Dicas para se mudar para França: abrir conta, dirigir e mais

por Bruna Correia

Dicas para se mudar para França: abrir conta, dirigir e mais

Se você pretende ou vai se mudar para França, existe uma série de temas importantes a se informar antes de desembarcar e é sobre isso que vou falar neste artigo.

Imigrantes de diversos países do mundo se encantam pela França e isso a torna um dos dez países que mais recebem estrangeiros no mundo por ano.

Com um mercado que acolhe estrangeiros, o fato de haver vagas de trabalho na França em diversos setores tem chamando a atenção de brasileiros.

Quando nos mudamos de país é importante aprender a lidar com as burocracias do dia a dia como: abrir uma conta no banco, dirigir, alugar um apartamento, entre outras coisas.

E mudar para França legalmente não será diferente e você deverá passar por todo esse processo. Veja informações sobre como abrir conta, dirigir, valor do aluguel e mais.

Prático => Como ficar conectado a internet na França?

Preços de seguro viagem para França »

 

Dicas práticas para mudar para França

Mudar para França
Saiba o que fazer para mudar para França.

Se você está se preparando para se mudar para França na Europa, devem estar surgindo várias dúvidas e inseguranças em relação a tudo que você vai enfrentar ao chegar no país.

Mas, fique tranquilo pois, preparei uma lista com algumas dicas práticas que poderão ser úteis para começar sua vida em solo francês.

A França é reputada pela sua burocracia administrativa e é conhecida como o País dos Papéis, visto que vários processos administrativos ainda não foram desmaterializados.

Sabemos que toda burocracia é chata, mas é uma questão de adaptação e paciência, no final tudo dá certo.

Se está planejando a mudança, lembre-se de pesquisar bem sobre as cidades da França para decidir se irá morar em Paris ou em outro lugar.

Independente se você for ao país para estudar ou já para arrumar um emprego na França. Neste artigo falarei sobre:

  • Como abrir conta no banco
  • Como dirigir de forma legal
  • Como alugar um imóvel
  • Como tirar documentos

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

O que saber antes de mudar para França

Como abrir conta em banco na França

Trabalho na França para brasileiros
Abrir uma conta na França pode ser um processo longo e burocrático.

Abrir uma conta no banco é uma das primeiras ações que você deve fazer ao chegar no país. Tudo aqui funciona por meio do débito automático. Leia sobre quanto custa viver em terras francesas.

Então, para pagar suas contas, receber seu salário ou fazer transferências, é primordial que você tenha um RIB (Relevé d’Identité Bancaire – dados bancários).

Abrir uma conta na França pode ser um processo longo e burocrático. Lembra o que falei anteriormente sobre o país adorar uma burocracia? Pois é, se aplica na hora de abrir uma conta. Mas, quem sabe com um pouco de sorte e encontrando o banco certo, você evite toda a parte chata desse processo.

Para a abertura de conta na França, você precisará do seu passaporte e/ou seu titre de séjour e um comprovante de residência.

Alguns bancos podem dificultar esse processo e pedir, além destes itens obrigatórios, uma lista extensa de outros documentos, como seguro da sua residência, declaração de imposto, contrato de trabalho e por aí vai.

Melhor lugar para morar na França
Cada banco estipula sua lista de documentos como bem entende.

Antes de abrir minha conta, passei por vários bancos que exigiam documentos que eu não possuía de imediato – foi a parte cansativa de todo o processo.

Contudo, por lei, os únicos documentos que os bancos têm direito de exigir são aqueles citados acima. O problema é que cada banco estipula sua lista de documentos como bem entende.

No caso de recusa, você pode procurar outro banco no qual o processo de abertura é mais simples (e passar um bom tempo fazendo isso), que foi o que eu fiz, ou recorrer ao Banco da França para obter apoio neste processo.

A lei estipula que qualquer pessoa residente em território francês tem o direito de abrir uma conta bancária e ter acesso aos serviços básicos.

Sendo assim, você deverá pedir uma carta de recusa do banco que não quis dar andamento ao processo de abertura da sua conta e entrar em contato diretamente com o Banco da França.

Para abrir sua conta no banco, você deverá agendar um rendez-vous (uma visita) com o seu futuro gerente, por telefone ou pessoalmente, e apresentar os documentos necessários para a abertura da conta.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Morar em paris custos
Cartão de débito/crédito vai chegar alguns dias depois.

Normalmente, você receberá um número de cliente e senha para o internet banking e serviços por meio de uma carta, cerca de três dias depois do seu rendez-vous. O cartão de débito/crédito vai chegar alguns dias depois e deve ser retirado na própria agência bancária com o secretário.

Uma vez que sua conta for aberta, você poderá solicitar um cartão e um livro de cheques.

