Viajar com cachorro de avião no Brasil: TODAS as dicas

por Katharyne Raylle

Viajar com cachorro de avião no Brasil: TODAS as dicas

Existem algumas regras para viajar com cachorro de avião no Brasil. Seja no espaço da cabine ou no “porão” da aeronave, é preciso cumprir as normas das companhias áreas, como Gol, Latam ou Azul.

Reserva antecipada, documentos e caixa de transporte específica. Esses são alguns dos detalhes que devem ser revisados por você a fim de garantir uma viagem tranquila para seu amigo de quatro patas.

Além disso, as passagens dos animais são cobradas, mesmo que o pet viaje acompanhado ou sozinho. Os valores dependem da companhia aérea, mas também podem sofrer alterações de acordo com o porte do peludo.

Por exemplo, em alguns casos, viajar com um cão grande é mais caro do que levar um filhote ou cachorro pequeno. Entenda melhor todo esse processo para viajar com cachorro de avião no Brasil!

Planeje sua viagem => Passeios guiados no Brasil

Seguro viagem Brasil »

 

Como viajar com cachorro de avião no Brasil

cachorro pode viajar de aviao
Pesquise as companhias aéreas que permitem pet na aeronave.

Há muito tempo, o cão deixou de ser apenas o melhor amigo do homem, agora ele é parte da família. Então, quando chegam as férias ou quando há uma situação de mudança, o pet acaba indo junto com os familiares.

Nesses casos, viajar com cachorro de avião no Brasil pode ser a saída mais prática. No entanto, é necessário organização e planejamento para que tudo ocorra perfeitamente e a viagem não seja um momento de estresse para ninguém, principalmente para o animal. Inclusive, veja um roteiro completo de uma road trip pet friendly pelo Nordeste.

Portanto, o primeiro passo é fazer uma pesquisa entre as companhias aéreas que prestam esse tipo de serviço. Gol, Latam e Azul são as cias nacionais que permitem a presença do pet na aeronave. Se vai viajar com pacotes de viagens nacionais, veja se há regras e taxas no contrato.

levar cachorro azul
Veja regras das cia, pacotes e destinos sobre os pets.

De uma maneira geral, essas empresas solicitam que o cachorro esteja limpo e saudável. É preciso uma comprovação do estado de saúde escrito e assinado por um médico veterinário.

 A carteira de vacinação é outro documento exigido, então, é importante que o animal esteja com todas as vacinas em dia, principalmente a antirrábica.

Um outro ponto em comum entre as agências é a caixa de transporte utilizada, devendo ser firme ou flexível. Além disso, ela pode ser de fibra ou de plástico resistente, também é importante ter um piso impermeável e pequenas aberturas nas laterais para que o animal desfrute de uma boa circulação de ar.

Já com relação à porta, ela pode ser vazada, mas é imprescindível que a caixa possua uma trava, evitando que o cachorro tente fugir durante o voo. Por fim, é melhor escolher um tamanho que permita a movimentação do cão, assim ele pode ficar confortável durante toda a viagem.

Existem outras regras para viajar com cachorro de avião no Brasil, mas elas mudam de acordo com a cia. Entender o funcionamento de cada uma delas é a maneira ideal de decidir qual é a melhor companhia para transportar seu pet em viagem para alguma das cidades mais hospitaleiras do Brasil.

CLIQUE AQUI para agendar hotéis pet-friendly no Brasil »

 

Regras das companhias para viajar com cães

Viajar com cachorro na Gol

preço para viajar de aviao com cachorro
Gol cobra taxa entre 250 e 650 reais.

Para viajar com cachorro de avião no Brasil pela Gol, você precisa mencionar essa informação no ato da compra da passagem. Isso porque, para animais pequenos há uma taxa de 250 reais, enquanto que para os grandes é de 650 reais.

A reserva também deve ser antecipada, pois há um limite de animais por voos. Nessa companhia, não é permitido ter mais de quatro animais em cada viagem. Além disso, existem algumas regras de quais pets podem ou não viajar como ter no mínimo 4 meses de vida.

Além disso, raças braquicefálicas (possuem focinho curto) não são permitidas, pois essa condição interfere no sistema respiratório do animal. Alguns cães com essa características são: pug, buldogue inglês, buldogue francês, boxer, boston terrier, shih-tzu, pequinês etc.

Pronto, chegou a hora do embarque. E agora, como fazer? Para quem está viajando com o pet, o check-in não pode ser feito on-line e deve ser realizado em até duas horas antes do embarque.

O próximo passo é o preenchimento do Formulário de Solicitação para Transporte de Animais disponibilizado no aeroporto e no próprio site da empresa. Depois é só apresentar os documentos do animal como a carteira de vacinação e o atestado sanitário feito pelo veterinário.

cachorro no porão do aviao
Bulldogs e outras raças braquicefálicas (focinho curto) não são permitidas.

Depois de resolver as questões burocráticas, chegou a hora de acomodar o cachorro. Se ele tem até 10 kg, incluindo a caixa de transporte, pode viajar com você na cabine de passageiros dos aviões da Gol. Esse serviço recebe o nome de Pet na Cabine.

Para isso, ele deve estar em uma caixa de transporte do tipo Kennel, que tem as características já mencionadas. Inclusive, a própria companhia vende essas bolsas. Na aeronave, o pet precisa ficar sob o assento da poltrona a sua frente, obrigatoriamente nas cadeiras próximas das janelas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Não é possível mudar a caixinha de posição durante toda a viagem, assim o animal fica em segurança. Agora se o peso dele ultrapassa os 10 kg, então ele deve passar a viagem no compartimento de carga, mas com todos os cuidados necessários. Além disso, o peso máximo aceito pela empresa é de 30 kg, contando com a caixa de transporte.

Contudo, nem todas essas regras e valores se aplicam ao cão-guia. Na Gol, o transporte desse tipo de cachorro é gratuito, desde que ele esteja acompanhando a pessoa com deficiência visual. Nesse caso, ele pode ir ao lado do tutor, independentemente de seu porte.

Mas, assim como os demais cães, também precisa estar com a carteira de vacinação atualizada e feita por um veterinário. E, não esqueça de checar se um dos pontos turísticos do Brasil aceitam a visita de animais, principalmente se o destino for uma das praias do Brasil.

Outras regras da empresa são:

  • Cada passageiro pode levar até um animal;
  • Apenas passageiros com idade a partir dos 12 anos podem transportar o pet;
  • Viagens para Fernando de Noronha exigem uma autorização da administração do arquipélago que deve ser solicitada com antecedência;
  • Também é necessário pedir autorização ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) quando o destino for Carajás;
  • Caso você queira cancelar, mudar a data ou acabe não comparecendo no dia da viagem, o dinheiro da taxa pode ser reembolsado;
  • O serviço Pet na Cabine não é aceito para voos de companhias parceiras da Gol.

Importante => Como embarcar com medicamentos

 

Viajar com cachorro na Latam

quanto custa viajar de avião com cachorro
Taxas da Latam começam em 200 reais.

Pelas regras da Latam para viajar com cachorro de avião no Brasil, o pet pode ser transportado a partir dos 2 meses de vida, mas precisa ser dócil e estar com a saúde em dia. Além disso, não deve estar sedado no momento da viagem.

Para solicitar esse serviço, você pode pedir na hora da compra da passagem ou em até 24 horas antes da saída do voo. Assim como no caso da Gol, essa companhia oferece viajar com cachorro de avião na cabine ou no bagageiro.

No primeiro caso,  o cão deve ter no máximo 7 kg, contando com a caixinha de transporte. Para esses animais, a taxa cobrada pela viagem é de 200 reais.

Já na segunda situação, a soma entre o animal e a caixa não pode ultrapassar 45 kg e o valor gasto depende do peso. Por exemplo, animais com até 23 kg são cobrados 500 reais, de 24 a 32 kg são 700 reais, e de 33 a 45 kg o preço é 900 reais.

como viajar com cachorro de avião
Rottweiler é uma das 32 raças que não podem voar na Latam.

Em ambos os casos, é necessário apresentar a documentação do animal que consiste em um atestado emitido por um veterinário e o cartão de vacinação em dia, especialmente a antirrábica.

A Latam também proíbe o embarque de 32 raças, como é o caso das braquicefálicas e de animais de grande porte, a exemplo do cane corso, mastim inglês, fila brasileiro, rottweiler, etc.

Seja qual for a raça, não se esqueça de perguntar ao veterinário se eles podem fazer atividades nos destinos de ecoturismo do Brasil, caso vocês queiram viajar com o cachorro para ficar mais em contato com a natureza.

Por fim, é importante citar que o cão-guia pode ir na cabine, mas sem obstruir a passagem dos corredores e das saídas de emergência. Além dos atestados de saúde, ele precisa estar identificado, com cartão e placa.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Conheça => Patrimônios da humanidade no Brasil

 

Viajar com cachorro na Azul

pet na cabine
Azul só transporta animais na cabine.

Cada passageiro só pode levar um pet e só são permitidos três animais por voo. Entre todas as opções, apenas a Azul não faz o transporte de cães no “porão” do avião.

Nesse caso, você pode viajar com cachorro de avião no Brasil na cabine de passageiros, mas o peso total do animal com a caixa não pode exceder os 5 kg permitidos pela companhia.

O cachorro só está apto para viajar em um voo da Azul se ele tiver mais de 4 meses de vida. Além disso, ele precisa estar saudável, limpo e dentro de uma caixa de transporte confortável para seu tamanho.

Com relação aos documentos do animal, a Azul solicita a apresentação de um atestado de saúde elaborado por um médico veterinário e o cartão de vacina com todas as doses especificadas.

Com tudo isso em mãos, viajar com cachorro de avião nessa companhia irá lhe custar 250 reais. Já com o cão-guia não há taxas, mas é importante estar atento as exigências, como a comprovação da saúde do animal e ele deve estar com coleira.

Nesse último caso, é preciso informar no ato da compra o “Atendimento Especial” e dentro da aeronave vocês terão um assento preferencial já reservado.

Top => Lugares lindos para conhecer no Brasil

 

Vale a pena viajar com cachorro de avião?

Como você viu, o porte do animal interfere bastante na escolha da companhia aérea. Por exemplo, enquanto a Azul não oferece o serviço para cães grandes, a Gol tem um limite de 30 kg e a Latam de 45 kg.

Além disso, para viajar com cachorro de avião no Brasil é preciso se certificar da saúde do pet. Nesse caso, procure um médico veterinário da sua confiança e faça um check-up no seu amigo de quatro patas.

E, depois de uma viagem bem sucedida com o pet em terras brasileiras, você já pode planejar sua viagem com o cachorro para o exterior. O que acha?

Agora que você já sabe de todos esses detalhes, que tal compartilhar esse artigo com os amigos? Assim, você ajuda quem deseja levar o cachorro em uma viagem de avião, mas não sabe como fazer.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Katharyne Raylle

ESCRITO POR

Katharyne Raylle

Katharyne Bezerra tem 25 anos, é jornalista e fotógrafa. Apaixonada pelos animais e pela natureza, é vegetariana e protetora animal. Gosta de viajar, fazer teatro e de se aventurar pela vida.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *