Organizar intercâmbio por conta própria ou por agência?
Analisar os prós e contras de organizar um intercâmbio por conta própria ou por meio de agência é comum. Provavelmente, todos que já moraram fora passaram por esse processo, fazendo todos os cálculos e analisando cada detalhe.
Muitas pessoas entendem ser perfeitamente possível se organizar para estudar fora sozinho. Com as maravilhas da internet, algumas dicas de amigos e vídeos do YouTube, é fácil planejar a viagem. A realidade, entretanto, é pouco diferente.
Existem diversos passos para estruturar essa aventura, e uma agência pode te auxiliar em todos eles. Obviamente, ela cobra por isso, e por muitos esse custo pode ser considerado bastante alto.
De qualquer forma, organizar intercâmbio não é uma tarefa fácil, tanto sozinho quanto com agência. Mas, para te auxiliar nessa escolha, abaixo você encontrará as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Além disso, aproveite também algumas dicas que tenho para te dar sobre essa experiência!
Planeje sua viagem => Receba nossas novidades
Seguro viagem mais barato para estudante »
Neste artigo você vai ver:
É melhor fazer intercâmbio por conta própria?
Quando se fala sobre organizar intercâmbio, a grande verdade é que não existe uma melhor opção. Cada pessoa ou situação requer um tipo de abordagem diferente.
Sendo assim, o ideal é analisar bem as alternativas e escolher o mais indicado para você. De um lado, ganha na liberdade e perde no custo. No outro, ganha no custo, mas fica dependente de terceiros. E aí, o que prefere?
Intercâmbio por conta própria: é possível?
Antes de achar que tudo será mais simples, fácil e rápido porque dependerá somente de você, repense. Organizar um intercâmbio por conta própria é algo que exigirá organização, tempo para pesquisas e paciência.
Além disso, será de fundamental importância o domínio da língua do país destino. Se não tiver isso, ao menos precisará do básico para conseguir se comunicar. O idioma será importante na hora de resolver diversas burocracias, principalmente na matrícula da escola e na hospedagem do aluno.
CLIQUE AQUI para enviar dinheiro para o exterior »
Vantagens de organizar intercâmbio por conta própria
Quando você pensa em organizar um intercâmbio por conta própria, normalmente foca nas partes positivas. De fato, são muitas, dentre as quais posso citar:
Liberdade
Um dos benefícios de organizar o intercâmbio sem o auxílio de uma assessoria é a liberdade de poder escolher uma instituição da sua preferência.
As agências de viagens possuem contratos e vínculos com escolas específicas. Assim, evita fechar o pacote de intercâmbio com uma assessoria é ficar preso às escolhas de escolas dela.
Custo
Existe também uma parte econômica em organizar intercâmbio diretamente com a escola. Não haverá taxa de assessoria, cobrada pelas agências de viagem para servirem como intermediário entre o aluno e a instituição.
Ainda que pareça algo pequeno, a diferença no final pode ser bem grande, inclusive inviabilizando a experiência toda.
Independência
Outra grande vantagem de planejar intercâmbio sem a ajuda de uma agência, é exercitar sua independência. E isso começa muito antes de você chegar a outro país.
Viajar sozinho é algo muitas vezes desafiador, mas que vale a pena. É uma oportunidade de praticar essa independência e trabalhar a coragem para encarar qualquer problema.
Confira => Quanto custa um intercâmbio na Califórnia?
Desvantagens de organizar intercâmbio por conta própria
Por outro lado, existem também algumas desvantagens em se realizar todo o processo de maneira autônoma. Em especial, organizar intercâmbio sozinho pode trazer prejuízos de:
Pagamento
Quando o pacote de intercâmbio é fechado diretamente com a escola, o estudante terá que pagar os custos à vista.
Dificilmente uma instituição possui parcelamentos nas despesas. Por conta disso, fechar com agências pode ser benéfico a fim de parcelar o pagamento e diluir a quitação da viagem.
Idioma
Grande parte dos alunos que procuram essa experiência desejam fazê-la com o objetivo de aprender um novo idioma. Mas, quando organizar intercâmbio por conta, o turista precisará dominar o idioma para conseguir resolver toda a papelada.
Esses documentos podem envolver estudos, acomodação ou transporte. Se não conseguir falar, será preciso contratar alguém, o que aumentará os custos do processo.
Tempo
O aluno que resolver planejar o intercâmbio sozinho também precisará ter muito tempo livre e paciência. Será necessário fazer todas as pesquisas de escola, moradia, passagens, visto, passaporte, transporte interno e alimentação.
Se você não dispõe desse tempo ou tem urgência no processo, organizar intercâmbio por conta não é ideal.
Documentação
Como explicado acima, há uma quantidade bem grande de documentos necessários para um intercâmbio. Dessa forma, se fizer o processo por conta, é preciso se certificar que tenha tudo que precisa.
Além disso, terá que se organizar para marcar as entrevistas e retirar as certidões, registros e contratos a tempo.
Seguro
Além dos documentos normais, muitos países não aceitam a entrada de estrangeiros sem o seguro de viagem. O estudante precisará contar com o serviço e, mais uma vez, pesquisar e contatar sozinho os fornecedores.
Para auxiliar nessa etapa, aproveite e simule o seu seguro viagem mais barato.
Como escolher? => Intercâmbio na Austrália
Como organizar um intercâmbio por agência?
Viajar contando com os serviços de uma agência é uma ótima maneira de poupar tempo e desgastes. Essa é uma excelente opção para jovens, pessoas que estão viajando para fora pela primeira vez ou quem não domina outro idioma.
Aqui, você não terá preocupações, visto que qualquer coisa você pode acionar a agência. Quem irá organizar o intercâmbio é ela, cabendo a você apenas aprovar as escolhas e viajar tranquilo.
Vantagens de organizar intercâmbio por agência
A grande maioria dos estudantes opta por organizar seu intercâmbio por meio de agências especialistas. Não é à toa, visto que são diversas as vantagens de optar por essa opção, tais como:
Burocracia
Ter uma assessoria facilita muito com as burocracias e documentações necessárias na hora de fechar o pacote.
Não apenas com a instituição, mas também quando o estudante precisar tirar o visto, por exemplo. Todo esse processo costuma ser bastante demorado se feito por conta própria.
Documentação
Na hora de tirar o visto de estudante, será exigido do aluno uma carta da escola onde irá estudar.
Esse é apenas um dos passos facilitado pela agência, que fica responsável por tal documentação. Assim, o viajante não precisa se preocupar nem se desgastar para tentar conseguir os papéis necessários.
Riscos
Quando a agência é o intermediário entre o viajante e a escola, isso vira uma compra em território brasileiro. Com isso, algumas leis asseguram o turista.
Caso, por exemplo, a escola venha a entrar e falência, a assessoria é responsável por devolver o dinheiro do aluno. Se organizar o intercâmbio por conta própria, você perde o dinheiro investido.
Facilidade
Além de já fecharem direto com a escola, a agência também fica à frente do seguro de viagem do estudante.
A empresa também pode ficar responsável por conseguir a moradia do aluno conforme suas preferências e necessidades. Aqui, estão opções como casa de família, albergue, residência estudantil, entre tantas outras.
Pacotes
Outra grande vantagem de viajar com uma agência são os pacotes oferecidos por elas. As assessorias têm planos para todos os tipos de idades e níveis de idiomas, conseguindo acolher qualquer tipo de necessidade.
Assim, há maior assertividade quanto à eficácia de seu intercâmbio frente suas necessidades.
Problemas
Qualquer problema que o estudante tiver, a agência fica responsável por resolver. Independente se a situação for com a escola, hospedagem ou qualquer outro assunto, é dever da assessoria auxiliar.
Esse é um benefício bastante importante, que não existe quando se organiza intercâmbio sozinho.
Confira => Cidades mais baratas da Inglaterra para intercâmbio
Desvantagens de organizar intercâmbio por agência
Nem tudo é maravilhoso quando organizar um intercâmbio com o auxílio de uma agência. Ainda que os benefícios sejam muitos, há algumas desvantagens também, como por exemplo:
Escola
Em primeiro lugar, o aluno costuma ficar preso às escolas que as agências já possuem acordos. Além disso, as empresas não costumam ser transparentes quanto à qualidade de ensino das instituições de intercâmbio.
É comum elas se preocuparem em fechar o pacote e ganhar a comissão em cima de cada matrícula.
Preço
Apesar de a maioria das agências de viagens parcelarem os pagamentos, o valor é mais alto.
Na grande maioria das vezes, sai mais caro fechar o pacote com elas do que diretamente com a escola. As agências colocam no valor da viagem a taxa da assessoria, aumentando assim o preço da viagem.
Planejamento => Principais dúvidas sobre intercâmbio
Como escolher a forma de organizar intercâmbio?
Além das vantagens e desvantagens citadas acima, há também alguns fatores que auxiliam nessa escolha. Como explicado, organizar um intercâmbio é um processo trabalhoso e exaustivo. Dessa forma, ter conhecimento prévio é imprescindível.
Por isso, realizar o planejamento de forma autônoma é aconselhado, principalmente, para aqueles que já possuem experiência. Se você já viajou para fora do país, fala o idioma local e sabe negociar, pode ser uma boa opção.
Caso não preencha algum desses quesitos, pode ser interessante optar pelas agências. Como trabalham somente com isso, os atendentes já possuem o conhecimento necessário para realizar o serviço
Além disso, eles também servem como conselheiros, te indicando as melhores possibilidades para você. De acordo com o seu perfil, irão sugerir locais mais interessantes, escolas focadas no que quer aprender e hospedagens que mais combinam.
Assim, a sugestão aqui é analisar bem o seu conhecimento e sua capacidade para realizar tal tarefa. Se entender que está apto, pode fazer o planejamento sozinho, mas sabendo de todos os riscos que corre.
Opções => Cursos para estudar no México
Dicas extras para intercâmbio direto
Independente da escolha que fizer para organizar seu intercâmbio, há algumas dicas que são sempre válidas. Por isso, fique de olho nos conselhos abaixo para aproveitar mais sua experiência fora do país!
Como organizar um intercâmbio do zero?
Planejar uma experiência tão importante como um intercâmbio pode ser um pouco assustador. Tanto com agências como sozinho, há sempre aquela sensação de não saber por onde começar, não é?
Por isso, o primeiro passo é pesquisar muito! Procure informações sobre os destinos que pretende conhecer e converse com quem já foi estudar fora. Entenda quais as opções de cursos e como cada um pode te ajudar.
Voltando aos destinos, se informe sobre os melhores destinos para intercâmbio disponíveis. Você descobrirá que já prós e contras em praticamente todos os países. Assim, é preciso entender muito bem sua necessidade e o que você quer de fato.
Com tudo isso em mente, aí sim está na hora de buscar por um auxílio externo ou começar a procurar por conta própria. Em ambos os casos, pelo menos você já terá uma base do que quer e como conseguir.
Como pagar um intercâmbio?
Uma grande dúvida na cabeça daqueles que pretendem organizar um intercâmbio é o seu pagamento.
Afinal, estou falando aqui de valores altos, e que merecem uma atenção para não serem desperdiçados. Outro ponto é que, com cifras tão grandes, se faz preciso um planejamento para não acabar devendo.
Como dito acima, agências oferecem a possibilidade de parcelamento, enquanto a negociação direta não.
É possível, porém, trabalhar com financiamentos ou empréstimos para tirar esse sonho do papel. Ainda que mais complicadas, essas são alternativas possíveis e que muitas pessoas utilizam.
Por fim, é preciso sempre lembrar que o intercâmbio é uma experiência extremamente adaptável. Logo, é preciso primeiro definir um orçamento, e depois buscar as opções do mercado.
Independente do tempo ou tipo de aula que puder pagar, a aventura será incrível e você voltará muito melhor como pessoa e profissional.
Como enviar dinheiro durante um intercâmbio?
Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online. Ela nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país e vice-versa.
Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino. Lembre-se de verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.
Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens. Tire suas dúvidas no post sobre onde vale a pena comprar dólar e euro online.
Aproveite as dicas e faça um intercâmbio!
Os dados disponíveis nesse texto são de extrema importância para qualquer um que pretende organizar um intercâmbio. A dúvida de escolher entre a maneira autônoma ou por agências é normal, eu mesmo passei por isso. Assim, aproveite as informações e analise o que é melhor para você.
De qualquer forma, a experiência é válida não por seu planejamento, mas por sua vivência. Por isso, independente do que optar, o que importa é o momento em que chegar em seu destino e começar a viver como um estudante estrangeiro!
E aí, você já organizou ou pretende organizar intercâmbio com agência ou sozinho? Deixe nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *