8 dicas para viajar com amigos: o que você precisa saber

por Hayuni Schramm

8 dicas para viajar com amigos: o que você precisa saber

Se tem algo que eu realmente recomendo que você faça pelo menos uma vez na vida é viajar com amigos! É uma vivência única e por isso vou te mostrar porque você também deveria fazer isso.

Eu já tive a oportunidade de fazer diversas viagens para lugares e destinos diversos no Brasil e exterior em um grupo de amigos e aqui te conto sobre como é essa experiência, que requer um bom planejamento para que agrade a todos.

Vou te mostrar também quais são todas as vantagens e desvantagens de se jogar no mundo com seus amigos. Neste artigo, você encontrará 8 dicas fundamentais para otimizar e planejar a sua viagem, deixando a experiência ainda melhor.

Planeje sua viagem =>  Internet na viagem

Passo a  passo para fazer seguro viagem »

 

Viajar com amigos: vantagens e desvantagens

viajar com amigos dicas
Viajar com amigos é uma excelente experiência.

Olhando num panorama amplo, uma viagem entre amigos é cheia de vantagens e a principal delas é estar com pessoas que você gosta em um lugar diferente, compartilhando experiências únicas e criando memórias incríveis.

Entretanto, além do fato de ser muito legal estar com seus amigos em um destino novo, as vantagens vão muito além, como por exemplo a redução nos gastos.

Isso mesmo! Uma viagem em grupo pode trazer economia, pois você poderá compartilhar diversos itens necessários, como hospedagem e transporte.

Contudo, nem tudo são flores e você pode sim se estressar, afinal, convivência pode ser um grande problema. E é este item que eu, particularmente, vejo como a principal desvantagem.

Por isso, é muito importante que tudo esteja muito bem alinhado e que todos estejam “na mesma vibe”. Eu digo isso, principalmente, porque junto com a convivência podem vir desentendimentos e briguinhas desnecessárias – as vezes até necessárias – por conta de expectativas desalinhadas ou até mesmo divergência de opiniões.

Por fim, é sempre bom lembrar também que nem todo mundo tem o mesmo gosto e as mesmas vontades. Portanto, para que isso não se torne uma desvantagem, é importante que todos saibam respeitar a individualidade de cada um. Veja também as alternativas para viajar sozinho e driblar a solidão.

Mas não se preocupe, porque eu preparei uma listinha incrível com várias dicas práticas para sua viagem ser ótima e também para evitar desentendimentos.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios guiados »

 

Dicas práticas para viajar com amigos

  1. Escolha do destino
  2. Controle de gastos compartilhados
  3. Economia
  4. Caixinha da viagem
  5. Hospedagem em casa alugada
  6. Alinhar expectativas
  7. Individualismo as vezes é importante
  8. Diálogo

 

1. Escolha do destino

para onde viajar com amigos
Destino escolhido deve agradar a todos.

Antes de mais nada, vocês deverão escolher o destino. Esta decisão pode ser feita por conta de uma boa promoção de passagens aéreas, de hospedagem ou mesmo pelo gosto do grupo.

Mas para que todos fiquem felizes, eu recomendo que selecionem algumas opções, talvez 2 ou 3 lugares, antes de bater o martelo. Confira  o os principais destinos para viajar com amigos no Brasil.

Conversem todos para saber quais as preferências: praia, montanha, frio, calor, destino nacional ou internacional… são muitas opções espalhadas pelo mundo e nem todo mundo tem o mesmo gosto.

É claro que é impossível que seja um destino dos sonhos para todos os envolvidos; entretanto, é muito importante que todos estejam felizes e confortáveis com a escolha.

Contudo, já adianto que o bacana mesmo de viajar com amigos são as memórias e vínculos que criarão juntos. E além disso, tenho certeza que a amizade sairá ainda mais fortalecida, independente do destino.

Mas nem por isso você deixará um dos integrantes do grupo desconfortável com o lugar escolhido, não é mesmo?

 

2.  Controle de gastos compartilhados

como viajar barato
Controle e divisão de gastos é fundamental para a viagem.

Para mim, esta é a principal vantagem de viajar com amigos, contudo isso pode se tornar um problema se não for feito de forma organizada.

Portanto, recomendo que desde o início vocês façam um controle de gastos a se compartilhar, assim como gastos individuais. Se tiver com tudo organizado, com certeza, isso evitará até conflitos futuros entre o grupo.

É importante que seja feito tudo de forma transparente e, dou ainda mais ênfase em estar com as expectativas alinhadas. Busquem hotéis, apartamentos,  restaurantes que estejam dentro do orçamento individual de cada um.

Eu recomendo que criem uma planilha no excel que fique na nuvem, para que todos possa acessar e alterar, assim como um arquivo com as ideias, passeios, opções de hotéis e etc. É importante que todos possam ter acesso a todos os dados.

 

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

3. Economia

hospedagem barata
Hospedagem em grupo garante economia na diária do hotel.

Esta é a melhor parte, porque a partir do momento que você compartilha os gastos que podem ser divididos em todas as pessoas do grupo, sua viagem sairá mais em conta. Principalmente porque os custos compartilhados costumam ser os mais caros, como hospedagem, por exemplo.

Um hotel para grupo acaba saindo mais barato do que para uma pessoa sozinha ou um casal. Assim como um carro, que pode acomodar até 7 pessoas e será dividido em mais pessoas.

Ambos os gastos ficam muito mais baratos quando compartilhados e, portanto, gera economia para todos na viagem.

 

4. Caixinha da viagem

caixinha de viagem
Fazer a caixinha facilita muito no controle das despesas.

Esta é uma dica incrível, que eu usei – e funcionou muito bem – na minha última viagem com amigas. Como nós dividimos carro e casa, os gastos destes dois itens foram 100% compartilhados entre todos, certo?

E, para facilitar nas compras de mercado, gasolina, pedágios e etc, incluímos a regra de ter uma caixinha da viagem. Começamos a viagem colocando 20 dólares cada um e conforme o dinheiro acabava, íamos colocando mais.

Desta forma, não houve a necessidade de dividir a conta todas as vezes e cada uma dar o valor exato da compra, que muitas vezes era quebrado. Além de facilitar o troco, não tinha estresse para realizar o pagamento. Era só fazer a “compra da casa”, com o dinheiro do caixinha, e tudo resolvido!

 

5. Hospedagem em casa alugada

hospedagem com amigos
Alugar uma casa pode ajudar muito nos custos da viagem.

Ainda dentro dos gastos compartilhados, a melhor forma, ao meu ver, de se viajar com amigos é se hospedando em uma casa/apartamento alugado. E o motivo economia é o mais óbvio.

Entretanto, quando com amigos em uma mesma casa, os momentos em conjunto serão os mais divertidos. Seja para um jantar feito em casa, para fazer uma sessão cinema a noite juntos ou abrir uma garrafa de vinho e relembrar as experiências do dia e da viagem.

Foram nesses momentos em casa que eu senti nosso vínculo e amizade se fortalecerem ainda mais. Além disso, é um ótimo momento para conversar, se caso tenha acontecido um momento desagradável ou desentendimento durante o dia.

 

6. Alinhar expectativas

viajar com os amigos
Reúnam-se antes da viagem para acertar o planejamento.

Outra dica importantíssima que eu dou é que, antes da viagem acontecer, vocês se reúnam para alinhar as expectativas. Primeiro porque é necessário saber o que cada um quer fazer e se isso se encaixa na expectativa de viagem do outro.

Segundo, porque é importante que todos estejam atendidos nos programas e etc. As vezes alguém vai ter que ceder e todos tem que entender que tudo bem! E é por isso que reforço a importância em todos estarem na mesma página.

E em terceiro lugar, é legal deixar claro entre todos as questões de gastos e quanto cada um pode ou não gastar, uma vez que isso pode determinar praticamente tudo na viagem, desde hospedagem e transporte, até os restaurantes e passeios que forem fazer.

 

7. Individualismo, às vezes, é importante

o que comer em viagem
Permita-se curtir alguns momentos solo durante a viagem.

Além disso, para que tudo corra bem e também para evitar conflitos, é bacana que todos tenham sua individualidade. Isso entra na hora de alinhar expectativas, uma vez que pode ser que alguém queria fazer, em algum momento, um ou outro programa diferente do grande grupo.

Entretanto, é importante que todos respeitem a individualidade, gostos e vontades do outro, uma vez que a convivência pode ser estressante e as vezes só queremos ficar sozinhos. Ou mesmo resolver alguma compra para familiares, comer uma comida diferente ou mesmo andar um pouco pelas ruas na própria companhia.

Coloco minha experiência como modelo, pois nas minhas viagens em amigos aconteceu de algumas pessoas irem em uma loja e outras em outra, assim como uma refeição ter sido feita em restaurantes diferentes, por questões de gostos e vontades do momento. Quando estiver sozinho, se atente para não cair nos tradicionais golpes em viagens.

   

As vezes, alguém pode querer ir para um restaurante melhor e mais conceituado, por exemplo. Entretanto, isso acarretará num gasto maior e nem sempre todos irão poder – ou querer – gastar um valor mais alto em uma refeição.

E no fim, está tudo bem, basta respeitar a individualidade e quando o programa acabar, todos se reencontram.

 

selfie de viagem
Com o planejamento bem feito, todos se divertem.

Por fim, reunindo todas as dicas acima, fecho com a melhor dica de todas, que não serve só para uma viagem entre amigos, mas também para a vida: o diálogo!

Cada um tem uma opinião diferente e o legal mesmo é que todos possam conviver bem com isso; portanto, conversar abertamente sobre tudo é essencial para uma viagem incrível e tranquila com os seus amigos.

O diálogo evitará brigas desnecessárias, desentendimentos bobos e estresse para todos, tanto no pré, quanto durante a viagem.

Com todo mundo na mesma página e falando, com educação, claro, sempre que necessário, a viagem fluirá de maneira muito mais tranquila, sendo assim muito mais proveitosa para todos.

 

Viajar com amigos é maravilhoso

Viajar com amigo é, realmente, uma experiência ótima! Seja em grupo de casais, um grupo de amigos de infância ou amigos mais recentes, você com certeza irá criar memórias fantásticas e levará esta experiência com você para o resto da vida.

Contudo, é importante que você esteja atento a todos os pontos essenciais para planejar a viagem e ter certeza de que o andamento dela seguir conforme o esperado. Portanto, garantir com antecedência a reserva de hospedagem, carro, passeios e tudo mais é fundamental para uma viagem tranquila.

Além disso, recomendo que siga todas as minhas dicas acima para que vocês possam potencializar as vantagens e frear quaisquer desvantagens e desentendimentos que podem aparecer no meio do caminho.

No fim, o que queremos mesmo é curtir as férias com quem amamos e claro, ter uma viagem tranquila e divertida, onde todos estejam felizes e contentes com as escolhas e programas definidos para a viagem.

Para finalizar, recomendo também o artigo camping selvagem, com as principais dicas para planejar um acampamento seguro com os seus amigos.

E você, já sabe para onde pretende viajar com os seus amigos? Tem mais alguma dúvida? Conte abaixo nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Hayuni Schramm

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

Hayuni, formada em turismo e hotelaria e pós-graduada em gestão empresarial e marketing. Mora no Rio de Janeiro e tem alma viajante. É sonhadora, curiosa, inquieta e adora explorar novas culturas. Tem também seu blog de viagens, o Slow Travel World, onde compartilha dicas e oferece Roteiros Personalizados. Siga também nas redes sociais: @nunypelomundo e @slowtravel.world

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *