Melhores lugares para snorkel no mundo: Top 10 destinos

Melhores lugares para snorkel no mundo: Top 10 destinos

Conheça agora os melhores lugares para snorkel no mundo. Se você gosta de viajar para mergulhar, este artigo é perfeito para você! São 10 destinos entre os listados no site TripAdvisor, a partir das avaliações de viajantes.

O snorkeling é uma modalidade de mergulho recreativo em águas rasas e tem como objetivo o relaxamento e a observação da natureza. Para praticar, é preciso de máscara, nadadeiras e um tubo para respiração (snorkel).

Entre os destinos para a prática de mergulho livre com snorkel, destaquei lugares no México, Austrália e Tailândia. Todos eles são super recomendados para a prática dessa atividade subaquática, além de serem locais lindíssimos e que atraem diversos tipos de viajantes.

Chip => Internet durante uma viagem

Seguro viagem mais barato »

 

Melhores lugares no mundo para snorkel

  1. Cozumel (México)
  2. Fitzroy Island (Austrália)
  3. Hurghada (Egito)
  4. Key West (Estados Unidos)
  5. Ko Phi Phi Don (Tailândia)
  6. Marsa Alam (Egito)
  7. Port Douglas (Austrália)
  8. Pulau Redang (Malásia)
  9. Sharm El Sheikh (Egito)
  10. Waianae (Estados Unidos)

 

Onde praticar snorkeling no mundo?

Cozumel, Península de Yucatán – México

Melhores lugares para praticar snorkeling
Lugares para snorkel: Cozumel é perfeito para prática de snorkeling.

Cozumel é conhecida como um dos melhores destinos de mergulho e snorkel em todo o mundo. É uma ilha no Mar do Caribe, na Península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, no México. Tudo em Cozumel chama muita atenção por sua extraordinária beleza.

Há um bosque espesso no entorno da ilha e praias de areia branca e mar azul-turquesa, que permite uma grande visibilidade para diversas práticas de atividades aquáticas, inclusive de snorkeling, que é bastante explorada pela região. Descubra a melhor época para ir ao México para curtir todas essas belezas.

Além das águas claras, o solo da ilha tem como base rocha vulcânica porosa, que permite a infiltração de água de rios subterrâneos, formando poços de água, chamados de cenotes. Eles são perfeitos para a prática do snorkeling, sendo possível ainda apreciar diversas espécies marinhas.

Em Cozumel, há diferentes possibilidades para desfrutar do mundo embaixo d’água. Você pode fazer mergulho noturno, imersões temáticas como mergulho para fotografar, para identificar espécies de fauna e flora marinha, entre outros, além do mergulho livre tradicional. Saiba mais sobre Cozumel, no post sobre as principais praias da Riviera Maya.

 

Fitzroy Island, Queensland – Austrália

Destinos para mergulho com snorkel
Lugares para snorkel: Ilha Fitzroy é ótima para snorkeling e trilhas.

Também conhecida como Koba ou Gaba, Fitzroy Island é uma ilha continental que pertence ao estado de Queensland, na Austrália. A ilha possui um clima tropical, é coberta por uma imensa floresta e cercada por recifes de coral.

Com isso, é possível observar diversos animais marinhos praticando snorkeling. Inclusive, essa é uma das regiões mais bonitas da Austrália.

Por ser considerada pequena, a ilha pode ser bem explorada em prazerosas caminhadas em um único dia. Fitzroy Island conta ainda com outras atrações, como as belas praias com águas cristalinas, caminhadas e trilhas pela mata, o farol, um centro de reabilitação de tartarugas, mergulho e snorkeling.

Vale ressaltar aqui que é preciso ter cuidado redobrado nas atividades aquáticas, por conta da presença de águas-vivas no mar. Mas, tomando cuidado, no snorkeling, você pode aproveitar a paisagem e ainda se deparar com belíssimas tartarugas, além de muitos outros animais. Por isso, é importante saber quando viajar para a Austrália para aproveitar melhor o país.

 

Hurghada, Red Sea and Sinai – Egito

Melhores lugares para mergulhar
Lugares para snorkel: Mergulho em Hurghada | Foto: Ibrahim El-Mezayen, via Wikimedia Commons.

Em Hurghada, cidade localizada na província do Mar Vermelho, no Egito, o snorkeling é uma atividade que pode ser aproveitada por todos, já que lá as águas são calmas e limpas. Quem mergulha em Hurghada pode admirar os belos recifes de corais com suas magníficas cores e formas.

A Dolphin House, região que é o habitat natural de golfinhos, proporciona uma ótima experiência de mergulho, uma vez que faz com que você sinta que faz parte daquele habitat.

Fora da água, você pode aproveitar o sol da região e contemplar toda a beleza ao redor com sua paisagem ‘dramática’. O clima da região é seco e temperado durante todo o ano e há longos trechos de praias naturais.

 

Key West, Flórida – Estados Unidos

Dicas de snorkeling
Lugares para snorkel: Parque Dry Tortugas | Foto: U.S. National Park Service, via Wikimedia Commons.

Cidade localizada no estado dos Estados Unidos da Flórida, Key West tem as atividades aquáticas como principais opções de lazer. Dessa forma, o mergulho, scuba-diving, os passeios de barco, jet-ski e o snorkeling são práticas bastante comuns na região. Ela é uma das cidades da Flórida que valem a visita.

No Dry Tortugas National Park, um antigo forte da região, você poderá mergulhar nas águas cristalinas e observar uma diversidade interessante de peixes, além de se refrescar sob o clima de savana tropical.

 

Ko Phi Phi Don, Krabi Province – Tailândia

Passeios em Ko Phi Phi Don
Ko Phi Phi Don é área de proteção ambiental | Foto: Diego Delso, via Wikimedia Commons.

Localizada no Oceano Índico, Ko Phi Phi Don é a maior das ilhas do arquipélago de Ko Phi Phi, na Tailândia. Situada entre a Ilha Phuket e o continente, Ko Phi Phi Don é uma ilha não vulcânica, em grande parte feita de calcário, com muitas áreas de proteção ambiental, preservando a biodiversidade e aspecto natural.

A Tailândia é um país com inúmeras ilhas tropicais e Ko Phi Phi Don tem uma forte cultura da prática de snorkeling.

   

Fazendo essa modalidade de mergulho, os visitantes podem observar os lindos recifes de corais, tubarões-baleia, peixe-papagaio, além de outras espécies de peixes de diversas cores.

 

Marsa Alam, Red Sea and Sinai – Egito

Mergulho em Marsa Alam
Lugares para snorkel: Marsa Alam tem uma vida marinha bem diversa.

Marsa Alam é uma cidade no sudeste do Egito, localizada na costa ocidental do Mar Vermelho. A região possui várias praias, entre as quais se destaca a praia de Abu Dabab, onde os visitantes costumam praticar snorkeling. Conheça os melhores hotéis do Egito para você aproveitar bem o país.

Durante os mergulhos com snorkel na praia, as chances de você se deparar com, pelo menos, uma tartaruga são muito grandes. Além disso, existem animais marinhos como crocodilos, polvo e até mesmo a barracuda (espécie de peixe de grande porte).

O passeio é favorecido pelo clima quente da região, que acaba “exigindo” dos seus visitantes a prática de atividades mais refrescantes, como os mergulhos.

 

Port Douglas, Queensland – Austrália

Snorkeling na Austrália
Cruzeiro leva visitantes a barreira de corais | Foto: Malcolmj, via Wikimedia Commons.

Port Douglas fica no Condado de Douglas, em Queensland, na Austrália. A cidade tem um clima tropical de monções, que são as variações climáticas entre chuvas intensas em um período do ano e secas rigorosas em outro. Esse tipo de clima é muito comum nos países da Ásia.

A Austrália é um país que convida para a prática de diversas atividades aquáticas. Em Port Douglas, você pode contar com o Calypso Reef Cruises, que oferece cruzeiros familiares até a Grande Barreira de Corais, para a prática do snorkeling.

Neste cruzeiro você pode contemplar a belíssima barreira de corais da própria superfície, onde já é possível ver grande parte da cor e da vida marinha do recife,  ou mergulhar. Na submersão às águas, você poderá observar uma diversidade ainda maior de vida marinha e corais. Leia também dicas de viagem para a Austrália.

Mergulhando, independentemente de seu nível de habilidade, você pode explorar os jardins de corais em busca de criaturas marinhas curiosas e belíssimas no recife de Opal e no recife de Agincourt, observar o peixe-palhaço, a tartaruga verde, as amêijoas gigantes, arraias, bodião maori, bacalhau, peixe-papagaio, entre outros.

Voltada para os mais diferentes tipos de público, os mergulhos irão mantê-lo ocupado por horas, desfrutando das belezas naturais embaixo d’água. Aproveite e leia também sobre um roteiro de 30 dias pela costa leste da Austrália.

 

Pulau Redang, Terengganu – Malásia

Snorkeling em Pulau Redang
Lugares para snorkel: Pulau Redang é sede de uma cooperativa de proteção das tartarugas.

Pulau Redang está localizada no distrito de Kuala Nerus, em Terengganu, na Malásia. É uma das maiores ilhas da costa leste da península da Malásia. Confira um guia das monções asiáticas para viajar na melhor época para a região.

Pulau Redang é bastante conhecida por ter águas cristalinas e praias de areia branca, o que impulsiona a prática de atividade subaquáticas como o snorkeling.

A ilha é uma entre as 9 que compõe um santuário marinho, que tem, entre outras espécies, o peixe tropical habitando os belos recifes de coral. Em 1989, inclusive, o governo de Terengganu tomou a importante iniciativa de criar a Koperasi Setiajaya Pulau Redang, uma cooperativa que trabalha pela conservação das tartarugas marinhas.

Com isso, programas de manutenção ambiental foram desenvolvidos para proteger a vida marinha e os diversos recursos naturais em Pulau Redang. A ilha é, portanto, um interessante destino para a prática de snorkeling, especialmente pela conservação das tartarugas.

 

   

Sharm El Sheikh, South Sinai – Egito

Mergulho com snorkel no Egito
Lugares para snorkel: Sharm El Sheikh tem grandes cardumes de peixes tropicais | Foto: vol.kis, via Wikimedia Commons.

Localizada no extremo sul da península do Sinai, na faixa costeira ao longo do Mar Vermelho, essa cidade egípcia possui um clima árido subtropical, que é bom para a prática do snorkeling.

Em mergulhos em Sharm El Sheikh, o visitante pode contemplar um verdadeiro paraíso submarino: impressionantes recifes de corais, grandes cardumes de peixes tropicais, tartarugas, arraias, mantas ocasionais e tubarões-baleias.

Além disso, por estar em terras egípcias, você poderá andar nas costas de um camelo, aprender mais sobre as vidas dos habitantes do deserto e ver os cemitérios dos beduínos enquanto se dirige para a área de mergulho. Ademais, saiba quais são os melhores passeios no Egito.

 

Waianae, Oahu, Hawaii – Estados Unidos

Mergulho com snorkel no Hawaii
Lugares para snorkel: Em Waianae é um paraíso | Foto: Chanilim714, via Wikimedia Commons.

Localizada no estado americano do Havaí, no Condado de Hawaii, Waianae possui praias excelentes praias para a prática de atividades diversas, inclusive o snorkeling.

Nadar com golfinhos (golfinhos-nariz-de-garrafa, golfinhos-pintados e baleias), tartarugas, peixes coloridos, podem ser alguns dos prazeres encontrados nessa prática. Saiba também quais são os principais pontos turísticos do Hawaii.

Além disso, durante a temporada de inverno, as baleias visitam as ilhas e as aparições delas é incrível. O visitante poderá, além do snorkeling, praticar o caiaque e o paddle boarding, tendo a oportunidade de diversas experiências inesquecíveis no mar.

 

Dicas de lugares para snorkeling no mundo

Tudo sobre snorkeling
Snorkeling é divertido, mas precisa dos equipamentos necessários e saber nadar.

O snorkeling é, sem dúvida, uma das grandes experiências proporcionadas pela natureza ao ser humano. Esse tipo de prática permite a observação dos mais diversos ecossistemas aquáticos e de toda a sua diversidade surpreendente e impactante.

Apesar de ser uma atividade recreativa, relaxante e divertida, para praticar snorkeling é preciso saber nadar e ter noção de mergulho, usar os equipamentos básicos do mergulho (máscara, snorkel e nadadeira) e também conhecer as técnicas para a correta utilização desses equipamentos (aprender a respirar com o snorkel, usar líquidos anti-embaçantes para máscaras de mergulho, etc). Descubra também as melhores praias para nadar do mundo.

Tenho certeza que, após a primeira prática de snorkel, você vai querer repeti-la sempre. Já imaginou fazer snorkeling nos mais diversos países do mundo e aproveitar as mais diversas paisagens e contemplar os mais diversos ecossistemas?

A riqueza do mar é ideal para praticar esse esporte, além de todo o prazer de mergulhar em águas calmas e transparentes. É uma experiência incrível de viagem!

Gostou das dicas? Já praticou snorkeling em algum desses lugares para snorkel? Tem uma sugestão? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *