Surf trip: 5 melhores países e lugares para praticar surf

Surf trip: 5 melhores países e lugares para praticar surf

Uma surf trip para algum destino paradisíaco é o sonho de qualquer surfista. Os melhores países e lugares do mundo para surfar não são simplesmente belas praias.

Para receber esse título, é preciso que haja uma combinação de ondas perfeitas, vento, não ter pedras ou tubarões (de preferência), além, claro de serem belas praias.

Se são picos de surf escondidos do público em geral ou praias lotadas de banhistas, fica a critério do surfista. O surfe é um dos esportes mais praticados do mundo.

Para muitos adeptos o surfe é mais que um hobby ou uma profissão, é um estilo de vida que influencia o modo de agir, pensar, falar e até de se vestir.

Independente disso, todos os surfistas, amadores e profissionais, tem em comum a paixão pela adrenalina e o respeito pelo mar. Entre os surfistas, há muitos que põe o pé na estrada para ir atrás das melhores ondas do mundo.

E o que não falta é lugar para os amantes do esporte conhecer. Austrália, Havaí, Portugal e até Estados Unidos são alguns dos destinos mais buscados pelos surfistas. Para ajudar quem quer fazer uma surf trip conhecendo os melhores lugares para surfar do mundo preparei esta lista.

Planeje sua viagem => Dúvidas sobre chip de internet no exterior

Seguro viagem para esporte radical, de neve e aventura »

 

Onde se pratica o surf?

  1. Austrália
  2. Portugal
  3. Reino Unido
  4. Estados Unidos
  5. Costa Rica

Antes de saber mais detalhes de como é a surf trip nos destinos abaixo, veja o vídeo publicado pela Visit Portugal, o órgão oficial de turismo do país, sobre o Tour das Grandes Ondas na cidade de Nazaré.

 

Qual é o país do surf?

Para quem deseja viajar para conhecer as melhores ondas, selecionei os melhores países do mundo para fazer uma surf trip. Escolha seu preferido, pegue sua prancha e seu protetor solar e “bora lá”.

 

1. Austrália

Surf trip nos melhores picos de onda do mundo
Byron Bay, em New South Wales.

A Austrália aparece em qualquer lista dos melhores lugares do para surfar. Afinal, em um país com mais de 25 mil quilômetros de litoral o que não falta são praias. E, além de lindas, elas tem perfis bem diferentes uma das outras e também do mundo.

Isso porque, as praias que ficam ao leste do país são banhadas pelo Oceano Pacífico, já a oeste a origem é o Oceano Índico e as cidades no sul do país tem águas vindas do Oceano Antártico.

Assim, visual, tipo de ondas e temperatura da água mudam em cada área. Conheça o mapa da Austrália e regiões mais bonitas do país. Muitas delas se destacam quando o assunto são boas ondas.

No estado de Queensland uma ótima opção é a Gold Coast, cidade com as chamadas ondas perfeitas por serem ondas longas. Entre as melhores praias estão Snapper Rocks, Kirra, Rainbow Bay Beach e Duranbah.

Na região de Brisbane, capital de Queensland e única capital de estado que tem o clima subtropical,  outras opções são Pinkenba, indicada para quem já tem algum costume de surfar, e a Boulders, que só os mais experientes tem coragem de se arriscar.

 

Outros lugares para surf trip na Austrália

Melhor lugar para surfar na Austrália
Noosa National Park.

Próximo a Brisbane, mas já no estado de New South Wales, onde está localizado Sydney, as queridinhas dos surfistas são Byron Bay e Noosa, umas das cidades turísticas da Austrália.

Em Byron Bay, o tempo parece passar mais devagar. Reduto hippie nos anos de 1970, a praia de água quente é cheia de artistas, shows e comércio locais.

Já Noosa Beach está localizada dentro do Noosa National Park, e é cercada por trilhas, matas e mirantes. As ondas são ótimas para quem quer aprender a surfar e praticar Stand Up Paddle (SUP).

Mas as praias indicadas para o surfe não ficam só nestas regiões. Em Adelaide, a sugestão é a deserta Cactus Beach, indicada para surfistas mais experientes. Em Victoria, há a praia Bell Beach, que sedia desde 1962 o Rip Curl Pro Surf and Music Festival.

Já em Sydney, a praia de surfistas experientes é a Northern Beaches e para os iniciantes a North Narrabeen. Quem não ligar para as águas geladas pode surfar em South Cape Bay, na Tasmânia.

Preços => Seguro viagem para a Oceania

 

2. Portugal

Melhores lugares do mundo para uma surf trip
Praia do Algarve.

Portugal também é um dos melhores lugares do mundo para uma surf trip. Além de paisagens lindas e monumentos históricos, o país possui praias para diversos tipos de surfistas ao longo da costa litorânea que tem cerca de 1 mil quilômetros.

E, se você quer saber onde ficam as ondas mais altas do mundo, te respondo: Nazaré; Sim, uma das mais famosas é a cidade de Nazaré, por conta das ondas gigante.

Foi nessa praia que a surfista brasileira Maya Gabeira se acidentou, em 2013, quando pegava uma dessas ondas – que já chegaram a 24 metros. E também lá ela foi recordista e bateu o recorde de maior onda surfada por uma mulher, 22,4 metros, em 2020.

A praia fica a 2 horas de Lisboa, mas é indicada para profissionais neste tipo de onda. Por outro lado, é perfeita para fotos.

De Lisboa, é possível fazer uma excursão para a capital das Grandes Ondas e Aldeias Costeiras, passando por Nazaré, Eiriceira, Peniche, baía em S. Martinho do Porto.

 

Outras regiões para surf em Portugal

Praias de Viana do Castelo
Viana do Castelo.

Ainda na região de Lisboa, Carcavelos é conhecida pelas praias de ondas calmas para os iniciantes. Indo para o norte do país, há boas opções de praias para o surfe em Peniche.

   

Como a Praia do Supertubos, que já registrou tubos de 4 metros de altura; Figueira da Foz, onde a praia de Cabedelo tem dunas, vegetação e muitas ondas. Inclusive, participe de uma aula de surf na Praia de Carcavelos, em Lisboa.

Continuando na direção norte do país, as praias de Ardo e Afife, em Viana do Castelo, são perfeitas para surfe e outros esportes aquáticos como kitesurfe, windsurfe e bodyboard. Por falar nessa região, conheça os pontos turísticos de Viana do Castelo.

Já no sul do país, temo a cidade de Lagos, no litoral de Algarve, um dos melhores lugares do mundo para surfar. A principal praia para o esporte é a extensa Meia Praia, que oferece ondas para todos os níveis de surfistas, do experientes até os que estão começando.

Devido à paisagem encantadora, a cidade é uma das preferidas para quem visita Algarve. Além de surfar, os visitantes têm muitas outras atividades para fazer, como passear de barco, andar de caiaque.

Quem prefere mergulhar, deve ir até a Praia de Sagres.

Entenda => Precisa de seguro viagem para Portugal?

 

3. Reino Unido

Melhores ondas do mundo para surfar
Baía de Watergate, em Newquay.

Pouca gente pensa no Reino Unido quando o assunto é surfe, mas o país também oferece ótimas praias para incluir na sua surf trip. Uma das principais cidades é Newquay, no estado da Cornualha, na Inglaterra – cerca de 396 quilômetros de Londres.

É nesta região que acontece o famoso Boardmasters Surf Festival. As praias de Watergate e Fistral oferecem as melhores ondas e são as que atraem mais surfistas.

A região é ótima tanto para atletas experiente, como para aqueles que desejam aprender a surfar. As praias têm várias escolas de surf, lojas de aluguel e compra de pranchas. Além disso, a cidade abriga ainda um museu dedicado ao esporte.

Ainda na Inglaterra, outra opção são as praias de Woolacombe Beach, no estado de Devon. Localizada a 300 quilômetros de Londres já foi escolhida a 4ª praia mais bonita da Europa.

É visitada por surfistas o ano todo, mas no verão eles dividem a praia com famílias, que levam as crianças nas piscinas naturais formadas no entorno. Conheça as praias mais bonitas da Inglaterra.

Saindo da Inglaterra, há boas praias para surfistas no País de Gales e na Irlanda. Com boas ondas e swell (ondulação do mar que ajuda na formação de ondas) constante Rhossili Bay Beach é a mais procurada no País de Gales.

Já na Irlanda, a praia dos surfistas é Bundoran, a 200 quilômetros de Dublin. Lá há diversas escolas  de surfe, festivais e encontros de surfistas, mesmo a água sendo bem gelada.

 

4. Estados Unidos

Maiores ondas do mundo
Banzai Pipeline, no Havaí.

Um país com dimensões continentais e ainda banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos possuem uma enorme e bela costa litorânea com diversas praias perfeitas para a prática do surfe. Vou falar apenas de algumas.

Não tem como falar em surf e não colocar o Hawaii na lista. E o ponto de partida para quem deseja desbravar as praias do estado é a capital Honolulu.

Além de praias belíssimas e ideais para a prática do surf, a cidade conta um centro histórico, várias lojas de grife, ótimos restaurantes.

Já em Banzai Pipeline (ou Pipe), no Distrito de Pupukea, o forte são as ondas tubulares e os swells. Há muitos corais nessa praia, então é bom ficar de olho para evitar acidentes.

 

Outros estados americanos para uma surf trip

Melhores praias de surf do mundo
Califórnia e a Flórida possuem diversas praias indicadas para surfe.

Outros estados litorâneos dos Estados Unidos com muitas praias indicadas para o surfe são a Califórnia e a Flórida. Localizadas no sul do país, os estados são mais quentes e não nevam – a Flórida é banhada pelo Atlântico, a Califórnia fica no Pacífico.

Entre as praias da Califórnia, o destaque é Malibu, uma das cidades mais famosas do EUA e uma das melhores opções para quem deseja surfar.

Localizada próximo a Los Angeles, é comum encontrar estrelas de Hollywood.

   

Tem uma faixa costeira de 43 quilômetros e pontos perfeitos para uma surf trip,  como as praias de Surfrider, Zuma e Malibu. Além do surfe, é possível praticar também bodyboarding e SUP.

Outra opção é a praia de Mavericks, na cidade de Half Moon Bay, conhecida pelas ondas gigantes, sobretudo durante o inverno.

Já na Flórida, a praia mais famosa é Cocoa Beach, cidade natal do campeão de surf Kelly Slater. Com apenas 10 quilômetros de faixa de areia, a praia fica cheia o ano inteiro, com lotação máxima no verão.

Localizada a apenas uma hora de Orlando, dá para dar uma esticada quando conhecer os parques da Disney. Outras praias do estado são Sebastian Inlet State Park, Jacksonville.

 

5. Costa Rica

onde surfar no mundo
Pôr do sol na Costa Rica.

A Costa Rica é outro destino no continente americano ótimo para quem deseja fazer uma surf trip. Como o país é banhado tanto pelo Oceano Pacífico, quanto pelo Mar do Caribe, apresenta algumas das melhores ondas do mundo para surfar durante todo o ano.

Como o país tem clima tropical, a temperatura é convidativa para cair na água durante todo ano. Como nesses inúmeros tours guiados pela Costa Rica.

Entre os meses de novembro a março, o lado do Caribe e o Norte da Costa Rica tem as melhores ondulações. Já nos meses de abril a novembro a Costa do Pacífico é que apresenta melhores condições para a prática do surf.

Entre as praias banhadas pelo Pacífico, os destaques são Roca Bruja, Nosara, Jaco Beach, Hermosa, Pavones e Tamarindo.

Já no lado do Caribe, a cidade de Limón, que tem o principal porto com saída para o mar do Caribe do país, é uma das mais buscadas por quem desejar surfar.

Tudo isso com uma paisagem incrível, a cidade tem forte influência caribenha. Além das praias, a cidade oferece outras atrações, como parques com uma biodiversidade incrível.

Barato => Seguro viagem para o Caribe e América Central

 

Locais de prática do surf pelo mundo

Embora minha lista contenha diversas praias localizadas nos continentes americano, europeu e na Oceania, todas elas consideradas ideais e entre os picos de surfe mais famosos do mundo, acredito que há mais dezenas ou centenas de outras praias maravilhosas e que também são ótimas para a prática do esporte.

Com características de cidade, tipos de onda e até temperatura da água bem diferentes entre si, essas praias estão entre os melhores lugares do mundo para surfar e são perfeitas para quem pretende fazer um roteiro de surf trip ao redor do planeta.

Se você curte pegar onda, guarde essa lista, organize seu roteiro, pegue sua prancha e aproveite os bons ventos.

E aí, você concorda que esses são os melhores lugares do mundo para uma surf trip? Qual praia deu mais vontade de conhecer?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *