Morar no Quebec: o que você precisa saber antes de se mudar

Morar no Quebec: o que você precisa saber antes de se mudar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (4 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Morar no Quebec: o que você precisa saber antes de se mudar

Se no processo de busca pelo destino ideal, morar no Quebec está se tornando uma opção cada vez mais atraente, você deve coletar o máximo de informações possíveis.

A região é próspera e aberta a imigrantes, com uma população acolhedora, boas ofertas de emprego e  fica em uma área do Canadá lindíssima.

É muito fácil se apaixonar pelos encantos do Quebec e vale muito a pena investir nessa mudança. Mas, é importante destacar que quando se está pensando em mudar para outro país, planejamento é essencial. Porque pode ser um processo um tanto quanto estressante, e até mesmo assustador.

Por isso, conhecer bem o lugar para o qual você pretende ir e estar bem preparado para o que está por vir pode deixar tudo mais fácil. Para ajudar, reuni informações que me foram muito úteis quando cheguei por lá, e que eu gostaria muito que alguém tivesse me contado antes. Confira agora!

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Contratar seguro viagem para o Canadá »

Como é morar no Quebec?

Morar no Quebec é excelente, mas você precisará se preparar para encarar algumas (acentuadas) mudanças de ares. A província é agradável e acolhedora, com vistas lindíssimas em praticamente todas as cidades, um padrão de segurança altíssimo, bem como educação de qualidade e um sistema de saúde funcional.

No entanto, para usufruir de todos os benefícios você pode enfrentar algumas barreiras culturais, como a herança colonial francesa, invernos rigorosos e bastante burocracia.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

Preciso aprender francês para morar no Quebec?

Informações sobre o Quebec
Falar francês é importante, já que há muitas placas nesse idioma.

Você não precisa falar francês, mas definitivamente ajuda muito. Esteja preparado para, pelo menos, enrolar no clássico bonjour/hi. Apenas 10% da população quebecois tem inglês como primeira língua e 45% falam inglês e francês.

Mas, sendo uma província com fortes laços com a cultura da colonização francesa, não falar francês pode ser uma barreira linguística para sua adaptação no local.

O Quebec é uma região com uma ampla oferta de empregos, no entanto, ficará mais difícil para você conseguir um emprego se você falar somente inglês, principalmente se você estiver se instalando em algum lugar fora dos arredores de Montreal.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

Há muitos impostos para pagar no Quebec?

O Quebec tem os impostos mais altos de todo o Canadá. Cerca de 15% da renda anual vai ser convertida em impostos. Mas os quebecois consideram um preço justo a se pagar para ter um sistema de saúde gratuito e um sistema educacional público de qualidade.

No entanto, os altos impostos são algo a se considerar na hora de panejar seu orçamento. Outro fato interessante é que os impostos são cobrados separadamente do valor do produto, então é importante ficar atento, porque nem sempre o preço que está na etiqueta vai ser o preço final.

Com o tempo você se acostuma, e até consegue calcular mais ou menos o valor final de cabeça, mas no começo você pode se surpreender um pouco.

Como é o sistema de saúde no Quebec?

Como funciona o sistema de saúde do Quebec
Saúde é gratuita para residentes.

O serviço de saúde para residentes é 100% gratuito e funciona consideravelmente bem. O plano de saúde cobre quase todos os serviços médicos e alguns serviços dentários e medicamentos. Ficam fora da cobertura tratamentos com medicina alternativa e procedimentos estéticos.

É proibido por lei cobrar para tratamento de doenças crônicas e essas são tratadas exclusivamente no sistema público de saúde. Assim que você adquire seu status de residente pode solicitar seu cartão de saúde pública junto ao RAMQ.

Até que o processo esteja completo pode demorar até 3 meses, então é conveniente nesse período estar coberto por um seguro saúde internacional ou um plano privado. Esse sistema de saúde só tem um problema, o Quebec tem um sistema de “Médico Familiar”, onde você entra em contato com um médico credenciado pela rede pública, e ele se torna o “Médico da família”.

Mas, pelas regras quebecois, um especialista só pode atender um paciente depois que esse se consultar com o médico da família ou em situação de emergência. Consultar-se com um especialista pode levar muito tempo, até por isso é bem importante contratar seguro viagem para o Canadá.

Como é a educação no Quebec?

O sistema de educação é gratuito para residentes da província do Quebec, podendo usufruir do beneficio até os 18 anos. A província também fornece auxílios para custear creches, dentre outras instalações para crianças pequenas, é importante consultar as regras da província e as instituições credenciadas.

Ao morar no Quebec, você terá a chance de usufruir do ensino superior mais barato de toda a América do Norte.

É fácil alugar um imóvel no Quebec?

Nos sites de aluguel e anúncios nos classificados são utilizados alguns termos para descrever o imóvel que nós não estamos acostumados. Normalmente, o número de cômodos é descrito como X ¹/², sendo X o numero de cômodos e ¹/²  para o banheiro.

Por exemplo: um anúncio com um imóvel de 1 ¹/² significa que ele tem apenas um cômodo, geralmente um quarto ou sala e um banheiro; já 2 ¹/² são dois cômodos, uma sala ou quarto, cozinha e banheiro (algo muito parecido com uma kitnet); e 3¹/² são três cômodos: sala, quarto, cozinha e banheiro.

Os imóveis também podem, ou não, vir com alguns serviços e comodidades inclusos, então é importante ficar atento às descrições, principalmente se você ainda não compreende bem o francês.

  • Éclairé/ Non Éclaire: se tem ou não eletricidade inclusa no aluguel
  • Chauffé/Non Chauffé: se o imóvel conta com um sistema de aquecimento
  • Eau chaude: água quente
  • Tout inclus: normalmente inclui eletricidade, aquecimento e água quente.
  • Meuble: é quando o apartamento já é mobiliado, mas é importante conferir se tem tudo o que você precisa e se vai precisar completar alguma coisa
  • Semi-meuble: é quando o imóvel vem equipado com eletrodomésticos como lavadora e secadora, mas não tem mobília.
  • Balcon: varanda
  • Cours à l’arrière: jardim na parte de trás

Esses são alguns termos básicos, mas você pode conferir um glossário com outros termos para te auxiliar na procura da casa ideal. E, no artigo sobre o custo para viver no Quebec há informações sobre o valor do aluguel.

Não tem cestinho nos banheiros do Quebec?

Dicas de como se comportar no Quebec
Hábitos de higiene no Canadá são diferentes do Brasil, como no banheiro.

Em algumas casas de famílias de origem latina você pode até encontrar no banheiro um cestinho ao lado do vaso sanitário, no entanto essa não é uma prática comum, sendo considerada anti-higiênica.

Em alguns lugares públicos tem containers específicos no banheiro feminino para o descarte de absorventes, mas normalmente tudo que você usa de papel, e outros dejetos vão direto para o encanamento mesmo.

No começo pode ter um certo estranhamento, mas deixar esse hábito no Brasil é o mais correto, uma vez que no Quebec não tem coleta de lixo todos os dias. Além disso, na região se estimula muito a compostagem e a reciclagem.

É caro comer fora no Quebec?

Custo de vida no Quebec
Comer fora no Quebec tem alto custo.

Comer fora no Quebec é um luxo. Com exceção as redes de fast-food, que fornecem combos com bebidas a um preço ok, os restaurantes cobram um preço muito alto, um custo alto se você for morar no Quebec. A maioria dos lugares é “a la carte”, não há o famoso “quilão” comum no Brasil, mesmo as (poucas) opções self-service você paga um valor pré-estabelecido.

Uma refeição fora de casa não fica menos que CAD$20 (dólar canadense), e ainda tem aquela questão dos impostos que vem só no final da conta, diferente dos produtos de supermercado, comida em restaurante não tem isenção de impostos.

Além disso, é preciso dar gorjeta. Não é haja uma lei sobre o assunto, mas não dar gorjeta é considerado rude. Normalmente, a gorjeta é cerca de 15% do valor total da conta e vem lá no final. As máquinas de cartão, inclusive, tem opção do valor “com gorjeta” e “sem gorjeta”, mas como falei sem gorjeta não é uma boa opção.

Se você estiver em um bar, balada ou pub, onde você paga a bebida assim que pede no balcão (raramente há sistemas de comanda para pagar no final), as gorjetas são dadas a cada pagamento, e os bartenders podem ficar bastante insatisfeitos se você não o fizer.

Vale a pena usar cupons de desconto?

Como é caro comer fora, usar cupons de desconto são uma ótima forma de economizar no Quebec. Há cupom para basicamente tudo, restaurantes, supermercados, museus, lojas. Tudo mesmo! Você pode encontrá-los no próprio estabelecimento, revistas, jornais, e também em páginas online como o GoCupons e alguns outros sites semelhantes.

Tem wi-fi grátis no Quebec?

A maioria dos estabelecimentos e estações de metrô possui wifi grátis, o que é ótimo para economizar os seu plano de dados da telefonia móvel ou se comunicar enquanto você ainda não tiver contratado um plano com um número canadense.

Alguns estabelecimentos podem te pedir para assistir a algum comercial, ou responder a algum questionário para liberarem a internet por um determinado período de tempo.

Como são as estradas do Quebec?

Dirigir no Quebec
Estradas tem muitos buracos no Quebec.

As estradas são bem ruins no Quebec. Não sei dizer se é o clima de invernos rigorosos ou se é descaso do governo provinciano, mas as estradas, principalmente em Montreal, são péssimas. Você vai estar sempre desviando de algum buraco, e as sinalizações no chão são de difícil visibilidade.

Atenção especial para dirigir no inverno, quando as estradas podem estar cobertas de gelo, e no começo da primavera, quando a neve começa a derreter e tudo fica sujo e escorregadio.

Posso ter carteira de motorista no Quebec?

Caso você já seja habilitado, pode usar sua carteira de motorista brasileira por um determinado período (normalmente são 6 meses, mas há diferenças de  acordo com o visto ou status de imigração). Depois, você pode transferir a licença para o sistema de transito quebecois, realizando testes teóricos e práticos.

Se pretende se habilitar no Canadá, desembolsará um bom dinheiro. O sistema é muito parecido com o que temos no Brasil, com aulas em instituições credenciadas pelo governo, e exames teóricos e práticos.

Por um período você só poderá dirigir acompanhado de uma pessoa habilitada. Assim, se está se mudando sozinho ou com o orçamento apertado, ter a CNH brasileira e fazer a transferência é melhor.

Como é o transporte público em Quebec?

Transporte público no Quebec
Transporte Público é eficiente | Foto: The Photographer, via Wikimedia Commons.

Se você não tiver orçamento ou disponibilidade para adquirir uma permissão para dirigir em território canadense, não tem porque se preocupar. O transporte no Quebec é realmente muito bom. Todas as cidades do Quebec têm um sistema de transporte público bastante eficiente, seguro e, principalmente, barato.

Você pode adquirir passes de acordo com a sua necessidade: uma semana, um mês, ou só para o final de semana. E também o passe de viagem única, mas essa costuma ser a opção menos viável. O passe costuma ser válido para todas as plataformas.

E a maioria das agências de trânsito possui aplicativos para te informar a trajetória de cada linha e os horários.

Vale a pena morar no Quebec?

A província do Quebec é conhecida pelo seu programa de imigração e ofertas de emprego. E é um lugar atraente para estudantes devido aos baixos custos e universidades renomadas. Por outro lado é uma província burocrática e com impostos altos, por isso fazer um “pé de meia” enquanto você estiver na região, pode levar um tempo.

A adaptação também pode ser um pouco difícil por questões culturais e até mesmo por causa do clima, já que durante o inverno as temperaturas podem ir muito abaixo de zero. Mas, como em qualquer outro lugar do mundo, morar no Quebec tem suas vantagens e desvantagens.

Por isso, enquanto você planeja sua mudança, é importante estar atento a esses fatores e colocá-los na balança, de forma a fazer escolhas inteligentes para aquilo que é melhor para você. Aproveite também e assiste esse vídeo feito pelo site oficial de turismo do Quebec:

Conta o que mais você gostaria de saber antes de se mudar para o Quebec.

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Canadá

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Canadá? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Canadá para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Canadá. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Canadá, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Canadá. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Canadá, e por toda a América do Norte, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Canadá

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Canadá, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Canadá

Ter um chip de celular no Canadá com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Canadá.

Seguro viagem no Canadá

Contratar um seguro viagem para o Canadá é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Priscila
    Adorei o artigo e gostaria de saber como é para pessoas homoafetivas morar em um local como Québec?
  2. Polly Batista
    Oi, Priscila. Tudo bem? O Canadá foi o primeiro país das Américas a aprovar o casamento gay ainda em 2005! Quebec é considerada, inclusive, um destino "gay friendly" pelas operadoras de turismo. Então, acho que é um ótimo destino para se viver! Boa sorte!
  3. kelmafarias73@gmail.com
    Ola as informações são interessantes eu já estou aqui em Montreal há 3 anos. E discordo da informação sobre as estradas do Quebec serem ruins. Não é verdade. São ótimas e durante o ano a prefeitura está sempre em ação.. ruins são as estradas brasileiras! Isso sim!
  4. Polly Batista
    Oi, Kelma. Tudo bem? É ótimo receber uma outra opinião! Agradeço por sua colaboração!
  5. Rosângela Melo ( Zuca)
    Boa noite , gostaria de saber como posso fazer para me inscrever em algum curso em Quebec, curso na área de educação por exemplo . Grata
  6. Gustavo
    Bom dia tudo bem? Gostei muito das informações obrigado. Por gentileza, irei morar em Montreal ou Laval em dezembro. Visto de trabalho Sabes dizer qual o valor mínimo aceitável é interessante eu ter para evitar perrengues? Grato
Quero Viajar Mais