Dicas para se mudar para Holanda: abrir conta, dirigir, aluguel

Dicas para se mudar para Holanda: abrir conta, dirigir, aluguel

Se você pensa em se mudar para a Holanda, talvez seja a hora de saber como funcionam alguns processos rotineiros no país. Vistos, abrir conta em banco, tirar documentos, dirigir, alugar um imóvel, enfim, há muito o que se informar antes de embarcar.

Tendo todas as informações ao seu favor, fica muito mais fácil chegar no país pronto para começar uma nova fase da vida com praticidade, agilidade e confiança. Aliás, ninguém merece passar estresse por não ter conhecimento das burocracias de outro país.

Por isso, aproveite essa leitura para acompanhar algumas dicas importantes sobre se mudar e viver na Holanda! Desde emprego para brasileiros até custo de vida, você entenderá como é morar em um dos países centrais da Europa. Vamos lá?

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Holanda

Seguro viagem Holanda »

 

Quais são os vistos para a Holanda?

Tipos de visto para a Holanda
Seu passaporte precisa estar carimbado com o visto adequado para o período de permanência.

O primeiro passo ao pensar em se mudar para Holanda na Europa é saber quais os vistos para entrar no país e morar durante um determinado período. Existem basicamente dois vistos para a Holanda:

  • Visto Schengen (visto de curta duração – 90 dias)

Nós brasileiros, somos isentos desse visto, já que podemos entrar na Holanda (ou outro país que faça parte do Tratado de Schengen) e permanecer por até 90 dias como turistas.

  • Visto MVV (visto de longa duração)

Esse visto é uma autorização de residência temporária (Machtiging tot Voorlopig Verblijf, em holandês) para quem pretende permanecer na Holanda por mais de 90 dias. Confira a seguir os principais casos de solicitação do MVV:

  • Trabalho (permissão de trabalho via empregador);
  • Estudo (graduação, mestrado ou especialização);
  • Família (casamento, partner, crianças até 18 anos, crianças nascidas na Holanda, refugiados ou adoção);
  • Au pair (morar com uma família residente na Holanda via agência reconhecida oficialmente);
  • Intercâmbio cultural (troca cultural via organização reconhecida oficialmente);
  • Negócios (tornar-se um investidor na Holanda).

Esses tipos de vistos exigem uma série de requisitos específicos. Você pode acessar a página do Consulado da Holanda no Brasil, assim como o Serviço de Imigração e Naturalização (IND) da Holanda para conferir todas as informações.

E se a sua intenção é de fato se mudar para o país, não deixe de ler e se informar sobre a cultura e as curiosidades da Holanda.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Como procurar emprego na Holanda?

Trabalhar na Holanda
Sites de emprego são ótimas opções para encontrar vagas de trabalho na Holanda.

Se você pretende ir para a Holanda para trabalhar, vai precisar de uma permissão de trabalho e de residência antes de deixar o Brasil. Para isso, você deve ser contratado por uma empresa local, que vai solicitar o seu visto de trabalho no IND.

Para procurar emprego, você deve em primeiro lugar investir no seu currículo, carta de motivação (muitas empresas pedem durante a candidatura) e perfil do LinkedIn (essa plataforma funciona bastante na Holanda). Tudo em inglês, claro.

Além disso, vale a pena acompanhar sites de emprego, tais como o Nationale Vacaturebank, Intermediair, Indeed, Monsterboard e Young Capital. E algumas agências de emprego também: Randstad, Manpowere Uitzend Bureau.

Apesar das páginas estarem em holandês, muitas vagas são descritas em inglês. Para acessar diretamente essas vagas, pesquise por “english” no campo de busca ou até “portuguese”. Quem sabe você não encontra uma vaga de emprego para brasileiros?

Descubra => Feriados na Holanda

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Holanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Como abrir conta em banco na Holanda?

Bancos na Holanda
Abrir uma conta em banco é um dos primeiros passos ao chegar no país.

Ao se mudar para Holanda, você vai precisar abrir uma conta em banco para facilitar a sua vida no país, já que aqui é muito comum o uso de cartão de débito e transferência bancária. Para abrir a sua conta, você deve normalmente apresentar:

  • Passaporte;
  • Número do documento de identificação holandês (conhecido como BSN, você recebe esse número após se registrar na prefeitura da cidade onde for morar). Conheça mais sobre mapa da Holanda;
  • Endereço de residência na Holanda.

Geralmente, o banco pode pedir um contrato de trabalho ou comprovante de matrícula da universidade caso você esteja trabalhando ou estudando na Holanda. O processo de abertura de conta pode demorar de uma a quatro semanas.

Os documentos, condições e duração do procedimento varia de banco para banco. Os bancos mais famosos na  são: ING, ABN Amro e Rabobank.

Agende => Tours incríveis em Amsterdam

 

Como tirar documentos na Holanda?

O processo de se mudar para Holanda envolve documentos, tanto brasileiros quanto holandeses. Para tirar qualquer documento no país, você vai precisar apresentar o seu passaporte e, dependendo da situação, outra identidade (certidão de nascimento, por exemplo) e contrato de trabalho e habitação.

O primeiro documento que você tira ao morar na Holanda é o cartão de residência (temporária ou permanente). Quem faz o trâmite desse documento é o Serviço de Imigração e Naturalização (IND).

Para abrir conta em banco e, às vezes, para alugar/comprar um imóvel ou comprar um carro, você vai precisar do seu número BSN. Essa identificação você recebe quando se registra na prefeitura da cidade em que for morar. Conheça as cidades da Holanda mais bonitas.

Em geral, os documentos brasileiros, tais como certidões de nascimento, estado civil e diplomas/certificados, têm validade na Holanda se forem legalizados e traduzidos para o holandês ou inglês (tradução juramentada na maioria dos casos).

   

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Como alugar um imóvel na Holanda?

Morar na Holanda
Você poderá contar com a ajuda de uma imobiliária para achar sua residência.

Saber como alugar um apartamento ou casa na Holanda requer informação, muita pesquisa, paciência e, algumas vezes, sorte. Os preços variam de acordo com a localização, tamanho do imóvel e imobiliária (a taxa da imobiliária é cobrada normalmente apenas no ato do contrato).

Você pode buscar ofertas nos sites: Funda, Pararius, Directwonen e Marketplaats. Para buscar um quarto ou alguém para dividir apartamento, você pode conferir anúncios no Kamernet (estudantes) ou no TenantHub (profissionais em Amsterdam).

É comum o pagamento de um depósito de um ou dois meses de aluguel e um comprovante de renda (contrato de trabalho, por exemplo) para alugar um imóvel. O contrato geralmente pode ser negociado segundo a duração da sua estadia.

Fique esperto com anúncios nas redes sociais. Assim como em qualquer país, na Holanda existem também fraudes no setor imobiliário. Por isso, consulte imobiliárias e corretores, além de pesquisar e tirar suas dúvidas antes de fechar qualquer negócio.

Fácil => Transfer do aeroporto de Amsterdam

 

Como dirigir na Holanda?

Carros em Amsterdam
Você poderá andar pelas ruas holandesas com sua CHN brasileira por um período.

Vai uma notícia boa aqui: brasileiros podem dirigir na Holanda com a carteira nacional de habilitação brasileira (CNH) dentro do prazo de 6 meses. Para isso, a CNH deve estar válida por mais de 6 meses.

Se você for morar na Holanda por mais tempo que um semestre e deseja dirigir nesse período, vale a pena ter em mãos a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Caso você deseja trocar a carteira brasileira pela holandesa, precisa passar por um processo.

Este vai depender do tipo de visto que você tem na Holanda. Há situações de pessoas que precisam fazer prova e aulas de condução para tirar a nova carteira e há situações mais simples onde só é feita a troca de carteiras mediante documentação.

Em todo caso, você precisa estar legalmente registrado no país. Os órgãos responsáveis pela emissão de carteiras de motorista na Holanda são: RDV (Rijksdienst voor het Wegverkeer) e CBR (Centraal Bureau Rijvaardigheid).

Confira => Anne Frank Walking Tour em Amsterdam

 

Como comprar um carro na Holanda?

Dirigir em Amsterdam
Ter seu próprio carro será um investimento bem alto.

Se você quer se mudar para Holanda e ter conforto na locomoção, talvez comprar um carro seja uma boa. Para comprar isso é necessário ter uma carteira de motorista válida e pagar as taxas referentes ao carro e ao seguro.

Os valores dependem do carro escolhido e o governo informa diretamente (via carta) as taxas relativas a ele. Marketplaats e Bynco são bons sites para iniciar as pesquisas por carros de segunda mão (confira os novos diretamente pelas concessionárias).

Lembrando que um carro na Holanda é considerado um investimento significativo. Os estacionamentos são caros (tipo “zona azul”), assim como o combustível. Não é à toa que os holandeses optam pelo uso de bicicletas no país. Saiba também sobre os melhores passeios na Holanda.

Outra opção para quem não quer investir em um veículo próprio, é fazer o aluguel de carro na Holanda quando necessário.

Entenda => Como usar WhatsApp no exterior

   

 

Como é o custo de vida na Holanda?

Alimentação na Holanda
Os custos com alimentação são parte crucial do seu orçamento.

Ao se mudar para Holanda muita gente se depara com uma certa surpresa e, às vezes, frustração. Não saber o custo de vida de um país antes de se mudar normalmente causa esse tipo de sensação.

Mas não precisa ser assim. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar a Holanda, saiba que o país possui uma alta qualidade de vida que diretamente está relacionada com um custo de vida igualmente elevado.

No entanto, é preciso levar em conta quanto uma pessoa ganha no Brasil e quanto ganha na Holanda. Aí sim avaliar as despesas e entender o orçamento fica mais justo e prático para descobrir o real custo de vida no país. Saiba mais no post custo de vida na Holanda.

 

Salário mínimo e orçamento

O salário mínimo na Holanda é de € 1.615,80 (dados de fevereiro de 2019). O item mais caro no orçamento de uma pessoa que vive na Holanda é a moradia, seguida de transporte, saúde e alimentação (sem contar a educação para estudantes). Confira outros detalhes no artigo trabalhar na Holanda.

Outra despesa básica é o custo com internet, por isso saiba tudo sobre como funciona a internet na Holanda e como ficar conectado no seu celular.

Os impostos também são altos. Mas por outro lado, o país oferece serviços de alta qualidade e uma média salarial alta (comparada com outros países europeus) que “compensam” o custo de vida. Logo, o cidadão paga por aquilo que realmente consome. Falando em economizar, descubra qual moeda levar para Holanda.

Completo => Roteiro na Holanda

 

O que fazer antes de se mudar para Holanda

Deixar o Brasil e se mudar para Holanda é uma decisão muito importante. Afinal, você se abre para conhecer uma nova cultura e mergulha em um estilo de vida diferente do que está acostumado no Brasil.

Para que essa experiência seja bastante positiva, é necessário prestar atenção em alguns detalhes no caminho. E isso começa antes mesmo da mudança: estar regularizado com os seus deveres no Brasil, assim como na Holanda.

Isso inclui todo o processo de informe aos órgãos públicos e privados (inclusive bancos para autorizar o uso do seu cartão no exterior e/ou movimentações na sua conta) e o próprio processo de visto e residência na Holanda.

Nessa direção, você poderá deixar o Brasil tranquilamente já que terá uma boa infraestrutura para poder dar os primeiros passos em outro país e iniciar uma nova jornada de vida.

Preparado para embarcar? Deixe um comentário com as suas expectativas ou dúvidas!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

ESCRITO POR

Ana Paula Zanibão

Ana, 25 anos, é gestora ambiental no diploma e redatora no dia a dia. Apaixonada por diferentes culturas, já morou na Espanha, na Bélgica, e hoje mora na Holanda. Ama viajar, escrever e viver novas aventuras, além de sonhar acordada e rir sozinha.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *