Morar na Bélgica: o que você precisa saber antes de se mudar
Quando fui morar na Bélgica, já havia passado um período de algumas semanas no país no ano anterior e feito alguns contatos e amizades que me facilitaram tomar a decisão de me mudar para lá.
Mesmo assim, o período de planejamento envolveu muito mais ansiedade do que qualquer outra coisa. Todo o esforço para comprar as passagens e o seguro viagem, o medo de ser barrado da imigração, como seria o período de adaptação, o que levar comigo do Brasil, etc.
Atualmente, é muito comum para brasileiros deixar o Brasil em busca de estudo, trabalho ou apenas novas experiências em uma terra diferente. Mas é preciso ter em mente que você tem que ter o visto para morar na Bélgica, um trabalho ou estudo, e saber exatamente qual é o custo de vida na Bélgica.
A Bélgica é um lugar perfeito para buscar tudo isso. Falando um pouco da minha experiência de alguns anos morando lá, espero tirar algumas dúvidas e mostrar alguns fatos que podem ser desconhecidos sobre esse belo país.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Bruxelas, com melhores bairros e hotéis
Quanto custa um seguro viagem Europa? »
Neste artigo você vai ver:
Como é morar na Bélgica
Morar na Bélgica, para mim, foi incrível e é uma experiência que pretendo repetir. No primeiro momento que desembarquei no país, de um trem vindo da França, eu senti que ali seria um lugar onde eu gostaria de viver.
Meu primeiro contato com as pessoas e as ruas da Antuérpia causou um impacto tão grande em mim que foi para essa cidade que voltei depois e onde fixei residência.
Esse talvez seja o principal fator quando estamos de mudança para algum lugar: é preciso sentir-se bem na nova casa e ter uma boa interação com o povo local, pois você vai precisar muito disso nos primeiros dias.
CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para o exterior »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
O que você precisa saber antes de se mudar
A Bélgica oferece muitos atrativos para quem quer tentar a vida fora do Brasil: a economia favorável e a qualidade de vida com mais igualdade estão entre os principais, sem falar das belezas turísticas e da gastronomia.
No entanto, também existem muitos obstáculos para um brasileiro se inserir devidamente na sociedade belga, como dificuldade para conseguir emprego na sua área e aprender o idioma.
Aqui, segue uma série de dicas sobre esses e outros tópicos que são muito importantes saber antes de tomar qualquer decisão de morar na Bélgica.
Economia e mercado de trabalho na Bélgica
A economia da Bélgica é uma das mais fortes da Europa, tendo sofrido um revés, assim como outros países do continente, com a crise da última década.
Mesmo tendo uma indústria diversificada que importa e exporta de diversas nações, o mercado de trabalho na Bélgica é muito competitivo e mais ainda para nós brasileiros.
Para começar, um cidadão comum na Bélgica já sai da escola com alguma formação profissionalizante que lhe garante um lugar no mercado de trabalho. E se essa pessoa não parar com os estudos ao final do Ensino Médio e decidir fazer um curso superior e uma especialização, isso a torna ainda mais qualificada.
Isso sem falar na questão do idioma. São três as línguas oficiais na Bélgica, holandês, alemão e francês. É muito comum que nativos belgas tenham pelo menos dois desses idiomas fluentes, quando não os três, além é claro do inglês, que é falado extremamente bem no país.
O domínio de um ofício, fluência em três ou mais idiomas e curso superior tornam extremamente difícil para um estrangeiro ingressar no mercado de trabalho na Bélgica – mesmo com igual formação acadêmica – e muitos brasileiros acabam saindo de sua área de atuação para conseguir emprego, pois a preferência vai ser sempre do nativo.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Porém, não é impossível conseguir trabalho na sua área na Bélgica. Na maioria dos casos, os cargos ocupados por brasileiros são preenchidos através de transferências feitas por empresas, enquanto o trabalhador ainda mora no Brasil.
As leis trabalhistas na Bélgica permitem que apenas o empregador belga solicite um visto de trabalho para um estrangeiro, comprovando que não encontrou um cidadão europeu capacitado para desempenhar a função.
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »
Educação e idioma
Estudar na Bélgica custa caro apenas para as séries iniciais e Ensino Fundamental. Cursos superiores e especializações como doutorado e mestrado, custam muito menos do que se imagina.
Antes de morar na Bélgica, saiba que estudantes podem trabalhar meio turno enquanto estudam, os programas de bolsas e intercâmbios facilitam o acesso às universidades.
Existem três principais modelos de ensino superior no país, que podem sofrer pequenas alterações de acordo com cada região.
O Ensino Superior Curto não é oferecido por universidades, mas sim por escolas superiores. Consiste em bacharelados e cursos profissionalizantes de três anos no máximo e foca em formar profissionais de campo, mais ligados a atividades práticas.
O Ensino Superior Longo, oferecido pelo mesmo tipo de instituição, dura o mesmo tempo e ainda inclui uma especialização de um ano. Também foca nas atividades práticas, porém em áreas consideradas complexas.
Esses modelos não garantem acesso a mestrado ou doutorado em universidades. Para obter esse acesso, são oferecidos cursos de passagem, com créditos complementares.
Já as universidades oferecem o Ensino Universitário, mais parecido com o que conhecemos no Brasil, porém com uma infra-estrutura muito mais preparada. O foco das universidades belgas é formar pensadores e profissionais na área da pesquisa e análise de problemas.
Mais sobre a educação na Bélgica
O ensino superior na Bélgica é regido pela Convenção de Bolonha – um tratado assinado entre vários países da Europa que propõe uma equivalência de diplomas entre esses países. Facilitando o intercâmbio de estudantes.
Apesar de existirem alguns cursos que são ministrados exclusivamente nas línguas nativas, existem muitas opções para quem domina apenas o inglês, principalmente para especializações.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Falar bem a língua inglesa vai te salvar em qualquer situação, afinal os belgas falam inglês muito bem e não tem problema se o estrangeiro não fala nenhuma das línguas deles.
Porém, quem deseja trabalhar no país é obrigado a falar pelo menos uma língua oficial, de preferência a da região onde vai morar.
Existem aulas de inglês para todos os bolsos e níveis de aprendizado; de gratuitas até alguns bem caros que são intensivos. As cargas horárias também variam bastante e certamente tem algum curso que se encaixa no seu horário.
O assunto ensino superior é muito amplo e com diferentes detalhes de acordo com o curso, a região e a instituição. É fundamental que o estudante faça muita pesquisa e entre em contato com o estabelecimento onde deseja estudar para entender bem o seu caso.
Qualidade de vida e segurança na Bélgica
A Bélgica é um país com excelente qualidade de vida entre as classes sociais e pouca disparidade entre elas, o que torna muito atrativo morar na Bélgica. Apesar de pagarem muitos impostos, esse dinheiro é revertido em serviços a favor da comunidade de maneira muito eficiente.
O salário mínimo é alto e permite que uma pessoa com um emprego simples possa ter um lugar decente pra viver, ter seu carro próprio ou alugar um carro, animal de estimação, férias pagas, plano de saúde e benefícios, alimentação saudável, etc.. O povo da Bélgica valoriza muito o trabalho e o tempo livre, mantendo um equilíbrio invejável entre os dois.
O transporte público e a malha ferroviária funcionam de maneira exemplar. Levam a todos os cantos e os preços são módicos. Os passes e travel cards possibilitam pagar menos por mais viagens de trem, ônibus, bonde ou metrô.
Segurança pública não é um problema. Uma situação curiosa que aconteceu comigo quando perguntei a um amigo belga se era perigoso sair na rua de madrugada, ele ingenuamente não entendeu a pergunta.
É que a Bélgica tem índices de violência muito pequenos e apesar de existir criminalidade, como em qualquer lugar do mundo, as ocorrências são muito baixas.
Clima da Bélgica da Bélgica
A Bélgica é um país costeiro, banhada pelo Mar do Norte e tem clima temperado. Chove muito em qualquer estação do ano e as chuvas são de todos os tipos, mas a garoa fina é a mais comum.
O inverno é bem frio e neva em muitos lugares. O verão fica entre 20 e 30 graus e, às vezes, até passa dessa marca. Outono e primavera são mais amenos, mas ainda assim chove!
O período de luz do sol é mais curto no inverno e bem longo no verão.
Vistos e imigração na Bélgica
A Europa se tornou um lugar muito visado por pessoas de países com alta desigualdade social ou em situação de conflito. As mudanças das políticas imigratórias dos últimos anos dificultaram bastante para essas pessoas se tornarem cidadão ou residentes legais na Bélgica.
Cada situação requer um tipo específico de visto – por isso conheça os tipos de visto para Bélgica – que deve ser muito bem estudado e preparado por parte do estudante, trabalhador ou turista e todos que pretendem morar na Bélgica. Pedidos de imigração ou cidadania são ainda mais complexos e concedidos após muita averiguação e burocracia.
O alto número de imigrantes ilegais na Europa nos últimos dez anos fez com que a população ficasse cética sobre o assunto, o que acarretou na eleição de políticos com visão mais conservadora. Isso confundiu as pessoas de fora que começaram a ver o europeu como preconceituoso.
Essa é uma afirmação exagerada e embora haja algum receio em relação às políticas de imigração e como o governo administra a situação, a população belga se relaciona bem com quem vem de fora, seja para visitar ou morar.
População belga
A Bélgica passou por misturas étnicas desde sua primeira ocupação feita por celtas, romanos e francos. Talvez isso tenha desencadeado o fator cosmopolita tão presente nas cidades belgas.
No bairro que morei, o que menos eu via eram belgas. Muitos imigrantes africanos e asiáticos residem no país de forma legal.
O belga em geral, tanto o nativo quanto o imigrante, está muito acostumado a receber turistas. São receptivos, educados e atendem bem nos serviços e estabelecimentos de comércio. É um povo honesto e que cumpre horário, porém estão longe de serem certinhos.
As pessoas na Bélgica são uma mistura equilibrada de franceses, alemães e holandeses; e vez ou outra uma característica dessas nacionalidades se manifesta de maneira mais enfática.
Gostam de beber cerveja nas refeições, não são muito ligados na aparência (o que por si só acaba sendo um estilo), são modernos, as rádios tocam muito rock e pop, e o clima influencia diretamente no seu comportamento.
É muito comum estarem mais reclusos no inverno e passarem horas na rua nos dias de calor. Embora não seja muito difícil fazer amizade com os belgas, penetrar a barreira social dos círculos de convivência já estabelecidos entre eles é outra história.
Pode ser bem complicado para um brasileiro que gosta de estar sempre com gente em volta, se ver sob certo desamparo em um lugar onde conhece os locais superficialmente.
Turismo, cultura e gastronomia
Eu costumava dizer que cada cidade na Bélgica é um ponto turístico. Para mim, o choque cultural nesse sentido foi enorme. A conservação e valorização de sua história fazem com que cada cidade tenha pelo menos um lugar que seja digno de um cartão-postal.
Lugar bonito pra ver não falta! Arquitetura e natureza estão lado a lado na Bélgica.
Também existe muita música na Bélgica. Dezenas de festivais de música de vários estilos acontecem no país: do eletrônico ao heavy metal; do pop à música folclórica; bares com música ao vivo e músicos de rua estão por toda parte. Várias pessoas fazem uma maratona de bares e casas noturnas em Bruxelas.
Uma quantidade de museus que não acaba mais, exposições de arte em locais públicos e os festivais de gastronomia são formas de exaltar e apreciar a rica cultura do país.
A comida é excelente: batatas fritas, cerveja e chocolate são os carros chefe para qualquer turista. Mas uma vez que você estiver morando no país, vai descobrindo aos poucos outros pratos típicos do país como cozidos, ensopados, peixes de água doce e frutos do mar. Assim que chegar ao país, experimente fazer um passeio de degustação de chocolate na Bélgica.
Em dias de sol é muito comum ver as pessoas comendo na rua, nas praças e nos parques.
Vale a pena morar na Bélgica?
Morar na Bélgica foi uma experiência e tanto na minha vida. Fiz grandes amizades e conheci muitos lugares e pessoas interessantes. Viajar pelo interior do país como músico foi algo enriquecedor e inigualável.
Hoje, podendo olhar em perspectiva tenho muito mais informação e conhecimento de fatos que desconhecia na época que fui ao país pela primeira vez.
Para quem está pensando em se aventurar pelas terras belgas como estudante ou em busca de emprego, recomendo que busque detalhes sobre o lugar para onde está indo.
Vale ressaltar que apesar de me valer de alguns dados de pesquisa, a maioria das informações presentes nesse artigo é de caráter pessoal e tem a ver com a minha vivência na Bélgica. E pode ser que outra pessoa tenha observações totalmente diferentes das minhas, mesmo falando da mesma coisa.
Espero que esse relato tenha te ajudado a entender como algumas dessas questões funcionam e quais foram as minhas impressões ao viver de perto a cultura dos belgas.
Você está com planos de morar na Bélgica? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Bélgica
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bélgica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Bélgica para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Bélgica. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Bélgica, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Bélgica. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Bélgica, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios na Bélgica
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Bélgica, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na Bélgica
Ter um chip de celular na Bélgica com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Bélgica.
Seguro viagem na Bélgica
Contratar um seguro viagem para a Bélgica é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *