Início / Américas / América do Sul / Chile / Transporte público e como se locomover em Santiago

Transporte público e como se locomover em Santiago

Santiago é uma cidade que sempre foi destino bastante procurado por brasileiros, que ficam ainda mais motivados ao saberem de todas as suas qualidades como metrópole, o que facilita muito a vida dos turistas. É verdade que a maioria deles prefere se locomover de taxi, pois os valores das corridas são aceitáveis, mas saiba que o transporte público de Santiago é excelente e supre perfeitamente a necessidade dos visitantes.

O sistema de transporte público de Santiago é chamado de TranSantiago e integra as linhas de ônibus (os “micros”) e de metrô. É um dos melhores sistemas de transporte público da América Latina, então deixe a preguiça de lado, confira as dicas e aproveite!

Planeje sua viagem => Encontre as melhores ofertas de hotéis em Santiago

As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

 

Como comprar a passagem e cartões bip!

Transporte público de Santiago

A maneira mais rápida e eficiente de se locomover em Santiago, no Chile, é utilizando o TranSantiago e comprando o cartão Tarjeta Bip! Com este cartão pré-pago, você possui 2 horas a partir da primeira viagem para pegar mais 2 transferências (com direito a apenas um metrô) por até $720 CLP (pesos chilenos) sem cobrança adicional. A tarifa que você paga varia com meios transportes que usa e com o horário.

O cartão custa $1.350 CLP e pode ser comprado e recarregado em qualquer estação de metrô ou qualquer loja que possua a logo do bip!. Você pode ver as tarifas aqui no site da TranSantiago.

Bilhetes para o metrô podem ser comprados de forma avulsa, com dinheiro, sem a necessidade do do cartão bip, mas para utilizar os ônibus você precisa necessariamente possuir o bip, para passá-lo na máquina localizada na parte dianteira do ônibus.

Leia mais => 11 dicas de ouro para você que está embarcando para o Chile

 

Mapa impresso

Caso você não tenha acesso à internet ou prefere as coisas à moda antiga, considere comprar um mapa impresso para se localizar melhor pela cidade. Existe um chamado “MapCity” que você encontra em praticamente qualquer banca de jornal e custa aproximadamente $3.990 CLP. Nele, você encontrará mapas da cidade, mapa do metrô e uma lista de todas as ruas da cidade.

A única coisa que falta neste mapa é mais informação sobre o sistema de ônibus e, para alguns locais como Plaza Ñuñoa e Estadio Nacional, você precisará deles para chegar lá.

 

Site e mapa da TranSantiago

A TranSantiago distribui mapas impressos das linhas de ônibus e metrôs e você pode pegá-los nos centros de informações da empresa espalhados pela cidade ou pelo site, clicando aqui.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Pelo site, também é possível fazer o planejamento do seu trajeto. A página só possui versão em espanhol, mas mesmo que você não entenda muito bem o idioma, com um esforço dá para se virar e achar a informação que você deseja. Nesta opção, você coloca o seu local de origem e o destino e o site mostra o trajeto através do transporte público. Para ver este serviço, veja na aba Planifica tu Viaje.

Outra forma de possuir um mapa e planejar seus trajetos é através do aplicativo Moovit (possui versão em português e está disponível de graça na Google Play, iTunes Store e para Windows Phone, indicado pela própria TranSantiago.

 

Metrô

Como se locomover em Santiago
Metrô de Santiago | Foto: Fernando Varas, via Wikimedia Commons.

O sistema de metrô em Santiago (Veja o mapa aqui) é um dos mais eficientes da América Latina, com 5 linhas conectadas que abrangem diversas áreas da cidade. Só pense duas vezes se você for utilizá-lo nas horas de pico, entre 7h e 9h, principalmente se estiver indo para El Centro ou Providencia, pois costuma ser bastante cheio.

Dentro das estações de metrô, você encontrará mapas da rede. Uma vez que você descobriu a linha e direção que irá seguir, passe o cartão bip e siga seu caminho. Para fazer transferências de linhas, siga as placas “Cambiar a (nome da linha e sentido)”.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Fique atento para o horário de fechamento das estações ao voltar para o local que está hospedado, pois a grande parte delas fecha entre 22h e 23h.

Vai viajar? => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

Ônibus

O sistema de ônibus em Santiago é um pouco diferente do sistema encontrado na maioria das cidades brasileiras. Apesar de parecer um pouco complicado, existem lugares que você não conseguirá ir de metrô e possivelmente quererá ir de ônibus.

A maior parte dos ônibus que você usará são os brancos com uma faixa verde diagonal: são os que mudam de zona (as zonas são definidas no mapa da TranSantiago).

Já os ônibus locais (que permanecem na mesma zona) possuem a mesma cor da zona que circulam (de acordo com o mapa).

Os maiores pontos de ônibus são localizados perto das estações de metrô, e geralmente possuem uma placa com a lista das linhas que passam por lá. Outra coisa que ajuda é que os ônibus vêm com uma lista das principais ruas nas quais ele passa.

Leia também => O aeroporto e como ir ao centro de Santiago

 

Táxis

Taxis em Santiago
Taxis em Santiago | Foto: Mariordo, via Wikipedia Commons.

Os táxis normais da cidades são amarelos em cima e pretos embaixo. Os motoristas de táxis em Santiago são conhecidos por tentar dar golpes em estrangeiros, então tome cuidado. Uma forma mais segura de pegar táxi é através das radiotaxis, que você pode pedir diretamente na recepção do seu hotel.

Alguns hotéis, como o Plaza San Francisco localizado no centro de Santiago, possuem um taxi exclusivo para os hóspedes, então basta ligar ou enviar uma mensagem para o motorista, que ele te buscará no local combinado.

 

Ônibus Hop On Hop Off

Ônibus turístico de Santiago

Aqui em Santiago também é bastante comum o sistema de ônibus turístico, conhecido como hop on hop off. Você pode subir e descer quantas vezes quiser durante o percurso, entre 09:30h e 18:00h, visitar o que lhe interessa e continuar o roteiro pegando algum dos seguintes ônibus que passam aproximadamente a cada 30 minutos em cada um dos pontos.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Caso prefira ficar no ônibus para ouvir todo o áudio que conta a história da cidade, o trajeto demorará aproximadamente 2 horas para voltar ao mesmo ponto onde você começou o city tour.

Ônibus turístico => Reserve diretamente no site da Turistik

 

O transporte público de Santiago

O sistema de transporte público de Santiago realmente funciona muito bem, principalmente porque as linhas de metrô dão acesso aos principais pontos turísticos da cidade. Na minha opinião, o ideal é utilizar o combo de metrô + taxi, para agilizar seus dias na capital do Chile.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Encontre as melhores ofertas de hotéis em Santiago

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios no Chile | Seguro de Viagem


Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se tiver dicas sobre como se locomover em Santiago, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!


A viagem foi patrocinada, um convite da B4T Assessoria e Valle Nevado, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

2 Comentários

  1. Post super útil e detalhado como sempre! Queria ter tido um post desse como guia quando fui à Santiago…
    Enfim, quando estive em Santiago andei bastante de metro e algumas vezes, por necessidade, de táxi. Como o hotel era do lado de uma estação do metro essa era a melhor opção, e como Santiago é uma cidade tranquila (pelo menos nos pontos turísticos) muitas vezes ia de metro até algum ponto perto do que gostaria e depois ia caminhando e conhecendo a cidade até o destino, além de barato achei o metro seguro, mesmo à noite. Fui algumas vezes até o Pátio Belavista, para restaurante ou bar, e ia de metro e na volta, por causa do horário voltava de táxi.
    Soube até que para a vínola Concha y Toro por exemplo uma das opções mais baratas é metro+táxi, infelizmente já tinha comprado o passeio por uma agência, e só soube disso depois, não me lembro os valores, mas era uma diferença bem grande de preço. Vale a pena pesquisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *