Início / Ásia / Filipinas / O que fazer na Ilha de Palawan, nas Filipinas

O que fazer na Ilha de Palawan, nas Filipinas

Quando comecei a pesquisar o que fazer nas Filipinas, cheguei a conclusão de que seria bem melhor focar minhas duas semanas em apenas uma das ilhas do país. Por ser uma arquipélago tão grande, existem inúmeras atividades que poderiam entrar em meu roteiro de viagem, mas seria inviável visitar diferentes ilhas em tão pouco tempo.

Então, comecei a pesquisar qual seria a ilha com as mais bonitas paisagens do mundo, as melhores atividades e principalmente um bom custo-benefício para não estourar meu orçamento de volta ao mundo. Acabei decidindo focar minha viagem as Filipinas na ilha de Palawan, por possuir incríveis praias e ainda ser um destino onde ainda é possível viajar fazendo bastante economia.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis e onde ficar em Palawan

 

Chegando na Ilha de Palawan

Centro de Puerto Princesa, em Palawan
Centro de Puerto Princesa, em Palawan.

Minha viagem as Filipinas estava apenas começando, após alguns dias em Manila, a capital das Filipinas. Decidi passar os próximos 10 dias na ilha de Palawan, principalmente para conhecer o rio subterrâneo de Puerto Princesa, as praias e lagoas secretas de El Nido, além de entrar de cabeça nas tradições e costumes filipinos.

Artigo => Filipinas: chegando na ilha de Palawan através de Puerto Princesa

 

Mergulhar nas Filipinas

Mergulhar nas Filipinas

Mergulhar nas Filipinas é a intenção de grande parte dos viajantes que procuram o país como destino de férias. Além de possuir as praias mais bonitas do mundo, esse arquipélago também reserva lindas surpresas debaixo d’água, verdadeiro paraíso para exigentes mergulhadores.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Artigo => As melhores opções para mergulhar nas Filipinas

 

O lugar mais lindo do mundo

Fotos das Filipinas
Pausa para foto num dos passeios em El Nido, na Ilha de Palawan.

El Nido, no extremo norte da ilha de Palawan, nas Filipinas, é para mim o lugar mais lindo do mundo, pelo menos de minha viagem de volta ao mundo. Quando estava pesquisando sobre o que fazer nas Filipinas, sabia que a cidade estaria em meu roteiro de viagem, não pelo lugar em si, mas pelos passeios para conhecer o arquipélago de Barcuit, onde ficam as praias e lagoas secretas, cenários incrivelmente alucinantes.

Artigo => El Nido: o lugar mais lindo do mundo está nas Filipinas

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

O rio subterrâneo de Puerto Princesa

Rio subterrâneo de Puerto Princesa.
Entrada para o rio subterrâneo de Puerto Princesa.

O rio subterrâneo de Puerto Princesa, é o segundo maior do mundo com cerca de 8 km de extensão, sendo uma das 7 novas maravilhas da natureza. Na verdade o rio fica em Sabang, 76 km ao noroeste da cidade de Puerto Princesa. É certamente uma das atrações mais populares das Filipinas, passeio indispensável para quem pretende fazer uma viagem de férias na ilha de Palawan.

Artigo => Rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas

 

Pretende fazer turismo nas Filipinas?

Fazer turismo e viagens nas Filipinas é minha primeira recomendação para quem pergunta sobre onde ir no sudeste asiático. Gostei tanto da cultura, hospitalidade e alegria de viver dos filipinos, junto com as incríveis paisagens naturais, que o país tornou-se um de meus destinos preferidos em minha viagem de volta ao mundo.

fotos-filipinasConfira a galeria de fotos das Filipinas


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis e onde ficar em Palawan

Aluguel de Carros | Passagens AéreasPasseios nas Filipinas | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem para Filipinas seria uma aventura única, com maiores contrastes sociais e culturais, bem diferente dos países que havia visitado até então. Este é o 126º artigo, veja as dicas de viagem dos artigos anteriores:

Planejando fazer uma viagem de turismo nas Filipinas? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

30 Comentários

  1. Ola, tudo bem?
    Vou ficar 15 dias em Palawan, onde você me aconselharia ficar? Só em El Nido?
    Obrigada

    • Oi Déborah,

      El Nido é o principal destino, mas gostei bastante também de Sabang. Quando eu fui, a única rota era através de Puerto Princesa, então subi conhecendo alguns lugares. Mas hoje existem outras opções. Eu recomendo pelo menos 5 dias inteiros em El Nido, então você terá tempo de sobra para explorar mais. Coron, a ilha visita, também vale bem a pena.

      Abraços

  2. Marco Aurélio de Oliveira

    Meu caro Guilherme, gostei muito do seu Blog, muito bem feito!
    Então, eu já tenho um pouco mais de 60 anos, sou esportista e adoro viajar. Estou planejando conhecer as Filipinas com minha esposa, uma viagem em torno de três semanas.
    Nós preferimos viajar com uma empresa de turismo local, de preferência com guia nos pontos turísticos que tenha o que explicar e assessorar, falando inglês ou espanhol, até porque as Filipinas foram dominadas pelos espanhóis por muitos anos.
    Poderia ser com uma empresa local de Manila ou de outra cidade das Filipinas.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar e me indicar uma empresa de turismo da região?
    Antecipadamente lhe agradeço e aguardo retorno.
    Marco Aurélio

  3. Guilherme, seu site é incrível. Muitas dicas, fotos e experiências.
    Estou indo para Filipinas em Março, gostaria de conversar com você, principalmente sobre Palawan. É minha terceira viagem para a Ásia. Se puder me mandar um e-mail, eu agradeço. Abraços!!

  4. bom dia , gostaria de conhecer filipinas ,voce pode me informar se la tem muitos brasileiros , restaurantes etc ? é necessário falar bem o ingles ou com o basico dá obrigado…

    • Oi Clayton,

      Não existem muitos brasileiros, mas depende de você saber se consegue se virar com seu nível de inglês. Conheci muita gente que viaja bastante apenas com o básico, mas é assim que se aprende. Além disso, existem aplicativos de celular para traduzir frases, isso ajuda muito.

      Abraços

      • Em Manila existem muitos brasileiros sim… falo isso pq estou aqui agora e já conheci vário! hahahaha.

        Ingles basico dá pra se virar, mesmo pq é dificil entender oq eles dizem mesmo…

  5. Oi Guilherme, estou fazendo pesquisa sobre Filipinas e adorei as suas dicas. Poderia me ajudar com algumas questões?
    – ficar 1 dia em Manila para visitar o vulcão Taal é algo surpreendente ou posso pegar um vôo direto para Puerto Princesa e depois uma van para Sabang? Passaria um dia conhecendo Sabang e o Rio Subterrâneo e no dia seguinte iria para El Nido. Depois de 2 dias em El Nido iria para Coron via barco e passaria 1 dia inteiro lá. E depois Coron – Manila – Sri Lanka. Acha que está legal? Entre Coron e Boracay, o que vale mais a pena? Muito obrigada, Carol

    • Oi Carol,

      Adoro altitude e o vulcão é um lugar bem diferente. Como vc tem poucos dias, acho que vale mais a pena ir direto para Palawan. Um dia a mais em El Nido ou Coron farão muita diferença.

      Recomendo esse roteiro:
      – 1 noite Puerto Princesa: dependendo do horário do voo, precisará de pelo menos 1 noite em Puerto Princesa, para ir ao escritório e conseguir a permissão para ir ao Rio Subterrâneo por conta própria, pagar as taxas e tal. Se for direto para Sabang não vai conseguir isso lá. Se contratar um passeio para o Rio que sai de Puerto Princesa, eles são de bate e volta, ou seja, chegam em Sabang no meio da manhã, quando já tem uma boa fila, vc vai perder horas esperando.
      – 2 noites Sabang: depois de conseguir a permissão, na manhã seguinte pegue a van para Sabang. Aproveite o dia, a praia é boa e tem passeio num outro rio. No próximo dia, acorde cedo para pegar os primeiros barcos que seguem para o Rio Subterrâneo…sem filas. Se gostar de fazer trilhas, volte pela Monkey Trail. Tem uma tiroleza animal no final da trilha. No dia seguinte, van para El Nido (compre o ticket em Puerto Princesa para garantir).
      – Pelos menos dois dias inteiros em El Nido. Se tiver mais, melhor…os passeios de barco são incríveis. Já procure se informar sobre o barco para Coron, acho que não são diários.

      Boracay é mais turístico, resorts, restaurantes. O lugar é lindo, mas Palawan é melhor. Na minha opinião né, que prefiro lugares mais rústicos, praias intocadas.

      Espero ajudar. Se tiver dúvidas, só escrever.

      Beijos

      • Muito obrigada pela ajuda 🙂 Já adaptando meu roteiro com quem conhece 🙂 Bjs

        • Oi Guilherme, você acha que a divisão do roteiro ficou legal?
          2/12/2013: MANILLA – PUERTO PRINCESA – EL NIDO (05 horas)
          3/12/2013: EL NIDO
          4/12/2013: EL NIDO
          5/12/2013: EL NIDO
          6/12/2013: Barco de El Nido para Coron (8 horas)
          7/12/2013: CORON
          8/12/2013: CORON
          9/12/2013: CORON
          10/12/2013: CORON – MANILA – SRI LANKA (Colombo)
          Bjs

  6. Anne Oliver

    Proximas féerias : Filipinas!

  7. Pesquisando sobre Asia..mais por Filipinas,encontrei suas dicas..Obrigada Guilherme!!

  8. Ana Vilanova

    Adorei as dicas…estou indo para as Filipinas , Boracay e muito animada com a viagem. Sabe me dizer qual a temperatura da agua em Março? Obrigada

    • Oi Ana,

      Estive nas Filipinas em fevereiro e o clima estava perfeito, com temperatura da água provavelmente perto dos 26 °C. Vc vai adorar a culinária, simpatia do povo e as paisagens…um dos meus destinos de praia favorito.

      Obrigado pela visita, Até + !!!

  9. Oi Guilherme, curti seus comentários! Sou argentino moro aqui em São Paulo, queria saber se Filipinas, e um bom lugar para morar? Obrigado tudo de bom pra você na suas aventuras!

    • Oi Esteban,

      Conheci mais a fundo a ilha de Palawan. É um estilo de vida bem simples, não existem grandes empresas e o turismo ainda não é tão desenvolvido como em outros países da Ásia.

      Adorei o país e foi de longe meu destino preferido no sudeste asiático, para o turismo é perfeito. Eu poderia passar meses por lá, visitando as ilhas, conhecendo praias e as pessoas. Eu não moraria, pois não há muita infra-estrutura…a capital Manila, por exemplo, é uma das piores cidades que já visitei. Por outro lado, não se vê violência e é tudo bem tranquilo.

      Espero ter ajudado. Obrigado pela visita.

      Até + !!!

  10. Isaac oliveira

    Olá.
    Já acompanho via facebook. As tuas dicas são ótimas.
    Sucesso e Paz.
    Isaac (BLAU JONES ) Oliveira.

  11. Mirella - mikix10

    Que legal!!! A Filipinas esta no topp da minha lista de viagens…
    Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *