13 maravilhas naturais do mundo: fotos e dicas dos destinos

13 maravilhas naturais do mundo: fotos e dicas dos destinos

Imagem do Autor por Leo Vieira
5/5 - (3 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

13 maravilhas naturais do mundo: fotos e dicas dos destinos

As maravilhas naturais do mundo não receberam esse nome por acaso. Elas estão espalhadas por todo o planeta e atraem turistas de todos os lugares, principalmente aquelas pessoas que adoram apreciar belas paisagens e fazer fotos incríveis!

Neste artigo, você conhecerá as belezas naturais mais visitadas do planeta e saberá porque elas são tão incríveis.

Desde as belezas da Floresta Amazônica e das Cataratas do Iguaçu no Brasil até os rios subterrâneos e montanhas de tirar o fôlego, estes lugares são um enorme atrativo quando o assunto é escolher um destino; afinal viajar para apreciar a natureza é sempre uma boa ideia.

Há ainda quem diz que esse contato com as belezas naturais e únicas do planeta é uma experiência que muda a vida. Portanto, se você quer conferir se isso é verdade, veja abaixo quais são as maravilhas naturais do mundo.

Planeje sua viagem => Internet fora do Brasil

Seguro viagem mais barato »

 

Maravilhas naturais oficiais do mundo

  1. Floresta Amazônica (América do Sul)
  2. Baía de Ha Long (Vietnã)
  3. Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina)
  4. Ilha de Jeju (Coréia do Sul)
  5. Parque Nacional Komodo (Indonésia)
  6. Montanha da Mesa (África do Sul)

Começo falando sobre as sete maravilhas naturais do planeta reconhecidas oficialmente. A lista foi elaborada em 2011 pela Fundação New7Wonders, com a participação de 220 países e mais de 440 atrações candidatas.

O resultado foi definido por voto do público e de especialistas, confira a seguir:

 

1. Floresta Amazônica (América do Sul)

Países que fazem parte da Floresta Amzônica
Pôr-do-sol da Floresta Amazônica no Equador.

A Floresta Amazônica assume um lugar de destaque na lista das maravilhas naturais oficiais do mundo. Ela é um dos principais destinos para ecoturismo no Brasil. Isso porque, se trata da maior extensão de mata atlântica no planeta.

Em questão de turismo pelo Amazonas, podemos destacar a cidade de Iguitos, no Peru e a região ao redor da cidade de Manaus. Nela, você pode adentrar em toda a magia que o local oferece e fazer diversas atividades ligadas a natureza.

Além disso, ela pode ser encontrada em nove estados do Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

*Vídeo do Ministério do Turismo

A floresta é considerada um dos bens mais preciosos da humanidade, já que possui uma enorme variedade de fauna e flora.

Sendo assim, ela é reconhecida como uma peça fundamental para a manutenção do clima no mundo.

E o que mais chama a atenção é a sua beleza de tirar o fôlego e paisagens dignas de filmes.

 

2. Baía de Ha Long (Vietnã)

Ha Long Vietnã
Fazer um passeio de barco pela baía é uma experiência inesquecível.

Pouca gente sabe, mas o Vietnã é um dos países mais visitados quando o assunto é turismo natural. Lugar de muitas belezas exóticas e atividades que envolvem a natureza, se destaca a Baía de Ha Long (Ha Long Bay, em inglês), que fica a 128 km da capital Hanói.

Ha Long fica localizada no golfo de Tonkin. Os especialistas definem a paisagem como algo “majestoso”, já que a baía é formada por 1.600 ilhas e ilhotas localizadas entre enormes pilares de pedra (calcários).

O grande destaque é navegar pelas águas tranquilas, passando por grutas, rios subterrâneos, recifes de corais, manguezais e praias belíssimas.

Além disso, o país conta com uma das melhores praias da Ásia, a deslumbrante Phu Quoc Island.

Vale ressaltar que outro diferencial é a culinária local.

Ou seja, as receitas encontradas nos melhores restaurantes da Ásia são baseada principalmente em animais marítimos e frutos do mar.

Portanto, este é um excelente destino para quem gosta de viagens a lugares exóticos e com culturas diferentes.

 

3. Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina)

Quantas cachoeiras tem em Foz do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu ficam na fronteira entre Brasil e Argentina.

As Cataratas do Iguaçu se encontram na divisa entre Foz do Iguaçu no Paraná, bem na fronteira com o Paraguai e a Argentina. Elas são formadas por 275 quedas de água, com uma média de 65 metros. Ou seja, estima-se que a vazão delas seja de 1.5 milhão de litros de água por segundo!

Aproveite e confira detalhes de como é o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu e sobre qual o lado mais bonito das Cataratas: o argentino ou o brasileiro?

Além disso, as quedas d’água fazem parte dos Parques Nacionais de Iguaçu e Iguazú, um dos destinos naturais mais visitados na América do Sul.

E fora as belezas das cataratas, é possível se aventurar de barco, fazer trilhas, navegar próximo às cachoeiras, fazer lindas fotos e apreciar a paisagem local.

 

4. Ilha de Jeju (Coreia do Sul)

Jeju Coréia do Sul
Jeju fica no extremo sul do país.

Pouca gente sabe, mas a Coreia do Sul possui um lindo cenário tropical. De tão incrível que é, acabou sendo selecionado como uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

Estamos falando da Ilha de Jeju, que fica a 454 km de Seul. Trata-se de uma província autônoma e o principal atração do país, que chega a receber mais turistas do que os principais pontos turísticos de Seul.

Tudo se deve às lindas praias, cataratas, cavernas, campos e esculturas milenares. Não deixe de ler o artigo com as principais dicas da Coréia do Sul.

O clima e a infraestrutura são considerados muito confortáveis por especialistas em turismo.

Além disso, você pode ficar em resorts de luxo ou mesmo participar da rotina local de vilarejos. Mas uma coisa é certa: tem muita coisa para fazer na ilha!

 

5. Parque Nacional Komodo (Indonésia)

Dragão de Komodo habitat
Parque é voltado para a preservação das espécies locais.

Você já ouviu falar sobre o Dragão de Komodo?

Esse lagarto enorme pode ser muito assustador para muitas pessoas, mas o seu habitat original é considerado um dos locais mais bonitos e encantadores do planeta.

Trata-se do Parque Nacional Komodo, que fica localizado na Indonésia. O parque foi fundado como um santuário para a proteção da espécie e de outros animais da fauna local.

Seu tamanho equivale a 255 mil campos de futebol, já que conta com uma área de mais de 1.800 km².

Este complexo verde possui ilhas de origem vulcânica, quedas de água, montes floridos, montanhas e muito mais.

 

6. Parque Nacional de Puerto Princesa (Filipinas)

O que fazer nas Filipinas
Rio subterrâneo pode ser conhecido com passeios guiados | Foto: Charima312017, via Wikimedia Commons.

Esta é mais uma das maravilhas naturais do mundo que se encontra na Ásia. Mais precisamente, nas Filipinas. Trata-se do belíssimo Parque Nacional de Puerto Princesa.

Só pelas fotos dá para perceber porque esse lugar é considerado como um dos mais exóticos do planeta.

O rio subterrâneo do Puerto Princesa emerge em um mar de águas cristalinas e areia branca. Portanto, neste local você poderá ver linda paisagens, reserva biológica e atividades de trilha para apreciar a fauna e flora local.

Ou seja, opções de o que fazer nas Filipinas não faltarão.

 

7. Table Mountain (África do Sul)

Table Mountain África do Sul
Table Montain fica a 15 km de Cape Town.

Quem ama se aventurar na natureza vai simplesmente amar a Table Montain, na África do Sul.

Do topo da montanha, chamado de Pico do Diabo, é possível ter uma incrível vista de Cape Town e dos seus pontos turísticos (Cidade do Cabo), que fica a 15 km de distância.

Além disso, no Table Montain National Park você encontrará atividades de turismo são uma das coisas mais chama atenção, além das belezas naturais.

Sendo assim, você pode se aventurar de bicicleta pelas montanhas, fazer escalada, voar de asa delta, surfar, mergulhar e admirar uma enorme fauna marinha.

 

Outras maravilhas naturais do mundo

Agora que você conhece as 7 maravilhas naturais do mundo, quero estender um pouco a conversa. Portanto, vou sugerir mais seis opções de maravilhas.

Esses locais que você verá a seguir não fazem parte da lista oficial, mas também são de tirar o fôlego e valem muito a pena!

  1. Grand Canyon (Estados Unidos)
  2. Praias caribenhas
  3. Lagos Plitvice (Croácia)
  4. Porta para o Inferno (Turcomenistão)
  5. Salar de Uyuni (Bolívia)
  6. Parque Zhangye Danxia (China)

 

1. Grand Canyon (Estados Unidos)

Grand Canyon Arizona
Rio Colorado apresenta fenômenos naturais inigualáveis em suas águas.

Quem nunca viu nos filmes, famílias e grupos de amigos viajando rumo ao Grand Canyon?

Este é um dos pontos turísticos mais visitados da América do Norte. Portanto, trata-se de um desfiladeiro colossal que acabou virando um ícone pop da cultura americana.

Este local é destino de milhares de turistas que optam por se aventurar nas rodovias do Arizona de carro, ônibus ou trailer. É uma viagem muito comum, já que a paisagem é incrível. As montanhas esculpidas naturalmente pelo Rio Colorado vão até onde os olhos alcançam.

Além disso, este é um dos melhores lugares nos Estados Unidos para fazer fotos incríveis e é uma experiência marcante na vida de qualquer pessoa.

 

2. Praias caribenhas

Curaçao Caribe
Ilha de Curaçao possuí praias deslumbrantes.

Não podia deixar de falar sobre as praias no Caribe que, com certeza, são a melhor experiência para quem gosta de cenários tropicais incríveis.

Além disso, o mar cristalino, de água azul turquesa, areia branca e vegetação nativa são cativantes de um jeito que é até difícil de explicar!

Entre as principais para você escolher estão a Eagle Beach em Aruba, as praias de San Andrés na Colômbia, Playa de Carmem no México, Ilha de Curaçao, Cayo Largo em Cuba e Horseshoe Bay em Bermudas.

 

 

3. Lagos Plitvice (Croácia)

lago croácia
Passarelas permite ao turista passear pelo lago.

A Croácia também é destino certo para quem deseja admirar belezas naturais de tirar o fôlego. Especialmente quando o assunto são os 16 Lagos Plitvice, ligados por cachoeiras, passarelas e muita vegetação local.

Sendo assim, no local, você pode apreciar os lagos através de barcos ou a pé mesmo, passeando pelas lindas passarelas de madeira.

Os lagos pertencem ao Parque Natural de mesmo nome, criado para preservar todas as belezas naturais, mas acabou se tornando um dos principais pontos turísticos da Croácia.

 

4. Porta para o Inferno (Turcomenistão)

O que tem no Turcomenistão
Chamas da cratera não se apagam | Foto: Tormod Sandtorv, via Wikimedia Commons.

Tudo bem que a conhecida “Porta para o Inferno” (oficialmente chamada de Cratera de Darvasa) não nasceu de um evento natural. Ou seja, ela acabou se tornando um atrativo turístico para as pessoas que são mais aventureiras.

Trata-se de um campo de gás natural localizado em Darvaz, na província de Ahal, no Turcomenistão.

Além disso, em 1971, cientistas e geólogos tentaram queimar gases naturais liberados na cratera, que rapidamente se incendiou e as chamas queimam até hoje, quase 50 anos depois.

 

5. Salar de Uyuni (Bolívia)

Deserto de sal Bolívia
Salar de Uyuni fica a 410 km da capital La Paz.

Você já ouviu falar sobre o gigantesco deserto de sal boliviano? Trata-se do Salar de Uyuni, localizado nos Andes ao sudoeste da Bolívia. Ele nasceu de um lago pré-histórico, que secou e há partes em que ficam espelhadas que rendem fotos incríveis.

São mais de 11.000 km² de sal branco, sal claro, formações rochosas, lagos de sal espelhados e ilhas de cactos.

Além disso, outro grande atrativo local são os flamingos rosas, que deixam a paisagem ainda mais linda.

 

6. Parque Zhangye Danxia (China)

lugares mais bonitos da China
Área do parque abrange 322 km e coloração da paisagem impressiona.

O Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia é um dos pontos turísticos mais visitados da China. A área verde fica localizada na cidade de Zhangye, na província de Gansu, no noroeste do país.

São aproximadamente 510 km² uma geografia digna de filme, composta por relevos de arenito únicos que formam uma paisagem linda.

 

Conheça as maravilhas naturais do mundo

A verdade é que o mundo é bonito de várias maneiras, sejam belezas naturais, culturais, arquitetônicas, etc.

Viajar para apreciar todas essas belezas é um investimento no próprio bem-estar, já que experiências fantásticas que guardamos por toda a vida.

Principalmente se isso envolve contato com a natureza.

Viajar com o objetivo de se encantar com a geografia e paisagens de um local diferente é sempre uma boa decisão.

Além de ser extremamente revigorante, roteiros desse tipo resultam em ótimas fotos e memórias gostosas para lembrar depois.

E você, quais das maravilhas naturais do mundo gostaria de conhecer? Esteve em alguma delas e tem dicas para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais