COMPARTILHE

Muita gente pensa que o turismo no Panamá, na América Central, é interessante apenas para quem fazer muitas compras (inclusive do famoso chapéu Panamá). No entanto, as praias do Caribe também estão em seu território, já que o país fica entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, que fica no Oceano Atlântico. O famoso Canal do Panamá é uma obra que faz a ligação entre os dois oceanos.

Dito isso, já dá para imaginar que as praias do Panamá são lindas, especialmente na parte do Caribe panamenho. Mas, saiba que tem muito mais para fazer no Panamá.

O país possui uma beleza natural exuberante, cheia de bichos exóticos e plantas. Portanto, as atividades ao ar livre são bem interessantes. Já no centro da Cidade do Panamá, existem outros pontos turísticos históricos, além de atrações hiper modernas lembrando os Estados Unidos.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Panamá

Seguro para o Caribe e América Central »

Tudo sobre o Panamá

O Panamá fica no istmo (faixa estreita de terra que liga duas regiões maiores) entre as Américas do Norte/Central e do Sul, fazendo fronteira com a Costa Rica e a Colômbia. Tem mais de 4 milhões de habitantes e as moedas oficiais são o dólar americano e a balboa.

Como citei acima, é um destino muito procurado para compras. Há, inclusive, muita gente que diz que o Panamá é uma mini-Miami por conta das ruas e ruas cheias de lojas ou ainda uma Dubai das Américas por conta dos altos prédios na capital, Cidade do Panamá, e cassinos.

Isso é bacana, mas não representa totalmente o que é o país. Por isso, neste post veja tudo o que fazer, com várias dicas da capital, além de outras cidades turísticas para colocar no seu roteiro de viagem.

O que fazer no Panamá?

Cidade do Panamá

O que fazer no Panamá?
Cidade do Panamá, a capital do país.

Primeiramente, vou falar da capital panamenha, a cidade que leva o nome do país. Tem muita gente que pensa na Cidade do Panamá só como destino rápido para conexão, ou no máximo uma paradinha para compras. Pensando nisso, tem um guia super completo com dicas de compras na Cidade do Panamá.

Mas, mesmo que seu interesse seja somente nas praias do Caribe ou ainda se planeja ficar na Cidade do Panamá apenas para dormir e conhecer lugares próximos, posso afirmar que conhecer os pontos turísticos da capital já é uma viagem e tanto.

Trata-se de uma das capitais mais interessantes da América Central e vale muito ficar uns dias. Por isso, veja onde se hospedar na Cidade do Panamá com dicas de bairros, hostels e hotéis.

Para saber tudo o que conhecer na Cidade do Panamá veja esse artigo com pontos turísticos importantes na cidade e antigo centro. As sugestões são para ficar de 2 a 5 dias na capital do Panamá.

No artigo, você ainda vê lugares nos arredores da capital como San Blas, um arquipélago com mais de 360 ilhas com muito verde, praias belíssimas e muito ouro pouco conhecido dos viajantes brasileiros. A culinária também é bem atraente e você pode participar, inclusive, de um food tour para explorar os melhores restaurantes da cidade.

Por conta desses recursos naturais, os índios nativos da região (gunas, na língua nativa) travaram uma batalha de séculos até que, em 1938, após dias de guerra, o governo panamenho assinou o documento que transformou San Blas em uma região indígena autônoma. Hoje, o local é conhecido também por Guna Yala.

Mais sobre a Cidade do Panamá

Praias no Panamá
Isla Diablo, no Arquipélado de San Blas.

Para saber como usar o transporte na Cidade do Panamá leia este post com todas as explicações sobre o assunto. Além de dicas do transporte público, como metrô e ônibus, também conto tudo sobre os táxis compartilhados. Assim, você consegue economizar mais na sua viagem, sabendo gastar no transporte.

Se ainda está analisando as finanças da viagem, também indico o artigo sobre quanto custa viajar para a Cidade do Panamá. Assim, você entende melhor os gastos, para conseguir planejar sua viagem, ou ao menos, incluir no seu roteiro.

Outros pontos turísticos do Panamá

Bocas del Toro

Bocas del Toro, praia no Panamá
Bocas del Toro, praia no Panamá Foto: M M, via Wikimedia Commons.

Bocas del Toro é uma província e arquipélago, cuja cidade capital tem o mesmo nome. Fica ao norte do Panamá, na fronteira com Costa Rica. É um paraíso para quem ama mergulho, de snorkel ou cilindro, já que a vida marinha é intensa.

E ainda tem algumas das melhores praias do Caribe. Sendo que você pode conhecer o autêntico Caribe. A atmosfera simples e praiana ainda é preservada, o que pode ser notado nas casinhas coloridas de palafitas sobre o mar. É uma raridade, já que o que mais tem nas praias do Caribe são resorts enormes.

E não pense que a infraestrutura é precária. É possível encontrar bons hotéis e resorts por lá. Veja os preços dos resorts em Bocas del Toro. Além da capital Bocas del Toro, o outro lugar de mais destaque é a Isla Bastimentos. Isto porque lá, fica uma das praias mais famosas do Panamá: Red Frog Beach.

Santa Catalina e Ilha Coíba

Turismo no Panamá
Mergulho no Parque Nacional Coíba | Foto: Laszlo Ilyes, via Wikimedia Commons.

Quem quer surfar, deve ir para Santa Catalina. Essa praia do Panamá se encontra no Oceano Pacífico e é uma das mais famosas para surf no Panamá. Tem uma onda famosíssima, um tubo bem consistente. De lá, também saem passeios para mergulho na Ilha Coíba.

Além de ser a maior ilha da América Central, antigamente foi sede de um presídio e, atualmente, é onde está o Parque Nacional Coíba, muito preservado, pois é habitat de várias espécies únicas. Como é o caso de um tipo de arara típica da região.

A ilha também tem um grande recife de corais, o que significa que é um ótimo lugar para mergulhar. A vida marinha também é muito intensa, inclusive é o local ideal para quem quer mergulhar e ver tubarões.

Punta Chame

Praias para turismo no Panamá
Nitro City, resort no Panamá, na praia de Punta Chame.

Essa península no Panamá é conhecida pelos esportes radicais. É um bom lugar para praticar kitesurf ou windsurf, já que venta bastante pela região. E ainda, existe um resort totalmente dedicado aos esportes de ação, é o Nitro City Resort. É uma praia perto da Cidade do Panamá, dá para fugir da capital e ir até lá se divertir.

Portobelo

Pontos turísticos do Panamá
Fortificações em Portobelo.

Outra cidade de praia perto da Cidade do Panamá, mas do lado do Caribe. Os principais pontos turísticos são as ruínas dos antigos fortes utilizados pelos espanhóis para proteção. É um parque nacional, e também considerado Patrimônio Mundial da Unesco.

Pedasi e Isla Iguana

Destino de surf
Praia do Caribe no Panamá: Isla Iguana | Foto: Ayaita, via Wikimedia Commons.

Pedasi é um vilarejo de pescadores com muitos estrangeiros que escolheram a praia para morar. É um bom lugar para surf, mergulho, e claro, para qualquer um que curte praias. A Isla Iguana, que fica a 20 minutos de barco de Pedasi, tem água turquesa assim como as praias do Caribe.

A ilha é um refúgio da vida selvagem, e várias espécies como lagartos gigantes, caranguejos vermelhos e roxos, além de aves raras podem ser vistas. Também é um ótimo lugar para mergulhar, pois tem um recife de corais bem preservado. E ainda, é um ponto das tartarugas botarem seus ovos

Dicas de Turismo no Panamá

Neste artigo você conheceu um pouco do turismo no Panamá, detalhando algumas de suas praias e ilhas mais bacanas, além do guia de compras pelo país, a “menina dos olhos” de muitos turistas. Para ver todas as dicas do Panamá em blogs de viagem, acesse o índice da RBBV.

Para finalizar, veja este vídeo do site oficial do turismo do Panamá com as melhores praias do país:

E aí, você conhece as cidades turísticas e praias panamenhas? Se tiver alguma dica, ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!

Até + !!!

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Aline Schneider
    Olá! Apenas passando para parabenizar pela página. Viajarei para o Panamá em breve e de vez em quando venho dar uma olhadinha nas dicas. Boas viagens para você!
  2. Polly Batista
    Oi, Aline. Tudo bem? Que bom que você gostou! Boa viagem e volta aqui para dar as suas dicas do Panamá! Obg pelo comentário!
Quero Viajar Mais