O banco vai fornecer um RIB, que é um extrato de identificação bancária que servirá para o depósito do seu salário, cobrança de faturas e transferências bancárias.

Há dezenas de bancos franceses disponíveis para abrir sua conta. Se informe nos bancos mais perto de onde você mora ou trabalha quais são as condições para abrir uma conta e escolha uma agência. Segue uma lista com alguns dos bancos mais conhecidos da França:

  • BNP Paribas
  • Crédit agricole
  • Société générale
  • Crédit Mutuel – CIC
  • La Banque Postale
  • HSBC France
  • Credit Lyonnais – LCL
  • Caisse d’Epargne

 

Como dirigir na França de forma legal

Quanto ganha uma babá na França
Não é necessária uma carteira de motorista internacional (PID).

Para viajantes (brasileiros não residentes na França) não é necessária uma carteira de motorista internacional (PID).

Para pessoas que estão na França por um curto período, a CNH brasileira, acompanhada de uma tradução juramentada na língua francesa, já basta para dirigir em território francês.

É possível também fazer a carteira internacional (PID) juntamente com o DETRAN. Porém, ela deverá sempre estar acompanhada da sua carteira de motorista brasileira e do seu passaporte.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Esses procedimentos são válidos também para titulares de uma “carte de séjour” com menção estudante.

Já para brasileiros que residem na França e que possuem uma carte de séjour, seja com visto de trabalho ou qualquer outro tipo, se faz necessária a substituição da carteira de habilitação brasileira pela francesa.

Esse processo deve ser feito antes de completar um ano do prazo de permanência na França.

Dirigir na França
É possível também fazer a carteira internacional (PID) juntamente com o DETRAN.

É sempre recomendável se informar e solicitar essa troca o mais rápido possível desde sua chegada na França, pois este pode ser longo.

E, se um ano se passar desde sua chegada na França, você não poderá mais fazer a troca da CNH pela equivalente francesa e deverá se submeter ao exame para a obtenção da carteira francesa.

Segundo o Ministério do Interior para fazer a equivalência da carteira de motorista é necessário:

  • Ser válida;
  • Ter sido emitida antes da sua entrada em França;
  • Ter sido emitida por um Estado com o qual exista acordo de reciprocidade para a troca de carteiras de condução (que é o caso do Brasil).

Ao chegar na França, você deve ir no site da préfecture de police para se informar ou vá pessoalmente, pois as informações são sempre mais claras que no site e você pode tirar suas dúvidas. Dessa forma, você vai descobrir quais são os documentos necessários e traduções juramentadas que você deve providenciar.

 

Como alugar um imóvel na França

Alugar apartamento na França
Este pode ser um processo longo e a dica é ter paciência e persistência.

Ao chegar na França, um dos passos primordiais para iniciar sua vida em solo francês e que também envolve muita burocracia é alugar um apartamento. Esse pode ser um processo longo e, para não se aborrecer ou perder o foco, a dica é ter paciência e persistência.

Para alugar um imóvel na França, você pode procurar uma agência ou fazer isso diretamente com o proprietário.

Lembrando que, quando se contrata uma agência imobiliária, além de todas as exigências que você deve cumprir, você deverá pagar uma taxa pelos serviços, que geralmente tem um valor bem salgado.

Para procurar anúncios e alugar diretamente com os proprietários (particular alugando para particular) existem vários sites que você pode consultar para encontrar o melhor lugar para morar. Selecionei alguns para você a seguir:

  • Le bon coin
  • PAP
  • Lodgis
  • SeLoger
  • Le Figaro Immobilier

Documentos para alugar imóvel em paris
Proprietários ou agências exigirão os mesmos documentos de um francês.

É importante saber que, para alugar um imóvel na França, os proprietários ou agências vão exigir de você os mesmos documentos que exigiriam de um cidadão francês.

E é fundamental já ter um contrato de trabalho, pois esta é a primeira exigência. Para alugar um imóvel na França, os documentos exigidos são:

  • Cópia da Identidade/passaporte válido/ carte de séjour
  • Um contrato de trabalho, geralmente um CDI (contrato de duração indeterminada);
  • Uma ficha de pagamento dos últimos três meses;
  • O salário do futuro inquilino deve totalizar no mínimo 3 vezes o valor do aluguel;
  • O imposto de renda do último ano;
  • Dados bancários (RIB);
  • Alguns proprietários podem pedir uma cópia do contrato de trabalho;
  • A caution ou caução que representa um mês de aluguel adiantado, que será devolvido até um mês após deixar o imóvel (sabendo que o proprietário pode pedir até dois meses adiantados);
  • Um garant ou fiador, que pode ser francês ou não (se o proprietário aceitar uma pessoa de outra nacionalidade).

Geralmente, esses são os documentos exigidos para alugar um imóvel, porém, essa lista pode ser mais ou menos longa dependendo do proprietário ou da agência. No site da Le bon coin, é possível encontrar locatários que exigem menos documentos e tornam o processo mais fácil para estrangeiros.

Locations saisonnières França
Locations saisonnières, que são locações temporárias, como o Airbnb.

Uma opção interessante para quem chega na França sem emprego é alugar as locations saisonnières, que são locações temporárias, como o Airbnb ou apartamentos, que podem ser locados por um curto período de tempo.

Neste caso, as exigências diminuem, os valores são mais acessíveis e isso permite os recém-chegados a procurar um emprego e organizar toda a lista de documentos para alugar um apartamento com mais tranquilidade.

No caso de estudantes ou pessoas que desejam dividir moradia, o processo já e menos burocrático e mais fácil, pois as exigências são bem menores.

As próprias universidades possuem residência para acolher estudantes estrangeiros. Alguns dos sites para procurar uma residência universitária e compartilhar moradia são:

  • Les Etudines
  • Fac- Habitat
  • ICADE
  • Location Étudiant
  • Appartager
  • Adele

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como tirar documentos na França

Como tirar documentos na França
Há várias categorias como visto de estudante, de trabalho, de aposentado, entre outros.

Para morar na França é necessário um visto de residência. Há vários tipos de visto para França, categorias como de estudante, de trabalho, de aposentado, cientifico, de visitante, de cônjuge de francês, entre outros.

   

O processo para tirar os documentos começa no Brasil, salvo exceções onde se muda o status em território francês (emprego, casamento etc.). Após pesquisar qual o visto que atende, você deve solicitar seu visto nos consulados da França no Brasil.

Ao chegar na França, você deverá solicitar sua Carte de Séjour, que será sua carteira de identidade de estrangeiro no país.

Você receberá um formulário ainda no Brasil do OFFI (Office Français de l’Immigration et de l’Intégration), órgão responsável pela emissão deste documento, e deverá preenchê-lo e enviá-lo via correios.

Feito isso, o OFFI vai entrar em contato com você para marcar um rendez-vous em que você deverá levar os documentos e fará uma visita médica.

Após esse processo, você receberá sua carte de séjour. Em caso de renovação, para o segundo ano é necessário entrar em contato com a préfecture e eles te direcionarão para as próximas etapas.

morar em paris
Pessoas passam por um teste simples da língua francesa.

Após esse processo, em alguns casos específicos, como pessoas casadas com cônjuge francês, será necessário assinar um contrato de integração da república em que você se compromete a respeitar os direitos e deveres da França.

Além disso, será orientado a fazer quatro dias de formação cívica obrigatórios no OFFI da sua cidade.

Essa é uma nova etapa estabelecida nos últimos anos e é específica para determinados tipos de visto de longa duração para auxiliar os imigrantes a se integrarem na França.

As pessoas passam por um teste simples da língua francesa para determinar se será necessário fazer um curso de francês ou não. Se for o caso, os responsáveis pelo teste estipulam a quantidade de horas será necessário cumprir.

morar em lyon
É indicado também contratar uma Mutuelle.

Outro passo importante para estrangeiros que trabalham ou residem legalmente na França é aderir a Assurance Maladie que é o seguro de saúde Francês. Esse seguro dá o direito ao cidadão à 70% de reembolso nas consultas e remédios.

Para aderir, é necessário se dirigir à caisse primaire d’assurance maladie do seu departamento.

Você receberá um formulário e deve entregar os documentos necessários para fazer a sua carte vitale, que nada mais é que uma carteirinha com seu número de inscrição e dados administrativos que você deve apresentar.

Além disso, é indicado, também contratar uma Mutuelle, que é um plano de saúde privado. Esse plano será responsável pelo o reembolso dos outros 30% que a assurance maladie não cobre. Há diversas opções de plano, com boas coberturas e com os preços muito acessíveis.

 

Como mudar para França sem preocupação

Ao sair do Brasil, é muito importante ter em mente quais serão os primeiros passos que devem ser dados ao se mudar para França. Dessa forma, você ganha tempo e tranquilidade por saber o que te espera.

A organização é a ferramenta ideal para se mudar para França e começar a vida neste país da Europa. Dessa forma, planeje-se, pesquise, crie listas de prioridades e não tenha vergonha de perguntar e pedir ajuda quando estiver em solo francês. Você sempre vai encontrar pessoas solicitas no seu caminho que poderão te auxiliar.

Espero que essas dicas possam contribuir para o seu planejamento de viagem e tirar algumas das suas dúvidas no seu processo de mudança e bon courage!

Para terminar, saiba como comprar euro online para começar a planejar financeiramente a sua viagem.

Pretende se mudar para França? Onde você quer morar? Conte mais nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *