Início / Volta ao Mundo / Post colaborativo com dicas para planejar uma volta ao mundo

Post colaborativo com dicas para planejar uma volta ao mundo

Ultimamente tenho percebido um aumento na quantidade de pessoas que chegam ao blog dizendo estão iniciando o planejamento para uma volta ao mundo. Querem tirar dúvidas ou simplesmente conversar, talvez para controlar a ansiedade, buscar motivação, coragem. Tento sempre passar que é sim um objetivo perfeitamente possível. Sinceramente não sei se é porque minha história está chegando mais facilmente às pessoas, ou se cada vez mais gente está levando a sério a realização de seus sonhos. Tomara que seja um pouco dos dois 🙂

Quando eu estava nessa fase do meu planejamento, apenas buscando informação em sites e blogs que abordavam o assunto, fiquei um pouco decepcionado com o que encontrei. Na verdade com o que não encontrei. Queria conversar com as pessoas, ouvir suas histórias, motivações, descobrir os perrengues. Foi difícil, mas entendo que nem todos conseguem compartilhar um pouco de seu tempo…ainda mais com tantas obrigações que nos tomam o dia-a-dia. Isso foi no início de 2011, dois anos e meio atrás.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

Hoje acredito que seja bem mais fácil para quem está apenas iniciando seu planejamento. Muitas pessoas já fizeram, ou estão fazendo, suas voltas ao mundo, publicando dicas em seus blogs. Claro que ter entrado para esse mundo, facilitou bastante encontrá-los, afinal vivo isso todos os dias. Pensando nisso, resolvi convidar todos que já passaram pelas mesmas dúvidas, anseios e preocupações, para tentar reunir o maior número de dicas e facilitar a vida de quem está com um montão de perguntas na cabeça.

 

Post colaborativo de volta ao mundo

Post colaborativo de Volta ao Mundo
Aqui no blog, vale escrever em qualquer lugar 🙂

Um post colaborativo acontece quando vários blogueiros, ou pessoas que possuem experiência no assunto, escrevem dicas para ajudar no planejamento de alguma viagem. Já participei de alguns e sempre quis fazer algo parecido aqui no blog. Gostaria muito que todos os viajantes citados no artigo que escrevi sobre os brasileiros que já deram uma volta ao mundo participassem…farei o convite. Pessoas que queiram acrescentar algo, mas ainda não tenham realizado sua volta ao mundo, também estão convidadas.

Tenho certeza que serão dicas valiosas para qualquer viajante, pois cada um passou por diferentes experiências e dificuldades. Incluam links importantes de seus blogs, sites de referência, qualquer informação útil para novos viajantes começarem seus planejamentos.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 321º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Um grande abraço a todos!!!

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Divulguem a ideia!!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

18 Comentários

  1. Bacana demais seu post Guilherme! Mais uma vez, meus parabéns e obrigado por compartilhar tantas informações importantes. Também escrevemos sobre nossa experiência (no caso da Júlia) de volta ao Mundo, e no final desse post indicamos seu relato para nossos leitores

    Grande abraço
    Kiko

  2. Olá Guilherme.

    Muito legal a sua iniciativa. Agradecemos o seu convite em poder compartilhar com mais pessoas nossas experiências mundo afora.

    Em 2007, quando partimos para a nossa volta ao mundo de carro, encontramos pouquíssimas informações na internet sobre o assunto. Hoje, com certeza, as viagens de volta ao mundo estão bem mais difundidas no Brasil e os sites e blogs são bem mais fáceis de ser encontrados.

    Fica difícil dar apenas uma dica, pois uma expedição desse porte exige um grande número de informações.

    Em nosso website: http://www.mundoporterra.com.br compartilhamos ao máximo nossas experiências. Tem muita informação lá. E também escrevemos um livro ” Mundo por Terra – Uma fascinante volta ao mundo de carro” onde contamos como foi todo o processo de realização de nosso sonho, desde a decisão até a volta pra casa.

    SINOPSE: O livro Mundo por Terra – Uma fascinante volta ao mundo de carro, é um relato da viagem de um casal (Roy e Michelle) que fez uma volta ao mundo de carro, cruzando 5 continentes, 60 países, 160.733km, em 1.033 dias.Esta narrativa descreve com detalhes todos os assuntos relacionados a viagem, como a tomada da decisão, a grande mudança de vida, o planejamento, a viagem em si, as diferenças culturais dos povos, as passagens inéditas, a descrição de como foi viver em 4 metros quadrados, o relacionamento do casal (24 horas por dia durante quase 3 anos), como lidavam com as burocracias, as amizades, problemas mecânicos, o convívio feminino no mundo islâmico, a comunicação, enfim, todos assuntos de grande interesse e extremamente diferenciados.As histórias seguem o itinerário realizado e são traduzidas de uma forma simples, leve e gostosa de se ler. Mais parece uma conversa de amigos, entre o leitor e os viajantes!

    Mais detalhes sobre nosso livro em: http://www.mundoporterra.com.br/produtos/livros/livro-mundo-por-terra-uma-fascinante-volta-ao-mundo-de-carro/

    O Mundo por Terra também está na mídias sociais – Twitter e Facebook – onde postamos algumas dicas, histórias e curiosidades de nossa volta ao mundo.

    Logo logo estaremos lançando nosso novo projeto: Uma segunda volta ao mundo de carro. Quem quiser, poderá acompanhar todo o processo de preparação e viagem pelo nosso website.

    Grande abraço a todos os aventureiros,
    Michelle e Roy – Mundo por Terra

    • Que legal poder contar com a contribuição de vocês.

      Pelo visto, quem faz um volta ao mundo nunca mais deixa de ter essa ideia na cabeça. Também já penso na próxima…rrsrsrs

      Vou acompanhar sim. Boas energias e boa sorte nesse novo projeto!!

      Grande abraço e obrigado

  3. Fala Guilherme, beleza?

    Valeu pelo convite também! Já tinha visto seu post antes, mas só agora arrumei tempo para ler com calma e comentar. Sabe como é… hehe

    Bom, francamente eu acho que a primeira coisa, mais importante de todas, é o cara entender que uma aventura dessas é possível. Eu não fazia ideia de que era até fazer. Não é impagável, não é muito perigoso, não é só para ricos. Nesse sentido, acho que rola de deixar esse link aqui, que tem umas dicas nesse sentido:

    http://www.360meridianos.com/2013/03/como-viajar-pelo-mundo-por-um-ano.html

    Além disso, muita gente fica em dúvida se compra a tal da passagem de volta ao mundo ou não. É uma questão complicada mesmo, depende de uma série de fatores. Por isso, acho que os dois links abaixo são interessantes:

    http://www.360meridianos.com/2012/11/como-funciona-a-passagem-de-volta-ao-mundo.html

    http://www.360meridianos.com/2013/03/comprar-passagem-de-volta-ao-mundo.html

    É isso! Abraço!

    • Grande Rafa,

      Isso aí, muito mais possível do que imaginava quando estava só no planejamento. Tomara que esse post e todas as indicações de quem já fez uma volta ao mundo, ajude a galera que está passando por isso.

      Valeu…Abração

  4. Grande Gui, obrigado pelo convite! É um prazer contribuir, ainda mais em um blog legal como o seu!

    Parabéns pelo post!

    Também tenho percebido esse aumento no interesse em viagens de volta ao mundo. Mais e mais gente buscando informações e querendo saber sobre o tema. Que legal!

    A minha recomendação é planejamento e disciplina para poder fazer dessa viagem única na vida!

    Bom, aqui alguns links meus sobre o assunto:

    Minha 1ª Volta ao Mundo (2008):http://www.mochileirodasmaravilhas.com.br/category/volta-ao-mundo-i/

    Minha 2ª volta ao mundo (2012): http://www.mochileirodasmaravilhas.com.br/category/volta-ao-mundo-ii-maravilhas-naturais/

    Passagens aéreas de volta ao mundo: http://www.mochileirodasmaravilhas.com.br/?s=RTW

    Grande abraço e boas viagens!

    Daniel Thompson

  5. Olá Guilherme,

    Muito legal a idéia de um post colaborativo sobre volta ao mundo. Eu utilizo muito o seu blog para planejar a minha que já está acontecendo.

    Bem, tenho um blog contando o inicio de nossa volta ao mundo, mas está um pouco desatualizado! Rsrsrs nao estou conseguindo muito tempo para atualizar…. Mas estou mantendo um diário de bordo com todas as dicas dos lugares e quando terminar a minha viagem pretendo atualizar o blog.

    http://voltaaomundoadois.blogspot.com/

    Até lá as pessoas podem me mandar mensagens que terei o prazer de ajudá-las. Até agora já passamos por 27 países, nossa viagem teve inicio na Africa do Sul, fomos subindo até o Egito, fizemos o Oriente médio e dai entramos na Europa, dai fomos para a India e agora estamos na Tailândia.

    Abraços., Pamela,

    • Oi Pamela,

      Bom saber que tenho ajudado. Para mim também foi assim, muitas vezes não conseguia atualizar o blog. Também fiz muitos rascunhos, o que salvou muita coisa, pois consegui manter nos posts a espotaneidade do momento.

      Vou começar a acompanhar sua viagem nas redes sociais.

      Aproveite!!! Abraços

  6. Murilo Pagani

    Parabéns pela trip de todos vcs e muito obrigado pelas dicas!!!

    Abz

  7. acompanhando todas as dicas, sempre pensei em fazer uma dessas, mas agora realmente estou pensando seriamente em fazer, toda informação é bem vinda…

    valeu galera!!

  8. Guilherme,
    Minhas contribuicoes tambem seguem em link (o texto ficaria enorme se eu postasse aqui, hehe)

    1) O que levar, entre roupas, objetos e documentos, para uma volta ao mundo:
    http://omochilao.com/2011/09/14/o-que-levar-no-mochilao/

    2) E sugiro fortemente o seguinte link sobre orcamento, que eh o que mais me perguntam quando se interessam por muma RTW. O Revista de Viagem pediu pra mim e outros viajantes algumas informacoes sobre $$$:

    Foi mal pela falta de acento, mas to viajando e ja sabe como eh, ne? hehe. Abraco e espero ter ajudado!

  1. Pingback: Viagem de volta ao mundo: como planejar? | Com os pés no Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *