Manila

O turismo em Manila, muitas vezes, é deixado de lado por conta dos outros destinos paradisíacos das Filipinas. Apesar de ser a porta de entrada mais tradicional do país, muitos viajantes apenas passam por Manila ou pernoitam na cidade, antes de iniciar o roteiro.

Mas a capital filipina, que é uma megalópole bem urbana tem seus atrativos, além de muita história para contar, sobretudo na “cidade antiga” de Intramuros.

Por isso, durante o seu roteiro pelas Filipinas, explore sua capital. Veja mais da história de Manila, suas tradições e tudo o que uma grande cidade pode oferecer, incluindo congestionamentos e muita “bagunça” pelas ruas.

Quer saber mais sobre o turismo em Manila? Neste artigo destaco os principais pontos turísticos, moeda, clima, história da cidade e tudo para montagem do roteiro para as Filipinas.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Manila

Seguro viagem para Ásia e Sudeste Asiático »

 

Turismo em Manila: Mapa da cidade

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Manila »

 

Tudo sobre Manila

Turismo em Manila
Manila fica na ilha de Luzon, ao norte.

Manila é a capital das Filipinas e a 2ª cidade mais populosa do país, com mais de 1,6 milhões de habitantes.

É uma megalópole, que mistura as tradições com a modernidade e o caos comuns a toda grande cidade, independente do continente que ela está.

Está localizada na costa oriental da região de Manila, a cidade fica no desague do Rio Pasig, na Ilha de Luzon. A Filipinas tem mais de 7 mil ilhas divididas em três regiões: Luzon, ao norte; Visayas, no centro e Mindanao, ao sul.

É sede de diversas universidade, entidades culturais, museus e templos e, por isso, é considerada uma cidade global gama, que são as cidades que ligam regiões econômicas pequenas ao mundo globalizado.

É, geralmente, a porta de entrada das Filipinas para diversos outros atrativos turísticos do país.

Prático => Traslado do aeroporto de Manila

 

Mais da história de Manila

Dicas de turismo em Manila
Catedral de Manila.

As evidências mais antigas de vida onde hoje é Manila datam de 3.000 a.C., quando os negritos (como eram chamados os aborígenes da região) viviam na Ilha de Luzon.

Outras informações sobre a ocupação do local são do século XIII, quando foi criado um assentamento e um distrito comercial em Manila.

Essa “vila” foi criada pelos espanhóis para facilitar o comércio com a China.

Assim, em 24  de junho de 1571 o conquistador espanhol Miguel López fundou oficialmente a cidade. Esse comércio fez com a cidade se desenvolvesse gradativamente.

Mas, ao longo de sua história vários conflitos aconteceram na capital. Entre 1896 e 1898 aconteceu a Revolução Filipina, época que a população local se voltou contra os colonizadores espanhóis e buscavam a independência do país.

Com os colonizadores enfraquecidos, os norte-americanos invadiram e ocuparam a cidade, ainda em 1898.

E, até a 2ª Guerra Mundial, Manila ainda era território americano. Durante o conflito, foram invadidos pelos japoneses e a luta no local, com armas e bombas, mataram cerca de 100 mil civis.

Incrível => Passeio de bicicleta de bambu em Manila

 

Outras informações de Manila

Dicas de viagem para Manila, nas Filipinas
Calçadão da Baía de Manila.

O clima em Manila é quase sempre quente, ainda mais por conta de tantos prédios, carros e pessoas na cidade.

Há duas estações definidas em relação à época seca e chuvosa por conta das monções que, inclusive, podem causar tufões sobretudo de junho a agosto. Para entender o clima, veja o guia das Monções Asiáticas.

Nas Filipinas se fala a língua filipina e o inglês, e a moeda de lá é o peso filipino. Quem quiser telefonar para o país deve utilizar o código telefônico 63 para as Filipinas e 2 para Manila.

O fuso horário de Manila é de +11 horas em relação à Brasília, diminuindo para +10 horas na época do horário de verão brasileiro.

Brasileiros não precisam de visto de turismo para até 59 dias nas Filipinas, mas se quiser viajar para outros lugares do continente não deixe de pesquisar sobre como tirar o visto de turismo para o Sudeste Asiático.

Mesmo sem o visto é preciso de um passaporte válido e ainda o certificado da vacina de febre amarela.

Vale a pena => Excursão de Manila para Tagaytay Ridge

 

O que fazer em Manila

Pontos turísticos e passeios

Roteiro de 10 dias nas Filipinas
Intramuros | Fotos: Armanbarbuco, via Wikimedia Commons.

Entre os pontos turísticos de Manila, minha sugestão que não deve ficar de fora do roteiro é a cidade amuralhada de Intramuros.

Fiz até um artigo falando que Intramuros é o bairro que você deve conhecer em Manila, uma vez que ele foi construído no século XVI.

Lá há lojas, restaurantes, a Catedral de Manila, o Forte Santiago, a Igreja de Santo Agostinho, entre outros.

 Além de Intramuros, vale a pena caminhar pelo calçadão Manila Baywalk; visitar Binondo, que é a Chinatown mais antiga do mundo e onde fica a Quiapo Church, templos budistas como o Seng Guan Temple e o Kuang Kong Templo.

E ainda o Bonifácio Global City (BGC), um moderno bairro com prédios, parques, arte urbana e cafés; o Parque Rizal; o Museu Nacional das Filipinas; passear de Jeepney, antigos jeeps americanos deixados no país após a guerra que foram adaptados para tours turísticos.

Além do Memorial Americano, construído em homenagem aos soldados filipinos e americanos que lutaram na 2ª Guerra Mundial.

Nos arredores de Manila, uma opção de passeio é a trilha para o vulcão Taal, que fica a 50 quilômetros da capital; além de outras atrações sobre o que fazer nas Filipinas.

Mais vendida => Excursão pela cidade velha de Manila

 

Dicas para montar seu roteiro

Roteiro de 7 dias nas Filipinas
Passeio de jeepney.

Como toda grande metrópole, Manila tem muitos bairros e opções de transporte. E, para você entender como se locomover, saiba mais sobre os meios de transporte para viajar pelas Filipinas.

Além disso, veja minha sugestão de roteiro de viagem pelo Sudeste da Ásia incluindo, claro, as Filipinas.

Aventura => Excursão para o vulcão Taal

 

Melhor bairro para se hospedar

O melhor bairro para se hospedar em Manila, é também o centro dos restaurantes, festas e agitação da cidade. Makati, também concentra bons hotéis e albergues, sendo a região ideal para os turistas que pretendem viajar para as Filipinas e precisam fazer uma escala em Manila.

A cidade em si não oferece muitas opções para o turismo, ainda mais por ser uma das capitais mais pobres e desorganizadas do mundo. Sendo uma cidade pobre, mas em desenvolvimento, Makati é um dos lugares que fogem bastante da realidade geral do país e Manila merece sim alguns dias de visita, devido às belezas de Intramuros e ao Taal Volcano.

A melhor opção, mais fácil e segura durante sua estada em Manila é hospedar-se em Makati. É uma das únicas partes da cidade onde realmente existem atividades, a vida noturna é bem agitada e há uma série de bons restaurantes.

Não vejo vantagens para turistas hospedarem-se em outras partes da cidade, a menos que seja por algum motivo específico. Minha dica é sempre fazer reservas com alguma antecedência para evitar contratempos e acabar pagando mais caro pelas diárias de hotel.

 

Dicas de turismo em Manila

Roteiro de 5 dias nas Filipinas
Parque Rizal | Foto: Maynard Rabanal, via Wikimedia Commons.

Filipinas é um país maravilhoso e cheio de destinos paradisíacos, mas além disso, sua história de fundação, colonização e desenvolvimento também são muito interessantes. E na capital do país, Manila, você pode conhecer e entender mais dessa história e ainda da cultura do povo filipino.

Por isso, se você está pesquisando ou já montando seu roteiro de viagem para as Filipinas fique um tempo em Manila e explore a cidade. Não a utiliza apenas como porta de entrada do país.

Você vai se surpreender, com o trânsito caótico se não morar em uma grande capital brasileira, mas como as belezas e histórias da cidade.

Veja o álbum de fotos das Filipinas para entender o porque o país é encantador e mais da minha viagem de volta ao mundo. E, para mais dicas sobre Manila, vá no site da Rede Brasileira de Blogs de Viagem (RBBV) e veja o post índice das Filipinas.

Para finalizar, veja este vídeo do site oficial do turismo das Filipinas e saiba mais sobre Manila, capital do país:

E Manila, E a sua lista de destinos? Já visitou ou ainda pretende ir? Deixe suas dúvidas, comentários e dicas. 🙂

Até + !!!

 

Background Tickets
Manila

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Manila

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Manila

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *