Passaporte sanitário de Covid-19 para viajar na Europa

por Miguel Paco
Curtiu o artigo?

Passaporte sanitário de Covid-19 para viajar na Europa

O passaporte sanitário de Covid-19, ou Digital Green Certificate, como é chamado pela União Europeia, é a grande novidade no que se diz respeito ao turismo na Europa em 2021.

Isso porque trata-se de uma iniciativa da entidade para que turistas do mundo todo possam voltar a frequentar os países membros e que o setor turístico do continente passe a ser lucrativo como era antes da pandemia do Coronavírus.

Previsto para estar em funcionamento para meados de junho, o Digital Green vai permitir que as pessoas que emitam esse certificado tenham permissão de visitar os países da União Europeia sem a necessidade de fazer quarentena e ficar impossibilitado de circular pelos primeiros 15 dias.

Para entender melhor como funcionará este certificado de saúde, leia abaixo tudo o que precisa saber sobre o passaporte sanitário de Covid-19 para viajar na Europa, que explica as principais dúvidas sobre a implementação da União Europeia.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Europa

Seguro viagem com cobertura na Europa »

 

O que é o Passaporte sanitário de Covid-19?

Tratado oficialmente pela União Europeia como Digital Green Certificate, o passaporte sanitário de Covid-19 é o documento que permite a entrada de turistas de países que não tenham restrições por parte da UE para circular pelos territórios membros da entidade.

Esse certificado garante que o viajante já foi vacinado contra a Covid-19, ou ao menos apresente um teste PCR negativo, mostrando que nunca teve contato com o vírus ou já se recuperou do contágio.

“O Digital Green Certificate oferece uma solução em toda a UE para garantir que os cidadãos da UE se beneficiem de uma ferramenta digital harmonizada para apoiar a livre circulação. Nossos principais objetivos são oferecer uma ferramenta fácil de usar, não discriminatória e segura que respeite totalmente a proteção de dados”, declarou a Vice-Presidente de Valores e Transparência da União Europeia, Věra Jourová, em nota do site oficial da organização no dia 17 de março.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Europa »

 

É preciso estar vacinado para entrar na Europa?

vacinas covid europa
Todas as vacinas aprovadas no mundo contra a Covd-19 serão aceitas para a emissão do certificado.

O ideal para a União Europeia é cada turista que visite os países membros após completar o ciclo de vacinação (uma ou duas doses, dependendo da vacina); porém o Digital Green Certificate não é restrito a essas pessoas, pois a entidade considera que esta atitude seria excludente com os que ainda não tiveram a oportunidade de se imunizar.

Se esse é o seu seu caso, você pode pode apresentar na hora da solicitação um teste PCR negativo ou então um certificado médico de que já se recuperou da contaminação.

A principal mudança em relação ao que já acontece durante a pandemia é que com esse passaporte sanitário de Covid-19 o turista estará isento de passar por duas semanas de quarentena em um hotel até que possa circular pela cidade.

Outro detalhe é que todas as vacinas são válidas para a emissão do certificado, mesmo que, no momento, estejam autorizadas na União Europeia somente as produzidas pela Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca/Oxford,

  • Importante: mesmo com o certificado, o turista deve seguir e respeitar todos os protocolos estabelecidos pelos países que estiver visitando. Em muitas localidades, você poderá encontrar estabelecimentos e eventos públicos fechados ou com restrições de funcionamento.

Leia também => Certificado internacional de vacinação de febre amarela

 

Como emitir o Digital Green Certificate?

certificado de vacinação europa
Certificado poderá ser apresentado de forma impressa ou digital | Foto: site oficial da União Europeia.

O passaporte sanitário de Covid-19 pode ser emitido de forma gratuita para quaisquer viajantes que preencham os requisitos exigidos e desejam visitar os países que fazem parte da União Europeia.

Para emitir o Digital Green Certificate, bastará solicitá-lo em um aplicativo ainda a ser criado pela União Europeia. O passaporte sanitário de Covid-19 poderá ser apresentado no momento do embarque, tanto por meio impresso como digital, pois nele haverá um QR code com a assinatura digital do organismo emissor, tornando assim o certificado legítimo.

   

No Digital Green Certificate de cada turista, estarão documentados os seguintes dados: nome, data de nascimento, Estado-membro emissor e identificador único; tendo também diferenciações no tipo de comprovação.

  • Certificados de vacinação: será registrado o nome do fabricante da vacina, além da quantidade de doses aplicadas e a(as) data de vacinação.
  • Certificados de teste PCR: contará o tipo de teste realizado, com resultado, data, horário e local onde foi feito.
  • Certificado de recuperação: terá em registro a data de teste positivo, emissor com data e a validade do certificado.

O Digital Green Certificate será emitido em inglês e também na língua nativa do país emissor, sendo válido para livre circulação para todos os países que fazem parte da União Europeia.

Digital Green Certificate como funciona
Passo a passo de como deve ser o certificado | Foto: site oficial da União Europeia.

É importante deixar claro que esse passaporte sanitário de Covid-19 é uma medida atual aprovada pela União Europeia que deve estar em vigor a partir de junho, mas que pode sofrer alterações conforme o quadro da pandemia no Velho Continente e no mundo.

Como comprar? => Bilhetes de trem na Europa

 

Processo de validação do passaporte sanitário de Covid-19

Passaporte sanitário covid
Processo de validação do Digital Green Certificate | Foto: site oficial da União Europeia.
  1. Ter a carteira de vacinação contra Covid-19 completa, teste PCR negativo ou comprovante de recuperação.
  2. Certificado emitido ou assinado.
  3. Certificado no QR code do dispositivo ou em papel.
  4. Chave de assinatura verificada pela União Europeia.
  5. Validação ou não do certificado.

Prático => Alugue um carro para dirigir na Europa

 

Países que fazem parte da União Europeia

Países da União Européia
Com a saída recente do Reino Unido, atualmente 27 países fazem parte do bloco da União Europeia.

Os 27 países que atualmente fazem parte da União Europeia são: Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Croácia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Áustria, Polônia Portugal, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, República Tcheca e Suécia

Apesar de não fazerem parte da UE no momento, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça também estão incluídas no programa e irão aderir as regras do certificado.

Para visitá-los, o Passaporte Sanitário de Covid-19 será imprescindível enquanto durar o estado de emergência decretado pela OMS e permite que o turista fique até 180 dias nos países da União Europeia.

No caso dos países europeus não-membros – caso do Reino Unido – a UE não tem influência e o Digital Green Certificate não tem validade. Nessas nações serão cumpridos os protocolo das autoridades sanitárias locais.

Independentemente desse certificado, sete países europeus já permitem a entrada de turistas comprovadamente vacinados; são eles: Estônia, Geórgia, Grécia, Islândia, Polônia, Portugal e Romênia; o Chipre também integrará esta lista em maio. Porém sempre é importante verificar se há restrições ao Brasil na época em que você for viajar.

Saiba como => Comprar euro online

 

   

Turismo na Europa em 2021

turismo na europa
Setor do turismo na Europa pretende se recuperar a partir do verão de 2021.

Após registrar muitos bilhões de euros de prejuízo com a ausência do turismo em 2020, a Europa tem no Digital Green Certificate a grande aposta para iniciar a retomada do setor, que é fundamental para economia do Velho Continente.

“Em toda a Europa, milhões de pessoas e empresas dependem de tomar as decisões certas para que o setor turístico possa retomar. Em toda a União Europeia, mais do que nunca, o turismo precisa ser forte Harmonizar as regras de viagens e segurança sanitária é essencial para restaurar a confiança e reviver o turismo”, disse em encontro oficial o o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, Zurab Pololikashvili.

Antes da pandemia, cerca de 746 milhões de turistas circulam na Europa anualmente, com gasto de aproximadamente 600 bilhões de euros em todos os tipos de serviços.

Recomendados => Destinos europeus para brasileiros em 2022

 

Roteiros turísticos na Europa

roteiro na Europa
Fazer um roteiro turístico na Europa é uma grande experiência para qualquer tipo de turista.

Para ir se planejando enquanto o passaporte sanitário de Covid-19 não entra em vigor de forma definitiva, confira os artigos produzidos pelo QUERO VIAJAR MAIS, com dicas de roteiros pela Europa no lugares mais fantásticos do Velho Continente.

Digital Green Certificate

Resumindo, o passaporte sanitário de Covid-19 será a única forma de fazer turismo sem grandes restrições na Europa até que o momento pandêmico em que o mundo se encontra; provavelmente deve se tornar uma tendência em outras partes do planeta também. Inclusive já há outros tipos de passaporte, como o Green Pass em Israel, embora para voos domésticos.

Um detalhe fundamental é que, a partir de agora, o seguro viagem será ainda mais importante para que você viaje com segurança, em tempos que a saúde e a segurança sanitária estão em evidência; portanto estar salvaguardado fora do país é imprescindível para um turismo responsável.

E você, tem mais alguma dúvida sobre o passaporte sanitário de Covid-19? Pretende viajar para a Europa nos próximos meses? Deixe sua resposta abaixo nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Miguel Paco

ESCRITO POR

Miguel Paco

Miguel Fortunato, 31 anos, é jornalista formado. Trabalhou como assessor de Imprensa em importantes instituições como E.C Santo André e Team Nogueira, além de executar diversas funções em canais de televisão. Atualmente escreve sobre turismo, uma de suas maiores paixões.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *