Viagem longa: como se preparar para horas em deslocamento

por Guilherme Tetamanti

Viagem longa: como se preparar para horas em deslocamento

Uma viagem longa pode desestimular muita gente a cair na estrada. Eu entendo… Viajar é uma delícia, um dos maiores prazeres da vida! Mas se tem uma parte chata, principalmente em um deslocamento maior, são as horas e horas sentado dentro de um avião, carro ou ônibus. Mas como se preparar para uma viagem longa, seja de carro, ônibus ou avião?

Em uma viagem mais duradoura podemos ter vários desconfortos e até problemas mais sérios de saúde. Dores nas pernas, na coluna, trombose e infecção urinária são alguns dos distúrbios que podem surgir. É preciso ficar atento ao que comer antes, o que levar e o que fazer durante uma trip como essa. Confira algumas dicas de como evitar riscos à saúde em uma viagem longa.

Planeje sua viagem => Porque contratar seguro viagem?

 

Como se preparar para uma viagem longa

Dicas de saúde para viagens longas

Quando a gente inicia uma viagem longa, por mais confortável que seja o carro ou nossa poltrona do avião ou ônibus, é preciso se preparar para enfrentar horas na mesma posição. A própria forma de deslocamento pode provocar algumas dores, incômodos e irritações. Por isso, nada mais justo do que você levar a sério algumas dicas de saúde. Confira como prevenir:

 

Dor de ouvido

Como se preparar para uma viagem longa

Em uma viagem de avião é muito comum as pessoas terem dor de ouvido. Isso ocorre principalmente nos momentos da decolagem e aterrissagem, quando a mudança de pressão é mais brusca. Nesses casos, a pressão atmosférica diminui e o ar no ouvido se expande, igualando a pressão do ouvido a do ambiente, causando dor.

Para evitar esse desconforto há várias dicas. Uma das mais simples é mascar chicletes durante o voo. O movimento de mastigação ajuda a compensar a pressão. Outra dica é usar descongestionante nasal antes de embarcar. Por fim, bocejar ajuda a aliviar a dor, pois abre os canais do ouvido e permite que a sensação de dor seja diminuída.

Além disso, você pode procurar assentos bem longe das turbinas. Isso não tem ligação direta com a pressão, mas pode dar mais folga aos seus tímpanos durante todo o voo.

Leia também => Dicas para evitar problemas no embarque dos voos

 

Trombose

Doenças causadas por viagens longas
Ficar muito tempo sentado no avião ou no ônibus aumenta o risco de trombose. A trombose é causada pelo baixo fluxo sanguíneo e pela dificuldade do retorno do sangue pelas veias devido ao longo período que o passageiro permanece sentado, o que propicia a formação de coágulos.

Essa, sem dúvida, é uma das mais sérias consequências de viagens longas. Por isso, em viagens com duração de mais quatro horas é importante tomar alguns cuidados.

Principalmente, as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, que incluem pacientes com problemas de coagulação, doenças cardiovasculares, que fazem reposição hormonal, fumantes ou com histórico dessa doença na família. Os sintomas da trombose venosa podem aparecer durante a viagem mesmo ou até 30 dias depois.

Para evitar, é importante se movimentar. Tente andar um pouco pelos corredores a cada duas horas. Outra dica é alongar e movimentar os pés. Além disso, é bom evitar roupas apertadas demais, beber bastante água e não ingerir bebidas alcoólicas.

Dicas e truques => Como comprar passagens aéreas mais baratas

 

Infecção urinária

Como é o banheiro de um avião

Em viagens longas demais, seja de carro ou de avião, muitas vezes ficamos segurando o xixi. Mas isso é um grande erro! Permanecer com a bexiga cheia por muito tempo pode propiciar infecções urinárias.

Então, quando sentir vontade de ir ao banheiro, não segure. Dê uma paradinha no carro ou em casos de viagens de avião, levante-se para ir ao banheiro. Por isso, que é super importante um planejamento de uma viagem mais longa sobre quatro rodas: programe-se para parar em lugares com estrutura para banheiro a cada duas horas.

Bagagem => Como evitar o golpe da cesárea

 

Câimbras e dores no corpo

Como evitar câimbra durante uma viagem

Ficar muito tempo parado na mesma posição pode dar câimbras e dores na perna, costas e outras partes do corpo. A dica para evitar é simples: movimente-se! Em caso de viagens de carro, faça paradas ao longo do trajeto, caminhe um pouco e aproveite para fazer alongamentos. Já nas viagens de avião, levante-se pelo menos a cada duas horas e ande um pouco pelos corredores.

Para evitar dores na coluna é fundamental manter as costas sempre retas. Evite também ficar com o pescoço curvado. Vale a pena levar almofadas ou travesseiros para deixar a viagem mais confortável. Eu tenho um travesseiro inflável, que coloco na base da coluna para evitar dor nas costas!

Incrível => Aplicativos úteis para viajar

 

Enjoos

Como evitar enjoos durante voos

Outro problema muito comum de acontecer em viagens longas, seja de avião e carro, são os enjoos. Para evita-los é importante saber o que comer antes de embarcar. Assim sendo, nada de álcool ou alimentos muitos pesados.

No caso de viagens de automóvel, manter a temperatura agradável e o veículo ventilado pode auxiliar. Uma dica para o enjoo passar é ficar o mais parado possível e manter o olhar para algo estável ou fechar os olhos.

Caso seu médico prescreva remédio para combater o enjoo, saiba que a maioria deles causa sono e isso pode ser um perigo se você vai assumir o volante em alguma parte do trajeto. Jamais se automedique e faça a linha mais natural na alimentação.

Prático => Maneiras inteligentes de arrumar a sua mala

 

Gases

Alimentos indicados antes de embarcar

   

Um problema que pouca gente sabe, mas que é comum de acontecer em viagens de avião longas é o aumento de gases. Isso acontece porque a cabine pressurizada promove a expansão dos gases contidos no organismo humano, o que faz com que o seu volume dobre.

E isso gera desconforto abdominal e até dispneia, ou a popular falta de ar. Para evitar o problema é importante prestar atenção na alimentação antes de embarcar. A dica é evitar comidas que possam fermentar ou bebidas gasosas.

Pensando nisso, pegue leve nos refrigerantes, vinho, cafeína e carboidratos. Deixe para se esbaldar no destino!

 

Quanto tempo duram esses sintomas?

Sintomas de uma viagem longa

Depois de horas de viagem, seu corpo ainda pode apresentar desconfortos que lhe incomodarão pelo resto da sua trip. Logo, não hesite em se levantar, movimentar, fazer xixi quando sentir vontade, beber água e seguir todas as outras dicas deste blog de viagem.

Uma câimbra tem o poder de deixar seus músculos doloridos por dias seguidos, assim como uma dor de ouvido. Por isso, sempre recomendo a contratação de um seguro viagem. Somente com uma cobertura ideal, você será atendido onde quer que esteja, sem precisar pagar por consultas médicas ou atendimentos emergenciais.

Há planos que incluem fisioterapia e até remédios. Para você ter uma noção de valores, faça um seguro viagem mais barato e veja como é muito mais barato contratar um seguro viagem do que pagar um atendimento em um especialista.

 

5 dicas essenciais para uma viagem longa

Agora é fácil analisar todos os aspectos sobre fazer uma viagem longa, ainda mais com tudo o que escrevi, minhas planilhas financeiras e tanta coisa que aprendo com minha rotina de blogueiro. Quem dera soubesse o que sei quando estava planejando a volta ao mundo, pois acho que teria economizado uma boa grana, tempo e bastante esforço.

Não estou dizendo que minha viagem foi um fracasso, longe disso. Tive seis meses para pesquisar e não apareceram grandes perrengues durante o meu sabático, mas algumas coisas poderiam ter acontecido sem tanto sacrifício. Poderia ter controlado meus gastos desde o primeiro dia, viajado com muito menos bagagem e até ter planejado melhor minhas estadias com amigos ou utilizando o Couchsurfing.

 

1) Controle de gastos

Como economizar em viagens longas

Não existe certo ou errado, mas é normal deixar algumas coisas de lado. No meu caso, sabia quanto custa dar uma volta ao mundo e que o que eu tinha era mais que suficiente.

E justamente por conta da empolgação do início da viagem, fiquei desleixado com o controle financeiro, o que me complicou um pouco nos últimos destinos que visitei. Tinha US$120,00 dólares por dia para gastar, mas superei isso muitas vezes nos seis primeiros meses.

No final da viagem, havia planejado visitar vários países do leste europeu, mas tive que alterar o roteiro. Acabei ficando mais tempo na casa de amigos para economizar.

  • DICA: desperdiçar menos dinheiro.

Leia também => Vantagens de contratar um seguro de viagem

 

2) Viajar mais leve

Viajar mais com menos

Esse é o aspecto mais importante para seu conforto durante toda a viagem. Imagine chegar numa ilha na Tailândia, reservar um daqueles bangalôs em frente à praia e ter que carregar toda a bagagem, caminhando pela areia. Ou então subir três andares de escala num hostel.

Você pode pensar que tira isso de letra, mas essas situações aparecem mais do que podemos imaginar e viajar com menos bagagem é a melhor maneira de não ficar de saco cheio durante uma longa viagem.

É bom pensar em cada item, desde quantas meias levar, até o tamanho da máquina fotográfica ou notebook. Depois de aprender na prática, hoje viajo com pouca coisa, tudo bem compacto. Meu objetivo é viajar somente com a bagagem de mão, mesmo em minha próxima volta ao mundo.

  • DICA: eliminar peso desnecessário.

 

3) Como cuidar do dinheiro

Como levar dinheiro na viagem

   

Tive a sorte de comprar dólares para carregar meu cartão pré-pago quando o câmbio estava a R$ 1,60. Sinceramente essa é a melhor maneira de levar dinheiro numa viagem ao exterior, basta ter o cuidado de adquirir o melhor entre eles. Aproveite e leia o post sobre como trabalhar viajando o mundo.

Eu emiti o Travel Money através de meu banco, que permite fazer a recarga no exterior apenas por telefone, não pela internet. Isso foi me aborrecendo, pois devido ao fuso-horário e dificuldade não conseguia recarregar. Acabei utilizando muitas vezes os cartões de débito e crédito, que são mais caros e a conta flutua de acordo com a taxa de câmbio do dia de fechamento.

  • DICA: utilizar um cartão que permita recarga pela internet.

 

4) Cuidados com a saúde

Viajar tranquilo dicas

Não adianta vir com aquele papinho de que será cuidadoso ou nunca acontecerá comigo. Tomar as vacinas em dia e ter um bom seguro de viagem são essenciais para qualquer viagem, principalmente ao exterior. Aproveite e descubra se a Seguros Promo é confiável e faça a sua simulação.

Quando estava na Nova Zelândia, um colega torceu o pé durante uma caminhada. Aparentemente nada preocupante, mas precisou ir ao hospital. Fez os exames e o médico recomendou uma cirurgia de emergência, pois havia rompido ligamentos e seu estado era grave.

Imagine uma situação dessas sem um seguro médico de viagem… teria que desembolsar milhares de dólares!

É também muito importante procurar um centro de orientação do viajante da Anvisa, para saber quais as vacinas necessárias.

  • DICA: não brinque com a sua saúde.

 

5) Você cometerá erros

Experiências de viagens

Não importa o quanto se prepare, a exatidão das planilhas financeiras, suas pesquisas e as dicas valiosas que conseguir em blogs pela internet. Sempre haverá algo que poderia ter feito melhor…e isso é bom.

Claro que você deve se preparar com empenho para eliminar riscos que possam acabar com um sonho, mas cadê a graça e aquele friozinho na barrinha de conhecer um mundo novo?

Vá, viaje, dê chances ao imprevisível e cometa todos os erros que puder. Assim você irá crescer, acumular histórias e um dia poder dizer que tem orgulho da estrada que percorreu. E para mais, confira o artigo sobre os erros comuns de viajantes.

  • DICA: dê o primeiro passo sem medo.

Quer descobrir como planejar e viajar o mundo?
Confira o meu livro Quero Viajar Mais »

 

Planejando fazer uma viagem longa?

E, para finalizar,  veja esse vídeo produzido durante a minha viagem longa de volta ao mundo:

Pesquisando sobre dicas para fazer uma viagem longa? Qual é o seu truque para diminuir os efeitos de viagens longas sobre o seu corpo? Gostaria de compartilhar suas histórias? Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marta Denise Machatine Chiau

    Eu e a minha prima vamos viajar de ônibus durante 3 horas e queríamos saber se alguns truques para ficarmos confortáveis. Obrigada

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Marta, Leve água, um lanche leve e fone de ouvido. Tenta salvar um filme no celular. Sempre levo um moletão caso o ar condicionado fique muito forte, além de um travesseiro inflável. Boa viagem :)