Turismo Rural: características, destinos e dicas para sua viagem

por Pâmela Queiróz

Turismo Rural: características, destinos e dicas para sua viagem

Se você busca caminhar por vales verdejantes, apreciar a vista de serras encantadoras ou conhecer os costumes de aldeias pitorescas, o turismo rural é a resposta que você procura! Passear por tradições milenares, provar a gastronomia local e ter contato com pessoas que desejam não só oferecer ótimas experiências aos viajantes, mas preservar o meio ambiente são características desta modalidade turística que tem se tornado cada dia mais o objetivo das pessoas.

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Booking.com, oito em cada 10 brasileiros gostariam de ver o investimento feito em uma viagem sendo retornado direto para a comunidade visitada. Além disso, a pesquisa demonstra que este objetivo é alcançado quando os viajantes incluem em suas rotas sítios e fazendas de famílias tradicionais dos destinos.

Entre os benefícios do turismo rural estão o aprendizado sobre os cultivos regionais e as tradições do povo, além de imersão mais completa quando o turista se hospeda em áreas mais familiares. para te ajudar a encontrar o local perfeito para a sua próxima viagem, selecionei seis destinos. Então confira abaixo todas as dicas!

Planeje sua viagem => Seguro Viagem

Melhores ofertas de hotéis do mundo »

 

O que é turismo rural?

Turismo rural
Entenda o que é turismo rural e como praticá-lo.

Antes de apresentar todos os fatos curiosos sobre esta modalidade turística, quero destacar a importância do turismo rural.

Logo, saiba que ele consiste em um conjunto de atividades, serviços de alojamento e animação para turistas, em empreendimentos de natureza familiar, realizados e prestados mediante remuneração, em zonas rurais.

Em outras palavras, o agro turismo também e encontra em empreendimentos que se integram a modos adequados e harmoniosos nos locais onde se situam.

Isso por que mesmo que estejamos hospedados em um hotel fazenda, por exemplo, para ele ser de fato rural ou ecológico, mesmo que ele não seja familiar, ele precisa ter como objetivo a preservação, recuperação e valorização do patrimônio arquitetônico, histórico, natural e paisagístico da região.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância e características do turismo rural, que tal descobrir as atividades que você pode praticar dentro desta modalidade de viagem?

Adianto que no artigo de hoje você irá encontrar muitos espaços ligados à natureza, agricultura e tradições locais!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours guiados pelo mundo »

 

Destinos para turismo rural no Brasil e Exterior

Gramado, Brasil

Tipos de turismo rural
Gramado | Foto: Brasu, via Wikimedia Commons

Gramado e a vizinha Canela (leia mais sobre este destino abaixo) são nacionalmente conhecidas pelo clima gostoso de inverno e seus premiados chocolates.

Não é à toa que ambos os destinos são escolhas típicas dos viajantes durante o inverno brasileiro.

Contudo, muitos viajantes desconhecem a importância desta cidade para o turismo rural no Brasil.

Você sabia que essa região oferece cidades da Serra Gaúcha com um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais?

Entre as opções agro turísticas disponíveis estão visitação a fazendas coloniais, contato com os agricultores e claro, a chance de alimentar ovelhas.

Entre outras atividades disponíveis na cidade estão caminhada pela Rua Coberta, uma das mais visitadas de Gramado; vislumbrar a vista magnífica do Belverde Vale do Quilombo; descansar na Praça Major Nicoletti; passear pelos Lagos Negro e Joaquina Rita Bier; além de visitar os museus do Perfume e Harley Motor Show; este último, o único museu da Harley Davidson da América Latina.

Onde ficar em Gramado

Os chalés privados da Família Fioreze ficam escondido nas floridas Florestas de Araucárias, a 4 km do centro de Gramado.

Ao todo estão disponíveis 9 chalés de conto de fadas. Todos os dias é servido café da manhã caseiro com saborosas iguarias regionais, pão fresco de milho e mel, compotas de laranja de origem local. Conheça os melhores tours gastronômicos na Serra Gaúcha.

A unidade oferece Wi-Fi gratuito, chalés equipados que incluem salas de estar com acolhedoras lareiras. Para quem deseja curtir a natureza, encontra ainda nesse espaço jardins paisagísticos. O Fioreze fica a 4 km do Parque Papai Noel e a 72 km do Aeroporto Salgado Filho.

O Wood Hotel – Casa da Montanha, fica a 500 metros do Palácio dos Festivais. Ele conta com acomodações equipadas com bar e estacionamento privado. Essa propriedade também dispõe de um restaurante, café da manhã, recepção 24 horas, serviço de concierge e Wi-Fi.

Entre os pontos de interesse populares perto do alojamento estão o Mini Mundo, a Estação Rodoviária de Gramado e a Aldeia do Papai Noel.

Só os melhores => Hotéis em Gramado

 

Canela, Brasil

Turismo rural em SP
Cachoeira do Caracol em Canela | Foto: Marcus Aurelius Ferreira, via Wikimedia Commons

Em Canela, também não faltam atrações turísticas rurais. Essa cidade fica a 7,5 km de Gramado e claro, por lá você também encontra muita sustentabilidade.

Por curiosidade, tanto Canela quanto Gramado possuem um extenso número de hotéis e pousadas premiadas por ações sustentáveis.

Entre elas redução e reciclagem de resíduos, captação da água da chuva, uso de energias renováveis e divulgação e empoderamento da cultura local.

Agora de volta às atrações turísticas, saiba que em Canela você pode visitar o Primeiro Parque Temático de Gelo da América Latina, o Mundo Gelado; o Parque Caracol; o Parque Vale da Ferradura; o Alambique Flor do Vale; a Catedral de Pedra, que merece ser visitada à noite; a Vitivinícola Jolimont; o Parque da Cachoeira; a Estação Sonho Vivo.

Onde ficar em Canela

A apenas 1,5 km do centro de Canela, fica o Pier 704. Ele disponibiliza acesso Wi-Fi, comodidades para churrascos, quartos equipados, buffet de café da manhã com ampla variedade de frutas frescas, pães, carnes frias e uma seleção de bebidas.

Do Pier até Gramado são apenas 3 km, mas caso você queira curtir a noite no hotel, tem à disposição um bar que serve uma seleção de cervejas oriundas de todo o mundo.

O Hotel Montebelluna fica a cerca de 1,5 km da Igreja de Pedra. Ele conta com belos jardins, quartos bem equipados, Wi-Fi, café da manhã e um salão compartilhado.

Esse hotel também fica a cerca de 2,1 km do Parque Temático Mundo a Vapor, a 4,3 km do Parque Alpen Canela e a 5 km do Castelinho. Já o Palácio das Hortênsias fica a 1,3 km do Montebelluna.

Mais opções => Onde ficar em Gramado e Canela

 

Aosta, Itália

Turismo rural atividades
Aosta | Foto: Tinelot Wittermans, via Wikimedia Commons

Já pensou em visitar um Vale encantado? Pois é assim mesmo que os visitantes de Aosta, na Itália a chama.

Essa comuna localizada no Vale Aosta é o destino perfeito para quem deseja se afastar da agitação da cidade e fazer das férias uma espécie de terapia rural.

Para você ter uma ideia, no Vale de Aosta, localizado a 60 quilômetros de Turim, é possível conhecer a vida e a mentalidade de quem cultiva a terra e cria animais nas montanhas.

Nesse destino, o turista pode se encantar, descansar, mas também participar de atividades nos vinhedos nas encostas, cuidar dos campos e trabalhar com colmeias.

Você também encontra passeios mais tradicionais, entre eles, a Collegiata del Sant’Orso, igreja reformada em estilo gótico do século XI; ruínas Romanas; a Cattedrale, erguida durante o século XII; a Piazza Chanoux; o Parque Nacional do Gran Paradiso, onde você tem acesso aos altos picos dos Alpes – atração muito procurada devido às paisagens, à flora e à fauna alpina; o Monte Bianco; os Castellos di Fénis e d’Issogne.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Onde ficar em Aosta

Situado no sopé do Monte Emilius, o Hotel Diana conta com atmosfera familiar e oferece um jardim, restaurante e quartos com vista para a montanha. Um dos destaques deste espaço é o buffet de café da manhã diário, que inclui bolos caseiros e especialidades cultivadas nos campos locais.

O Monte Emilius oferece quartos equipados, Wi-Fi e salão compartilhado. Zermatt fica a 47 km do Monte Emilius, enquanto Chamonix-Mont-Blanc está a 42 km. O aeroporto mais próximo é o Caselle Sandro Pertini, a 64 km da propriedade.

O Monte Emilius oferece acomodações em estilo Charvensod. Nesta acomodação, os hóspedes contam com restaurante no local, quartos equipados, Wi-fi e salão compartilhado.

Zermatt fica a 47 km do Monte Emilius, enquanto Chamonix-Mont-Blanc está a 42 km. O aeroporto mais próximo é o Caselle Sandro Pertini, a 64 km da propriedade.

Fácil => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Saaremaa, Estônia

Benefícios do turismo rural
Saaremaa | Foto: Vonsoeckchen, via Wikimedia Commons

Saaremaa fica no Mar Báltico e é a maior Ilha da Estônia. Este é o destino perfeito para os turistas que buscam um roteiro completamente diferente.

Você encontra flora e fauna muito diversificadas e é possível explorar as trilhas da Reserva Natural Viidumäe. Além disso, é possível apreciar as milhares de aves migratórias e orquídeas selvagens da região.

Para os viajantes que também gostam de estar ligados a cultura local também estão disponíveis as visitações as igrejas medievais de pedra, ruínas do Castelo Maas, o Museu da Fazenda Mihkli, as praias, Spas e aldeias tradicionais.

No entanto, ao visitar esse destino, você também pode incluir no roteiro outras atrações como a capital da Ilha, Kuressaare; a Península de Sõrve, onde pode caminhar ou observar aves; a capital da Estônia, Tallinn; e o Parque Nacional Lahemaa.

Onde ficar Saaremaa

O Ekesparre Boutique Hotel é o mais antigo de Saaremaa, ele foi construído em 1908. A propriedade está localizada na cidade resort de Kuressaare, ao lado da principal atração de Saaremaa, o castelo medieval.

Além disso, o hotel fica a 300 metros de distância de uma praia de areia. As acomodações do Ekesparre Boutique possuem estilo Arte Nova com tapetes e papéis de parede estampados. Nesta unidade também é servido buffet de café da manhã com produtos locais e vasta seleção de bebidas.

O Pädaste Manor fica no extremo sul da Ilha de Muhu, junto à costa da Estônia Ocidental e apenas a 2 horas de carro de Tallinn. Esta unidade remonta ao século XVI, mas conta com quartos climatizados, televisões LCD, mini bar e banheiros elegantes.

Além disso, os edifícios à beira-mar do complexo solar apresenta acomodações com um pequeno Spa. O Pädaste também conta com restaurante abre que serve cozinha típica da Estônia.

Dúvida => Como usar WhatsApp no exterior

 

Marvão, Portugal

Turismo rural em Portugal
Marvão | Foto: Vitor Oliveira, via Wikimedia Commons

Localizada no Alentejo, Marvão é uma bela vila envolta a muralhas. Ela foi construída sob uma montanha escarpada a mais de 850 metros de altitude.

Essa pacata vila fica na região da Serra de São Mamede e está a poucos quilômetros do Castelo de Vide e da fronteira com a Espanha. Em Marvão, você encontra atmosfera mística, ruelas sinuosas, casinhas brancas e uma linda paisagem natural.

Não é à toa que a Marvão está em uma lista bem especial, onde encontramos as cinco vilas históricas mais bonitas de Portugal.

Para você ter uma ideia, a região foi habitada por romanos e muçulmanos. Por lá você encontra rochas e muralhas dos séculos XIII e XVII.

Em Marvão, você pode ainda visitar a Torre de Menagem do Castelo de Marvão,  se inteirar dos costumes locais, visitar o Museu Municipal, provar a gastronomia local, fazer muitas caminhadas e vislumbrar pores do sol lindíssimos.

Onde ficar em Marvão

A Quinta do Vaqueirinho é um acolhedor hotel-fazenda restaurado na área rural de Marvão. A propriedade oferece 5 quartos confortáveis com ar-condicionado, lareira tradicional e jardim pitoresco ao ar livre.

Os quartos e as áreas comuns são decorados em estilo tradicional e os equipamentos de fazenda de época ainda ficam na propriedade para apreciação dos hóspedes.

Ao se hospedar nesta Quinta não deixe de apreciar também a lareira e o fogão, ambos são originais e ainda estão disponíveis para os clientes relaxarem nas noites frias.

A Quinta Do Vaqueirinho fica a 600 metros da aldeia de São Salvador e a 8 km de Castelo de Vide.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Se você quer ter a experiência de dormir, literalmente, dentro das muralhas de Marvão, então precisa conhecer o Dom Dinis Marvão.

Ele fica dentro das muralhas do Castelo de Marvão, no topo da vila e dispõe de um terraço no último piso com um jacuzzi.

Claro que as vistas panorâmicas da paisagem campestre abaixo são de tirar o fôlego. Mas a unidade oferece ainda quartos equipados, decoração de inspiração medieval e sala de estar comum com uma lareira.

O hotel fica a 6 km das ruínas da cidade romana de Ammaia. Entre as atividades de lazer que você pode fazer nas proximidades estão caminhadas e natação no Rio Sever.

Regiões mais bonitas => Mapa de Portugal

 

Nagaland, Índia

Turismo Nagaland
Nagaland | Foto: Kyuubiiv, via Wikimedia Commons

Nagaland, na Índia, é famosa pela riqueza de sua flora e fauna. Este é um destino super recomendado para quem deseja realizar turismo rural já que neste local os viajantes podem ter muito contato com a natureza, e principalmente, com a vida mais selvagem.

Nagaland faz fronteira com o estado de Assam ao oeste, com a Birmânia ao leste, Arunachal Pradesh ao norte e com Manipur ao sul.

Esse estado possui mais de 2 milhões de habitantes, sendo a região povoada por diversas tribos indígenas, que promovem festivais e mercados que celebram os costumes locais e fomentam a economia do lugar.

Mas vale a pena lembrar que por se tratar de um local de natureza quase intocada, Nagaland promove uma campanha para se tornar livre de plástico até dezembro deste ano, então já sabe, ao visitar Nagaland lembre-se de deixar tudo como pegou e causar o menor impacto possível na cidade!

Onde ficar em Nagaland

O Hotel Seb Tower fica em Dimapur, a maior cidade da região de Nagaland. Entre as comodidades da propriedade estão um restaurante, serviço de quarto e Wi-Fi.

Todos os quartos do hotel estão equipados com área de estar, banheira e até uma estação de trabalho. O Seb Tower também serve café da manhã e o aeroporto mais próximo é o Dimapur, a 4,2 km do Seb.

O Hotel Ariel apresenta acomodações em Kohīma. Entre as comodidades desta propriedade estão um restaurante, serviço de quarto, e acesso Wi-Fi.

As acomodações do Ariel também estão equipadas com área de estar, banheiro privativo e área para trabalho. A unidade também serve diariamente café da manhã e o aeroporto mais próximo é o Dimapur, a 69 km do Ariel.

Explore => Passeios mais incríveis da Índia

 

Turismo Rural: dicas

Dicas de turismo rural
Veja algumas dicas para aproveitar o turismo rural.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre turismo rural, então anota estas dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem!

  • Busque por espaços rurais que tenham ligação às tradições locais e atenção significativa com à agricultura ou ambiente;
  • Considere atividades e serviços que são prestados mediante remuneração em zonas rurais, ou seja, hospedagem, animação e diversão turística, que possam remunerar os trabalhadores locais;
  • Respeite sempre as características arquitetônicas da região e cause o menor impacto possível na área;
  • Entenda como funcionam as estruturas sociais tradicionais; ao entender o modo de vida e de pensamento das comunidades rurais você consegue contribuir melhor para o fomento turístico;
  • Seja sempre sustentável, ao compreender melhor a sustentabilidade você pode ajudar a manter as características rurais da região. Em outras palavras, deve preferir sempre os recursos locais.

Como fazer? => Turismo sustentável

 

Faça turismo rural e descubra novas possibilidades

Ao realizar turismo rural podemos não apenas descansar e descobrir locais incríveis, mas também contribuir com as comunidades que buscam a preservação ambiental.

Ao investir tempo e recursos em locais que se preocupam com o meio ambiente, nós deixamos um pouco da nossa experiência por lá, mas também aprendemos muitas coisas novas.

Por isso, se você busca por regiões quase intocadas pelo homem, natureza selvagem, locais calmos e tranquilos onde é possível ouvir o canto dos pássaros e caminhar por florestas verdes.

Então, conheça algum dos destinos citados acima. Tenho certeza que você viverá momentos únicos e muito mágicos. Boa viagem e até a próxima!

Pretende fazer turismo rural na sua próxima viagem? Qual destino você mais gostou?

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *