Dicas para se mudar para Holanda: abrir conta, aluguel etc
Se você pensa em se mudar para a Holanda (agora oficialmente chamada de Países Baixos), talvez seja a hora de saber como funcionam alguns processos rotineiros no país. Vistos, abrir conta em banco, tirar documentos, dirigir, alugar um imóvel, enfim, há muito o que se informar antes de embarcar.
Tendo todas as informações ao seu favor, fica muito mais fácil chegar no país pronto para começar uma nova fase da vida com praticidade, agilidade e confiança. Aliás, ninguém merece passar estresse por não ter conhecimento das burocracias de outro país.
Por isso, aproveite essa leitura para acompanhar algumas dicas importantes sobre se mudar e viver na Holanda! Desde emprego para brasileiros até custo de vida, você entenderá como é morar em um dos países centrais da Europa.
Planeje sua viagem => Chip com internet para viajar para Holanda
Seguro viagem para Holanda: qual contratar? »
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Dicas para se mudar para Holanda
Muitos brasileiros sonham em morar no exterior e os países da Europa, como a Holanda, podem ser uma boa opção para imigrar. Por isso, já respondo logo de cara a pergunta: vale a pena viver na Holanda? Sim, vale a pena. Claro que há vantagens e desvantagens, mas o país oferece uma ótima infraestrutura para a sua população.
Para mim, é uma experiência única que vale muito a pena se você gosta da ideia de ter uma ótima qualidade de vida e conhecer novos lugares, pessoas, cultura e idioma. Tendo sempre em mente que, claro, qualquer mudança requer adaptação, não importa qual das cidades você tenha escolhido para morar.
Para te ajudar nessa tarefa de buscar o que é preciso ter e fazer para mudar para a Holanda, separei dicas sobre os seguintes tópicos:
- Quais são os vistos para a Holanda?
- Como procurar emprego na Holanda?
- Como abrir conta em banco na Holanda?
- Como tirar documentos na Holanda?
- Como alugar um imóvel no país?
- Como dirigir na Holanda?
- Como comprar um carro no país?
- Qual é o custo de vida na Holanda?
Antes dessas dicas, dê uma olhada no vídeo produzido pelo órgão oficial de Turismo da Holanda/Países Baixos, o Visit Netherlands, sobre a Praça dos Museus, localizada em Amsterdam, uma das melhores cidades do país para se morar. Para entender a região de cada lugar citado neste post, veja como é o mapa da Holanda.
CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »
O que é preciso para viver na Holanda
1. Quais são os vistos para a Holanda?
O primeiro passo ao pensar em se mudar para Holanda é saber quais os vistos para entrar no país e morar durante um determinado período. Existem basicamente dois vistos:
- Visto Schengen (visto de curta duração – 90 dias)
Nós brasileiros, somos isentos desse visto, já que podemos entrar na Holanda (ou outro país que faça parte do Tratado de Schengen) e permanecer por até 90 dias como turistas.
- Visto MVV (visto de longa duração)
Esse visto é uma autorização de residência temporária (Machtiging tot Voorlopig Verblijf, em holandês) para quem pretende permanecer na Holanda por mais de 90 dias. Confira a seguir os principais casos de solicitação do MVV:
- Trabalho (permissão de trabalho via empregador);
- Estudo (graduação, mestrado ou especialização);
- Família (casamento, partner, crianças até 18 anos, crianças nascidas na Holanda, refugiados ou adoção);
- Au pair (morar com uma família residente na Holanda via agência reconhecida oficialmente);
- Intercâmbio cultural (troca cultural via organização reconhecida oficialmente);
- Negócios (tornar-se um investidor na Holanda).
Esses tipos de vistos exigem uma série de requisitos específicos. Você pode acessar a página do Consulado da Holanda no Brasil, assim como o Serviço de Imigração e Naturalização (IND) da Holanda para conferir todas as informações.
2. Como procurar emprego na Holanda?
Se você pretende ir para os Países Baixos para trabalhar, vai precisar de uma permissão de trabalho e de residência antes de deixar o Brasil. Para isso, você deve ser contratado por uma empresa local, que vai solicitar o seu visto de trabalho no IND.
Para procurar emprego, você deve em primeiro lugar investir no seu currículo, carta de motivação (muitas empresas pedem durante a candidatura) e perfil do LinkedIn (essa plataforma funciona bastante na Holanda). Tudo em inglês, claro.
Além disso, vale a pena acompanhar sites de emprego, tais como o Nationale Vacaturebank, Intermediair, Indeed, Monsterboard e Young Capital. E algumas agências de emprego também: Randstad, Manpowere Uitzend Bureau.
Apesar das páginas estarem em holandês, muitas vagas são descritas em inglês. Para acessar diretamente essas vagas, pesquise por “english” no campo de busca ou até “portuguese”. Quem sabe você não encontra uma vaga de emprego para brasileiros?
3. Como abrir conta em banco na Holanda?
Ao se mudar para Holanda, você vai precisar abrir uma conta em banco para facilitar a sua vida no país, já que aqui é muito comum o uso de cartão de débito e transferência bancária. Para abrir a sua conta, você deve normalmente apresentar:
- Passaporte;
- Número do documento de identificação holandês (conhecido como BSN, você recebe esse número após se registrar na prefeitura da cidade onde for morar).
- Endereço de residência na Holanda.
Geralmente, o banco pode pedir um contrato de trabalho ou comprovante de matrícula da universidade caso você esteja trabalhando ou estudando na Holanda. O processo de abertura de conta pode demorar de uma a quatro semanas.
Os documentos, condições e duração do procedimento varia de banco para banco. Os bancos mais famosos na são: ING, ABN Amro e Rabobank.
4. Como tirar documentos na Holanda?
O processo de se mudar para Holanda envolve documentos, tanto brasileiros quanto holandeses. Para tirar qualquer documento no país, você vai precisar apresentar o seu passaporte e, dependendo da situação, outra identidade (certidão de nascimento, por exemplo) e contrato de trabalho e habitação.
O primeiro documento que você tira ao morar na Holanda é o cartão de residência (temporária ou permanente). Quem faz o trâmite desse documento é o Serviço de Imigração e Naturalização (IND).
Para abrir conta em banco e, às vezes, para alugar/comprar um imóvel ou comprar um carro, você vai precisar do seu número BSN. Essa identificação você recebe quando se registra na prefeitura da cidade em que for morar.
Em geral, os documentos brasileiros, tais como certidões de nascimento, estado civil e diplomas/certificados, têm validade na Holanda se forem legalizados e traduzidos para o holandês ou inglês (tradução juramentada na maioria dos casos).
5. Como alugar um imóvel na Holanda?
Saber como alugar um apartamento ou casa na Holanda requer informação, muita pesquisa, paciência e, algumas vezes, sorte. Os preços variam de acordo com a localização, tamanho do imóvel e imobiliária (a taxa da imobiliária é cobrada normalmente apenas no ato do contrato).
Você pode buscar ofertas nos sites: Funda, Pararius, Directwonen e Marketplaats. Para buscar um quarto ou alguém para dividir apartamento, você pode conferir anúncios no Kamernet (estudantes) ou no TenantHub (profissionais em Amsterdam).
É comum o pagamento de um depósito de um ou dois meses de aluguel e um comprovante de renda (contrato de trabalho, por exemplo) para alugar um imóvel. O contrato geralmente pode ser negociado segundo a duração da sua estadia.
Fique esperto com anúncios nas redes sociais. Assim como em qualquer país, na Holanda existem também fraudes no setor imobiliário. Por isso, consulte imobiliárias e corretores, além de pesquisar e tirar suas dúvidas antes de fechar qualquer negócio.
6. Como dirigir na Holanda?
Vai uma notícia boa aqui: brasileiros podem dirigir na Holanda com a carteira nacional de habilitação brasileira (CNH) dentro do prazo de 6 meses. Para isso, a CNH deve estar válida por mais de 6 meses.
Se você for morar na Holanda por mais tempo que um semestre e deseja dirigir nesse período, vale a pena ter em mãos a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Caso você deseja trocar a carteira brasileira pela holandesa, precisa passar por um processo.
Este vai depender do tipo de visto que você tem na Holanda. Há situações de pessoas que precisam fazer prova e aulas de condução para tirar a nova carteira e há situações mais simples onde só é feita a troca de carteiras mediante documentação.
Em todo caso, você precisa estar legalmente registrado no país. Os órgãos responsáveis pela emissão de carteiras de motorista na Holanda são: RDV (Rijksdienst voor het Wegverkeer) e CBR (Centraal Bureau Rijvaardigheid).
7. Como comprar um carro na Holanda?
Se você quer se mudar para Holanda e ter conforto na locomoção, talvez comprar um carro seja uma boa. Para comprar isso é necessário ter uma carteira de motorista válida e pagar as taxas referentes ao carro e ao seguro.
Os valores dependem do carro escolhido e o governo informa diretamente (via carta) as taxas relativas a ele. Marketplaats e Bynco são bons sites para iniciar as pesquisas por carros de segunda mão (confira os novos diretamente pelas concessionárias).
Lembrando que um carro na Holanda é considerado um investimento significativo. Os estacionamentos são caros (tipo “zona azul”), assim como o combustível. Não é à toa que os holandeses optam pelo uso de bicicletas no país.
Outra opção para quem não quer investir em um veículo próprio, é fazer o aluguel de carro na Holanda quando necessário. Inclusive, você poderá utilizá-los ao fazer passeios na Holanda conhecendo os principais atrativos turísticos, também como forma de se acostumar em dirigir no país e avaliar se o investimento vale a pena.
8. Qual é o custo de vida na Holanda?
Ao se mudar para Holanda muita gente se depara com uma certa surpresa e, às vezes, frustração. Não saber o custo de vida de um país antes de se mudar normalmente causa esse tipo de sensação.
Mas não precisa ser assim. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar a Holanda, saiba que o país possui uma alta qualidade de vida que diretamente está relacionada com um custo de vida igualmente elevado.
No entanto, é preciso levar em conta quanto uma pessoa ganha no Brasil e quanto ganha na Holanda. Aí sim avaliar as despesas e entender o orçamento fica mais justo e prático para descobrir o real custo de vida no país. Lembrando que também há cidades mais baratas para morar nos Países Baixos, e as mais caras. É preciso se adaptar à escolha.
Salário mínimo e orçamento
O salário mínimo na Holanda é de 1.615,80 euros (dados de fevereiro de 2019) e a moeda utilizada na Holanda é o euro. O item mais caro no orçamento de uma pessoa que vive na Holanda é a moradia, seguida de transporte, saúde e alimentação (sem contar a educação para estudantes).
Os impostos também são altos. Mas por outro lado, o país oferece serviços de alta qualidade e uma média salarial alta (comparada com outros países europeus) que “compensam” o custo de vida.
Logo, o cidadão paga por aquilo que realmente consome.
O que fazer antes de se mudar para Holanda
Deixar o Brasil e se mudar para Holanda é uma decisão muito importante. Afinal, você se abre para conhecer uma nova cultura e mergulha em um estilo de vida diferente do que está acostumado no Brasil.
Para que essa experiência seja bastante positiva, sugiro que faça um roteiro na Holanda e conheça o país. Saiba também sobre a cultura e costumes da Holanda e evitar qualquer contratempo.
Além disso, é necessário prestar atenção em alguns detalhes no caminho. E isso começa antes mesmo da mudança: estar regularizado com os seus deveres no Brasil, assim como na Holanda.
Isso inclui todo o processo de informe aos órgãos públicos e privados (inclusive bancos para autorizar o uso do seu cartão no exterior e/ou movimentações na sua conta) e o próprio processo de visto e residência na Holanda.
Nessa direção, você poderá deixar o Brasil tranquilamente já que terá uma boa infraestrutura para poder dar os primeiros passos em outro país e iniciar uma nova jornada de vida.
Preparado para embarcar e se mudar para a Holanda? Já mora no país? Deixe um comentário com as suas expectativas ou dúvidas!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *