Início / Dicas / Como fazer a viagem perfeita em 7 passos: dicas infalíveis

Como fazer a viagem perfeita em 7 passos: dicas infalíveis

Quem gosta de viajar deseja sempre fazer a viagem perfeita! Por isso, desde a compra das passagens e da arrumação da mala até a definição do roteiro, tudo pode ser planejado com antecedência, para que o viajante curta seus dias em um novo destino com tranquilidade, sem imprevistos e surpresas inconvenientes.

Para te ajudar a organizar a sua viagem e garantir que ela seja perfeita do começo ao fim, vou indicar os 7 passos que você deve seguir antes de embarcar.

De avião, trem, carro ou ônibus, uma viagem começa bem antes da partida. Documentos, passagens, reservas de hospedagem, compra de tickets de parques ou shows… com tudo isso devidamente planejado e resolvido, nada vai atrapalhar seus momentos de diversão e descanso.

Livro => Passo a passo para organizar uma viagem incrível »

 

7 passos para planejar a viagem perfeita

Pode parecer exagero, mas executar cada um desses passos antes de viajar fará toda a diferença. No fundo, você perceberá que planejar cada etapa de uma viagem deixa as coisas mais fáceis e, claro, traz a boa expectativa pelo que está por vir. Portanto, destaco essas recomendações:

Incrível => Lugares mais bonitos para viajar

 

1) Siga blogs de viagem de referência

Melhores blogs de viagem

Hoje em dia, com a internet, as melhores informações sobre os quatro cantos do mundo estão mais acessíveis. Mas, como nem toda informação que se veicula pela grande rede é confiável, a sugestão é que vocês busquem sempre páginas com boas referências, que sejam atualizadas constantemente e não se privem em indicar os autores e responsáveis pela publicação dos conteúdos que estão ali.

Seja nos blogs, nas fanpages ou através de notificações por e-mail, vale consultar essas páginas em busca de dicas atualizadas e orientações acerca do local de destino, principalmente no que se refere à moeda, à cultura, aos hábitos e aos costumes das cidades e países. Por falar nisso, assine a newsletter do Quero Viajar Mais e receba conteúdo atualizado para você viajar mais.

Confira => Livros de viajantes profissionais

 

2) Monitore passagens aéreas

Como comprar passagem aérea barata

Quanto maior for a antecedência na compra das suas passagens, maior a probabilidade de você conseguir um menor preço. Sites especializados em vendas de passagens, como o Kayak, também podem ser uma boa alternativa às companhias aéreas.

Você pode se cadastrar ou consultar com frequência as páginas para acompanhar as promoções que são divulgadas e lançadas eventualmente.

Imperdível => Como economizar na compra de passagens aéreas

 

3) Escolha os tipos de hospedagem

Hotéis bem avaliados

Um hotel badalado ou aquele que está mais perto das atrações principais do local pode ter as reservas encerradas e esgotadas muito rápido, ainda mais em períodos de férias ou durante os feriados. Então, assim como as passagens, o quanto você puder procurar e definir o local de estadia, melhor.

Entre albergues, pousadas e hotéis, são muitas as opções disponíveis. Os mais econômicos, os de melhor custo-benefício, os que têm o luxo como diferencial… Resorts com academias, quadras de esporte e outras atividades de lazer para os hóspedes; hotéis com spa, recreação para crianças, restaurantes estrelados; pousadas com quartos que comportam toda a família, algumas com grandes jardins, churrasqueira.

Tudo depende do que você busca. Por fim, a localização, a infraestrutura e os serviços oferecidos é que vão guiar a sua escolha. Fique atento também às condições de reserva. Para te ajudar, leia mis sobre como reservar hotéis no Booking.

Caso você desista do hotel escolhido ou, se porventura não possa mais viajar no período anteriormente indicado, corre o risco de pagar um valor de multa por cancelamento. Se você ainda não estiver absolutamente certo das datas da sua viagem no momento da reserva, procure pelos que não operam com essa cobrança.

Incrível => Hotéis incríveis ao redor do mundo

 

4) Faça seguro viagem

Melhor seguro viagem

Nem todos os países do globo exigem a obrigatoriedade de o viajante ter um seguro contratado. De qualquer modo, o que recomendo é que você invista em uma apólice que se adeque ao seu perfil de viagem.

A última coisa que você espera, quando planeja e sai por aí para viajar, é passar por um incidente ou acidente. Porém, até mesmo a perda de um passaporte ou o extravio da sua mala podem gerar uma grande dor de cabeça. Então, poder contar com uma assistência especializada em uma situação de emergência é essencial.

Os seguros viagem costumam oferecer uma cobertura básica principal (atendimento de emergência em hospital, exames, consultas…), mas se você tem alguma doença preexiste (diabetes, doença cardiovascular, etc.), está gestante ou pretende praticar esportes radicais, entre outras condições, contrate um pacote de serviços que inclua estes itens específicos.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Ressalto que no caso de uma viagem para a Europa é imprescindível que você contrate o seguro viagem com cobertura mínima no valor de 30.000 Euros. Aproveite e veja quanto custa um seguro viagem para a Europa.

Fazer ou não? => Dúvidas sobre seguro viagem 

 

5) Planeje o roteiro sem pressa

Como planejar uma viagem

Pesquise! Pesquise muito sobre o local que você vai visitar. Cada cidade deste mundo tem um cantinho escondido a ser explorado. Vá aos locais de interesse mais falados, visite todas as atrações turísticas mais famosas, mas não deixe de se informar sobre o que cada lugar oferece além do roteiro voltado para os turistas. Busque pela cultura, pela história.

Analise e estude qual a melhor forma de chegar a cada ponto de interesse. Planeje um roteiro priorizando ir a atrações vizinhas em um mesmo dia. Isso te faz economizar tempo e dinheiro também.

Uma vez no seu destino, converse com moradores, pergunte sobre aquele restaurante imperdível fora do circuito central, peça indicações do barzinho que tem apresentações de bandas locais. Ande pelas ruas, se perca, vá ao parque no meio da tarde…

Aproveite cada momento para viver e conhecer, em todos os sentidos, a cidade em que você irá passar essa temporada. Aproveite e inspire-se com uma sugestão de roteiro pela Europa.

Confira => Cidades mais lindas do mundo

 

6) Saiba sobre os meios de transporte

Como se locomover em viagens

Gosto muito de andar a pé pelas cidades. Mas, dependendo de onde estiver, esta pode não ser a melhor alternativa de deslocamento.

Em cidades de muito trânsito, ônibus e táxis também podem não ser a melhor opção para ir de um lugar a outro. Perder tempo preso em ruas não vale a pena.

Trens, bondes e metrôs são ótimas alternativas de transporte público coletivo e, na maioria das cidades, em cada estação tem os respectivos mapas à disposição, com todas as rotas atendidas.

E, com a busca por alternativas mais sustentáveis aliada ao frequente aumento de ciclovias e ciclofaixas pelo mundo, as estações de locação de bicicletas se proliferam e acabam sendo uma ótima opção de meio de transporte! Se informe sobre as regras da cidade para os ciclistas (em algumas, o uso de capacete é obrigatório, por exemplo) e vá conhecer o novo destino pedalando. Inclusive, você sabia que existem agências especializadas em cicloturismo para viajar de bike? Confira.

Alugar um carro, dependo do seu roteiro de viagem, também pode ser um bom plano. Em aeroportos e rodoviárias costumam ter lojas de locadoras de veículos e carros à disposição, muitas vezes sem a necessidade de reserva prévia. Leia as dicas de aluguel de carro em viagens.

Só não deixe de verificar, antes mesmo de sair de casa para viajar, sobre os procedimentos e autorizações necessárias para você poder dirigir em outro país.

Veja => Dicas de viagem de volta ao mundo

 

7) Reserve e planeje passeios com antecedência

Aproveitar as férias

Para facilitar a organização do roteiro, sugerimos que você escolha e reserve os seus passeios logo que escolher o local de destino da sua viagem. Organizar os dias de estadia em cada lugar te dá mais tempo para conhecer o que desejar, além de trazer otimização do tempo e um menor gasto.

Passeios para locais mais distantes do seu local de hospedagem, que requerem algumas horas de deslocamento, também devem ser planejados e incluídos no roteiro o quanto antes. Dessa maneira, você já saberá que naquele dia específico não terá mais tempo para outras atividades.

Quando se trata de atrações e pontos turísticos muito concorridos, que cobram entrada ou ingressos para visita, procure saber se é possível já comprar os tickets de visitação antecipadamente. Nos sites dos museus, teatros e parques ou em agências de turismo você consegue fazer esta compra prévia. Ou pelo Get Your Guide que oferece passeios guiados ao redor do mundo.

Outra informação que pode otimizar a sua visita é sobre os horários de pico e maior fila para entrada nesses lugares. Vale lembrar que museus e locais de interesse cultural costumam fechar em um dia da semana. Se programe para evitar perder tempo indo no dia errado.

Reservas de espetáculos de teatro, ballet ou musicais também podem ser feitas por antecipação. Assim, ao chegar à cidade escolhida você só precisará trocar o seu voucher da reserva pelo ingresso.

Top => 10 atividades da minha volta do mundo

 

Como planejar a viagem perfeita?

Planejar uma viagem internacional
Livro: Quero Viajar Mais

Essa é a pergunta-chave do meu livro “Quero Viajar Mais: passo a passo para organizar uma viagem incrível de férias a sua volta ao mundo“.

Planejar a viagem perfeita não é difícil e se você seguir esses 7 passos, as chances das suas próximas férias serem incríveis é grande. E para saber ainda mais, leia o livro com outras dicas.

E tenha em mente que um bom planejamento, desde a saída do local de origem até a chegada na cidade a ser descoberta, não só irá garantir que você faça uma viagem perfeita, como também te dará a certeza de estar aproveitando da melhor forma cada minuto vivido no destino ao qual está explorando.

Até +!

Veja o vídeo que resume minha volta ao mundo e inspire-se:

Por dentro de uma volta ao mundo: o vídeo

 

Leia os últimos posts do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *