Trabalho home office: tudo o que você precisa saber

por Guilherme Tetamanti

Trabalho home office: tudo o que você precisa saber

Se libertar da rigidez de horários, evitar pegar trânsito nos deslocamentos, poder viajar enquanto trabalha. Essas são apenas algumas das vantagens do trabalho home office, prática que tem crescido cada vez mais e se tornado o sonho de muita gente. Um dos principais objetivos de quem opta por mudar seu modelo de trabalho, é conseguir aproveitar melhor seu tempo e até viajar enquanto trabalha. Para ajudar quem deseja embarcar nesse novo estilo de vida, preparei um post com dicas de como trabalhar em home office.

O crescimento desse modelo se deve principalmente à tecnologia. A internet, com seus diversos aplicativos e ferramentas, possibilitaram que muita gente não precise mais bater ponto em um escritório convencional. Claro que não são todas as profissões que possibilitam esse tipo de trabalho, mas a cada dia, mais empresas e profissionais têm aderido a esse novo modelo. O home office é também a escolha dos chamados nômades digitais, pessoas que optam por trabalhos remotos enquanto viajam o mundo, empreendedores que descobriram como ser feliz no trabalho.

 

O que é trabalho home office?

Trabalho home office e freelancer

Mas afinal, o que é trabalho home office? Resumidamente é qualquer trabalho remoto, que pode ser realizado em um ambiente alternativo ao da empresa, seja sua casa ou qualquer outro lugar que o profissional esteja. Obviamente é necessário ter acesso às ferramentas de trabalho, geralmente computador e internet.

Não necessariamente precisa ter vínculo com alguma empresa. Eu, por exemplo, tenho o blog e outros sites, minha própria empresa. Porém, escolhi que não teria endereço fixo, nem meus colaboradores, para trabalharmos de qualquer lugar do mundo onde haja boa conexão com a internet.

 

Quais as formas de trabalhar em home office

Existem duas maneiras de efetivamente trabalhar em casa. A primeira é sendo um empreendedor digital ou autônomo, onde o profissional é dono do próprio negócio ou recebe por trabalhos de freelancer. A segunda forma é trabalhar em uma empresa que autorize seus funcionários a trabalharem remotamente, pois enxergam ganhos de produtividade. Nestes casos, é muito comum que o profissional tenha dias em que deve comparecer à empresa para reuniões e encontros.

 

Dedicação é o segredo do home office

Como ser freelancer
Trabalhando durante viagem a Africa do Sul.

Se você quer trabalhar em home office, provavelmente já teve a percepção de que poderá dormir até tarde, tomar uma cervejinha ou ir ao cinema no meio da tarde, curtir uma praia se estiver viajando, etc. Isso pode até acontecer, mas terá que ralar muito para chegar lá!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para um profissional obter sucesso e ter produtividade com este modelo de trabalho, seja sendo funcionário ou com seu próprio negócio online, é preciso ter muita disciplina e dedicação. Sabe a sua geladeira, TV e redes socais? Caso você não tenha foco para se afastar dessas tentações, a probabilidade de dar certo será bem maior.

Estabeleça uma hora para começar e terminar o expediente, organize seu espaço de trabalho e gerencie o andamento das tarefas para não deixar tudo para a última hora. São apenas algumas dicas!

 

Principais desvantagens do home office

Trabalhar em home office não é simples. Saiba que existem sim alguns pontos negativos e muitas pessoas não se adaptam. Entre as desvantagens de trabalhar em casa, estão:

  • Isolamento: por não haver a rotina de ter que sair de casa diariamente, quem faz home office acaba tendo contato com menos pessoas no seu dia-a-dia. Isso pode trazer um grande desgaste na relação familiar, uma vez que as pessoas ficam mais tempo em casa;
  • Sazonalidade: caso você esteja pesquisando sobre como ser freelancer, saiba que outra desvantagem é a sazonalidade dos trabalhos. É essencial entender que em alguns meses você poderá ter vários trabalhos diferentes, e no mês seguinte nenhum. Reduzir os gastos e ter um bom planejamento financeiro, é fundamental;
  • Trabalhar demais: quem está de fora geralmente não se dá conta disso, mas grande parte das pessoas acaba trabalhando bem mais do que o normal, principalmente quem abre seu próprio negócio. Apesar de teoricamente definirem a hora do expediente, a gana de fazer o negócio prosperar acaba fazendo com que o trabalho muitas vezes atravesse madrugadas e finais de semana, sem hora pra acabar. É preciso ter disciplina e consciência, para que o trabalho não afete a saúde e o lado pessoal.

 

Principais vantagens do home office

Por outro lado, o home office tem várias vantagens. Se você souber lidar direito com este modelo de trabalho, elas serão infinitamente maiores que as desvantagens. Você terá flexibilidade de horários, adequando sua rotina aos turnos que rende mais. Há pessoas que preferem começar o expediente bem cedinho, outras rendem mais no período noturno, por exemplo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Outra vantagem é se livrar do estresse e dos gastos para fazer grandes deslocamentos todos os dias, enfrentando o trânsito pesado dos horários de pico. Trabalhar em casa pode ajudar na concentração e produtividade, uma vez que não haverá interrupções de colegas de trabalho, reuniões a todo momento, etc. Para isso é importante deixar claro dentro que casa, qual o seu espaço e horário de trabalho.

Para mim, o mais incrível é poder escolher meu local de trabalho, que pode ser minha casa, um espaço de co-working, e até mesmo um apartamento alugado ou quarto de hotel em uma cidade que desejo conhecer. Como isso era um sonho e se tornou realidade em minha vida, acabei escrevendo um artigo sobre os empregos para viajar pelo mundo, onde listei algumas formas de ganhar dinheiro sem ter um emprego fixo.

 

Conclusão

“Guilherme, quero trabalhar em home office, quero trabalhar como freelancer, quero ser nômade digital, como começar?”. Antes de embarcar nessa, saiba que home office não significa trabalhar pouco, e nem todos conseguem se adaptar. Porém, se você tiver disciplina e aprender a administrar bem o tempo, seu dia renderá muito mais. Consequentemente, passará a ter mais tempo e liberdade para fazer o que gosta, e assim aprender a ser feliz com seu trabalho.

Minha experiência é com empreendedorismo online, então descrevi minha realidade sobre como ser um nômade digital. No artigo falo mais sobre como aprendi a criar um negócio automatizado que roda mesmo quando estou viajando.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, não deixe de fazer um comentário abaixo. Te responderei pessoalmente, pois faço questão de ajudar 🙂

Até sempre!!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Leonardo Silva

    Muitissimo obg pelo comentario e ajuda. Sucesso!

  2. Leonardo Silva

    Guiherme, vcs sabe se existe alguma regulamentacao com relacao ao fato de se trabalhar em outro pais por ser Home Office mas recebendo salario no Brasil? Algo que se refere a evasao de divisas? Algo que infliga as leis de impostos e taxas? Agradeco pela atencao

  3. Guilherme Tetamanti

    Oi Leonardo, Se você recebe salário de uma empresa brasileira, então seu domicílio fiscal é o Brasil, onde você deve declarar sua renda. Não importa se você gasta em outro país. A partir do momento que você começar a receber dinheiro em moeda estrangeira, você deve declarar também no Brasil se o valor for substancial. Ou abrir outro domicílio para pagar impostos em outro país. Abraços

  4. Karina

    Oi Guilherme, Gostei muito da sua matéria sobre o trabalho home office, encontrei esse artigo por acaso, pois escrevi no google preciso de outro emprego rsrs, atualmente estou empregada graças a Deus, pois devido a crise em que vivemos no Brasil isso seria um motivo de agradecer e ser Feliz, sou muito grata mas Feliz nem tanto, pois nunca de fato me encontrei em um emprego que me faça totalmente feliz e motivada... Apesar disso tenho medo de me arriscar e trocar o certo pelo duvidoso, mas talvez como sua experiência você pode me contar como vez para dar esse primeiro passo e o que eu preciso para fazer para conseguir esse emprego dos sonhos onde você tem tempo de viver e viajar pelo mundo todo, alias quase não viajei e sinto uma tristeza por isso, pois acredito que viajar traz muito benefício para a vida! Enfim é isso, espero que você me responda algum dia rs

  5. Guilherme Tetamanti

    Oi Karina, Finalmente respondendo. Nossa, minha história é longa e comecei com o blog mesmo. Foram 5 anos de trabalho até conseguir me manter através dele. Conto um pouco aqui, mas agora estou conseguindo ajudar mais as pessoas através da Travel Conference. Abraços