Maravilhas do mundo medieval: 9 monumentos imperdíveis

por Leo Vieira

Maravilhas do mundo medieval: 9 monumentos imperdíveis

Entre as diversas maravilhas do planeta, a lista das maravilhas do mundo medieval se destaca como uma das favoritas entre os estudiosos e aqueles que gostam de viajar para conhecer pontos turísticos cheios de história e mistérios.

Essas construções são a prova de que a Idade Média teve enorme contribuição quando o assunto são monumentos e locais que importância histórica. Antes de mais nada, você sabe o que foi a Idade Média? Trata-se do recorte histórico (476 d.C – 1.453) bastante relevante para a história mundial.

Apesar de também ser conhecida como “Idade das Trevas”, esse período teve forte impacto no âmbito da arquitetura e engenharia. Ainda nos dias atuais, muitas construções se inspiram em referências dessa época, como o estilo gótico de arquitetura europeia, por exemplo.

Desse modo, além das maravilhas do mundo moderno e do mundo antigo, as grandes obras da Idade Média também devem ser levadas em consideração na hora de citar as grandes construções da Humanidade através dos anos. Pensando nisso, hoje mostro as principais informações e curiosidades sobre tais maravilhas.

Planeje sua viagem => Seguro viagem

Como usar internet fora do Brasil »

Quais são as maravilhas do mundo medieval?

  • Stonehenge (Inglaterra)
  • Coliseu (Itália)
  • Catacumbas de Kom el Shoqafa (Egito)
  • Torre de porcelana de Nanquim – Bao’ensi (China)
  • A Grande Muralha (China)
  • Basílica de Santa Sofia (Turquia)
  • Torre de Pisa (Itália)
  • Abadia de Cluny (França)
  • Taj Mahal (Índia)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

Stonehenge (Inglaterra)

Stonehenge Inglaterra
Como povos antigos conseguiram mover rochas são grandes e pesadas?

O Stonehenge é uma das estruturas mais famosas do mundo, entretanto, muita gente a não conhece pelo seu nome.

Mesmo assim, deve lembrar de vê-la em filmes, séries ou até mesmo jogos de videogame. Trata-se de um círculo de pedras que formam uma das sete maravilhas do mundo medieval e fica na Inglaterra.

Sua fama enquanto ponto turístico cheio de mistérios acabou fazendo dessa maravilha um símbolo da cultura pop, geek e nerd.

As rochas chegam a ter cinco metros de altura e pesar quase cinquenta toneladas. Alguns dos principais tópicos responsáveis pela popularidade da construção são as circunstâncias da sua criação e sua finalidade.

Afinal, como povos antigos conseguiram mover rochas são grandes e pesadas? E para que servia esse local que mais parece um altar místico?

Essas e outras questões ainda são um grande um mistério. Conheça também outros lugares turísticos da Inglaterra.

Apesar de ter sido construído há milhares de anos antes de Cristo, como apontam historiadores, o Stonehenge se encaixa nas maravilhas do mundo medieval por diversos motivos ligados ao começo da sua “fama” enquanto ponto turístico.

Localizado no condado de Wiltshire, ele pode ser visitado diariamente.

Coliseu (Itália)

Coliseu Roma
Coliseu foi palco dos famosos duelos de gladiadores.

O Coliseu de Roma, é, talvez, a construção que mais nos remete ao período medieval.

Seja pelo fato de ter sido palco dos famosos duelos de gladiadores ou até mesmo pelo seu estilo monumental que representa muito da arquitetura dessa época. É também eleita como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Seu nome oficial é, na verdade, Anfiteatro Flaviano e fica localizado em Roma.

Estima-se que tenha sido construído entre os anos 72 a 80 d.C., sob as ordens do imperador Vespasiano e, posteriormente, concluído pelo seu herdeiro, o imperador Tito.

Ainda nos dias atuais, trata-se de um dos principais pontos turísticos da Itália e Europa.

O Coliseu foi um espaço usado para várias finalidades: esportes, espetáculos e anúncios importantes, principalmente no período medieval.

É feito de diversos materiais, como mármore e pedra. Atualmente, é conservado enquanto patrimônio da humanidade, onde você pode fazer visitas e apreciar alas que funcionam como museu.

Catacumbas de Kom el Shoqafa (Egito)

Catacumbas de Kom el Shoqafa
Catacumbas de Kom el Shoqafa | Foto: Ibrahim El-Mezayen, via Wikimedia Commons

Essa famosa necrópole está localizada na cidade de Alexandria, no Egito. Trata-se de um grande complexo de tumbas espalhadas na extensão de um dos sítios arqueológicos mais importantes da história egípcia. Conheça as demais atrações turísticas do Egito.

Sua impressionante decoração, que utiliza características dos monumentos gregos, romanos e egípcios, facilmente transformaram as catacumbas de Kom el Shogafa em uma das maravilhas do mundo medieval.

Até hoje, as construções chamam a atenção, seja pela mescla das estéticas citadas ou pela aura mística e sagrada.

O local foi usado como câmara funerária e sepultura de diversas pessoas alexandrinas, inclusive grandes personalidades locais da época.

Estima-se que seu auge tenha sido entre o século II e o século IV. A partir do ano de 1900, os monumentos foram redescobertos após uma série de inundações e hoje é tombado como centro histórico.

Torre de porcelana de Nanquim – Bao’ensi (China)

Torre de porcelana de Nanquim
Torre de porcelana de Nanquim | Foto: Johan Nieuhof, via Wikimedia Commons

Bao’ensi (Templo da Gratidão), também conhecida como Torre de Porcelana de Nanquin/Nanjing, é um sítio arqueológico da cidade de Nanjing, no sudeste da China.

Construída por volta de século XV, a estrutura foi um dos templos budistas mais importantes dessa região. Infelizmente, foi destruída no século XIX na Rebelião Taiping.

Tratava-se de uma torre octogonal (assim como outros templos comuns no Oriente) e possui quase 80m de altura e 30m de diâmetro na sua base. Possuía nove compartimentos que podiam ser acessados através de uma escada de quase 40m.

Com toda essa estrutura de tirar o fôlego, não foi surpresa nenhuma que ela tenha entrado para a lista de maravilhas medievais, mesmo tendo sido destruída.

Atualmente, ela passa por um processo de reconstrução, o que impede que seja acessada por viajantes.

Mesmo assim, Nanjing ainda conserva muitas relíquias do famoso templo e é uma cidade turística para apreciadores da filosofia e religião budista.

Conheça => Nanjing Highlights Tour

A Grande Muralha (China)

A Grande Muralha
Muralha foi um marco da China Imperial, mesmo período em que foi construída.

Ainda na China, é possível encontrar outra maravilha do mundo medieval: a Grande Muralha.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Também conhecida como Muralha da China ou Grande Muralha da China, estou falando sobre uma das maiores e mais impressionantes estruturas já feitas pela humanidade.

Construída para fins militares, a muralha foi um marco da China Imperial, mesmo período em que foi construída.

Estima-se que o começo da sua construção data do ano de 221 a.C., sob ordens do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang.

Entre pausas, mudanças de dinastias e batalhas que aconteceram durante a história da China, as últimas partes erguidas da muralha datam do século XV.

Atualmente, sua finalidade é exclusivamente histórica e turística. Ou seja, já não é mais usada com fins militares ou defensivos.

Não se sabe exatamente quantos trabalhadores foram responsáveis pela construção. Contudo, sabe-se que a obra se aproveitou de diversas fortificações já construídas, sendo uma ligação entre tais pontos militares.

Grandes blocos de pedra unidos por argamassa constituem a maior parte da estrutura de quase três mil km de extensão.

Tour => Excursão em Grupo Grande Muralha e Cidade Proibida

Basílica de Santa Sofia (Turquia)

Basílica de Santa Sofia
A Basílica de Santa Sofia hoje opera como dos museus turcos mais importantes e reconhecidos.

Outra maravilha medieval está localizada na Turquia, mais especificamente em Istambul.

Construída pelo Império Bizantino entre 532 d.C e 537 com a finalidade de ser a principal catedral da Constantinopla, a Basílica de Santa Sofia hoje opera como dos museus turcos mais importantes e reconhecidos.

O edifício é considerado um dos principais exemplos da arquitetura e engenharia bizantina, o que atrai viajantes que apreciam esse tipo de construção.

Seu interior é decorado com uma série de mosaicos, esculturas e colunas de mármore, além de peças de alta importância histórica.

Por isso, se estiver em Istambul, é quase obrigatório visitar a Basílica de Santa Sofia e se impressionar com toda sua grandiosidade e relevância histórica. Conheça também as maravilhas do mundo antigo.

Torre de Pisa (Itália)

Torre de Pisa
O edifício começou a inclinar-se logo no início da sua construção, em 1.173.

A Torre de Pisa é um dos edifícios mais famosos do mundo. Quem não conhece a famosa torre inclinada, localizada na cidade de Pisa, na Itália?

Todo mundo já viu, nem que seja por fotografia. Conhecida também pelo nome de Torre Pendente de Pisa, trata-se de um campanário da catedral de Pisa, uma das cidades mais incríveis da Itália.

Embora tenha sido projetada para ser uma torre vertical, como a maioria das torres, o edifício começou a inclinar-se logo no início da sua construção, em 1.173.

O motivo foi a sua fundação mal construída e o solo mal trabalhado. Atualmente a torre se mantém inclinada na direção sudoeste e é um dos principais pontos turísticos italianos.

A torre possui quase 57m de altura, entre o solo e a ponta superior do seu lado mais alto. Estima-se que seu peso seja algo em torno de 14.500 toneladas.

É possível entrar na torre e conhecer o seu interior, mas os ingressos são limitados e precisar ser reservados com antecedência. Mas aviso, se prepare para uma grande escadaria em espiral.

Abadia de Cluny (França)

Abadia de Cluny
Abadia de Cluny | Foto: Rillke, via Wikimedia Commons

A Abadia de Cluny, na França, é uma das construções medievais mais impressionantes que existem.

Fundada em 910 d.C, o edifício representa o esplendor da Europa em um momento de algo poderio e imensa expressão política, artística e religiosa. Ela está localizada na cidade monástica de Cluny, na região da Borgonha, uma das regiões do mapa turístico da França.

Atualmente, funciona como um museu que atrai principais os amantes de arquitetura medieval.

O local ainda conserva grande obras artísticas e relíquias do período em que foi a maior ordem monástica do Ocidente. Por falar nisso, conheça também os principais lugares turísticos de Paris, na França.

   

Taj Mahal (Índia)

Taj Mahal
O grande mausoléu é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

E é com o famoso e grandioso Taj Mahal que termina a lista de maravilhas do mundo medieval.

O que é uma chave de ouro na lista, pois trata-se de um dos principais pontos turísticos do Oriente, ainda nos dias atuais. Leia também o artigo com dicas sobre a Índia.

Localizado na cidade de Agra, na Índia, o grande mausoléu é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e integra também a lista das sete maravilhas do mundo moderno.

Sua posição entre as maravilhas do mundo medieval é controversa, pois é um edifício construído entre 1632 e 1653, período pós-Idade Média.

Contudo, ninguém pode negar que o Taj Mahal é um dos edifícios históricos mais importantes do mundo.

Estima-se que aproximadamente 20 mil homens foram necessários para sua construção. Sua finalidade foi servir de homenagem e sepultura para a esposa favorita do imperador Shah Jahan, Aryumand Banu Begam.

Seu apelido era Mumtaz Mahal (“Joia do Palácio”) e a mesma faleceu após dar a luz ao seu 14º filho. A maior parte do edifício é constituída de mármore branco.

Há ainda diversas inscrições feitas com pedras semipreciosas, ouro e metais valiosos por toda a extensão da obra. O edifício conta com mesquitas e é cercado por torres.

Quem escolheu as maravilhas da Idade Média?

Essa é uma pergunta sem resposta, infelizmente. Não há registros concretos que indicam quem ou qual grupo de pessoas ou instituição foi responsável pela listagem.

Além disso, há inúmeras controvérsias sobre esta lista como, por exemplo, a questão de que as estruturas não foram construídas no período medieval.

Antes de mais nada, o termo medieval é uma palavra surgida na época do Iluminismo na Europa e o conceito de Idade Média se popularizou somente a partir do século XVI. Isso indica que essa lista não surgiu de fato durante o período Medieval.

Estima-se que tenha sido feita durante ou a partir dos estudos iluministas sobre o período histórico. Mais especificamente sobre as contribuições para a arte, arquitetura, engenharia etc.

Contudo, muitas das estruturas listadas foram construídas antes do período medieval, como provam indícios históricos e arqueológicos.

Inclusive, alguns itens da lista também estão presentes na classificação das maravilhas do Mundo Antigo/Antiguidade, onde são mais condizentes com o seu tempo de construção, desenvolvimento e até mesmo destruição.

Quais são? => Lugares místicos ao redor do mundo

Pontos turísticos da história medieval

Viajar sempre é uma experiência enriquecedora, mas quando envolve locais que foram importantes para a história do mundo como ele é hoje, tudo fica ainda melhor e mais interessante.

Esse artigo te mostrou nove incríveis lugares que fizeram parte de um dos períodos mais relevantes da humanidade, a Idade Média.

Já conhece alguma das maravilhas do mundo medieval? Comente e conte como foi sua experiência de viagem a esses lugares!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *