7 maravilhas do mundo antigo: fotos e dicas sobre os destinos

por Leo Vieira

7 maravilhas do mundo antigo: fotos e dicas sobre os destinos

As 7 maravilhas do Mundo Antigo são um conjunto de obras arquitetônicas feitas pela humanidade e listadas pelos intelectuais da Grécia antiga como as maiores construções e monumentos da Antiguidade.

Sendo assim, neste artigo, você vai saber tudo de mais interessante e curioso sobre cada uma dessas obras, já que até hoje elas são descritas em livros e museus como algumas das maiores construções já feitas pelo homem.

A maioria das maravilhas da Antiguidade não existem mais, já que foram erguidas antes de Cristo. De algumas, não há nem vestígios físicos da sua existência, apenas registros históricos e artísticos.

Contudo, ainda hoje elas mexem com o imaginário das pessoas, principalmente de quem gosta de viajar ou conhecer histórias sobre o mundo.

Portanto, hoje te convido reviver o passado e, para isso, você deverá usar bem a sua imaginação para vislumbrar todo o potencial de cada uma das sete maravilhas do Mundo Antigo. Confira a seguir!

Planeje sua viagem => Seguro viagem

Como usar internet fora do Brasil »

 

As Maravilhas do Mundo Antigo ainda existem?

As sete maravilhas do mundo antigo introdução
Pirâmide de Gizé fica no Cairo, capital do Egito.

Infelizmente, apenas uma das sete maravilhas da Antiguidade permanece de pé: A Grande Pirâmide de Gizé.

Inclusive, é um ponto turístico de enorme relevância mundial presente no Egito.

Na verdade, permanecem de pé as 3 grandes Pirâmides de Giza que compõem a Necrópole de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Além disso, as três podem ser visitadas nos passeios no Egito ao preço de uma taxa de visitação.

Visitar a Necrópole, que fica localizada no complexo de Gizé, é uma das opções de o que fazer no Cairo. É neste local que também está localizada a famosa Grande Esfinge, além de tumbas, cemitérios e templos do povo antigo do Egito.

Saindo da cidade do Cairo até o complexo arqueológico, a viagem de carro dura cerca de 40 minutos.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

Quais são as Maravilhas do mundo antigo?

Imagem das sete maravilhas do mundo
Ilustrações de como seriam as sete maravilhas do mundo antigo | Foto: Mark22, via Wikimedia Commons.
  1. Pirâmide de Gizé
  2. Jardins Suspensos da Babilônia
  3. Estátua de Zeus
  4. Templo de Ártemis
  5. Mausoléu de Halicarnasso
  6. Colosso de Rodes
  7. Farol de Alexandria

Quais são? => Lugares místicos no mundo

 

1. A Grande Pirâmide de Gizé

As sete maravilhas do mundo antigo Piramides de Gizé
Conhecer a única Maravilha do mundo ainda existente é uma experiência única.

A Pirâmide de Gizé é a primeira das maravilhas do mundo antigo a ser construída e também a única que se mantém de pé nos dias atuais.

Imponente e gigantesca, estima-se que a pirâmide foi construída há mais de quatro mil e quinhentos anos, apenas para servir de mausoléu para o importante faraó Quéops.

Além disso, por muito anos, foi também considerada o edifício mais alto do mundo, com 146,6 metros de altura. Conheça os demais pontos turísticos do Egito.

A construção é tida como uma das maiores provas do grande potencial intelectual e técnico dos construtores egípcios, já que já demostraram conhecimento em geografia, astronomia, geologia, matemática e física.

Tanto que permanece de pé mesmo após mais de 4 mil anos. Ou seja, algo impressionante até mesmo para os arquitetos e engenheiros da atualidade.

Conheça => Excursão às Pirâmides e Gizé e Grande Esfinge

 

2. Jardins suspensos da Babilônia

Quais das 7 maravilhas do mundo antigo ainda existem
Representação ilustrativa dos Jardins Suspensos da Babilônia | Foto: Wikimedia Commons.

Esse é um item da lista que levanta uma série de questões entre os curiosos, já que não há indícios concretos que provam que os jardins suspensos da Babilônia existiram.

Na verdade, eles são citados em escrituras e até foram pintados e desenhados por artistas da Antiguidade.

Mas existem poucos registros arqueológicos de suas ruínas presentes no Oriente Médio, em território que hoje corresponde ao Iraque.

Estima-se que os jardins foram criados por ordem do rei Nabucodonosor, no ano de 605 a.C, como um presente para a sua esposa, rainha Amyitis.

A estrutura seria composta por seis montanhas artificiais que formavam terraços de pedra branca sobrepostos cercados por vegetação local e quedas d’água.

Além disso, as representações e registros artísticos que retratam os jardins suspensos da Babilônia mostram um lugar incrivelmente lindo, limpo e majestoso. Conheça também as maravilhas naturais do mundo.

No Iraque, arqueólogos e historiadores encontram, desde o século XIX, possíveis vestígios das ruínas e materiais que compunham os jardins da Babilônia.

Entretanto, parece que essa dúvida sobre a sua existência ou não deixa o assunto ainda mais interessante, não é?

Como será => Copa do Mundo no Qatar

 

3. A Estátua de Zeus

A mais antiga das sete maravilhas do mundo antigo
Ruínas do Templo de Zeus podem ser visitadas | Foto: Elisa.rolle, via Wikimedia Commons.

A incrível estátua de Zeus foi um monumento que media entre 10 e 15 metros, segundo registros históricos.

O monumento ficava localizada no templo de Olímpia, na Grécia, e posteriormente levada para o centro do Império Romana do Oriente, na região da Constantinopla.

Acredita-se que ela teria sido destruída em um incêndio ou terremoto.

Construída por volta de 450 anos a.C pelo escultor Phídias, a obra retratava Zeus sentado em seu trono, indicando seu posto superior diante dos demais deuses do panteão grego. Confira como montar um roteiro em Atenas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Estima-se que a estátua foi destruída no ano de 470 a.C. Ou seja, o monumento durou intacto por apenas 20 anos. Mas foi tão marcante que esta escultura é lembrada até hoje, quase 2.500 anos depois.

A estátua era feita de ébano, ouro, marfim e uma série de pedras preciosas, o que também justificou sua transferência de Olímpia para o centro do domínio romano em Constantinopla; afina se tratava de uma peça preciosa.

Além disso, a História conta que o imperador Calígula inclusive tentou roubá-la certa vez.

Imperdível => Tour em Acrópole, Ágora e Templo de Zeus

 

4. O Templo de Ártemis

Conclusão sobre as sete maravilhas do mundo antigo
Vestígios do templo estão no Museu Britânico | Foto: British Museum, via Wikimedia Commons.

Localizado em Éfeso, local que hoje corresponde a Turquia, o templo à deusa Ártemis foi considerado uma das construções mais impressionantes da Antiguidade. Tanto que entrou facilmente na lista das maravilhas do mundo antigo.

Estima-se que tenha sido construído por volta de 550 anos a.C. Os registros em escrituras descrevem o local sem poupar elogios e apontam uma construção digna de filmes, já que foi feito todo em mármore de tons claros.

O templo conta com enormes pilares esculpidos e monumentos impressionantes. Porém, infelizmente, pouco restou de suas ruínas.

O Templo de Ártemis foi destruído no ano de 356 a.C, incendiado durante a invasão bárbara dos godos em Éfeso.

Escrituras indicam que o líder bárbaro teria destruído-o com a intenção de ficar famoso por derrubar a magnífica construção.

Além disso, os vestígios existentes da obra se encontram no Museu Britânico, que é um dos mais visitados museus de Londres.

Saiba mais => Templos mais bonitos do mundo

 

5. O Mausoléu de Halicarnasso

O que não é considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo
Ruínas do Mausoléu na Turquia | Foto: FollowingHadrian, via Wikimedia Commons.

O Mausoléu de Halicarnasso – também conhecido como o Mausoléu de Mausolo – foi uma construção que serviu de tumba para os restos mortais do rei Mausolo, do Império Aquemênida.

Ou seja, ele foi construído por volta de 350 a.C sob as ordens da rainha Artemísia II de Cária, viúva e irmã de Mausolo.

Além disso, foi a partir dessa maravilha do mundo antigo que surgiu a palavra “mausoléu”, em referência ao rei Mausolo.

A estrutura foi desenhada por dois grandes arquitetos gregos, Sátiro e Pítis.

Porém, não se sabe exatamente qual foi o material base para a construção, mas haviam muitos detalhes em ouro e em mármore, como mostram os vestígios da obra. Descubra quais os monumentos mais famosos do mundo.

Estima-se que tenha sido destruído por volta do século XV por terremotos que atingiram a Turquia, onde ficava a cidade de Halicarnasso.

Sendo assim, os restos ainda existentes do mausoléu permanecem em exposição no Museu Britânico, em Londres, e na cidade turca de Bodrum.

Fantástico => Passeio de balão na Capadócia

 

6. Colosso de Rodes

Questões sobre as sete maravilhas do mundo antigo
Base do Colosso está no Porto de Rodes.

Muito provavelmente você já deve ter assistido algum filme histórico que retratou uma estrutura parecida com o majestoso Colosso de Rodes (ou Rhodes).

Se trata de uma estátua de bronze com mais de 33 metros na entrada do porto da cidade grega de Rodes.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Muitas gravuras o retratam como um monumento gigantesco e imponente. A escultura tem seus seus pés apoiados em estruturas planas por onde as embarcações passavam entre as bases e por baixo da estátua.

Contudo, estudos e registros históricos mostram que se tratava sim de uma estátua enorme e inesquecível, mas que foi construída apenas sobre uma das bases da entrada do porto, com suas pernas juntas.

Não deixe de conferir também as dicas de viagem para a Grécia que irão te ajudar muito.

Construído cerca de 300 anos a.C, o Colosso foi uma homenagem ao deus Hélios – deus do Sol – como um agradecimento pela vitória sobre o exército de Demétrio Pollorcetes I, já que se situava em Rodes como liderança do poderio macedônio.

A estátua se manteve em pé por cerca de 50 anos. Porém, infelizmente, ela caiu e foi destruída durante um terremoto que atingiu Rodes no ano de 226 a.C.

Portanto, há poucos possíveis vestígios do monumento, uma vez que ele afundou no mar.

Incrível => Excursão turística em Rodes

 

7. Farol de Alexandria

Quais das sete maravilhas do mundo antigo foram dedicadas a deuses
Atualmente o Farol de Alexandria é um monumento bem menor | Foto: علاء, via Wikimedia Commons.

Por fim, mas não menos importante, a última das 7 maravilhas do mundo antigo é o famoso farol de Alexandria.

Construído cerca de 250 anos a.C no porto da cidade egípcia de Alexandria. A obra era uma gigantesca torre de mármore com mais de 100 metros de altura.

Além disso, ela funcionava como um guia para as embarcações durante a noite. Confira o guia de viagem para o Egito.

De dia, seus espelhos milimetricamente postos para o reflexo da luz solar, também ajudavam as embarcações a se localizar no mar. Estima-se que, mesmo durante o dia, o farol podia ser visto a uma distância de 50 km.

A obra é de autoria do arquiteto grego Sóstrato e foram usados como material base para a estrutura mármore e argamassa.

Foi uma construção que resistiu muito a ação do tempo e de terremotos, já que estima-se que começou a ruir somente por volta do século IV, após desastres naturais.

De Cairo => Excursão histórica em Alexandria

 

Descubra também as maravilhas do mundo moderno

Se você gostou de conhecer um pouco sobre estas famosas estruturas da antiguidade, com certeza vai se interessar pelas novas maravilhas do mundo moderno, monumentos quais você pode visitar e apreciar nos dias de hoje.

No início desse século, foram definidas as novas 7 maravilhas do mundo.

E todas tão impressionantes quanto as do mundo antigo, já que trata-se de uma lista com construções atualmente existentes que simbolizam uma versão contemporânea das maravilhas.

Além disso, o Brasil está na lista com o majestoso Cristo Redentor.

No artigo, inclusive, você encontrará as melhores dicas para passeios guiados para cada uma das maravilhas do mundo moderno; o que te facilitará caso queira conhecer alguns deles.

E você, quais dessas maravilhas do mundo antigo achou mais impressionante? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *