8 sítios arqueológicos mais visitados do mundo: Surpreenda-se!

por Marcela De Mingo

8 sítios arqueológicos mais visitados do mundo: Surpreenda-se!

Existem muitas razões para conhecer os sítios arqueológicos mais visitados do mundo, e todos eles têm a ver com o quão maravilhoso é sabermos mais sobre a história do mundo e, em consequência, nossa própria história.

Ao redor do mundo existem diversos lugares registrados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco ou que ficaram preservados por sua importância cultural e que são marcos importantíssimos da nossa evolução como espécie.

Assim, acabaram se tornaram destinos de viagem queridinhos de quem ama estudar a forma como mudamos ao passar dos séculos. Por isso, selecionei lugares que são pontos turísticos mais famosos do mundo por causa da sua história.

São sítios arqueológicos, cidades medievais, ruínas. Cada, cada uma revelando em detalhes um momento específico da humanidade.

Como você pode imaginar, muitos deles são ligados a antigos impérios, têm uma conexão forte com o religioso ou ainda retratam a forma como reis e rainhas viviam e se relacionavam com os súditos.

Uma dica é sempre contar com o guia local, uma vez que eles passam informações que deixam a visita ainda mais interessante. Conheça agora 8 dos sítios mais incríveis do mundo e escolha seu preferido para as próximas férias.

Planeje sua viagem => Seguro viagem

Melhores ofertas de hotéis do mundo »

 

Sítios arqueológicos mais incríveis do mundo

  • Angkor Wat, Camboja
  • Alhambra, Espanha
  • Bagan, Mianmar
  • Pamukkale, Turquia
  • Gérasa, Jordânia
  • Xian, China
  • Tulum, México
  • Pompéia, Itália

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours guiados pelo mundo »

 

O que fazer nos sítios arqueológicos

Angkor Wat, Camboja

Sítios arqueológicos mais visitados do mundo
Angkor Wat era o centro do Império Khmer.

Você já ouviu falar dos templos de Angkor Wat? Um dos sítios históricos mais antigos do planeta, ele é um “blockbuster” quando o assunto é visitas históricas: mais de 2 milhões passam pelo lugar anualmente, no Camboja.

O que nos leva ao primeiro ponto: tenha paciência e chegue antes dos grandes grupos de turistas ou fique até tarde para pegar os templos menos cheios. Isso é imprescindível para você aproveitar ao máximo.

Angkor Wat era o centro do Império Khmer, que dominou boa parte do Sudoeste da Ásia. Isso aconteceu há milhares e milhares de anos. O império logo caiu em desgraça, mas não sem antes construir diversos templos e lindos prédios que, depois, foram reclamados pela natureza.

Assim, o que você vai encontrar são ruínas incríveis tomadas por árvores e vegetação, o que deixa o cenário ainda mais bonito. Você vai entender porque Angkor Wat está na lista de lugares mais bonitos do mundo.

Além disso, recomendo uma excursão para ver o pôr do sol em Angkor Wat. E para saber como chegar em Angkor Wat leia sobre Siem Reap, a porta de entrada dos templos.

Lista => Hotéis no Siem Reap

 

Alhambra, Espanha

Imagens de sítios arqueológicos
Lugar é uma mistura de cidade medieval murada com castelo.

Os fãs de cultura medieval têm um prato cheio em Alhambra, na província de Granada, na Espanha. O lugar é uma mistura de cidade medieval murada com castelo e é conhecido como místico. Perfeito para a lista de sítios históricos do mundo, existem tours guiados incríveis em Alhambra.

É também uma das heranças dos muçulmanos durante a sua passagem pela Europa, sendo o último ponto de resistência árabe na Península Ibérica, antes de cair sob o domínio dos reis católicos no final dos anos 1.400.

Quem admira arquitetura precisa ficar atento aos complexos sistemas de água e refrigeração que ainda funcionam. Boa parte da sua estrutura original ainda guarda a essência da cultura mourisca (espanhóis muçulmanos).

Porém, é possível ver também uma tentativa de adaptar o espaço ao cristianismo. O Palácio de Carlos V, por exemplo, é uma construção renascentista que fica deslocada do restante da cidade. Para saber mais, leia o post sobre viajar para Granada.

Confira => Hotéis perto de Alhambra

 

Bagan, Myanmar

Sítios históricos famosos
Cidade está cada vez mais à mercê dos ventos fortes e corrosivos.

Para conhecer Bagan, é melhor correr. A cidade de Myanmar está cada vez mais à mercê dos ventos fortes e corrosivos e do rio, cuja corrente não para de subir. Tudo isso colabora para a deterioração da cidade  que é um sítio histórico.

Bagan (antigamente chamada de Pagan) já foi lar de mais de 13 mil templos diferentes, mas, hoje em dia, abriga apenas 3 mil em bom estado.

Um dos mais famosos é Ananda, que conta com uma torre de 50 metros de altura e uma decoração repleta de budas. Os pontos turísticos mais bacanas estão ligados aos templos e você pode fazer um incrível tour privado aos templos de Bagan.

Aliás, uma dica de ouro é visitar os pagodes liberados para a visitação (são cinco, no total) logo cedo e aproveitar para o ver nascer do sol sobre as planícies, antigos templos e vegetação local.

Confira => Hotéis em Bagan

 

Pamukkale, Turquia

Sítios arqueológicos imperdíveis
Esta é uma formação calcária vinda das fontes vulcânicas no pé da Montanha Cal.

Já imaginou como seria nadar no céu? Pois bem, agora você pode ter essa vivência na prática! O sítio arqueológico de Pamukkale parece um sonho: uma formação calcária vinda das fontes vulcânicas no pé da Montanha Cal, na Turquia.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A imagem é tão bonita que lembra uma pintura, com piscinas de água azul turquesa cercadas de branco, como nuvens! Para preservar o lugar, você pode apenas andar e mergulhar em alguns pontos específicos, entre as antigas colunas romanas.

Além disso, é possível visitar os resquícios da cidade sagrada de Hierápolis, com seus templos e anfiteatro bem preservados e que demonstram como o lugar era grandioso na época em que foi fundado, 190 anos antes de Cristo.

Para isso, vale a pena fazer um passeio guiado até Pumukkale, esse incrível sítio histórico da Turquia.

Veja => Hotéis baratos na Turquia

 

Gérasa, Jordânia

Cidades arqueológicas
Cidade foi parte importante da rota de comércio do Império Romano.

Por mais que Petra seja a queridinha de todos aqueles que visitam a Jordânia, Gérasa é um mistério que vale a pena ser desvendado. Construída há mais de 6,5 mil anos, a cidade foi parte importante da rota de comércio do Império Romano.

Mas a era de ouro não durou muito: ela foi assolada pela guerra e por um terremoto devastador em 794 dC, o que fez com que ficasse soterrada por mais de mil anos. Foi descoberta por um arqueólogo em 1806 e, claro, integra a lista de maravilhosos sítios arqueológicos do mundo.

É uma forma incrível de conhecer mais da arquitetura e estruturas romanas, já que os banhos públicos, teatros e templos seguem, em sua maioria, intactos. Para conhecer a região, você pode fazer um tour por Amã, Petra e Gérasa.

Aproveite => Oferta de hotéis em Gérasa

 

Xian, China

Sítios históricos pelo mundo
Xian nos mostra o legado do tirânico imperador Qin Shi Huang Di.

A primeira capital da China unificada, Xian, nos mostra o legado do tirânico imperador Qin Shi Huang Di que, por uso de decretos e da força física fez da China um país com única língua e escrita e um sistema de pesos e medidas unificado.

A poucos minutos do Centro, você encontra o mausoléu do imperador, onde está localizado um impressionante exército de Terracota: estátuas de 1,80 metros de altura, cada uma com feições personalizadas, construídas para proteger a sua tumba, até hoje intocada pelos arqueólogos. Confira ingresso para o Museu dos Guerreiros de Terracota.

O local, aliás, ainda não foi totalmente escavado. Acredita-se que muitas outras estátuas ainda estão por vir, e, claro, a própria tumba do imperador, supostamente cercada por uma piscina de mercúrio.

Conforto => Onde se hospedar em Xian

 

Tulum, México

Sítio histórico México
Cidade era envolta por uma muralha — e segue assim até hoje.

As ruínas de Tulum, no México, ficam à beira do Mar do Caribe e foram construídas, segundo os estudos, em 564 dC pelo Império Maia.

A cidade era envolta por uma muralha — e segue assim até hoje — que servia como uma forma de separar também as classes sociais, já que só vivem muralha adentro a nata da sociedade maia.

Para conhecê-la, há excursão para as ruínas de Tulum ou combinada para Tulum e Cenote dos Ojos e até um passeio de bicicleta em Tulum.

Lembre-se de levar chapéu e muito protetor solar, já que área é toda descampada e as ruínas espalhadas pelo terreno. E fique atento as placas explicativas do que eram cada um dos prédios que você vê por ali, o que deixará seu passeio ainda mais interessante.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Uma das suas construções mais marcantes é chamada de El Castillo, um antigo farol que continua intacto, mesmo com a passagem do tempo, e servia tanto para orientar embarcações que chegavam no porto como para os rituais religiosos do povo.

Barato => Hotéis em Tulum

 

Pompéia, Itália

Cidades históricas da Itália
A cidade foi assolada pela erupção do vulcão Vesúvio.

Lembra desse nome? Sim, a cidade de Pompéia, na Itália, é famosa dentro e fora dos livros de história. Isso porque, no ano 79 dC, ela foi assolada pela erupção do vulcão Vesúvio e ficou encoberta até 1748, quando foi redescoberta pelos historiadores e arqueólogos.

Comece o passeio pela basílica, o prédio mais importante da cidade, além do anfiteatro, que abrigava mais de 20 mil espectadores para as suas lutas de gladiadores.

Para quem tem estômago, o Jardim dos Fugitivos também é um ponto interessante de conhecer. Ali, você encontra corpos fossilizados pela lava de pessoas que, de fato, estavam tentando fugir da tragédia.

Para conhecer melhor a cidade, você pode fazer um tour pela Cidade Antiga de Pompéia com um arqueólogo ou um passeio guiado em Pompéia e no Monte Vesúvio.

Conheça => Hotéis em Pompeia

 

Dicas dos sítios históricos pelo mundo

Você já deve ter percebido que cada um desses lugares conta uma história incrível, não é mesmo? Assim, visitar os sítios arqueológicos é uma oportunidade de transformar uma viagem em um passeio onde você conhece um lugar novo e aprende sobre a forma como os povos do passado viviam.

É interessante perceber que muitas das culturas preservadas nesses locais, como a dos maias e romanos, já não existem mais. Como citei no artigo, é uma ótima ideia buscar um guia de turismo local, que entenda a história do lugar e possa transformar essa viagem em uma ainda mais rica. Quanto mais conhecimento, melhor!

Ah, e não esqueça de levar um chapéu, protetor solar e tênis confortáveis. Muitos desses sítios históricos são lugares totalmente abertos, descampados e o calor castiga os viajantes desavisados. Evite problemas protegendo a si mesmo e tendo garrafas de água à mão.

Atualmente, existem mais de 1.000 sítios arqueológicos, espalhados pelos 4 continentes, abertos para a visitação — incluindo aqueles que já são considerados pela Unesco como um Patrimônio da Humanidade. Alguns tão visitados quanto os deste post que nem citei como Petra, Machu Picchu, entre outros.

Portanto, você vai encontrar por aí um destino novo (para você, claro!) e maravilhoso para conhecer e mergulhar em mais um capítulo da história do mundo.

Para saber ainda mais dá só uma olhada neste vídeo feito pelo site oficial de turismo do Camboja sobre a beleza do país e de alguns sítios arqueológicos:

Qual dos sítios arqueológicos você mais se interessou? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *