Turismo sustentável: destinos e princípios do ecoturismo

por Pâmela Queiróz

Turismo sustentável: destinos e princípios do ecoturismo

Se você, assim como eu, ama viajar, mas busca destinos onde o turismo sustentável já se tornou norma, então, chegou ao lugar certo! Faz um tempo que venho mudando meu estilo de vida para causar menos impacto ao meio ambiente e, claro, as minhas viagens também se tornaram mais sustentáveis.

Por isso, hoje quero falar com você sobre sustentabilidade durante as férias e como viajar de forma sustentável pode ser incrivelmente enriquecedor não só para você, mas sobretudo, para o planeta. A boa notícia para os viajantes é que em qualquer roteiro pode ser praticado o turismo sustentável.

Mas para quem é novo nesse conceito e quer se inspirar para mudar os hábitos de vida, aponto neste artigo exemplos de destinos sustentáveis no Brasil e no exterior. Te garanto que após ler esse mini-guia, você será capaz de planejar uma viagem rica, cheia de experiências, em lugares belíssimos e inesquecíveis!

Planeje sua viagem => Melhores ofertas de hotéis pelo mundo

Seguro viagem »

 

O que é turismo sustentável?

Turismo sustentável
Aprenda como praticar o turismo sustentável.

Antes de dissecar este artigo, quero falar sobre o que é o turismo sustentável. Você sabia que esse conceito é bem simples e basicamente está atrelado a visitar algum lugar? Mas calma, além disso, o nosso papel é tentar causar um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e na economia.

Em outras palavras, o turismo sustentável aparece quando cuidamos não apenas do espaço que visitamos, mas também quando damos atenção a todos os fatores que iremos explorar durante a viagem. Entre eles estão transporte, acomodações, entretenimento, alimentação e compras.

A sua viagem se torna mais sustentável quando você opta por comprar as suas lembrancinhas de pequenos produtores e artesãos, escolhe fazer as suas refeições em restaurantes que oferecem além da gastronomia tradicional, menu para vegetarianos.

Ou opta por se locomover nos transportes públicos e, claro, não causa danos ambientais nos espaços que visita.

Para você ter uma ideia, não jogar lixo no chão ou consumir objetos de plástico em praias já são práticas super úteis e sustentáveis!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours guiados pelo mundo »

 

Destinos sustentáveis no Brasil

  • Bonito
  • Santa Rita de Ibitipoca
  • Tefé
  • Socorro
  • Gramado
  • Canela

De acordo com um levantamento feito pelo Booking, os brasileiros estão cada dia mais com desejo de realizar viagens sustentáveis.

Entre os objetivos desses viajantes está minimizar os impactos causados ao meio ambiente. Só em 2019, pelo menos 75% dos viajantes afirmaram que buscam por destinos amigos do meio ambiente. Confira agora destinos para conhecer e ajudar na preservação do planeta:

 

Bonito (MS)

Tudo sobre turismo sustentável
Bonito | Foto: HelenCampos, via Wikimedia Commons.

Bonito é uma pequena e bela cidade localizada no Mato Grosso do Sul. Ela é considerada por muitos um polo para o ecoturismo no Brasil.

Assim, ao visitar esse destino, você terá muito contato com pautas sustentáveis e atividades amigas do meio ambiente.

Bonito conta com lugares belíssimos e muita biodiversidade. A cidade possui, além de áreas com vegetação típica do Cerrado, regiões de Mata Atlântica.

E claro, locais onde as duas se encontram. Por lá também estão presentes centenas de espécies de aves, répteis e mamíferos.

Entre os motivos que fazem de Bonito um turismo sustentável está o sistema de voucher, que controla o número de viajantes que visitam o local.

O objetivo é ajudar a preservar as belezas naturais da região. Ou seja, causar o menor impacto possível ao meio ambiente, mas permitir o contato com esse local que é puro charme.

Outra boa notícia é que essa ação rendeu a Bonito o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, pela World Travel Market (WTM). Quer aproveitar ao máximo a sua viagem? Conheça os 9 pontos turísticos de Bonito.

Animais em Bonito
Bonito | Foto: Dario Sanches, via Wikimedia Commons

Onde se hospedar em Bonito

Localizado no centro de Bonito, a 200 metros da praça principal, está o Hotel Caranda Eco Ville. Além de oferecer apartamentos bem equipados, piscina em cascata rodeada por jardins e café da manhã variado, ele fica próximo de bares, comércios e restaurantes.

Mas outro ponto ainda mais positivo é que o hotel está a cerca de 14 km de belezas naturais, como o Rio Formoso, a Ilha do Padre e a Praia da Figueira.

A Pousada Sucuri também está situada na região central de Bonito. Além de dispor acomodações práticas, ela conta com wi-fi gratuito e bufê de café da manhã.

A Sucuri fica a 22 quilômetros do Abismo Anhumas, local perfeito para rapel. Com quartos de tijolo e decoração casual, este também pode ser um ótimo local para descanso entre as atividades de aventura.

Divirta-se => Passeios em Bonito

 

Santa Rita do Ibitipoca (MG)

Turismo sustentável artigo
Santa Rita do Ibitipoca | Foto: TMbux, via Wikimedia Commons

Santa Rita do Ibitipoca, em Minas Gerais, possui um dos parques mais visitados de todo o estado mineiro, o Parque Estadual do Ibitipoca.

Esse destino é super procurado por quem curte fazer trilhas, visitar cavernas, andar pela serra e tomar banho em cachoeiras.

No entanto, o pequeno município, de pouco mais de 3 mil habitantes, também conta com morros, que sofreram erosões e fizeram com que a cidade acendesse o sinal vermelho para a entrada irrestrita de viajantes.

Por isso, desde 2018, apenas 600 pessoas por dia, podem entrar e desfrutar das belezas naturais do parque.

Em contrapartida, os sortudos que conseguem visitar esse destino, encontram muita paisagem verde, construções antigas, história local e comidas típicas de Minas Gerais.

A boa notícia é que quem não consegue se hospedar na cidade, pode ficar nos municípios de entorno como, por exemplo, Barbacena, Ibericaga, Lima Duarte, entre outras.

Turismo na Serra Ibitipoca
Serra Ibitipoca | Foto: Eduardo Fabri, via Wikimedia Commons

Onde se hospedar em Santa Rita do Ibitipoca

O Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer, oferece piscina ao ar livre e restaurante. Você conta ainda com sauna e banheira de hidromassagem e pode organizar atividades de arvorismo e trilhas a pé.

O Serra do Ibitipoca fica a 2 km do centro da cidade e a 13 km do Pico da Água Santa e da Vila dos Moreiras.

O Ibitiaçu Chales com certeza tem ares tradicionais da serra mineira. Ele possui varanda térrea com vista para a montanha.

Com ambiente acolhedor, que te permite acordar ao som de passarinhos, ter contato com macacos, além de poder viajar com seu pet, já que o que não falta por lá é área verde para os animais de estimação correrem livres.

Confira => Dicas para alugar carro para viajar

 

Tefé (AM)

Objetivos do turismo sustentável
Tefé | Foto: sgt-bartos, via Wikimedia Commons

Já pensou poder viver a verdadeira Amazônia? Então, Tefé pode ser o destino perfeito para você! Isso porque, geograficamente esse município fica no centro da Amazônia Internacional.

De lá, você pode tanto partir para outros roteiros amazônicos, quanto viver experiências únicas no coração da floresta mais importante do planeta no próprio estado do Amazonas.

Tefé faz parte do corredor turístico do Rio Amazonas, e é necessariamente a porta de entrada para a reserva Mamirauá, Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Nesse destino, você encontra passeios de barco e canoa, observação de animais silvestres, visitação às comunidades ribeirinhas, contato com artesanato e gastronomia local.

Mas caso você queira viver dois destinos em um, saiba que Tefé também está na rota de quem visita Machu Picchu, em Cuzco, no Peru, ou alguma praia do Caribe. Aproveite e saiba como chegar em Machu Picchu.

Tefé turismo
Rio Tefé | Foto: Wilson Dias/ABr, via Wikimedia Commons.

Entre outros atrativos estão o Mercado Municipal, passeio na Floresta Nacional, passeio de barco no encontro das águas do Rio Tefé com o Rio Solimões.

Além de diversas praias de areia branca, entre elas Ponta Branca, Praia da Juliana, Itapuã e Nogueira. Ah, e temperatura das águas fica entre os 35 e 41º.

Onde se hospedar em Tefé

Em Tefé você não tem muitas opções de estadia, o que faz deste destino ainda mais íntimo e sustentável. Por lá, você pode se hospedar no Aracati Hotel.

Ele oferece acomodações com ar-condicionado, recepção 24 horas e lounge compartilhado. Os quartos estão equipados com mesa de trabalho, TV e banheiro privativo.

O Aracati também oferece buffet de café da manhã todos os dias. Além disso, ele possui um terraço, de onde é possível ter vista da cidade.

Roteiro completo => Passeios em Machu Picchu

 

Socorro (SP)

Turismo sustentável em Socorro
Socorro | Foto: Priscila Mayumi de Souza, via Wikimedia Commons

Se você busca por turismo sustentável, mas precisa estar perto de São Paulo, minha sugestão é conhecer Socorro. Essa cidade é conhecida pelo turismo de aventura em plena Mata Atlântica.

Para você ter uma ideia, Socorro oferece atividades de arvorismo, passeio de trator, trilhas, cavalgadas e prática do rafting.

No entanto, esse destino não é um turismo sustentável apenas pelos esportes de aventura.

Socorro investe na recuperação de nascentes de rio e de áreas florestais degradadas, além disso, faz um gerenciamento de resíduos sólidos e da coleta seletiva. O que ajuda a preservar não apenas as áreas ecoturísticas, mas toda a extensão da região.

Mas se você for como eu, que adora sustentabilidade, mas não pratica esportes de aventura, saiba que existem opções bem tranquilas.

Entre elas está o Mirante do Cristo; o Museu Municipal; a Maria Fumaça; o Parque dos sonhos, onde é possível andar a cavalo; o Horto Florestal, onde existe um parque e jardim; o Mirante da Pedra Bela Vista, onde é possível acampar e fazer rapel; o Pico da Cascavel, que permite caminhada e a prática de asa delta.

Socorro viagem ecológica
Socorro | Foto: Priscila Mayumi de Souza, via Wikimedia Commons

Onde se hospedar em Socorro

A Pousada Ecológica Rio do Peixe conta com uma piscina ao ar livre. Ela oferece cchalés espaçosos e equipados, vista para a montanha, recepção 24 horas.

Além disso, na área circundante é possível praticar atividades como rafting, stand up paddle, canoagem e trilhas a pé.

A Pousada Morada do Sol também oferece vista para a montanha, piscina ao ar livre aquecida por energia solar, recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Os quartos dessa pousada são equipados e aconchegantes. A Morada do Sol também conta com café da manhã continental e buffet. A pousada fica a 34 km de Águas de Lindóia.

Conheça => Passeios por São Paulo

 

Gramado/Canela (RS)

Gramado turismo sustentável
Gramado | Foto: Eu, via Wikimedia Commons

Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, são destinos típicos do inverno brasileiro. Além disso, caso você não queira viajar para outros continentes ou países, saiba que essas duas cidades, que possuem ares europeus, estão separadas por apenas 7,5 quilômetros.

Gramado e Canela também contam com extenso número de hotéis e pousadas premiadas por ações sustentáveis, como a redução e reciclagem de resíduos, captação da água da chuva, uso de energias renováveis e divulgação e empoderamento da cultura local. Confira o post onde ficar em Gramado e Canela.

Nesses destinos, além de muita preocupação ambiental, você encontra atividades de lazer para diferentes gostos.

Entre os principais pontos turísticos de Gramado, por exemplo, você pode conhecer a Rua Coberta, uma das mais visitadas da cidade; andar de kart no kartódromo Tomasini e vislumbrar a vista magnífica do Belverde Vale do Quilombo.

Turismo Canela
Cascata do Caracol em Canela | Foto: Fernando Schultz Aldado, via Wikimedia Commons

Você também pode descansar na Praça Major Nicoletti; caminhar pelos Lagos Negro e Joaquina Rita Bier; além de visitar os museus do Perfume e Harley Motor Show; este último, o único museu da Harley Davidson da América Latina.

Em Canela também não faltam atrações turísticas sustentáveis. Entre elas estão o Primeiro Parque Temático de Gelo da América Latina, o Mundo Gelado; o Parque Caracol; o Parque Vale da Ferradura; o Alambique Flor do Vale e a Catedral de Pedra. Quer conhecer mais? Faça um roteiro em Gramado e Canela de 3 dias.

Onde se hospedar em Gramado e Canela

O Hotel Fioreze Primo oferece bicicletas gratuitas, bar e lounge compartilhado, estacionamento com manobrista, terraço ao ar livre, recepção 24 horas, serviço de bilheteria e organização de passeios.

A Estação Rodoviária de Gramado fica a 2,1 km do Hotel Fioreze Primo, enquanto o Mini Mundo está a 2,2 km da propriedade.

O Cammino Della Serra dispõe quartos com ar-condicionado. A propriedade fica a cerca de 3,5 km do Alpen Park Canela, a 6 km do Castelinho, a 1,9 km do Palácio das Hortênsias e a 2,7 km do Mundo a Vapor.

Os quartos são bem equipados e aconchegantes, além disso, o Cammino também oferece buffet de café da manhã e fica a 73 km do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani.

Agende => Melhores passeios em Canela

 

Destinos sustentáveis no exterior

  • Margaret River
  • Ladakh
  • Chiang Mai
  • Montecorto
  • Tulum

 

Região de Margaret River, Austrália

Turismo sustentável na Austrália
Margaret River | Foto: bram souffreau, via Wikimedia Commons

Segundo pesquisa realizada pelo Booking, cerca de 44% dos viajantes tem interesse em se hospedar em acomodações rurais comunitárias nas próximas viagens.

Caso esse também seja o seu desejo, um bom destino pode ser a cidade de Margaret River, na Austrália Ocidental.

Esse roteiro é ideal para os amantes do ar livre. Ele conta com diversos vinhedos, praias de areia branca e muitas florestas.

Só para ilustrar, nesse destino é possível assistir ao pôr do sol do Oceano Índico, nadar com golfinhos em Bunbury e Rockingham, ver baleias em migração no farol do Cabo Naturaliste na Geographe Bay e, claro, passear bastante pelas redondezas do Rio Margaret. Esse é um país de muitas belezas!

Onde se hospedar em Margaret River

O Bella Bali Gardens fica na cidade de Margaret River e oferece acomodações com churrasqueira e jardim. Os quartos possuem banheira de hidromassagem, TV e cafeteira.

O hotel também possui alguns quartos com vista para o jardim. A unidade conta ainda com terraço e está a 42 km de Busselton, enquanto Dunsborough está a 38 km de distância.

Situado apenas a 8 minutos a pé do Rio, o Margaret River Resort disponibiliza quartos com ar condicionado, televisão, piscina exterior sazonal, um campo de tênis e um pub.

O Margaret River Resort fica a menos de 10 minutos a pé do vibrante centro da cidade e a 10 minutos de carro do Aeroporto de Margaret River.

Confira => Atividades turísticas em Margaret River

 

Ladakh, Índia

Índia sustentável
Ladakh | Foto: Incomposition, via Wikimedia Commons

Ladakh é um antigo reino budista. Localizado nas altas montanhas do Himalaia, esse é um destino turístico muito procurado por viajantes que querem visitar a Índia e passear por regiões remotas e lindas.

Esse roteiro conta com mosteiros budistas, paisagens montanhosas, picos nevados e lagos azuis.

Entre as atrações de Ladakh estão os mosteiros Thiksey, Hemis, e Lamayuru; os Palácios de Leh, Stok e Shey; caminhadas pelo Markha Valley e vilarejo de Zanskar; visitas aos Lagos Tso Moriri e Pangong Tso; e muito mais.

Onde se hospedar em Ladakh

O Ladakh Sarai Resort possui jardim, parque infantil, bilhar, bar, lounge, restaurante, recepção 24 horas e cozinha compartilhada. Ele fica a 10 km do Ladakh Sarai Resort, enquanto Soma Gompa está a 7 km da propriedade. O aeroporto mais próximo é o Kushok Bakula Rimpochee, a 13 km da acomodação.

O Gomang-Boutique Hotel Ladakh oferece quartos com área de estar, recepção 24 horas, jardim, terraço e jantar vegetariano. O hotel fica a 100 metros do Mosteiro Drepung e a 1,5 km do Palácio Leh e Shanti Stupa.

A Estação Rodoviária de Leh fica a 2 km de distância, enquanto a Estação de Trem Srinagar está a 428 km da propriedade.

Explore => Passeios mais incríveis da Índia

 

Chiang Mai, Tailândia

Turismo sustentável na Tailândia
Chiang Mai | Foto: Albert Labermeier, via Wikimedia Commons

Já faz um tempo que a cidade histórica de Chiang Mai, na Tailândia, caiu no gosto de viajantes, não só por ser um destino muito barato, mas também por oferecer muitos roteiros sustentáveis.

Chiang Mai abriga templos dourados, mercados noturnos, trilhas cenográficas, cachoeiras, vistas montanhosas e uma famosa rota que inclui a caminhada pela Monk’s Trail até Wat Pha Lat, onde é possível visitar um templo escondido em meio à selva.

Você pode passear pelos templos budista Wat Chedi Luang, Wat Phra Singh e Doi Suthep; conhecer o Mercado Noturno; fazer um passeio de barco pelo Triângulo Dourado; assistir a uma luta de Muay Thai; visitar o Lago Huay Tung Tao; fazer massagem tailandesa e apreciar a vista do Grand Canyon Hang Dong. Inclusive é na Tailândia que ficam alguns dos templos mais bonitos do mundo!

Onde se hospedar em Chiang Mai

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O Karen Eco Lodge oferece restaurante, jardim, bar e lounge. Todas as unidades desta vila de chalés ecológica possuem banheiro privativo. A unidade também conta com buffet de café da manhã e um terraço. Se você quiser explorar a área, pode andar de bicicleta e pescar nos arredores.

We Terminal Hotel oferece bicicletas gratuitas, piscina ao ar livre e academia. A propriedade oferece serviço de translado gratuito, restaurante e terraço. O Central Plaza Chiang Mai Airport fica a 400 metros de distância. Os quartos do hotel dispõem de guarda-roupa, banheiro privativo e área de estar.

Passeios => Melhores atividades turísticas na Tailândia

 

Montecorto, Espanha

Turismo sustentável Espanha
Montecorto | Foto: Tango7174, via Wikimedia Commons

Málaga, na Espanha, é outro destino que está no gosto dos viajantes e que também tem atraído viajantes sustentáveis.

Mas nesse caso, os viajantes têm optado por visitar a tranquila e charmosa vila de Montecorto. Ela fica na região sudoeste do país e é ideal para quem procura um refúgio gastronômico e turismo sustentável.

Em Montecorto você encontra restaurantes que oferecem refeições deliciosas, preparadas com ingredientes vindos diretamente da fazenda. Se você gosta de experimentar novos sabores, conheça as comidas típicas da Espanha!

Além disso, esse destino fica próximo ao Parque Natural de Sierra de Grazalema. Você também tem à disposição paisagens incríveis como a do Teatro Ruinas de Acinipo, do reservatório e lago de Zahara-El Gastor, da trilha El Gastor e da Reserva Natural Tajo Algarín.

Onde se hospedar em Montecorto

O La Donaira é a mistura perfeita entre uma fazenda rústica e design elegante. Rodeada por 250 hectares de pastos, vinícolas, jardins e hortas, você pode participar de workshops de agricultura e saborear iguarias produzidas localmente.

Esse hotel fica a 41 km do El Bosque, oferece vista da montanha, piscina coberta e banho turco.

O El Molino Del Abuelo oferece acomodações com jardins e terraço, lounge e cozinha compartilhados. O café da manhã diário, disponível por um custo extra, oferece opções vegetarianas, sem glúten ou veganas.

O El Molino oferece ainda uma piscina ao ar livre e você também pode organizar passeios de ciclismo, pesca e trilhas a pé nos arredores de Montecorto.

Explore => Passeios mais legais da Espanha

 

Tulum, México

Turismo sustentável no México
Tulum | Foto: Sensenmann, via Wikimedia Commons

O México tem conectado cada dia mais os viajantes brasileiros a cultura latino-americana.

Tulum, por sua vez, além de ser turismo sustentável, conta com muito turismo de aventura, inclusive, com guias locais, para garantir que os aventureiros tenham experiências autênticas e inesquecíveis.

Nesse roteiro você encontra mergulho com cilindro ou snorkel em Cenote; imersão na cultura Maia por meio de visita às ruínas de Tulum; massagens com tratamentos indígenas pré‑hispânicos.

Além disso, há sessões de tratamento energético, banhos de ervas, tratamentos de corpo, programas de detox; mergulho no Parque Xel-Há e muito mais. Tulum está entre os sítios arqueológicos mais visitados do mundo!

Onde se hospedar em Tulum

Localizado a 7 km do Sítio Arqueológico de Tulum e a 3,2 km da Estação Rodoviária, o Chic Jungle 2 BR Condo by Happy Address oferece acomodações com ar-condicionado e piscina ao ar livre, incluindo 2 quartos, varanda térrea, cozinha com micro-ondas e geladeira, máquina de lavar roupa e banheiro com secador de cabelo.

O Magical Tulum Jungle Home oferece acomodações com wi-fi e vista da piscina. Esta unidade dispõe também de vista para o jardim e varanda térrea.

O Sítio Arqueológico de Tulum fica a 21 km da villa, enquanto a Estação Rodoviária de Tulum está a 19 km de distância. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Cozumel, a 97 km.

Encante-se => Passeios imperdíveis em Tulum

 

Turismo sustentável: dicas

Regras turismo sustentável
Deixe um pouco de lado os grandes centros comerciais.

Se você leu todas as sugestões de destinos para realizar um turismo sustentável, pode perceber que esse estilo de viagem não difere muito das viagens comuns.

Isso por que como eu comentei acima, quem faz a sua viagem ser sustentável é você mesmo.

Por isso, ao visitar um destino, seja ele já adequado a ações sustentáveis e amigo do meio ambiente ou não, prefira visitar atrações mais populares, deixe um pouco de lado os grandes centros comerciais, prefira os restaurantes locais, invista em artesanato e artigos de pequenos produtores.

Além disso, ao visitar praias e florestas, não deixe nenhum tipo de lixo para trás, principalmente, plásticos, que levam mais de 100 anos para se decompor.

Outra dica é respeitar as normas locais, como quantidade de visitantes que ele pode receber por dia ou mês, não insistir em visitar lugares que estão protegidos de visitantes para preservação, optar pelo transporte público e aderir ao estilo de vida local.

Conheça => Turismo Rural

 

Una o prazer de viajar a práticas sustentáveis

Ser sustentável, há um tempo não muito distante, poderia até destacar algumas pessoas de outras. Mas hoje, arrisco dizer que praticar o turismo sustentável não é estar na moda, mas sim mais consciente quanto à nossa responsabilidade para com o planeta.

Garantir que o local visitado por nós permaneça o mesmo após a nossa partida, não só nos traz a sensação de dever cumprido, como também nos torna parte desse local, já que criamos um laço com ele, uma vez que nossa intenção de preservação é real.

Além disso, o turismo sustentável sempre reserva belas paisagens, destinos não tão óbvios e mesmo nos locais mais famosos, nos surpreende com paisagens incríveis e preservadas.

E já que estou falando de natureza, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo do México com as belezas das suas praias, inclusive de Tulum, citada neste artigo.

Gostou dessas sugestões? Conte aqui embaixo como anda o seu roteiro de turismo sustentável. Boa viagem e até a próxima!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados