Paraguai

Quando se fala em turismo no Paraguai (ou República do Paraguai), na América do Sul, o primeiro pensamento dos brasileiros é o turismo voltado para compras em Ciudad del Este. Embora esse seja um forte atrativo do país, o Paraguai tem mais a oferecer para quem o visita.

O país possui belas paisagens, muita história, além de uma gastronomia rica e bem diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. E com a vantagem de estar pertinho do Brasil sendo, assim como em outros países da América do Sul, um belo incentivo para a visita.

O Paraguai, assim como a Bolívia, não tem acesso ao mar. Fica na parte sul do continente limitado pelo Brasil, pela Argentina e pela própria Bolívia. Um dos menores países da América do Sul, tem aproximadamente 406,7 mil km², sendo um pouco maior que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. Para saber sobre o turismo no Paraguai, leia este artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Paraguai

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Mapa do Paraguai

turismo no paraguai
Mapa do Paraguai. Foto: Trinaliv, via Wikipedia Commons.
  • Capital: Assunção
  • Cidade mais populosa: Assunção
  • Língua oficial: Espanhol e guarani
  • Governo: República presidencialista
  • Área Total: 406 752 km²
  • Fronteira: Argentina, Bolívia e Brasil
  • População:  7 152 703 hab.
  • Moeda: Guarani (PYG)

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Paraguai»

 

Turismo no Paraguai

tudo sobre paraguai
Itaipu | Foto: International Hydropower Association, via Wikimedia Commons.

Já abri o artigo dizendo que o turismo no Paraguai vai além das viagens para comprar eletrônicos e outros objetos. E é isso mesmo, o país tem uma das cidades mais antigas da América do Sul, a capital Assunção, preserva as tradições e cultura do povo Guarani, originários do Paraguai, tem traços das missões jesuítas por todo o país, um ecossistema bem diferente dos vizinhos sul-americanos, gastronomia rica e a mega Usina de Itaipu.

Para começar a conhecer o Paraguai, mesmo sem sair do Brasil, você pode fazer o passeio no Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçú. Neste artigo, leia se vale a pena conhecer o Marco das Três Fronteiras, que é o encontro de Brasil, Paraguai e Argentina. E, antes de viajar, descubra qual é a melhor época para viajar pela América do Sul, já que cada país possui um clima diferente.

Por falar em clima, o Paraguai possui um clima subtropical (estações bem marcadas e chuvas espalhadas o ano todo), exceto na região de chaco que, inclusive, é considerado o maior símbolo natural do país.

O chaco é um ecossistema que na época da seca fica com um clima desértico e na época da chuva parece mais um pântano. As temperaturas chegam a média de 33°C no verão e 15°C no inverno.

No Paraguai se fala espanhol e guarani e a moeda oficial é também chamada de Guarani (PYG). Os brasileiros não precisam de visto ou passaporte para viajar ao Paraguai, somente carteira de identidade (RG) com validade de até 10 anos.

Vale a pena fazer compras no Paraguai? Neste artigo tem dicas de compras no Paraguai. Entre as dicas, há informações sobre horário para chegar, documentos importantes, pesquisa de compras e roteiro, pechincha e se ainda vale a pena comprar eletrônicos no país. Vale ressaltar que, como todo lugar de grande movimentação, é preciso ficar atento aos seus pertences durante as compras.

Dicas => Dicas para usar internet fora do Brasil

 

Assunção

O que fazer paraguai

Assunção é a capital e maior cidade do Paraguai, onde também está um terço da população total do país que ultrapassa a marca de 7 milhões de pessoas. Uma das mais antigas cidades da América do Sul, Assunção tem várias marcas dos primeiros moradores da região, os índios guaranis.

A cultura deles, inclusive, está presente no idioma oficial, no artesanato com fibras naturais, na gastronomia (a sopa paraguaia, chipa, tortilha, chipa guazu, kivevé, vori vori, mbejú, guiso popó, puchero, entre outros, tem origem indígena), além dos traços das missões jesuítas que chegaram com os conquistadores espanhóis para colonizar o país.

Entre os pontos turísticos mais famosos da capital estão o Panteão Nacional dos Heróis (Pantheón de los Heroes), monumento construído em homenagem aos soldados que lutaram na Guerra do Paraguai, nome popular da Tríplice Aliança, guerra entre Brasil, Paraguai e Uruguai por conta de domínio territorial e que destruiu o país e extinguiu 20% da população paraguaia.

Há vários museus como o Nacional de Belas Artes, o Museo del Barro, da Conmebol, para os apaixonados por futebol, além do Centro Cultural da República, da Igreja da Encarnação

A Catedral de Assunção, a Catedral de Nuestra Señora de la Assunción é a principal. Como o país foi colonizado por espanhóis, a influência europeia está presente e torna a arquitetura belíssima.

Não deixe de ver o altar de pertinho, pois é muito bonito com a imagem de Cristo de braços abertos; outra dica é ir aos domingos durante uma missa, a igreja fica lotada e o clima fica incrível nos cânticos.

O Jardim Botânico e Zoológico, o Palácio Presidencial Lopez, cassinos, entre outros.

Visite também a Calle Palma, principal rua do comércio, com diversas lojas e restaurantes, o bairro Loma San Jerónimo que tem um belo mirante com vista para o Rio Paraguai.

Importante => Vacinas necessárias para viajar

 

Ciudad del Este

roteiro paraguai
Ciudad del Este | Foto: Overkill53, via Wikimedia Commons.

Ciudad del Este é daquelas cidades lotadas, barulhentas e até um pouco sujas, características comuns a áreas de grande comércio popular – quem é de São Paulo vai lembrar bastante da região da Rua 25 de março.

Como a cidade está a apenas 7 quilômetros de Foz do Iguaçú tem presença constante de brasileiros em busca de eletrônicos e brinquedos, roupas, bebidas, perfumes e muito mais.

Além da área do comércio, visite a Catedral de San Blás, o grande destaque do local é a arquitetura, que por fora se assemelha a um barco em homenagem ao meio de transporte usado na fronteira antigamente.

A Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, inaugurada em 1965, a Ponte Internacional da Amizade possui 552 metros e é fundamental para o progresso do turismo e do comércio na região.

O Parque de Acaray, entre outros. Se quiser conhecer bem todos os atrativos do destino, conheça os hotéis em oferta na Ciudad del Este.

Descubra => Como usar celular em viagem internacional

 

Outros destinos no Paraguai

pontos de interesse paraguai
Ruínas de Jesus | Foto: Patty P, via Wikimedia Commons.

Fora de Assunção e Ciudade del Este há um ponto turístico bem famoso no Paraguai. Apesar de atrair muitos viajantes, o local que tem mais que função turística é responsável por produzir energia limpa e renovável para o Brasil e para o Uruguai.

Estou falando da Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada em Hernandarias (menos de 20 quilômetros de Assunção), no rio Paraguai na fronteira dos dois países. Dá para visitar a usina do lado brasileiro e do lado paraguaio, fazer um tour interno, ver o mirante com vista panorâmica para a usina, o refúgio biológico, museu, o polo astronômico e ainda fazer um passeio de catamarã na represa.

Em San Bernardino, a 48 quilômetros de Assunção, está o Lago Ypacaraí que é um dos maiores lagos do país. Ao redor dele se formou o balneário de San Bernardino, com características alemãs, ele enche na época de férias, sobretudo no verão.

Principalmente por conta do Perris Hill Park, um parque aquático com diversos outros tipos de atrações, o Museu Militar, entre outros. Para aproveitar bem a cidade, conheça os hotéis recomendados em San Bernardino.

 

Mais sobre atrativos no Paraguai

melhores passeios paraguai
Lago Ypacarai | Foto: Level4, via Wikimedia Commons.

Outro local bacana para conhecer é o Parque Nacional Cerro Corá em Pedro Juan Caballero. E, para conhecer um pouco das Missões Jesuítas do Paraguai, você deve ir para a região de Encarnación, na cidade de Trinidad. Dizem que é onde estão as ruínas jesuítas mais preservadas da América do Sul, uma vez que são pouco exploradas pelo turismo, embora sejam Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Essas ruínas são vestígios de hospitais, casas, escolas resultado das ocupações dos jesuítas espanhóis que, por volta de 1609, chegaram ao Paraguai para colonizar os índios guaranis e catequizá-los para que seguissem a religião católica.

A principal ruína é a Jesús de Tavarangué, de 1685, que faz parte das Misiones de los Treinta Pueblos, os 30 povoados formados pelo jesuítas no Paraguai, Argentina e Brasil.

Barato => Hotéis em Pedro Juan Cabellero

 

Dicas de turismo no Paraguai

Espero ter conseguido mostrar que o Paraguai, muitas vezes tratado como “patinho feio” da América do Sul é um belo e interessante país e o turismo vai muito além das compras em Ciudad del Este.

Por isso, se você tiver algum “preconceito” com nosso vizinho, deixe lado e aproveite tudo o que o Paraguai tem para te oferecer em termos de pontos turísticos. Ah, vale lembrar que o povo paraguaio é lindo, acolhedor e com um cultura vastíssima sob forte influência dos costumes guaranis, principalmente no idioma, comida e na música. Uma delícia!

Você que já conhece o Paraguai, qual sua sugestão de passeio pelo país? E você que ainda não conhece, ficou com vontade de conhecer qual destino? Deixe nos comentários.

Até + !!!

 

:
Paraguai

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Paraguai
Assunção
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Paraguai
Ciudad del Este
conhecer destinos >
Background Tickets
Paraguai

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *