Início / Américas / América do Sul / Brasil / Roteiro para curtir o final de semana em Curitiba

Roteiro para curtir o final de semana em Curitiba

Fazia muito tempo que estava com vontade de visitar Curitiba, uma cidade que tantas vezes ouvi dizerem ser a melhor capital brasileira, organizada e com alto IDH, ou índice de desenvolvimento humano. Fora isso, tenho bons amigos por lá, principalmente aqueles que conheci depois que comecei minha vida de blogueiro. Foram poucos dias, apenas um roteiro de 2 dias em Curitiba, mas suficientes para querer voltar.

O final de semana não foi um qualquer, mas sim parte do Curitiblogando, projeto que reúne blogueiros de Curitiba, e convidados de todo o Brasil, visando divulgar a capital paranaense. Tive a sorte de conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Curitiba, junto com amigos que conhecem a cidade tão bem.

Caso tenha interesse em visitar a capital ou outro destino do Paraná, dê uma olhada nas ofertas do Zarpo, clube de viagens online com tarifas exclusivas para hotéis, resort e pousadas nacionais e internacionais.

Planeje sua viagem => Saiba onde se hospedar em Curitiba

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

Noite de sexta-feira em Curitiba

Eco Hostel em Curitiba.
Eco Hostel em Curitiba.

Curitiba é uma cidade com vida noturna bastante agitada, tanto para a galera mais tranquila, que prefere um bom jantar ou barzinho tranquilo com os amigos, como para os amantes das casas noturnas. Existem bons pubs e a cena underground é bastante presente, mas é evidente o crescimento das baladas sertanejo.

O bairro do Batel, também bastante conhecido por ser o segundo centro de Curitiba, é um bairro residencial mas possui uma grande variedade de lojas, três grandes shopping centers e muito o que fazer. Uma excelente opção para começar o roteiro em Curitiba.

Depois de ter conhecido um pouco a cidade, essa teria sido minha opção para sexta-feira. Como era a primeira noite do evento, houve um churrasco de boas vindas no Eco Hostel Curitiba.

Leia também => As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

 

O que fazer num sábado em Curitiba

Roteiro cervejarias de Curitiba.
Galera provando os ingredientes da Gauden Bier (Fotos: Um Viajante e My Destination Anywhere).

Manhã | Pra começar bem o 1° do Curitiblogando, nada melhor que visitar uma das cervejarias artesanais mais famosas de Curitiba, a Gauden Bier. A visitação estava fora dos planos, mas foi bem divertido aprender sobre o processo de fabricação das cervejas, além de provar algum dos ingredientes in natura. O Rafael, do blog The Way Travel, fez um post massa sobre nossa visita à cervejaria Gauden Bier.

 

Restaurantes em Curitiba.
Nova Polska, restaurante polonês em Curitiba.

Tarde | A região metropolitana de Campo Magro, com intensa presença da colonização polonesa, oferece boas opções para conhecer um pouco mais sobre a história de Curitiba, principalmente a culinária e dia-a-dia da população. Visitamos o Nova Polska, um restaurante com cara de clube de campo muito bom para comer bem e ver o tempo passar devagar. Segundo meus amigos curitibanos, o melhor lugar para provar o pierog, um pastel cozinho tradicional na cozinha polonesa.

Planejando alugar um carro em Curitiba?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

Torre Panorâmica de Curitiba.
Pôr-do-sol na Torre Panorâmica de Curitiba.

Depois de um merecido descanso na rede, foi hora de visitar a Torre Panorâmica para curtir uma vista 360° de Curitiba. Tivemos a sorte de pegar tempo bom, mas ainda bem que chegamos antes da 17 hs, pois a fila é grande para ver o pôr-do-sol lá de cima.

 

Pub Crawl no Centro Histórico de Curitiba.
Pub Crawl no Centro Histórico de Curitiba (Foto: Finestrino).

Noite | Para fechar o sabadão, a noite terminou com a galera do Pub Crawl Curitiba, que nos levou para um roteiro de bares pelo centro histórico próximo ao Largo da Ordem. Acabamos visitando três casas, o Old’s Pub, passando pelo Don Corleone e fim de noite no Bar da Produção, com mais agito e música ao vivo. O roteiro é bem flexível, podendo visitar outros bares, dependendo do ritmo do grupo. A Anna do blog Finestrino, fez um post completo sobre o Pub Crawl no centro histórico de Curitiba.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Passeio de domingo em Curitiba

Feirinha aos domingos no centro histórico de Curitiba.
Feirinha aos domingos no centro histórico de Curitiba.

Manhã | A noite foi longa e chegamos de volta ao hotel lá pelas 4-5 da manhã, mas ainda com disposição para acordar cedo no domingão. A previsão do tempo estava linda, então seria quase um pecado desperdiçar o dia, ainda mais sendo tão raro o sol em Curitiba. A sugestão era um passeio pela Feirinha do Largo da Ordem de Curitiba.

O tour é feito a pé pelo Centro Histórico de Curitiba, com suas igrejas, ruínas, museus e diversas construções do século XVIII e XIX, que atualmente encontram-se restaurados e adaptados para utilização comercial. Parte deste trajeto é conhecido informalmente como Largo da Ordem, tradicional ponto de encontro da população, pois abriga diversos bares e restaurantes, alguns até mesmo com comida típica das famílias imigrantes que ajudaram a colonizar a região.

A Feirinha do Largo acontece todos os domingos desde 1973, quando os hippies da cidade começaram a expor seu artesanato. Com o tempo, a feira viu aumentar o número de artesãos e expositores, se tornando uma da maiores feiras de artesanato do Brasil com mais de 15 mil visitantes. É possível comprar objetos de decoração, livros, roupas e souveniers da cidade, como canecas e imãs de geladeira. Nas barracas de comida, destaques para os acarajés, pierogis, empanadas argentinas, tacos mexicanos, doces artesanais e tantos outros lanches.

 

Roteiro de 2 dias em Curitiba.
Museu do Olho, obra de Oscar Niemeyer.

Tarde | Curitiba é bastante conheci também por seu parques e áreas verdes, trazendo um colorido especial para a cidade e qualidade de vida para a população. São aproximadamente vinte, mas fizemos um roteiro por três dos principais parques de Curitiba.

O passeio começou no Parque Tanguá, com suas trilhas e incrível vista panorâmica. A próxima parada foi no Bosque do Papa, com simpáticas casinhas de tronco preservando a tradicional arquitetura polonesa. Bem ali pertinho, vale a visita ao Museu Orcar Niemeyer, pelo menos para tirar fotos de uma das obras mais incríveis do famoso arquiteto. Por fim, visitamos o Jardim Botânico de Curitiba, lugar mais que perfeito para terminar o dia curtindo um incrível pôr-do-sol.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Bares e baladas em Curitiba.
Santa Marta Bar e Balada em Curitiba (Foto: Divulgação).

Noite | O roteiro de 2 dias em Curitiba terminou com um happy hour no Santa Marta Bar, localizado na Av. Batel. Porém, a galera de Curitiba vai mesmo pra dançar, numa das casas mais procuradas para quem curte música sertaneja.

 

Como seria seu roteiro de 2 dias em Curitiba?

O final de semana de sol ajudou muito para nosso roteiro ser bastante produtivo em Curitiba, mas com certeza faltou um montão de coisas para conhecer. Quais lugares você indicaria??? Prefere outros parques ou passeios???

Comente, participe e ajude a criar vida no blog!!!

Até + !!!

curitiblogando

Blogueiros da Rede Curitiba: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Leidinara Batista (Férias Now), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Maria Thereza (Travel Monster) e Cristiane Tomasi (Carpe Diem).

Blogueiros convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Fábio Lima (Intrip), Rafael Leick (The Way Travel), Carol May (Dicas Roteiros Viagem), Erick Stengrat (My Destination Anywhere), Claudia Saleh (Aprendiz de Viajante), Thaís Towersey (Guia Mundo Afora), Guilherme Tetamanti (Quero Viajar Mais), Lucas e Natalia (Queimando Asfalto) e Marina Fabri (Coisas de Diva).

*Nosso compromisso durante viagens patrocinadas é de total transparência com os leitores. A liberdade para contar as experiências, sejam boas ou ruins, é essencial para prezar pela qualidade do conteúdo que oferecemos.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

5 Comentários

  1. ADOREI as sugestões….! Só reza para termos sol neste final de semana… =D

  2. Daine Ribeiro

    Moro em Curitiba… Adorei as suas dicas sobre a minha cidade, especialmente sobre a Torre Panorâmica, eu infelizmente nunca fui lá. Mas está na minha lista 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *