Rondônia

O turismo em Rondônia tem como forte apelo as paisagens naturais cortadas pelos grandes rios que cruzam a região Norte. Por isso, muitos dos viajantes que vão para lá estão em busca de atividades ligadas ao ecoturismo como trilhas e passeios de barco.

Por outro lado, Rondônia é mais um dos estados brasileiros formados pela miscigenação dos índios com migrantes de todo canto do Brasil (Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, entre outros), que foram para lá em busca de trabalho.

No caso, o trabalho era a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, mas também a extração de madeira e látex para produção de borracha. E, toda essa história do desenvolvimento do Brasil por meio da estrada de ferro, que fazia parte do acordo de posse do Acre, e da mistura de cultura fazem do turismo histórico-cultural de Rondônia outro grande foco de interesse dos viajantes.

Quer saber mais sobre o turismo em Rondônia? Leia este artigo e conheça os destinos mais visitados e os pontos turísticos famosos de Rondônia.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Rondônia

Preciso de seguro viagem para o Brasil?

 

Turismo em Rondônia

Rio Madeira | Foto: Wilson Dias, via Wikimedia Commons.

Rondônia fica na região Norte e faz divisa com Mato Grosso, Amazonas e com o país vizinho Bolívia e não possui litoral. Tem 237,5 mil km², aproximadamente o tamanho da Romênia, e seu nome homenageia uma figura histórica do Brasil, o Marechal Rondon, que desbravou a região Norte por volta do ano de 1900.

O estado é o 3º mais ricos do Norte, tem o 4º maior Índice de Desenvolvimento Humano e o 3º maior Produto Interno Bruto, além da 2ª maior taxa de alfabetização entre os estados do Norte e Nordeste. E olha que Rondônia só virou estado oficialmente em 1982.

Até 1943 seu território pertencia a outros estados, mas nesse ano Porto Velho e Guajará-Mirim foram desmembradas do Amazonas e de Mato Grosso e passaram a ser uma unidade federativa chamada Território Federal do Guaporé. Em 1956, o território mudou de nome para Rondônia e 1981 a Assembléia Legislativa local aprovou a transformação em estado, o que ocorreu em janeiro de 1982.

Rondônia possui muitas planícies, chapadões, rios e lagoas. Cerca de 94% do seu território está entre 100 e 600 metros de altitude. O clima por lá é quente e com chuvas constantes.

Dicas => Como acumular milhas aéreas

 

O que fazer em Rondônia

Porto Velho

Pátio da estrada de ferro em Porto Velho | Foto: Sergio Del Giorno, via Wikimedia Commons.

Porto Velho é a capital e cidade mais populosa de Rondônia, além de ser o grande polo turístico do estado, uma vez que possui boa estrutura de hotéis, restaurantes, bares, lojas e transporte. É lá também que está o ponto de partida da estrada de ferro Madeira-Mamoré construída para escoar a produção extrativista do local, que em 1981 passou a funcionar para lazer, mas hoje não faz viagens.

Porém, lá está o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, acontece uma feira de artesanato e há também alguns vagões da antiga maria fumaça restaurados. Você pode conhecer a história da construção da estrada de ferro. Outras atrações da cidade são as Caixas D´Água Três Marias, o museu estadual.

Localizada às margens do Rio Madeira, os tours mais procurados pelos viajantes em Rondônia estão ligados ao rio. Seja em passeios de barco pelo leito ou aqueles que vão até Santo Antônio, que é uma praia no Rio Madeira. A cidade possui ainda lagoas como a Belmont e a Ainiã e a Praia dos Periquitos.

Mala extraviada => Como funciona o seguro para bagagem

 

Outros destinos em Rondônia

Real Forte Príncipe da Beira | Foto: Ubeatan Gomes dos Reis, via Wikimedia Commons.

Além de Porto Velho, o governo estadual de Rondônia tem investido no potencial turístico de outros destinos do estado, principalmente naqueles ligados ao ecoturismo. É o caso de Ji-Paraná onde há um museu dedicado ao Marechal Rondon.

E Guajará-Mirim, que assim como Porto Velho tem a estação de trem da linha férrea Madeira-Mamoré preservada. Fora a parte histórica da estrada de ferro, em Guajará-Mirim você pode conhecer o Parque Nacional da Serra da Cutia, a Barreira das Antas.

E ainda o Parque Nacional de Pacaás Novos que além de Guajará Mirim passa por outras 7 cidades de Rondônia. O parque foi criado em 1979 para proteger a área de mata do avanço das propriedades agrícolas e possui muitas grutas, cachoeiras, animais silvestres, além de ser lar de comunidades indígenas.

Ainda dentro do parque, mas em Campo Novo de Rondônia está o Pico do Tracoá, o mais alto pico do estado com 1.126 metros. E, em Costa Marques está o Real Forte Príncipe da Beira, que é considerada a maior fortaleza militar portuguesa construída fora da Europa, e a Soltura de Quelônios, nome complicado, mas que é o acompanhamento do nascimento e soltura dos filhotes de tartaruga nos rios.

Importante => Vacinas necessárias para viajar

 

Dicas de turismo em Rondônia

A grande fama de Rondônia e o boom de crescimento do estado se deu na época da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que, foi cercada de lendas e mortes. Inclusive a construção já foi tema de minissérie da Rede Globo, a Mad Maria. E ainda hoje, há muito interesse na estrada de ferro.

Por outro lado, o estado tem outras belezas naturais que atraem muitos viajantes e que, de fato, valem a visita, sem contar a beleza que é acompanhar o nascimento das tartarugas e a saga delas até chegar as águas do rio onde ficarão “em casa”. Na sua próxima viagem, coloque Rondônia no roteiro e descubra o que o estado tem para te oferecer.

Se quiser outras informação sobre o turismo no Rondônia, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e dê uma olhada no post índice. A RBBV reúne artigos de blogueiros de viagens de todo o Brasil.

Já conhece Rondônia? Conte para a gente nos comentários qual atrativo você mais gostou de conhecer por lá.

 

Background Tickets
Rondônia

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Rondônia

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Rondônia

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *