Início / Inspiração / Quais as vantagens e desvantagens de viajar sozinho

Quais as vantagens e desvantagens de viajar sozinho

Viajar sozinho é a forma mais fácil, incrível e libertadora de viajar. Se engana quem pensa que estará sempre sozinho, pois sempre encontramos gente com o mesmo pensamento em albergues, hotéis ou salas de espera de trens e aeroportos. Porém, quando estamos viajando acompanhados de parentes ou amigos, sempre temos a segurança de contar com alguém na hora do aperto. Não importa se esse aperto é um problema grave ou a simples necessidade de se expressar com outra pessoa. O fato é que não temos que fazer esforço algum para conversar, isso acontece naturalmente.

Vai viajar? => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

Quando embarquei para minha primeira viagem sozinho, confesso que fui um pouco arrogante pensando que iria desbravar o mundo e não haveria nenhum desconforto durante a viagem. Quando você está em um país onde não consegue transmitir exatamente o que precisa na hora de pedir ajuda, comprar um remédio ou utilizar o transporte público, um parceiro de viagem certamente será o necessário para transformar isso em mais um cômico episódio de viagem.

Contudo, aprendi a ver o lado positivo das coisas, pois viajar sozinho também me trouxe experiências únicas. Apesar das saudades e de alguns momentos de agonia, a constante luta para fazer novos amigos e comprometimento apenas com o que estava disposto a fazer, me transformaram em uma pessoa que enxerga cada momento como uma oportunidade de aproveitar a vida e me divertir.

Sempre que converso com alguém sobre o assunto, minha primeira dica de viagem é: “pesquise bastante sobre viajar sozinho para saber se é algo que combina com sua personalidade”. Aprendi muita coisa na força, vivendo o dia-a-dia…ainda bem que deu tudo certo e fiz excelentes viagens de turismo. A seguir, vou listar algumas dicas que gostaria que alguém tivesse me dito.

 

As vezes realmente significa viajar sozinho

viajar-sozinho

Fonte: simplekids.net via Loni no Pinterest

 

Quando planejamos uma viagem sempre temos a expectativa de fazer novas amizades, ter diferentes experiências e curtir uma balada todos os dias. Tenha em mente, que por mais extrovertido que você seja, sempre haverá um dia tranquilo e possivelmente não irá conhecer nenhuma pessoa.

Aproveite esses dias para pesquisar sobre seus próximos destinos de viagem e conhecer amigos através do couchsurfing. Assim poderá evitar ter outro dia de aventura sem ninguém para compartilhar.

O que aprendi: antes de partir para uma viagem sozinho é preciso estar confortável com isso. Lembre-se que poderá passar vários momentos sozinho e sua consciência será sua única companhia. Em minha viagem de volta ao mundo de 365 dias sei que estarei preparado, pois conheço os prós e contras de viajar sozinho. Minha vantagem é que tenho prazer em escrever e transformar meus diários de viagem em dicas úteis para os leitores. Ter um blog e participar de comunidades virtuais sobre viagens, será um grande passo se pretende aproveitar ao máximo sua viagem sozinho.

 

Devagar e sempre é o meu lema

Não sei quanto a você, mas não suporto a idéia de viajar para conhecer trocentos países em alguns poucos dias. Respeito quem prefere torrar sua grana assim, mas para uma viagem sozinho, isso irá acabar também com a chance de se divertir. Viajar sozinho não significa estar sozinho e quanto mais tempo permanecer em um lugar, mais será a chance de fazer boas amizades e conhecer mais sobre os costumes locais.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

O que aprendi: é compreensível a vontade de conhecer mais lugares e países. Porém, os custos com o deslocamento podem superar os benefícios. Pelo custo com o transporte até outra cidade, muitas vezes é possível aproveitar mais alguns dias com os recentes amigos…e estreitará ainda mais a amizade com eles. Certa vez, quando estava a viajar pela Europa de carro, percorri cerca de 9.000 km com um carro alugado em apenas 30 dias. Fiquei poucos dias em cada cidade e no final estava estressado como em alguns dias de trabalho. É melhor permanecer mais tempo em sua cidade preferida e criar vínculos com os locais. Será bem mais gratificante.

 

Já pensou em viajar sozinho?

Viajar sozinho é realmente uma excelente maneira de conhecer o mundo. Claro que esta é uma fase na vida das pessoas e um dia estarão se aventurando com namorados (as) e filhos. Aproveite e agarre todas as oportunidades de viagem que aparecem, pois certamente é melhor ter vivido e aproveitado experiências do que se arrepender depois, sem saber o que poderia ter acontecido.

Outra questão é que o mundo é muito mais seguro do que aparenta ser. Não tenha medo de deixar o conforto de sua casa e país. Apenas pesquise bastante sobre seus destinos e evite lugares perigosos e entrar em confusões. Sempre existirão ótimas pessoas em todos os lugares do mundo, que certamente te estenderão uma mão.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 298º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Pesquisando sobre viajar sozinho? Ainda tem dúvidas? Gostaria de contar suas experiências?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

24 Comentários

  1. VANESSA FONTENELLE

    OI GUILHERME,
    ADOREI SEU BLOG. TIVE ATE UMA INSPIRACAO! FAZER UM BLOG PARA PESSOAS MAIS MADURAS, EXPERIENTE, DIGAMOS ASSIM… RSRSRS.
    TENHO 59 ANOS E MEU PROJETO DE VIDA AGORA QUE ESTOU APOSENTADA E VIAJAR. ADORO VIAJAR SOZINHA, APROVEITO SEMPRE MAIS AS VIAGENS. VOU NO MEU TIME, BUSCANDO SEMPRE O QUE ME ENCANTA OS OLHOS E A ALMA. TENHO UM PROJETO DE DAR A VOLTA AO MUNDO, TALVEZ FACA ISSO EM DOIS TEMPOS.POR HORA DEIXO A VIDA ME LEVAR. MINHA PROXIMA VIAGEM VAI SER PARA A COLOMBIA, DO DIA 28/12/17 A 12/01/18. O ROTEIRO E; CIDADE DO PANAMA,(APROVEITANDO A CONEXAO), CARTAGENA(ILHAS ROSARIO) BOGOTA E SAN ANDRES. TODAS AS DICAS SERAO BEM VINDAS. ESTOU INDO SO.

    • Oi Vanessa,

      Simmmm, é um nicho ainda pouco explorado nos blogs, e tem um super futuro!

      Que coincidência, também estou indo para a Colômbia dia 28/12 hahahhaha. Farei Cartagena, San Andrés, Providencia e Arquipélago de San Bernardo.

      Abraços

  2. Mikelle bragatto

    Fala guilherme,
    Tenho certeza que Seu blog ajuda a muitas pessoas e está me ajudando bastante, ótimo trabalho, mostra a preocupação com o próximo, compartilhar a experiência pra que os novos viajantes evitem os perrengues de quem ja passou por isso!
    Me sinto totalmente confortavel pra ir a qualquer lugar do mundo sozinho, pois n me sinto sozinho, mas n sou muito experiente ou melhor, n tenho quase experiencia internacional e pra começar bem estou com viagem marcada pra tailandia(ida dia 2 volta dia 12), tenho tirado varias duvidas nos seus posts mas ainda tenho outras pois alem de ir só, falo muito pouco inglês, então preciso muito da sua ajuda rsrs, se possivel por telefone, whatsapp, email…
    De antemão muito obrigado, abraço

  3. Estou indo fazer minha primeira viagem sozinha, Hawaii! Se tiver alguma dica!!

  4. Rodrigo Duarte

    Bom dia!!
    Parabens pelo web site.. interessante e bastante comunicativo, o termo de viajar sozinho…. enfim…
    Alguma dica pra quem pretende viajar sozinho de carro, por essas rodovias “loucas” do Brasil.
    Tipo, de Minas Gerais até o Piaui..
    Valeu!!!
    Abraços..

  5. Guilherme, estou planejando viajar por cerca de 30 dias pelos USA, pois acho que será uma boa experiência ter que pensar e falar somente em inglês, língua esta que ainda estou estudando. Será minha primeira viagem sozinho, e pretendo economizar o máximo para poder ficar mais tempo. Li sobre suas dicas, mas gostaria de saber se tem algum lugar específico para recomendar. Sou do Rio de Janeiro, e gosto desta vida boemia, logo, procuro um lugar que me propicie isto.

    Um abraço!

  6. Só mais uma dúvida,pensei em passar o dia em gili trawagan a partir de bali,vc sabe de alguma lancha que vá e volte no mesmo dia?quanto custa?vc acha que valeu a pena gili trawagan?é mais bonito que as praias de bali?vc experimentou aqueles cogumelos mágicos de lá?

    • Oi Marcos,

      Vale a pena ir sim, mas não fica tão perto assim para ir num dia só. Num barco rápido, demora umas 3 horas. Acho que vale ficar umas 2 noites, as praias são incríveis.

      Não provei os cogumelos não, mas é bem fácil encontrar.

      Abraços

  7. Oi Guilherme,
    Eu entendo sua maneira de pensar de fazer tudo devagar e ficar mais tempo em um lugar,mas quando a pessoa dispõe de pouco tempo livre não acho que seja ruim ficar de 3 a 4 dias em uma cidade para conhecer mais lugares possível,pois o mundo é muito grande,se formos pensar assim nunca iremos desbravar o mundo,não acho necessário conhecer todas as atrações de uma cidade,só as mais importantes.Eu já fui pra Aruba 47 vezes e numa delas fiquei 65 dias,pra mim é o melhor lugar do mundo,conheço uma galera lá,mas isso vicia,é tão gostoso ir pra um lugar e ficar despreocupado com hora e problemas que acabamos nos acostumando a esse vidão.Um exemplo é Paris,nem que ficássemos lá 30 dias daria pra conhecer tudo,tem muita coisa pra se ver lá,além do que conhecemos.Por isso,to pensando em fazer uma volta ao mundo em partes,a cada viagem de 40 dias,dez cidades,despois que conhecer todas as cidades que me interessam,aí sim,acho legal repetir as cidades que mais agradaram e ficar 30 dias só curtindo sem pressa,mas enquanto n se conhece tudo,acho válido conhecer uma porrada de países de um vez,o que vc acha?

    • Oi Marcos,

      Concordo sim com seu ponto de vista…também quero conhecer uma centena de lugares. Porém, ficando mais tempo em cada cidade, além de economizar com traslados, é possível fazer mais amizades e conhecer mais a cultura local…não somente ver os pontos turísticos. Claro que cada um deve seguir suas vontades e viajar do jeito que acha melhor, mas só quis abrir uma discussão e mostrar um dos lados negativos de viajar sozinho…sempre “perder” as novas amizades.

      Obrigado por participar.

      Grande abraço

      • GUILHERME,É verdade,a melhor coisa do mundo é mesmo encontrar pérolas que são amizades verdadeiras que levamos pra vida toda,e a melhor maneira de fazer isso é se hospedando em albergues pelo mundo,pois podemos interagir com várias nacionalidades e trocar experiências importantes para o aprendizado da vida.Eu tb gosto de ficar mais tempo em um lugar,fazer as coisas simples da vida,mas decidi fazer duas grandes viagens para conhecer os pontos turísticos em anos diferentes,ambas com 40 dias.A primeira inclui:DUBAI,CAIRO,ROMA,PARIS,BEIRUTE,NOVA DELHI,AGRA,HONG KONG,MACAU,BANGKOK,KHO PHI PHI,KUALA LUMPUR,HO CHI MINH,MYANMAR,SIEM REAP,BALI,GILI TRAWAGAN,CINGAPURA(NESSA ORDEM)E A PRÓXIMA:LIMA,LOS ANGELES,BORA-BORA,SIDNEY,WHITEHEAVEN BEACH,BEIJING,XIAN,MOSCOW,SAN PETERSBURG,ISTAMBUL,DAMASCO,CAPETOWN(NESSA ORDEM).DEPOIS DESSAS DUAS VIAGENS PRETENDO VIAJAR SÓ PARA NO MÁXIMO DUAS CIDADES POR VEZ PARA CURTIR PASSAR O TEMPO SEM PRESSA,POIS ESSAS SÃO AS CIDADES QUE CONTÉM OS ATRATIVOS BÁSICOS QUE QQ PESSOA DEVE CONHECER.MAS MUDANDO DE ASSUNTO,TO EM DUVIDA QUANTO AO CARTÃO PRÉ-PAGO,VC ACHA QUE É A MELHOR MANEIRA DE LEVAR DINHEIRO LEVANDO EM CONTA VÁRIOS PAÍSES DIFERENTES E DINHEIRO DIFERENTE?QUANDO SACAMOS A MÁQUINA DIZ A COTAÇÃO DA MOEDA LOCAL PARA SABERMOS QUANTO SERIA SACAR O EQUIVALENTE A US$200 POR EXEMPLO?TEM UM LIMITE DIÁRIO?VC LEVOU TB O CARTÃO DE DÉBITO DO SEU BANCO DO BRASIL?MINHA DÚVIDA QUANTO A ESSE SEGUNDO SERIA,SE EU DEPOSITAR R$10.000 NA MINHA CONTA ANTES DE VIAJAR,EU VOU TER ESSE CRÉDITO LA FORA?OU TEM UM LIMITE DIÁRIO DE SAQUE?POR FAVOR ME AJUDE QUANTO A ESSE ASSUNTO…OBRIGADO.

        • Oi Marcos,

          Estou com inveja desse seu roteiro…kkkkk

          O cartão pré-pago, ou Visa Travel Money, é muito bom porque vc não se arrisca com a variação cambial. Tive muita sorte, pois comprei muitos dólares com o câmbio a R$ 1,60. Outra vantagem é não pagar IOF, imposto ce aproximadante 7% cobrado nas compras e saques com cartão de crédito. Porém, acho melhor somente para saques…para fazer compras, o cartão de crédito acho mais seguro.

          A máquina não diz a cotação não. Somente naquelas maquininhas das lojas, mas como disse, nesse caso recomendo o uso do cartão de crédito.

          Existe limite sim, cada país é diferente. Varia de 200 a 500 dólares…nunca tive problemas com isso.

          Não tenho certeza se vc pode usar a função débito no exterior. Acho q a melhor maneira é utilizar a função crédito e deixa a conta com pagamento automático. O dinheiro vc deixa na poupança ou aplicação com resgate automático.

          Espero ter ajudade.

          Abraços

          • valeu pela dica,eu pensei em levar o cartão de débito só pra sacar dinheiro em países onde não se usa o dólar,pois já sai o dinheiro local,e não precisamos ficar correndo atrás de casas de câmbio,no mais acho que vou levar alguns dólares e euros para usar onde se aceita essas moedas,pra ficar mais seguro,pensei em ficar em hostels onde se tem cofre nos quartos ou na recepção,pra andar sempre só com o dinheiro pra gastar no dia,obrigado de novo.

  8. Olá. Adorei! Viajar sozinha também é minha maneira preferida de viajar. E como também sou adepta do slow motion. a liberdade que existe em viajar sozinha, é quase que um tipo de meditação pra mim.
    Gosto de caminhar nas ruas de cidades desconhecidas me sentindo uma moradora local. Conhecer habitantes da região, seus costumes, sua maneira de viver sua cidade. Não ter limites, não para fazer “besteiras”, mas para fazer coisas simples, ir na padaria comprar pão e leite, andar de ônibus e conversar com o motorista, ir várias vezes ao mesmo local, como se fosse uma rotina diaria. Coisas que só viajando sozinha se pode fazer sem interferência nem questionamentos.

    • Oi Beta,

      Nossa, nem me fala. Poder curtir a rotina local, conhecer os costumes, a comida, a rotina…para quem gosta dviajar sozinho realmente é muito mais simples, é só ir e pronto.

      Obrigado pela participação.

      Até + !!!

  9. Oi Guilherme,

    Estou pensando seriamente em viajar sozinha, não por opçao, mas pq meus amigos quando ñ estao ocupados estao sem dinheiro ai fico querendo conhecer um pouco do mundo e sempre esperando pelos outro ai agora estou tentando resolver. A unica coisa que tenho medo é de ñ conhecer ninguem e passar minha viagem toda sozinha.

    Valeu pela atençao abraço.

    • Oi Denise,

      Viajar sozinho é uma ótima chance de fazer novas amizades e aproveitar a viagem sem precisar da opinião dos outros.

      Recomendo ficar em albergues, pois sempre terá viajantes na mesma situação que você.

      Abraços

  10. Muito legal! Sozinha é a minha forma preferida de viajar =)

    • Oi Agatha,

      Obrigado pelo comentário. Também gosto bastante de viajar sozinho, ainda mais se for para ficar hospedado em albergues. É a melhor maneira para fazer novos amigos e praticar linguas.

      Qual foi sua última viagem sozinha??

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *