Início / Europa / Alemanha / O que comer na Alemanha: pratos e comidas típicas

O que comer na Alemanha: pratos e comidas típicas

Tenho que assumir, ao começar a planejar uma viagem quase sempre logo pesquiso sobre as comidas típicas e pratos populares do país. Foi assim que surgiram artigos aqui no blog com as comidas típicas de Viena, pratos populares de Praga, o que comer em Madrid e tantos outros.

A culinária da Alemanha possui uma grande variedade incrível de pratos, com receitas que ficaram bastante famosas aqui no Brasil, talvez por causa da região sul que hospeda a Oktoberfest de Blumenau. Apesar de não ser um país muito grande, cada região possui suas próprias receitas e tradições, possibilitando um verdadeiro tour gastronômico. Os ingredientes mais comuns na culinária alemã são a carne de porco, o repolho, a batata e as salsichas (Wurst), e nesse post mostrarei alguns dos principais pratos da gastronomia alemã.

Planeje sua viagem => Opções de hotéis e onde ficar nas cidades da Alemanha

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

O que comer na Alemanha

É fato que adoro provar os pratos típicos de cada região, tanto as comidas mais simples que são vendidas nas ruas, até restaurantes mais sofisticados…de bobo tenho só a cara 🙂 Muitas vezes, como em viagens pelo Sudeste Asiático, nem perguntava qual era o ingrediente principal da refeição, para não ficar com má impressão.

Se você for um fã de carnes, será um verdadeiro prazer descobrir o que comer na Alemanha. Claro, por haver muita carne de porco nas receitas típicas.

 

Chucrute (Sauerkraut)

Uma das mais populares comidas alemãs aqui no Brasil é o chucrute, que nada mais é do que uma conserva de repolho fermentado. Como ocorre com receitas muito populares, há diversas maneiras de preparo, e muitas vezes é servido como acompanhamento de um prato principal, geralmente o joelho de porco (Eisbein).

 

Eisbein

Pratos típicos da Alemanha
Eisbein | Foto: Clemens Pfeiffer, via Wikimedia Commons.

O Eisbein é o famoso joelho de porco, que pode ser servido frito ou assado. É preparado com diversas especiarias, e costuma vir acompanhado de chucrute.

 

Wurst

O que comer na Alemanha
Wurst com chucrute | Foto: calflier001, via Wikimedia Commons.

O Wurst é um dos clichês da Alemanha. O termo pode ser traduzido como salsicha, mas passa longe de ser parecida com a nossa! Ela pode ser feita com carnes nobres de porco, vaca ou vitela, ou até mesmo uma combinação de carnes. E dependendo do método de fabricação e dos ingredientes ela pode ter o aspecto de salsicha, de linguiça ou de patês.

Na Alemanha há mais de 1500 tipos diferentes de wurst e você encontrará barraquinhas vendendo salsichas em todos os lugares. Os tipos mais comuns são as bratwurst, que é a salsicha frita, feita de carne de porco moída e especiarias; a weiner (bastante popular em Viena), que é defumada e depois cozida; a blutwurst e a schwarzwurst, que são um tipo de chouriço.

Em Berlim é muito comum o prato “currywurst”, que é uma salsicha com ketchup ao curry. Há ainda a weißwurst da Baviera, uma salsicha branca que você descasca antes de comer e é servida com uma mostarda doce; e o rostbratwurst grelhado, comum em Nurenburg, servido com chucrute.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

Schnitzel

Comidas tradicionais da Alemanha
Rízek | Foto: Kobako, via Wikimedia Commons.

O tradicional schnitzel é feito com carne de porco (mas pode ser preparado com carne de boi ou frango). O prato é um tipo de bife à milanesa, que pode levar ou não queijo (dependendo da região) e servido com diversos molhos. Ele é muito comum e pode ser encontrado em vários restaurantes e fast foods, mas cuidado com o lugar que vai comer, porque se não for bem preparado ele pode ficar muito oleoso.

 

Fleischkäse

Pratos populares na Alemanha
Fleischkäse | Foto: cyclonebill, via Wikimedia Commons.

O fleischkäse é um bolinho assado de carne suína (a carne utilizada é sempre de muita qualidade). Ele é servido quente e em fatias, com pão ou com batatas.

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Brathend’l

Nem só de carne de porco vivem os alemães. O brathend’l é um frango assado (aquele de padaria sabe?) muito consumido no país. É um prato comum nos almoços de domingo e em dias de festa.

 

Schweinebraten

Culinária alemã
Schweinebraten | Foto: Rainer Zenz, via Wikimedia Commons.

O schweinebraten é muito famoso no país e consiste em um tipo de porco assado. Ele é facilmente encontrado em restaurantes e é geralmente servido junto de uma deliciosa torta.

 

Eintopf

Gastronomia na Alemanha
Eintopf | Foto: FiveRings, via Wikimedia Commons.

É um guisado muito tradicional na Alemanha. Pode ter variações, mas a receita mais comum é preparada com legumes variados, batatas e alguma carne (geralmente de porco, carne de boi ou de frango). É servido bem quente e muito consumido no período do inverno, para espantar o frio.

 

Kartoffelpuffer

Pratos populares na Alemanha
Kartoffelpuffer | Foto: Boris23, via Wikipedia Commons.

O kartoffelpuffer é um tipo de panqueca feita de batata ralada. A massa serve tanto para acompanhar pratos salgados, como carnes, e pratos doces, com purê de maça ou geléia de frutas vermelhas.

 

Strudel de Maçã

Principais doces na Alemanha
Apple Strudel | Foto: Che, via Wikipedia Commons.

Originalmente de Viena, esta torta de maçã, canela e passas é um dos doces mais populares também na Alemanha. Ela é feita de uma massa folhada, enrolada com o recheio em várias camadas (como um rocambole) e depois assada. É muito comum servi-la com chantilly.

 

Grütze Rote

Doces alemães
Grütze Rote | Foto: Olaf Simons, via Wikimedia Commons.

O grütze rote é um tipo de pudim, feito com frutas vermelha, muito popular na região norte. Ele é preparado com groselha, framboesas, morangos e cerejas. É servido com creme de leite, creme de baunilha ou leite.

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Schwarzwälder Kirschtorte

Melhores sobremesas na Alemanha
Schwarzwälder Kirschtorte | Foto: Mikelo, via Wikimedia Commons.

Traduzindo este nome impronunciável para nós brasileiros, seria algo do tipo “floresta negra e cereja”. E nada mais é do que o famoso bolo floresta negra mesmo. Na receita original alemã o bolo leva cereja e licores.

 

Cervejas Alemãs

Cervejas na Alemanha
Masskruege, o tradicional litro da Oktoberfest | Foto: Ich, via Wiki Commons.

Como todo mundo sabe, a Alemanha é a terra da cerveja! O país abriga mais de 1500 cervejarias, algumas centenárias, que produzem tipos diversos da bebida, e entre os mais comuns estão a Alt, Bock, Dunkel, Kölsch, Lager, Malzbier, Pils e Weizenbier. Então não tem como fugir, se estiver no país tem que experimentar uma boa cerveja alemã.

 

A culinária da Alemanhã

A culinária alemã é de fato baseada nas carnes e salsichas, sendo que os pratos mais populares são preparados com porco, além dos deliciosos acompanhamentos. Porém, as comidas tradicionais vão muito além disso, com variações que farão você perceber que existe um mundo de possibilidades para quem quiser explorar o que e onde comer nas diversas cidades turísticas da Alemanha.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Recomendo => Dicas para encontrar as melhores ofertas no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens AéreasTours na Alemanha | Seguro Viagem


Pesquisando sobre o que comer na Alemanha? Tem outras dicas de comidas e pratos típicos? Foi e gostaria de contar sua experiência?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

2 Comentários

  1. Muito bom o artigo que vc preparou. e as fotos já apetecem e deixam aquela vontade! Me ajudou muito a saber o que pedir pra comer na Alemanha! Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *