Dicas para se mudar para Argentina: abrir conta, aluguel etc

Dicas para se mudar para Argentina: abrir conta, aluguel etc

Mudar para Argentina é o plano que muitos brasileiros possuem, por causa da boa qualidade de vida no país, o clima ou por causa do gosto pela cultura. O essencial para organizar sua mudança para o país vizinho é entender a cultura e, principalmente, a situação social e econômica atual pela que atravessa o país.

Antes de se mudar para o país, não deixe de ficar por dentro de informações essenciais, como por exemplo, saber como viver aposentado no país, como é o trabalho para brasileiros, melhores cidades para morar, vantagens da cidadania argentina e tudo sobre o custo de vida.

Conheça aqui quais são as principais dicas que você precisa saber para sua mudança para a Argentina, nas principais cidades e no interior do país.

Planeje-se => Internet para viagem

Seguro viagem América do Sul »

 

É fácil conseguir residência na Argentina?

como viver aposentado na argentina
Cidade de Puerto Madero | Foto: QVM.

Graças aos convênios que o Brasil e a Argentina possuem, é possível tramitar uma residência Mercosul de uma forma muito simples e quase que no mesmo dia.

Você pode consultar em algum dos consulados argentinos que tem no Brasil. Mas o processo é bem simples e vai precisar de alguma documentação, como certidão de nascimento, RG atualizado, e certificado de antecedentes penais.

Logo, deve solicitar na dependência do Ministerio del Interior, ou onde corresponda na cidade onde for morar a residência do acordo Mercosul, que permite que você possa trabalhar, abrir uma conta bancária e qualquer outro tipo de trâmite legal como um argentino, exceto votar.

A residência é outorgada por 2 anos e logo pode solicitar uma residência permanente.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Documentos para morar na Argentina

morar na argentina ou uruguai
Visto do Mercosul.

Como muitos outros países latino-americanos, a Argentina não está isenta de burocracias, mas uma das principais vantagens que o país tem, que vêm melhorando nos últimos anos, é a digitalização de processos e documentação, praticamente todos baseados no DNI.

O DNI é o Documento Nacional de Identidad e serve praticamente para tudo e é exatamente igual ao dos argentinos. A única limitação é que você não poderá votar em caso de eleições.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Como conseguir trabalho na Argentina?

Mudar para Argentina
Para trabalhar no comércio é fundamental saber falar espanhol.

Como comentei, uma vez que você solicitou a residência para se mudar para Argentina, irá receber seu DNI, com esse único documento também é gerado um CUIL, semelhante ao CPF brasileiro, que permite que você possa não apenas morar na Argentina, mas trabalhar, ou abrir uma conta em um banco.

Com esse número (que somente tem 3 números a mais que o DNI), você poderá começar a trabalhar de forma legal em qualquer empresa.

É importante saber que a taxa de empregos não registrados na Argentina é muito alta, e por isso você não encontrará muitos benefícios, mas os salários algumas vezes chegam a ser bem competitivos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para você obter emprego na Argentina, existem diferentes formas, mas ainda o mais comum é que sejam publicados em jornais, tanto nas versões impressas como digitais.

O processo seletivo para passar em uma vaga de emprego obviamente vai depender do tipo de emprego, mas um detalhe essencial é que você precisará dominar o espanhol, se é em um trabalho comum, por exemplo de escritório, no comércio ou até em algumas indústrias, empresas petrolíferas, etc.

Já onde não é tão necessário o conhecimento do espanhol é no turismo, pois cada vez mais turistas brasileiros viajam para Argentina, e você pode trabalhar como guia turístico deles pelo centro de Buenos Aires, uma vinícola de Mendoza ou na neve de Bariloche.

 

Onde estudar espanhol na Argentina?

Morar na Argentina para estudos
A maioria das universidades oferece curso de espanhol para estrangeiros.

Antes de começar a procurar emprego ao ser mudar para Argentina, é importante saber que você precisará ter um bom nível de espanhol, ainda que trabalhe em uma área ou empresa onde precisam de falantes de português.

Em Buenos Aires e Córdoba, mas também em praticamente todas as universidades com faculdades de letras, é comum encontrar cursos de espanhol para estrangeiros, principalmente para aqueles que estão de intercâmbio ou por alguns meses.

Se você já considera que tem um bom nível de espanhol, pode tentar fazer a prova CELU (certificación de español lengua y uso), que é uma certificação com validade internacional feita em universidades argentinas para que estrangeiros validem seus conhecimentos na língua espanhola. Saiba mais sobre esse assunto no post sobre estudar na Argentina.

 

Como abrir conta bancária na Argentina

Mudar para Argentina
População do país não costuma usar muito conta bancária.

O mercado bancário na Argentina é bem parecido ao brasileiro, pois é muito concentrado em uns poucos bancos, mas a principal diferença é que uma grande parte da população argentina não possui conta bancária, nem mesmo cartão de crédito.

   

Isso se reflete nas compras diárias, no mercado do bairro, nos restaurantes e cafés, que só aceitam dinheiro para qualquer transação.

No entanto, se você precisa guardar dinheiro na conta, ou mesmo receber seu salário, o processo não é muito difícil.

Você precisará ir até a agência que ficar mais próxima do trabalho, ou da sua casa com a solicitação de abertura de conta, seu DNI e em uns dias receberá o cartão ou pode retirar diretamente na agência, o que ficar mais simples para você.

Os principais bancos que trabalham na Argentina hoje, são o Banco Nación (estatal semelhante ao Banco do Brasil), Galicia, Macro, Creedicoop e alguns que são específicos de cada província, como também o Banco da Cidade de Buenos Aires.

 

Como tirar carteira de motorista na Argentina?

Como é mudar para Argentina e tirar habilitação
Alugar um carro é um jeito prático de se locomover por Porto Seguro.

Se você já tem uma CNH brasileira, a mesma serve para dirigir pela Argentina, mas isso não vai evitar ter algum problema com a polícia em algum controle, que acaba demorando e atrapalhando, por isso o melhor é você tirar a carteira uma vez que obteve a residência.

O processo é bem mais simples e econômico do que no Brasil, normalmente não supera os R$ 200, e você precisa fazer uma prova técnica e prática para tirar a carteira.

Somente consegue agendar no posto que corresponde ao seu endereço, e em alguns lugares esse processo está digitalizado. Já em outros precisa chegar cedo para conseguir um lugar para fazer a prova no mesmo dia.

A primeira impressão do brasileiro ao se mudar para Argentina sobre o trânsito na Argentina pode ser um pouco ruim, e é bastante comparável a como era no Brasil uns 20 anos atrás.

O país se encontra em reformas, implementando lei seca e outras medidas que visam melhorar esses processos, mas ainda precisa ser feita muita coisa.

 

Qual empresa de telefonia celular contratar?

Como usar celular ao se mudar para Argentina
Cada região tem uma operadora que melhor se destaca.

Atualmente, é possível encontrar 3 empresas de telefonia com as quais você pode ter um plano para seu celular, são elas: Claro, Movistar, Personal, mas também tem algumas outras menores em algumas províncias.

Os valores dos planos são bastante semelhantes aos que se encontram no Brasil, tanto para pré-pagos como pós-pagos.

Algumas linhas funcionam melhor em algumas províncias ou cidades que outras.

Por exemplo, a Claro funciona melhor nas províncias do interior, como Córdoba, Mendoza e Santa Fé.

Já a Movistar é a que melhor serviço oferece em Buenos Aires, enquanto que a Personal é a que melhor serviço dispõe no norte do país.

Se você quiser já chegar com internet, veja opções para comprar chip internacional.

 

Custo de vida da Argentina com a inflação

melhores cidades para morar na argentina
Peso argentino está desvalorizado.

Um ponto a ter em consideração, e que, com certeza você já deve ter ouvido falar, é o de que a inflação na Argentina é muito alta, uma das 5 maiores do mundo e perde só para a Venezuela.

   

A realidade é que a inflação ainda não está sob controle e supera 50% anual, dificultando muito o poder de poupança dos argentinos, pois os valores dos produtos da cesta básica são os que mais aumentam.

A principal forma de se prevenir contra a inflação em que os argentinos se encontram é a compra de dólar, pois a moeda dos Estados Unidos é mega valorizada no país e obviamente não perde valor com a inflação.

Sem falar que o valor do dólar também vem aumentando muito, principalmente nos últimos 2 anos, onde triplicou seu valor em relação com o peso.

Na hora de fazer compras, os argentinos estão optando cada vez mais por realizar uma única compra mensal nos supermercados de atacarejo, pois oferecem preços mais econômicos nos produtos básicos e acaba sendo uma ótima opção para as famílias.

 

Como alugar um imóvel na Argentina?

Como alugar casa ao mudar para Argentina
Custo de aluguel é alto, mas ao mesmo tempo é menos burocrático.

O aluguel de um apartamento ou casa na Argentina não vai fugir das burocracias que é comum encontrar no Brasil, mas existem algumas outras flexibilidades que permitem que não seja tão difícil para um estrangeiro.

Se seu plano é procurar algo temporário, até se estabelecer, é bem comum encontrar muitas residências de estudantes universitários, principalmente nas cidades onde tem mais universidades, como Buenos Aires, Córdoba, La Plata ou Mendoza.

Uma das opções mais comuns para alugar um apartamento é solicitar para um amigo ou parente que já mora no país, ser o fiador, simplesmente com o contracheque dele, sem necessidade de ter um salário mínimo, permitindo assim que com 2 pessoas amigas, você consiga alugar sem muitas complicações.

 

Dicas finais para mudar para Argentina

A situação atual na que se encontra a Argentina não dificulta que muitas pessoas ainda escolhem o país hermano para ser sua nova residência. Aproveite para descobrir aqui mesmo no blog quais as cidades mais baratas para morar na Argentina.

Lembre-se que é muito importante antes de se mudar para Argentina anotar a documentação necessária, que não é muita e a solicitação de visto não é caro, mas caso falte alguma documentação pode ser difícil de conseguir pois vai precisar dos papéis originais do Brasil, como por exemplo certidão de nascimento.

Muitas coisas são bem parecidas com o Brasil, como por exemplo os planos de telefonia, e outras, são bem mais simples como por exemplo a carteira de motorista que também é muito mais econômica.

Se você tem dúvidas ou quer compartilhar alguma dica se já está morando na Argentina, participe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Jéssica Viganó

    QUAL A DATA DA REPORTAGEM??????

  2. Polly Batista

    Janeiro de 2020. Obg.