Ushuaia

Se você nunca pensou em viajar para o “fim do mundo”, recomendo que comece a pensar na possibilidade. Embora o título de fim do mundo possa dar a impressão de que não há nada no lugar, saiba que o turismo em Ushuaia, a cidade mais ao sul da América do Sul, é fantástico e apaixonante.

O ponto mais austral das Américas, localizado na Argentina, é cheio de atrativos turísticos naturais como os glaciares (geleiras), ilhas, montanhas, lagos. Todas as paisagens de Ushuaia são de tirar o fôlego e te deixarão com vontade de ficar horas, somente contemplando essas belezas.

Dá para visitar Ushuaia tanto no verão quanto no inverno e descobrir cidades e atrativos bem diferentes em cada época do ano – além de uma ótima estrutura turística. E, independente do período que você escolher para sua viagem para Ushuaia, irá se apaixona pelo fim do mundo.

Quer saber mais sobre o turismo em Ushuaia? Veja neste artigo os links para todos os posts sobre Ushuaia com seus pontos turísticos da cidade, clima, onde se hospedar na cidade e tudo para montar seu roteiro na última cidade da América do Sul.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Ushuaia

Seguro viagem América do Sul »

 

Turismo em Ushuaia: mapa da cidade

  • País: Argentina
  • Área total: 22 km²
  • População total: 56.825 hab.

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios de Ushuaia »

 

Tudo sobre Ushuaia

o que fazer em ushuaia
Ushuaia é considerada a cidade do fim do mundo

Ushuaia é uma cidade da Argentina, capital da Província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Sul, na região da Patagônia. Fica a mais de 3 mil quilômetros de distância da capital do país, Buenos Aires, e apesar de ser a cidade mais próxima do Pólo Sul, fica distante mais de 4,6 mil quilômetros da Antártida.

A cidade tem apenas 22 km² e aproximadamente 60 mil habitantes. Antigamente sua economia era baseada na pesca e caça (lobo-marinhos e baleias), além da criação de ovelha, mas aos poucos outras atividades econômicas foram sendo desenvolvidas na região, como a manufatura, pecuária, pesca.

E, desde a década de 1970, quando se observou o potencial turístico da região, esse setor se transformou na principal fonte de economia da cidade. Em 2009 foram contabilizados cerca de 300 mil visitantes na cidade, sendo 69% estrangeiros, sobretudo norte-americanos, europeus e brasileiros. em 2012, o turismo representou 50% da economia local privada.

Ushuaia é cidade-irmã de João Pessoa, capital do estado brasileiro da Paraíba. O nome da cidade vem da junção das palavras do idioma yagan: ushu e aia. A primeira palavra não tem uma tradução exata e costuma ser interpretada como “algo que penetra em direção ao oeste”, e a segunda significa baía. Assim, Ushuaia é a “baía que penetra fundo terra adentro na direção oeste”.

Aventura => Trenó na neve em Ushuaia

 

Mais sobre a história de Ushuaia

Onde fica Ushuaia?
Canal de Beagle

A região onde hoje é Ushuaia era habitada há cerca de 11 mil anos por diversos povos indígenas, como os onas, chonkóiunka, alacalufos e os yagans, entre outros, sendo a maior população indígena a dos yagans. Embora outros europeus tenham visitado a região antes, foi o navegador português Fernão de Magalhães que deu o nome à Terra do Fogo, em 1520.

A partir do século XIX, houve muitas missões para colonizar e catequizar a população local, mas doenças trazidas pelos estrangeiros resultaram em muitas epidemias. Em 1881, Chile e Argentina oficializaram a divisão da Patagônia (fronteira vai do estreito de Magalhães até o Canal de Beagle) e, em 12 de outubro de 1884 foi oficialmente fundada a cidade de Ushuaia.

No século XX, a cidade voltou a crescer economicamente com a instalação de um presídio na cidade. Esse presídio funcionou até 1947, quando se transformou em uma base da marinha argentina. Também foram encontrados petróleo na região, o que ajudou a desenvolver mais a cidade e trouxe muitos imigrantes italianos, que transformaram a cultura local.

Embora, desde a década de 1970, o turismo seja a principal fonte econômica da cidade, não há estrutura férrea para o deslocamento e apenas uma estrada liga a cidade ao resto do continente, a Ruta Nacional 13.

Neve e fogo => Passeio noturno até cabana no meio da floresta

 

Outras informações sobre Ushuaia

Clima em Ushuaia?
Ushuaia tem clima úmido e muito vento.

O clima em Ushuaia é glacial, com muito vento, umidade e, claro, é frio. A temperatura média na cidade é de 4,7°C, variando ao longo do ano entre 0,5°C em julho (inverno no Hemisfério Sul) e 10°C em janeiro (verão no Hemisfério Sul).

A chuva é dividida ao longo do ano, mas o clima e a temperatura sempre têm muitas variações ao longo do dia, sobretudo em altas altitudes. Em setembro há muitas tempestades e, além do inverno, a neve pode ocorrer até no verão. Outras informações sobre o clima estão no post quando ir para Ushuaia.

O código telefônico de Ushuaia é o 2901 e o da Argentina 54. O fuso horário da região da Patagônia, assim como de toda a Argentina, é o mesmo que o horário oficial de Brasília, por isso, não há diferença de horário.

Inesquecível => Passeio de moto de neve nos bosques de Ushuaia

 

O que fazer em em Ushuaia

A cidade mais austral do mundo é um espetáculo e oferece diversos atrativos.

Confira esse lindo vídeo produzido pelo site oficial de turismo de Ushuaia:

 

Pontos turísticos e passeios

Dicas de viagem para a Patagônia Argentina

As belezas naturais são o grande atrativo de Patagônia Argentina, sendo os glaciares, aquelas geleiras enormes de cor azulada os pontos turísticos mais procurados pelos brasileiros – afinal, não temos neve e, muito menos, geleiras por aqui.

Para você começar a entender o que deve encontrar na viagem para o fim do mundo, leia o artigo sobre os principais pontos turísticos de Ushuaia.

Entre os atrativos listados no post estão o Glaciar Martial, umas montanhas sempre cobertas de neve, que fica a 7 quilômetros do Centro e onde dá para subir de teleférico e fazer trekking.

Há muito o que fazer em Ushuaia, confere outros locais que são imperdíveis:

passeios imperdíveis em ushuaia
Trem do Fim do Mundo

Se, mesmo lendo sobre o clima, você ainda ficou em dúvida de qual a melhor época para aproveitar os atrativos turísticos da região, não precisa se preocupar, vamos te ajudar.

Neste artigo, há opções de passeios em Ushuaia, como sobrevoos e passeios aos lagos.

Há também posts sobre:

Completo => City tour em Ushuaia

 

Dicas para montar seu roteiro

Pontos turísticos de Ushuaia?

Além de conhecer os pontos turísticos, para organizar sua viagem é importante saber mais sobre hospedagem e transporte público. Por isso, fiz um artigo sobre como ir e se locomover em Ushuaia, com dicas sobre como usar o transporte público.

Neste outro artigo, há um detalhamento sobre os preços em Ushuaia. Assim, na hora de planejar sua viagem você já pode montar o orçamento sabendo quanto vai gastar para se hospedar, passagem aérea, seguro viagem, alimentação e passeios.

Veja também os restaurantes e bares em Ushuaia, com sugestões de locais e preços, para uma noitada de diversão.

Ushuaia é bem servida de restaurantes e bares. Por ser uma área fria, as carnes tomam conta do cardápio da maioria dos restaurantes da Patagônia.

Em Ushuaia, graças à riqueza de dois oceanos circundando a cidade, há um bônus extra com diversos frutos do mar à disposição nos cardápios.

E ainda se vale a pena fazer compras em Ushuaia visitando a Zona Franca da cidade. Há dicas do que comprar na cidade as melhores lojas e se vale a pena alugar roupa de frio na cidade.a

Quando você procura por hotéis em Ushuaia, na Argentina, encontrará dois estilos de hotéis: alguns em gigantescas instalações no meio das montanhas e os outro no Centro, que considero a melhor localização.

No artigo acima, te ajudarei a escolher a hospedagem que mais estiver dentro do seu orçamento.

Prático => Aula de snowboard em Ushuaia

 

Dicas de turismo em Ushuaia

Ushuaia é uma cidade muito bonita por conta de suas belezas naturais, transformando uma viagem ao fim do mundo em uma trip das mais interessantes. Espero que, lendo este artigo que reúne muitas informações sobre a capital da Terra do Fogo, você fique com mais vontade de conhecer o ponto mais austral da América do Sul.

Lembre-se apenas que o clima e as temperaturas são bem diferentes do que estamos acostumados no Brasil e, por isso, é preciso se precaver com roupas e acessórios específicos para a temperatura, além de checar se o clima está inviabilizando algum passeio.

De resto, é só aproveitar o que a Patagônia Argentina tem para oferecer. Você irá se apaixonar pelo local e fará fotos maravilhosas na sua viagem. Se quiser outras informações sobre Ushuaia, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice da Argentina.

Já conhece Ushuaia ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários o que mais te interessa por lá.

Até + !!!

 

Background Tickets
Ushuaia

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Ushuaia

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Ushuaia

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.