Início / Américas / América do Sul / Brasil / Santa Catarina / O que fazer na Praia da Pinheira e Guarda do Embaú

O que fazer na Praia da Pinheira e Guarda do Embaú

Continuando nossa viagem pelo litoral de Santa Catarina, chegamos agora na região da Praia da Pinheira e sua vizinha Guarda do Embaú, que ficam no município de Palhoça. Localizadas a cerca de 50 quilômetros de distância ao sul de Florianópolis, a região tem ótima infraestrutura e é uma das paisagens do Brasil de tirar o fôlego.

Há uma grande variedade de atrativos no local, com opções de praias calmas e agitadas, rios, trilhas ecológicas e lazer que atrai pessoas de todo o tipo, desde famílias, mas também muitos jovens e surfistas. Há sempre o que fazer!

Planeje sua viagem => Encontre pousadas na região da Guarda do Embaú

Pesquise também hospedagem na Praia da Pinheira

 

Pinheira

A Praia da Pinheira é um vilarejo de praias com mar geralmente calmo, costões, morros e trilhas, muitas trilhas. Sua tranquilidade atrai muitas famílias, que lotam hotéis, pousadas e casas de aluguel durante o verão. As principais praias são Praia de Baixo, Praia de Cima, Prainha e Praia do Maço.

A Praia de Baixo tem águas calmas, muitos bares e restaurantes. Por sua proximidade da Vila da Pinheira, é bastante frequentada por famílias. Devido à ausência de ondas também é utilizada para a prática de esportes como natação, vela e windsurf. Além disso, por causa da sua extensão (7 km) e da areia bem firme, ela é ótima para corridas e caminhadas.

 

O que fazer na Praia da Pinheira
Praia de Cima, minha preferida na região da Pinheira.

Já a Praia de Cima, com apenas 700 metros de extensão, é muito aconchegante e oferece uma linda vista das ilhas da região, incluindo o sul de Florianópolis. Localizada a leste da Praia de Baixo (elas são separadas por um costão) está limitada pelo morro da Toca e a Ponta das Andorinhas. Vale muito a pena caminhar pela trilha que leva ao extremo da Ponta das Andorinhas, pois o local tem inúmeras pedras que criam piscinas naturais quando a maré está baixa.

=> Casas para Alugar /  Casa de visual impar sobre a pedra

Pousadas na Pinheira e Guarda do Embaú

Na minha opinião, se hospedar na Praia de Cima é das melhores opções na Pinheira. Conheci essa casa que pertence a uma família a mais de 40 anos, e agora dividem a magia desde lugar com outros viajantes!!! A casa é quase pé na areia, fica em cima de uma pedra com acesso por uma pequena trilha que sai da praia Praia de Cima.

 

Praia da Pinheira / Santa Catarina
Prainha, no caminho entre Pinheira e Guarda do Embaú.

A Prainha, com suas ondas fortes, é o destino predileto dos surfistas da região. Ainda selvagem, sem construções e com acesso somente por trilha, ela é uma ótima opção para os que gostam de privacidade, ainda mais por estar rodeada por morros com mata nativa, costões e dunas. A dica importante para quem deseja conhecer a Prainha é levar água e lanches, uma vez que não há comércio no caminho.

Também vale a pena conhecer o Vale Utopia e a Praia do Maço, num lugar rodeado por Mata Atlântica e repleto de grutas, sendo a Gruta da Rapinha a mais famosa. Outro atrativo é um penhasco de pedras, com uma vista incrível do mar. A Praia do Maço, com apenas 50 metros de extensão e isolada (por ser de difícil acesso), é perfeita para quem busca paz.

 

Trilha Pinheira / Guarda do Embaú

Trilha Pinheira - Guarda do Embaú
Praia do Maço / Bar do Evori.

Sério, eu adoro ficar largado na praia tomando cerveja e comendo todas as delícias que vendem na praia…açaí, milho, sorvete, pastel. Porém, o que mais gostei de fazer quando visitei a região de Palhoça, foi a trilha entre as praias da Pinheira e Guarda do Embaú, o passeio mais famoso por aqui. Num trajeto de aproximadamente 10 quilômetros, encontrei paisagens ainda intocadas, além de conhecer a Prainha, Vale da Utopia e a Praia do Maço.

Viagem para a Guarda do Embaú
Costão de pedras na trilha para a Guarda.

Como estava hospedado na casa que recomendei logo acima, comecei a trilha na Pinheira, com acesso justamente pela Praia de Cima, bem pertinho da casa. A trilha atravessa morros, campos abertos, mata fechada, pedras e vários trechos de areia, caminhando pela praia. O passeio é cansativo, mas como pode ver pelas fotos, o visual é sensacional.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 
Praia da Guarda do Embaú / SC
Praia e Rio Madre, chegando na Guarda do Embaú.

Não deixe de levar água, protetor solar e alguns lanches, afinal são 10km e várias praias, então recomendo se preparar para passar o dia todo, terminando o passeio já no fim da tarde ao chegar na Guarda do Embaú. Ahhh, é bom levar um saco estanque para proteger sua carteira e eletrônicos, pois terá que atravessar duas vezes o Rio da Madre, ao chegar na Guarda. A travessia principal pode ser feita em barcos (dependendo do horário e época do ano), mas a outra somente a pé (na maré baixa) ou a nado.

 

Guarda do Embaú

Guarda do Embaú
A praia, Rio Madre e Vila da Guarda do Embaú.

Chegando na Guarda do Embaú, seja pela trilha ou direto na vila, logo se percebe que ela tem um charme especial. A praia e a vila são separadas pelo Rio Madre e a travessia pode ser feita por barcos guiados pelos nativos, a nado ou caminhando, quando o rio está baixo.

Fotos da Guarda do Embaú
Entardecer no Rio Madre / Guarda do Embaú.

Além disso, o rio é um ótimo cenário para passeios de caiaque e canoa, um verdadeiro paraíso para os amantes do verão, e principalmente do pôr-do-sol. A praia é longa, de areia clara e fina, para mim uma das melhores praias do Brasil. As ondas são mais fortes próximo a foz do Rio Madre, atraindo muitos surfistas. Porém, é preciso ficar atento ao período da pesca da tainha, que vai de abril a julho, pois nesta época as atividades náuticas, inclusive o surf, ficam suspensas.

À noite, o centrinho da Guarda do Embaú fica agitado, com várias opções de restaurantes e bares, que ficam cheios principalmente em feriados e finais de semana do verão.

Trilha da Pedra do Urubu / Guarda do Embaú
Vista do alto da Pedra do Urubu.

Para quem gosta de trilhas, na Guarda é possível fazer uma que não é tão radical, mas ainda assim proporciona um vista de tirar o fôlego. A dica é subir a Pedra do Urubu, através de uma trilha que dura cerca de meia hora, e te garanto que a paisagem lá de cima compensa qualquer esforço.

Do alto, é possível ver boa parte da Baixada do Maciambú, incluindo a Praia da Pinheira, Praia da Guarda do Embaú, Ilha dos Corais, Praia da Gamboa, Siriú, Garopaba, Rio da Madre, Paulo Lopes, entre vários outros destinos turísticos de Santa Catarina.

 

=> La Bella Villa – Casa para Alugar na Guarda do Embaú

Onde ficar na Pinheira e Guarda do Embaú

Fiquei hospedado nessa casa na Guarda do Embaú, charmosa e confortável casa em madeira localizada a 150m do mar, distribuída em 5 quartos e 3 pavimentos com vista panorâmica do mar, da serra e do parque estadual. Conforto e aconchego integrando a energia natural da Guarda do Embaú.

 

Praias da Pinheira e Guarda do Embaú

Sou apaixonado pelo litoral de Santa Catarina e vários outros destinos na região sul do Brasil. As praias de Bombinhas são apaixonantes, assim como Garopaba, Farol de Santa Marta e Floripa, além de destinos no interior como Blumenau ou Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul.

Posso te garantir, a região da Praia da Pinheira e Guarda do Embaú está entre as mais bonitas do Brasil, então comece a planejar e bora viajar mais 🙂


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Pesquisando sobre o que fazer na Guarda do Embaú? Pretende visitar a Praia da Pinheira? Ainda tem dúvidas sobre hotéis, pousadas e onde ficar em Palhoça? Gostaria de compartilhar suas histórias?

Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

7 Comentários

  1. Pretendo ir aí na Guarda do Embaú no fim de Janeiro e ficar uns 07 dias, tá de bom tamanho prá conhecer tudo? Um grande abraço.

    • Oi Antonio,

      Boa, uma semana na Guarda é suficiente sim. Pelo menos suficiente para conhecer bem kkkk, pois com certeza vai querer voltar. Não deixe de fazer essa trilha até a Pinheira, vá sem pressa, com comida e protetor solar. Na volta pegue um taxi até a Guarda!

      Abraços

  2. vou fazer esse caminho, depois te conto…seu blog dá dicas para lugares que já vou, que legal…gostei…essa pedra do urubu tenho que ir…adoro tirar fotos, legal todas as dicas…
    meu insta é @maeefilhatrips
    Vamos em janeiro…antes passar no praia do sono em Paraty…
    Bom final de ano…abraço

  3. Parabéns pelo site, adorei as dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *