Melhores paradas gay do mundo (LGBTQ+) em Israel, Madrid etc
Você já se perguntou quais são as melhores paradas gay do mundo? Eu sim, por isso, fui atrás para descobrir quais os eventos de maior destaque no mundo inteiro e que valem a sua visita; não só pela celebração da comunidade LGBTQ+, como pela chance de conhecer lugares incríveis.
O clima de festa já é o suficiente para fazer qualquer um planejar uma viagem que, acima de tudo, combina ativismo e diversão. Você pode aproveitar a oportunidade também para ticar mais alguns lugares da sua lista de “viagens para fazer”, ao mesmo tempo que comemora a diversidade e entende melhor como as outras culturas olham e cultivam essa comunidade tão importante.
Hoje uma grande celebração ao ar livre, as paradas gays começaram, na verdade, como um evento puramente político, uma busca por direitos e visibilidade para a comunidade.
Ao longo do tempo, porém, acabaram se tornando um mix de alegria e protesto; sendo o tipo de evento que atrai turistas dos quatro cantos do mundo para onde quer que aconteçam.
Quer você seja parte ativa da comunidade, quer seja um simpatizante, aproveite a festança para conhecer lugares diferentes e dançar muito nas ruas do mundo inteiro.
Planeje sua viagem => Receba novidades por email
Tire suas dúvidas sobre seguro de viagem »
Quais são as melhores paradas LGBTI+ do mundo?
Pronto para comemorar a bandeira do arco-íris? Selecionei os lugares onde acontecem as dez melhores paradas gay do mundo, para você colocar no seu próximo roteiro de viagem. Uma dica: essas comemorações normalmente acontecem entre os meses de junho e agosto, ou seja, oportunidades de viagem é que não faltam!
- Tel Aviv (Israel)
- Zurique (Suíça)
- Madrid (Espanha)
- Amsterdã (Holanda)
- Reykjavík (Islândia)
- Nova York (Estados Unidos)
- Sydney (Austrália)
- Toronto (Canadá)
- Taipei (Taiwan)
- Londres (Inglaterra)
Melhores paradas gay do mundo
Agora que já você já sabe onde acontecem as pride parades mais famosas do planeta, conheça mais sobre os seus destinos.
Tel Aviv (Israel)
Acredite, a parada LGBTQ+ de Tel Aviv, em Israel, é a maior de todo o Oriente Médio. Segunda cidade mais populosa da região, ela é bastante conhecida por um ser refúgio de membros da comunidade, que vão para lá em busca de acolhimento.
Não à toa, a festa é considerada também uma das melhores de toda a cidade, já que marca o momento em que essas pessoas aproveitam para celebrar ao máximo a sua liberdade.
Na época do ano em que a parada acontece o calor é alto (afinal, é verão), então atenção na hora de montar a mala. Caso você não saiba, Tel Aviv é uma cidade de praia, por isso vale a pena tirar alguns dias a mais para conhecer uma típica orla do Oriente Médio e cuidar do bronzeado entre uma festa e outra.
Zurique (Suíça)
Talvez você não imagine, mas a pride parade de Zurique é muitíssimo bem organizada. Tanto, que a comemoração toda é conhecida por ser uma das mais tranquilas de todo o planeta – perfeita se você quer fazer parte da folia, mas prefere um ambiente mais calmo.
Os lugares turísticos de Zurique são maravilhosos e que valem a visita. Além do mais, a cidade, é uma das maiores de toda a Suíça.
Dentre Igrejas centenárias à Praça da Ópera, passando por parque conhecidos mundialmente e trilhas nos arredores; entretenimento é o que não falta para as horas de folga.
Madrid (Espanha)
Madrid é uma cidade tão cheia de vida que é difícil pensar nela como algo menos do que divertida; além de uma vida noturna muito rica, você encontra construções majestosas – a cara da Europa – e um povo hospitaleiro que não tem medo de celebrar. Por isso, descubra quais são os principais passeios em Madrid.
A cidade é casa de uma das festas LGBTQ+ mais divertidas do ano todo, e uma queridinha dos europeus. Sim, uma passagem por Madri significa diversão garantida, muita festa e memórias incríveis.
Amsterdam (Holanda)
Amsterdam é uma das cidades mais liberais do mundo, por isso, era de se esperar que ela apareceria na lista de melhores paradas gay do mundo. Uma curiosidade: a sua parada LGBTI+, ao contrário da maioria dos destinos, acontece no famoso canal, onde o público “desfila” em cima de barcos que cruzam a cidade pela água.
Uma cidade riquíssima em entretenimento e história, especialmente para quem ama sair à noite. A capital da Holanda é um lugar incrível para passar alguns dias.
Vale a pena andar de bicicleta pelas ruelas (mas, fique atento! Andar de bike por lá é só para os experientes), conhecer atrações turísticos de Amsterdam muito famosas, como a casa de Anne Frank, aproveitar passeios, culinária típica e muito mais.
Reykjavík (Islândia)
Busca uma oportunidade para ir à Islândia? Não seja por isso. A pride parade local acontece desde 1999 e foi transformada em um evento de seis dias, com um desfile, claro, além de festas espalhadas pela cidade.
Um detalhe importante: nos meses em que o evento acontece, a Islândia tem dias longuíssimos e o sol vai até à meia-noite.
Isso significa que você não tem desculpas para aproveitar ao máximo a viagem, mas é preciso um tempo de adaptação a esses dias super compridos.
Nova York (Estados Unidos)
Uma das cidades mais icônicas (e talvez mais conhecidas) do planeta, Nova York não poderia deixar de surgir por aqui. A megalópole norte-americana tem um dos desfiles LGBTQ+ mais importantes, muito porque os eventos em prol da comunidade começaram por lá, em 1969.
Pense em uma cidade cheia de diversidade e atitude, essa é Nova York! Entre a Estátua da Liberdade e a Broadway, é impossível você ficar parado e não se apaixonar por suas luzes e de uma cultura tão variada.
De restaurantes incríveis das mais diferentes culinárias mundiais à exposições de rua e os populares “flea markets”, uma viagem para lá garante uma imersão e tanto em uma cultura que só tem a agregar. Veja um roteiro de 7 dias em Nova York.
Sydney (Austrália)
Os australianos têm algo em comum com os brasileiros: além de ambos morarem abaixo da linha da Equador, têm um gosto especial por festas!
Não sem motivo, o orgulho LGBTQ+ é uma celebração de um mês inteiro por lá, o que é ótima notícia para os turistas, já que a distância do país torna o deslocamento mais complicado.
Praiana, vibrante e com um povo muito hospitaleiro, muitos brasileiros cruzam o planeta para conhecer os pontos de interesse de Sydney e o clima da cidade, tão semelhante ao daqui.
Outro ponto positivo de visitar Sydney é que, além de ser muito estimulante, o seu mês do pride acontece em março, época de baixa temporada; dessa forma as passagens custam um valor mais em conta.
Toronto (Canadá)
País queridinho do mundo inteiro, o Canadá tem uma das paradas LGBTQ+ mais conhecidas e importantes do mundo. O evento surgiu em 1981, depois de uma série de protestos, desde então a cidade de Toronto ganhou renome por ser uma das mais preocupadas com a causa; é um lugar muito seguro e que se preocupa com o bem-estar dessas pessoas.
Pense em uma cidade cosmopolita, cheia de eventos culturais e com uma vida noturna bastante agitada. Entre um evento do pride month e outro, você vai aproveitar muito a metrópole canadense. E o melhor, com segurança e tranquilidade. Veja um roteiro imperdível em Toronto.
Taipei (Taiwan)
A Ásia é o seu destino dos sonhos? Uma ótima dica é visitá-la do que em Taipei no mês de outubro, quando acontece uma das melhores paradas gay do mundo. O evento é o maior de toda a região e a cidade um reduto de entretenimento para a comunidade.
O ponto alto de Taipei é a combinação de tudo o que a tecnologia e a modernidade têm a oferecer, além de arquiteturas modernas, com toda a tradição e estética da milenar cultura chinesa, à vista em templos e pontos turísticos da cidade. Um contraste memorável e que vale a foto.
Londres (Inglaterra)
Busca uma cidade mais tradicional para celebrar o orgulho LGBTQ+? Londres é uma opção e tanto, pois trata-se de um lugar incrível quando o assunto é cultura, com museus, exposições e construções históricas; as chances de você não encontrar programas incríveis para ocupar o tempo são mínimas.
A parada LGBTI+ por lá também é um evento e tanto, culminando em apresentações e shows em uma das praças mais conhecidas da cidade, a Trafalgar Square. Aproveite um roteiro de 7 dias em Londres para visitar as muralhas e castelos, ver a troca da guarda real ao vivo e, claro, degustar um típico prato de peixe com batatas. É imperdível!
Que tal celebrar o Orgulho LGBTQ+ mundo afora?
Pois bem, deu para perceber que celebrar a diversidade pode garantir uma viagem completa ao redor do globo! Qualquer que seja o seu objetivo ao participar desses eventos tão icônicos – seja entender melhor o que move a comunidade LGBTQ+, festejar até não poder mais, ou conhecer pessoas de culturas diferentes que são como você -, você encontra oportunidades de sobra para transformar estas viagens em memórias inesquecíveis.
Vale a pena ficar atento às datas de quando as paradas acontecem, já que variam de cidade para a cidade, podendo sair do circuito tradicional de junho à agosto em algumas partes do mundo, especialmente nos países da Ásia e Oceania.
Se você quer ficar totalmente imerso no clima das comemorações, é interessante buscar se hospedar nos bairros onde a comunidade é mais presente, o que facilita também em termos de proximidade de bares, festas e, claro, do ponto de encontro de muitos que viajam justamente para fazer parte desse momento que, apesar de ser 100% político, também é muito alegre.
E quer um dica bônus? Dá só uma olhada no vídeo da Parada LGBTI+ em Paris, produzido pelo site oficial de turismo da capital da França. É mais uma opção de destino para celebrar a diversidade!
E você, qual destino deu mais vontade conhecer entre as melhores paradas gay do mundo? Compartilhe a sua opinião nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *