Tudo sobre viajar com cachorro para o exterior

por Katharyne Raylle

Tudo sobre viajar com cachorro para o exterior

Independente do seu destino fora do país, viajar com cachorro para o exterior requer cuidados, tempo e dinheiro.

Isso porque, além das passagens aéreas para animais, você precisa providenciar documentos necessários para a liberação do transporte do pet na aeronave.

Também é preciso conhecer as regras das companhias aéreas que permitem a presença do animal, principalmente se você deseja levá-lo na cabine e quer saber se pode viajar com o pet no colo e se precisa de passagem aérea para os animais.

Mas tudo isso pode ser em vão, se você não estiver por dentro de todas as exigências do destino que receberá seu cãozinho.

Termos como Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos e Certificado Veterinário Internacional (CVI) são comuns nas pesquisas sobre viajar com cachorro para o exterior.

Então, durante a organização da viagem ao lado do pet, você vai ouvir ou ler a respeito desses documentos. Além disso, é importante saber quanto custa viajar com cachorro para o exterior.

Planeje-se => Internet fora do Brasil

Seguro Viagem »

 

Viajar com cachorro para o exterior de avião

quanto custa viajar com cachorro para o exterior
Animal precisa ter microchip para viajar ao exterior.

Se você deseja viajar com cachorro para o exterior, o animal precisa de um microchip. As vacinas em dia – especialmente a antirrábica – é outra exigência geral dos destinos internacionais.

Além disso, o pet deve ter 8 semanas de vida, exceto se ele for para os Estados Unidos, que só permite passageiros caninos com pelo menos 4 meses. Para te ajudar a entender melhor o tema, no artigo falarei sobre:

  • Regras das companhias aéreas
  • Documentos para viajar com cachorro para o exterior
  • Companhias aéreas internacionais que permitem animais na cabine
  • Viajar com cachorro para o exterior com as companhias brasileiras
  • Quanto custa viajar com cachorro para o exterior?

CLIQUE AQUI para agendar hotéis pet-friendly pelo mundo »

 

Regras das companhias aéreas

passagens aereas para animais
Em alguns casos, o cão não poderá embarcar na cabine com o tutor, devido ao peso.

Assim como os países, as companhias áreas também possuem regras para quem quer viajar com cachorro para o exterior.

Em alguns casos, o cão não poderá embarcar na cabine juntamente com o tutor, devido ao peso. Nessas situações, ele deverá ser conduzido ao departamento de carga da aeronave.

Atente-se ainda para os cuidados com o transporte, pois o cachorro precisa estar em uma caixa confortável para seu tamanho e resistente contra vazamentos.

Também não é recomendado levá-lo sedado, pois a maioria das empresas não aceitam o animal nessa condição. Portanto, é importante avaliar se há mesmo necessidade de levar o cãozinho em viagem internacional.

Se o pet vai participar das férias prolongadas da família, visitando os lugares místicos do mundo ou mesmo escolhendo opções pet-friendly entre os melhores barcos para se hospedar.

Ou ainda se está de mudança com você, então levá-lo de avião parece ser o mais apropriado.

No entanto, se a volta para o Brasil for logo, a melhor saída é deixá-lo com os familiares ou até mesmo contratar o serviço de pet sitter. Assim, o animal não precisa passar por nenhuma situação estressante.

Imperdível => Monumentos mais famosos do mundo

 

Documentos para viajar com cachorro

transporte aereo de animais internacional
Passaporte para cães e gatos |Foto: Ministério da Agricultura do Brasil

O transporte do animal é feito mediante a apresentação do Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos e/ou do Certificado Veterinário Internacional.

Ambos são emitidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Tanto o passaporte como o CIV servem para comprovar a boa saúde do animal, mas eles possuem diferenças.

No caso do certificado, ele pode ser retirado online e deve ser emitido em cada viagem  internacional que o pet for fazer.

Já o Passaporte para Trânsito é feito uma única vez e garante mais segurança e agilidade no processo de documentação.

Para ser concedido, o tutor precisa imprimir e preencher um documento chamado Requerimento para Concessão de Passaporte para Cães e Gatos, disponibilizado no site do Ministério.

Em seguida, dirigir-se à uma Unidade do Sistema VIGIAGRO, onde estão lotados os auditores fiscais do ministério. Geralmente, essas unidades estão localizadas nos aeroportos.

Mas, além do requerimento, é necessário portar as cópias e originais dos seguintes documentos:

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

  • Atestado de Saúde do animal: deve ser emitido por um médico veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-UV). O documento deve atestar que a saúde do animal lhe permite estar apto à viajar. Contudo, é importante se ater às datas, pois depois da emissão, esse comprovante tem validade de até 10 dias para o processo de requerimento
  • Documento de comprovação do Microchip: número do chip, data da aplicação e localização, e o nome do responsável pelo processo são os dados que devem constar nesse comprovante
  • Documentação do proprietário: documento de identificação com foto, comprovante de residência no Brasil, e declaração do tutor referente às pessoas que estão autorizadas a transportar o animal (caso ele não esteja na viagem).

Esses são documentos comuns para viagens internacionais, mas cada país possui suas próprias regras para os turistas de quatro patas.

Nesse caso, recomenda-se consultar a embaixada/consulado do país que se deseja conhecer e questionar se é necessário mais alguma papelada.

De qualquer forma, é importante destacar que viajar com cachorro de avião no Brasil é mais simples do que levá-lo para destinos internacionais.

Isso porque, dentro do país a documentação exigida não é tão extensa.

Pesquise => Melhores passeios pelo mundo

 

Companhias que permitem animais na cabine

Regras das companhias internacionais

viajar com cachorro para o exterior cvi online
Tamanho da caixa de transporte | Foto: Reprodução Site United.

Delta, United Airlines e Swiss permitem a presença do cachorro na cabine com algumas restrições. Na Delta o animal deve ser pequeno o suficiente para caber em uma caixa de transporte que deve ser levada sob a cadeira da frente do tutor.

Se o destino for os Estados Unidos, apenas cães com 16 semanas de vida podem ir a bordo. Agora, se a viagem é para países da União Europeia, 15 semanas são suficientes.

Na United, os animais também precisam ser pequenos para caber em uma caixa de transporte que vai embaixo do banco da frente.

Já a Swiss determina que o cachorro só pode ir na cabine se tiver no máximo 8 kg, incluindo o peso da caixinha. Mas, essa regra não se aplica aos cães com função de proteção ou ajuda.

Além dessas restrições, as três companhias aéreas internacionais não permitem cães braquicefálicos. São cachorros com o focinho achatado como pug, buldogues, lhasa apso, etc.

Importante => Como embarcar com medicamentos

 

Regras das nacionais

companhias aereas internacionais que permitem animais na cabine
Pet na cabine | Foto: Reprodução Site Gol.

Ainda é possível viajar com cachorro para o exterior usando as linhas brasileiras, a exemplo da Gol e da Latam. A Azul, por sua vez, não presta este tipo de serviço, apenas aceita animais na cabine em voos domésticos.

Mas, assim como as internacionais, as companhias nacionais também possuem algumas regras. Limite de peso e idade do animal são alguns pontos levados em consideração por essas empresas.

Por exemplo, a Gol permite transporte de animais tanto na cabine como no porão do avião. No entanto, o pet precisa ter 4 meses de vida. Além disso, para ir ao seu lado durante a viagem, o cachorro e container devem pesar no máximo 10 kg.

Já na Latam, cães com 8 semanas de vida já são aceitos, com exceção das rotas para os Estados Unidos. Também podem ser transportados na cabine (até 7kg) ou no bagageiro (até 45 kg) e isso interfere no valor da taxa.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Taxas para viajar com cachorro ao exterior

viajar com cachorro para o exterior preços
Cada companhia aérea tem suas taxas.

Cada companhia aérea tem suas taxas referentes ao transporte de cachorro. A seguir você confere o valor de cada uma das empresas citadas anteriormente:

  • Delta: Geralmente, o valor cobrado é referente a 150 dólares
  • United Airlines: Nesse caso, a taxa cobrada é de 125 dólares
  • Swiss: As tarifas de transporte se aplicam de formas diferentes dependendo do destino, mas a Europa é o mais econômico, cobrando 69 dólares
  • Gol: Para voos internacionais, esse serviço custa 600 reais
  • Latam: Para voos dentro da cabine com destino América do Sul e América Central, são 200 dólares. Agora se o destino for Europa, América do Norte, África ou Ásia, são 250 dólares. Para animais transportados no bagageiro, o valor depende do destino e do peso. No geral, a taxa varia entre 125 e 300 dólares.

Além das taxas cobradas pelas companhias, você também vai gastar com médico veterinário. Isso porque, o profissional precisa atestar o estado de saúde do pet.

Caso as vacinas não estejam em dia, elas vão demandar um outro gasto.

Se você não tem em casa, também é preciso colocar na ponta do lápis o valor da caixa de transporte. As companhias aéreas possuem especificações a respeito do container que o animal será transportado.

De uma maneira geral, elas podem ser flexíveis ou não, mas precisam ter um material resistente, com base impermeável e absorvente.

Além disso, ela deve ter uma ventilação adequada e o cachorro deve caber de maneira que ele possa ficar em pé ou girar dentro da caixa. Dependendo das dimensões, essas caixas podem custar entre 40 e 700 reais.

Para o Instagram => Hotéis únicos no mundo

 

Vale a pena levar cachorro para o exterior?

Viajar com o animal será uma experiência nova para ele, por isso é essencial conhecer bem a personalidade e o temperamento do pet para evitar surpresas indesejáveis.

Também é importante conversar com o veterinário sobre os possíveis riscos pelos quais o cachorro pode passar durante o percurso.

Com todas essas respostas, você deve avaliar se vai fazer bem para o cãozinho viajar com você para o exterior ou ficar em casa com algum cuidador.

Como mencionado, o tempo da viagem é um ponto a ser levado em consideração na hora de decidir montar ou não a mala do seu companheiro de quatro patas. Se preferir, veja um guia de viagem com cachorro pelo Brasil.

Agora que você já sabe como viajar com cachorro para o exterior compartilhe esse conteúdo com seus amigos.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Katharyne Raylle

ESCRITO POR

Katharyne Raylle

Katharyne Bezerra tem 25 anos, é jornalista e fotógrafa. Apaixonada pelos animais e pela natureza, é vegetariana e protetora animal. Gosta de viajar, fazer teatro e de se aventurar pela vida.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *