Conheça os templos mais bonitos do mundo

Conheça os templos mais bonitos do mundo

Qualquer que seja o seu credo, visitar os templos mais bonitos do mundo colocará você em contato com algo que jamais imaginou.

Mesmo que não seja pelo significado espiritual, incluir esses lugares no seu próximo roteiro de viagem garante, no mínimo, vistas exuberantes e arquiteturas de deixar o queixo caído.

Fui buscar os templos que mais chamam a atenção ao redor do mundo, o que dá a você também a oportunidade de conhecer lugares que, talvez, você nunca tenha pensado em visitar. A maioria está e países da Ásia, cujas nações sempre tiveram um grande apreço por templos bonitos e grandiosos.

Assim, como já era de se esperar, os templos budistas estão entre os mais visitados e bonitos do mundo e também fazem parte desta lista.

Conhecer os templos mais bonitos do mundo vale a pena tanto para observar as suas arquiteturas únicas como, também, para ver a forma que o Ocidente se relaciona com o divino. Tenho certeza que você vai se apaixonar por cada uma das construções citadas neste artigo.

Planeje sua viagem => Seguro viagem

Melhores ofertas de hotéis pelo mundo »

 

Templos mais bonitos do mundo

Vamos conhecer a fundo esses lugares maravilhosos e cheios de boas energias? Recomendo escolher um por vez entre os templos mais bonitos do mundo para visitar nas suas próximas viagens de férias. Assim, dá para conhecê-los bem e absorver melhor sua cultura e a sabedoria do seu povo:

  • Templo Dourado (Harmandir Sahib), Índia
  • Templo Gawdawpalin, Myanmar
  • Mesquita do Xeque Zayed, Emirados Árabes
  • Templo do Céu, China
  • Templo Branco (Wat Rong Khun), Tailândia
  • Shwedagon Pagoda, Myanmar
  • Conjunto de Prambanan, Indonésia
  • Seiganto-Ji, Japão
  • Paro Taktsang, Butão

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours guiados pelo mundo »

 

Visite os templos mais bonitos do mundo

Templo Dourado (Harmandir Sahib), Índia

Templo Dourado é o lar da religião Sikh | Foto: Ken Wieland, via Wikimedia Commons.

O Templo Dourado (cujo nome original é Harmandir Sahib), na Índia, é lindo por muitos motivos. Além de impressionante – um prédio dourado e imponente sentado no meio de uma piscina sagrada -, ele é o lar da religião Sikh.

Se você não conhece, essa é uma religião extremamente inclusiva, amigável e acolhedora. Ela está baseada na premissa fundamental de que todos são iguais e merecem ser tratados como tal.

Toda essa vibe de gentileza e inclusão é o que faz o templo funcionar. Ele é mantido por voluntários e ali você pode fazer visitações e comer de graça. O lugar é tão querido que fiéis costumam dormir no chão  ao redor do templo só para ficar mais perto dele.

Uma dica: sem dúvida, vale a pena ficar de olho para quando o sol bater no templo. A maneira como o sol reflete o exterior dourado é inacreditável.

Programe-se => City Tour Amritsar com visita ao Templo Dourado

 

Templo Gawdawpalin, Myanmar

Templos budistas no Brasil
Gawdawpalin é um templo budista | Foto: Jialiang Gao, via Wikimedia Commons.

Segundo templo mais alto de Bagan, em Myanmar, e um dos templos mais bonitos do mundo. O Gawdawpalin é um templo budista que foi construído entre os séculos 12 e 13, no reinado de Narapatizithu.

Até hoje, ele é usado para meditações e rituais budistas, o que o torna um lugar de calma e serenidade. No total, ele tem 55 metros de altura, o que, por si só, chama a atenção.

Além disso, possui uma arquitetura que traduz o período de abundância em que foi construído. Em seu interior, muitos dos murais originais desgastaram com o tempo.

No entanto, as imagens de Buda seguem imponentes – assim como o muro que cerca a construção, guardado de um dos lados por dois grandes leões de pedra. No roteiro, você pode fazer um tour pelos templos antigos de Bagan.

Economia => Hotéis com melhores preços em Bagan

 

Mesquita do Xeque Zayed, Emirados Árabes

Templos mais bonito Emirados Árabes
Mármore e ouro adornam a mesquita.

Os Emirados Árabes são conhecidos pela ostentação – e isso se estende até aos seus templos. Tanto que a Mesquita do Xeque Zayed é considerada uma das construções mais bonitas da região.

O prédio é absolutamente deslumbrante, e, tal qual uma verdadeira atração turística, pode ser visitado de graça por estrangeiros. Exige-se, no entanto, que sejam usadas vestimentas adequadas.

Por isso, não esqueça de checar as regrinhas antes de sair do hotel. Mas, se isso acontecer, também não tem problema, visto que eles oferecem vestimentas extras para quem estiver com roupas inadequadas.

Vale a pena fazer uma excursão a Mesquita do Xeque Zayed, construída em mármore, ouro, cristais Swarovski e vidros Murano. Aliás, ali dentro você também encontra o maior tapete persa do mundo, completando com perfeição a decoração impecável do lugar.

Tão impressionante, a mesquita pode ser vista de vários lugares da cidade e abriga mais de 40 mil fiéis. E é, assim, um dos templos mais bonitos do mundo.

Confira => Tour a Grande Mesquita e Museu do Louvre de Dubai

 

Templo do Céu, China

Templos mais bonitos da China
Templo do Céu é um dos mais belos da China | Foto: 高建宇, via Wikimedia Commons.

Não é sem motivo que o Templo do Céu, em Pequim, na China, é considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Ele fica dentro de um parque, e o que mais chama a atenção é a sua arquitetura circular.

O templo foi construído no século 15 e reconstruído durante os anos 1880, e é considerado um dos prédios mais bonitos de toda China. Era usado, principalmente, para orações do imperador durante o período de colheitas.

   
   

Por fim, uma curiosidade: durante a sua construção, não se usou nenhum prego ou parafuso. Ele foi inteiro montando via uma complexa estrutura de encaixes que representam tanto as quatro estações quanto os 12 meses do ano.

Saiba mais => Ingresso em fila para o Templo do Céu

 

Templo Branco (Wat Rong Khun), Tailândia

Templos mais bonitos da Tailândia
Prédio custou U$ 1 milhão | Foto: Hans-Jürgen Neubert, via Wikimedia Commons.

Pense em um projeto muito elaborado (e caro!). Esse é o Templo Branco, visita imperdível para quem vai viajar para Chiang Rai, na Tailândia. Desenhado por um artista contemporâneo chamado Chalermchai Kositpipat, o prédio custou 1 milhão de dólares.

Mas tudo isso teve um propósito: transformar o lugar em um espaço de ensino e aprendizado de meditação e das práticas budistas com um viés moderno.

Acredite, apesar de já poder ser visitado e ter uma arquitetura para lá de impressionante e chamativa, ele ainda não está concluído.

A previsão é que termine de ser construído totalmente em 2070. Fique atento às paredes quando visitá-lo, já que contam a história recente da humanidade.

Tour => Ingresso sem fila para o Templo Branco

 

Shwedagon Pagoda, Myanmar

Templos mais bonitos do mundo: Mianmar
Templo que é decorado com ouro | Foto: သူထွန်, via Wikimedia Commons.

Pois é, já deu para perceber que Myanmar é um país de ostentações quando o assunto são templos. Shwedagon Pagoda não fica atrás – tanto que é considerado o mais impressionante do Sudeste Asiático e é, sem dúvida, um dos templos mais bonitos do mundo.

Reza a lenda que, também, é um dos mais antigos templos do mundo, tendo sido construído há 2600 anos. Porém, indícios históricos dizem que a construção foi feita entre os séculos 6 e 10.

O que mais direciona o olhar aqui é a estupa dourada de 98 metros de altura, que é, acima de tudo, coberta com placas de ouro. É daí, aliás, que vem o nome do lugar, já que “Shwe” significa “ouro” na língua local.

É, sem dúvida, um marco do budismo e acredita-se que em seu interior estão guardadas relíquias de quatro antigos budas, incluindo um pedaço das vestimentas de Kassapa Buddha.

Dica => Onde se hospedar em Myanmar

 

Conjunto de Prambanan, Indonésia

Templos hinduístas mais visitados
Conjunto é uma homenagem à Shiva | Foto: CEphoto, via Wikimedia Commons.

Assim como o templo chinês que citei anteriormente, o Conjunto de Prambanan, na Indonésia, é um Patrimônio da Humanidade da Unesco.

É um templo hinduísta, construído no século 10 e considerado o maior da Indonésia em homenagem à Shiva, um dos deuses supremos. No total, são três grandes construções que se complementam, cada uma dedicada à uma das três grandes divindades hinduístas (Shiva, Brahma e Vishnu).

Elas são finalizadas com uma arquitetura muito elaborada, que conta a história do livro sagrado de Ramáiana.

Veja => Hotéis na Indonésia

 

Seiganto-Ji, Japão

Templos mais bonitos do mundo: Japão
Templo está localizada em meio à natureza.

Localizado pertíssimo da maior cachoeira do Japão, o templo de Seiganto-Ji fica, surpreendentemente, no meio da floresta e é um refúgio para os estudiosos e adeptos do Tendai, uma vertente do budismo que acredita em uma existência constantemente em mudança.

Além de uma vista impressionante, o lugar é o centro de duas rotas de peregrinação: a trilha do templo Saigaku e a do icônico e antigo Kumano Kodo.

   
   

Isso faz com que este templo específico seja um dos únicos (são apenas dois!) a fazer parte da lista de Patrimônio Mundial de Peregrinação Sagrada da Unesco. Então, se você for para o Japão não deixe de dar uma passadinha lá!

Pesquise => Hotéis no Japão

 

Paro Taktsang, Butão

O que fazer no Butão
Paro Taktsand é impressionante | Foto: Douglas J. McLaughlin, via Wikimedia Commons.

Um templo na beira da montanha? Sim, isso existe! É o que acontece com o Paro Taktsand, na região de Paro.

Para chegar, você precisa seguir um único caminho: uma trilha que passa por cachoeiras, rodas de oração, e uma casa tibetana de chá com uma vista que você nunca mais vai esquecer.

A história conta que o guru responsável por trazer o budismo ao Butão, Padmasambhava, meditou por três anos nas cavernas de Paro Taktsang depois de ser levado até lá por uma tigresa mágica. Ademais, a lenda rendeu um apelido ao local: Ninho do Tigre.

Imperdível => Tour cultural de 10 dias no Butão

 

Dicas dos templos mais bonitos do mundo

Templos mais belos do mundo
Visitar os templos do mundo ensina sobre espiritualidade, história e arquitetura.

Assim como visitar igrejas mundo afora, conhecer os templos mais bonitos do mundo é uma forma de buscar uma conexão com o divino através de um novo olhar.

É comum essas construções contarem, com suas arquiteturas elaboradas e muito diferentes do que vemos no Ocidente, histórias relacionadas às crenças que representam, o que torna as visitas ainda mais enriquecedoras.

Certamente, como deu para perceber, o lado ostentação não fica de fora. Fazer tours por lugares construídos com ouro, baseados em projetos milionários é um atrativo – e que alimenta a nossa curiosidade!

Mas, o principal é que essas construções históricas são um belo estímulo para conhecer países asiáticos que nem sempre estão na nossa rota.

Vale a pena buscar nesses destinos momentos de paz, meditação e reflexão. É uma forma de de conexão consigo mesmo, que é completada com belos cenários e prédios impressionantes dos templos mais bonitos do mundo! E se você se interessa pelas igrejas mais bonitas do mundo, leia também o post do link.

Confira esse vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo da Indonésia sobre a cultura e herança da Indonésia, país com muitos templos.

E aí, quais dos templos apresentados aqui você visitaria? Deixe sua opinião!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *