comigo.

 

 

6) Previna o tédio infantil

O que fazer nas férias com crianças

Quem anda com crianças sabe bem que a paciência para esperar é zero. Se você precisar esperar em uma fila, precisar esperar o vôo, a comida ficar pronta, sabe que vai ter um serzinho incomodado.

A dica é ter sempre em mãos uma surpresinha, uma novidade, um brinquedinho para entreter seu filho ou até mesmo use a criatividade com brincadeiras para o tempo passar mais rápido.

O bom disso, é que ele também se distrai e não fica querendo comprar tudo que vê pela frente durante os passeios. Algumas dicas são: livrinhos de história, gibis, massinhas modeladoras, um joguinho, um aplicativo novo.

E aqui vai uma master dica, hoje em dia é difícil fugir do celular ou tablet, e para não correr o risco da bateria acabar e você ter que emprestar o seu celular, tenha sempre em mãos um multicarregador com entrada USB também.

Em uma só tomada de aeroporto, por exemplo, você carrega o celular de todo mundo. Levar um adaptador também é tarefa de gente prevenida. Tarefas de gente que não quer correr o risco de irritar uma criança que não aguenta mais esperar sem ter o que fazer. Nessas horas, a variedade de opções de entretenimento é essencial.

 

7) Viajar com crianças em grupo

Como planejar uma viagem com bebês

Essa dica é muito válida para as mães solo, mas também se estende para a família que gosta de fazer novas amizades. Viajar em grupo torna a viagem ainda mais prazerosa; você compartilha com todos suas histórias e conhece novas histórias também.

Na viagem em grupo os perrengues ficam mais tranquilos, pois tem bastante gente para pensar junto e rir junto. Seus filhos conhecem novos amiguinhos para se entreter.

Há vários grupos de excursões para lugares como África, Amazônia, Egito, Argentina com atividades variadas. Imagina como seria uma aventura bem divertida estar com uma galera nova e poder criar uma intimidade com elas durante a viagem? Legal!

 

8) Escolha lugares com espaço infantil

Passeios para crianças

Quer castigar uma criança é falar para ela sentar e ficar quieta esperando. Mas, têm certos momentos que precisamos esperar por algo. Nessas horas um espaço kids salva a pele dos pais e alegra as crianças.

Se possível, escolha restaurantes com espaço para as crianças brincarem e no hotel se tiver áreas e espaço para crianças ou atividades de lazer que possam te auxiliar em momentos que você precisa focar em outra coisa, é uma boa pedida.

   

Está querendo ir em um barzinho descolado? Existem lugares que possuem espaço kids e com direito a monitor. Não custa nada pesquisar esses lugares, para você desfrutar de uma boa comida ou bebida com mais tranquilidade.

 

9) Leve na mochila lanches rápidos

Dicas para viagens em família

Durante um dia inteiro de passeio, algumas atividades nos cansam e nos deixam com fome mais rapidamente, principalmente as crianças. Primeiro, tome um café da manhã reforçado junto com as crias, depois monte seu kit lanche.

Se você tiver filhos até 2 anos, o ideal é levar a papinha e mamadeira feita da forma que ele já está habituado a comer. Coloca uma mochilinha nas costas com as comidinhas dele e algumas comidinhas rápidas pra você também, como castanhas, frutas e biscoitos.

Se você tem filhos maiorzinhos o que você levar pra você leve também para eles. Para economizar leve uma marmita térmica com salada de frutas, mini sanduíches naturais, um pacote de biscoito, castanhas e aquela garrafinha térmica com suco ou água.

 

10) Aprenda a juntar milhas

Viajar com filhos todo ano

Quando a família aumenta, aumentam também os gastos. Uma boa maneira de economizar é aprender a acumular pontos para que você possa trocar por trechos de passagens aéreas, por hospedagem e até por compras online necessárias para a viagem.

Há várias empresas e várias maneiras de acumular pontos. Pesquise a que mais se adapta com você e comece a acumular pontos, pois se você tem filhos e ama viajar, essa é uma maneira de te ajudar a viajar mais e proporcionar aos seus filhos conhecer o mundo. Conheça os principais segredos para acumular milhas neste post.

Dá um trabalhinho administrar mais uma coisa, pois você terá que checar os pontos para não expirar, fazer a transferência do aplicativo e trocar pelo que você quiser e claro lembrar de comprar nos lugares corretos para acumular.

Mas vale a pena, quando você conseguir a sua primeira troca de pontos, por exemplo, por dois trechos de passagem aérea para seus filhos, a sensação vai te fazer viciar nisso.

 

Viajar com filhos

Agora que você já pegou a manha e as dicas para viajar com crianças com mais tranquilidade e praticidade, falta só a coragem não é?! Esqueça o medo, pois as prevenções necessárias já foram feitas.

Tenha fé, acredite em uma viagem de paz e alegria. Divirta-se e aproveite a alegria de estar com seus filhos desfrutando de momentos únicos que vão ficar guardados na memória.

Leia também o artigo com dicas para viajar de avião com cachorro; assim você também aprende a viajar com seu animal de estimação para onde desejar.

Boa viagem!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Caroliny Anache

ESCRITO POR

Caroliny Anache

Caroliny Anache, 29 anos, é jornalista, apresentadora e Terapeuta de Thetahealing. Busca sempre expandir a consciência e acredita que somos seres de luz experienciando uma vida humana e que viajar é uma forma profunda de autoconhecimento. Criou o projeto Vida Expandida para auxiliar na jornada de expedição interior. Siga no Instagram e youtube!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *