Melhores lugares do mundo para comer chocolate: 9 países deliciosos

por Carolina Brusarosco

Melhores lugares do mundo para comer chocolate: 9 países deliciosos

Se você é chocólatra como eu e está sempre com vontade de comer chocolate, este artigo é a sua cara. Nele, indicarei os melhores lugares do mundo para comer chocolate. São lugares onde é Páscoa o ano inteiro!

E, em que há diferentes tipos, sabores (e preços) em todas as lojas. A lista conta com destinos na América do Norte, América do Sul e também da Europa. Todos especialistas nos mais diferentes sabores e textura de chocolate.

Eles têm fábricas abertas à visitação, lojas e cafés para você aproveitar todas as receitas com esse ingrediente “mágico”, e ainda parques e museus mostrando desde a plantação do cacau (matéria-prima do doce) e fabricação do chocolate nas mais diversas formas – barras, bombons, ovos, bolos, entre outras delícias.

Então, pegue seu bloco de anotações e sua barra de chocolate (só para não passar vontade) e mergulhe no mapa dos melhores destinos para comer chocolate no mundo. Vamos lá?

Planeje-se => Seguro Viagem

Internet durante uma viagem »

 

Lugares do mundo para comer chocolate

  • Suíça
  • Bélgica
  • Itália
  • Espanha
  • Alemanha
  • Estados Unidos
  • México
  • Brasil
  • Equador

Livro => Como organizar uma viagem incrível

 

Destinos de viagem para chocólatras

Suíça

Destinos da europa para comer chocolate
Loja de chocolates na Suíça.

Quando se fala em Suíça, sempre se pensa em chocolate. Afinal, o país tem um dos chocolates mais famosos e deliciosos do mundo, com diversas marcas como Cailler-Nestlé, Toblerone, Lindt, Teuscher e Sprüngli.

Além de fábricas em várias cidades do país: Zurique, Genebra, Bern e Broc, entre outras. Inclusive, confira o post sobre restaurantes em Zurique, com sugestões de onde experimentar receitas com chocoalte.

Com todas essas opções, dá para entender porque os suíços são os maiores consumidores de chocolate do mundo: ao longo do ano um suíço “devora” cerca de 9 quilos. Por pessoa!!! No país, os chocolates quase sempre têm leite, por isso, na sua maioria o sabor é bem adocicado e macio.

Em Zurique, a capital do país, há diversas fábricas e lojas. Entre elas a fábrica da Lindt, que vende chocolates com um bom preço.

O espaço tem uma parte interativa com a história da fábrica e o visitante pode ter um dia de chocolatier e produzir bombons, além de unidades da Treuscher e Sprungli. Agende uma visita à fabrica de chocolate em Zurique.

Onde comer chocolate na Suíça
Swiss Chocolate Train | Foto: Norio NAKAYAMA, via Wikimedia Commons.

Em Berna, fica a fábrica da marca Läderach. Quem estiver na cidade pode agenda uma visita pelo site e conhecer todas as etapas de fabricação dos doces e ainda fazer degustação de vários sabores. E, em Genebra, a indicação é visitar a fábrica da Favarger, fundada em 1826.

Um tour para quem ama chocolate é o The Swiss Chocolate Train, um passeio de trem saindo de Montreux até Broc, onde está a fábrica da Cailler-Nestlé.

O percurso tem uma parada em Gruyeres, onde é fabricado o delicioso queijo gruyere. Outra opção é um tour de tuk-tuk com degustação de chocolate em Zurique.

Onde ficar em Zurique: The Small Luxury Hotel Ambassador fica no centro da cidade, onde estão localizadas as mais famosas lojas de chocolate da cidade. Além das comodidades, o hotel conta também com restaurante com ótimas refeições.

Veja => Hotéis em oferta na Suíça

 

Bélgica

Melhor chocolate da Bélgica
Há chocolaterias na praça Grand Sablon | Foto: Edison McCullen, via Wikimedia Commons.

Outro destino que logo vem à cabeça quando pensamos em chocolate é a Bélgica. No país, o consumo de chocolate é alto, também com mais de 12 fábricas, 16 museus e mais de 2 mil lojas em diversas cidades é bem fácil encontrar o doce.

Tanto que Bruxelas, a capital da Bélgica, é conhecida como a Capital do Chocolate, uma vez que a produção começou no país quando os primeiros grãos de cacau foram trazidos para a Europa, no período das grandes navegações. Dizem até que foram os belgas que diversas formas de comer o chocolate e muitas receitas.

Duas das maiores fabricantes de chocolate do mundo ficam em Bruxelas: a Godiva e a Leonidas, além das lojas de Pierre Marcolini, um dos chocolatiers mais famosos do planeta.

Outro destaque é a loja Chocolates Neuhaus, famosa porque seu fundador, Jean Neuhaus, inventou o praliné, um confeito de chocolate com castanhas.

Destinos para comer chocolate no mundo
Chocolateria em Bruxelas.

Além da fábrica Mary, fundada em 1919 e, dizem, é a favorita da família real. Essas fábricas citadas tem lojas na praça Grand Sablon, localizada no bairro de mesmo nome.

Além disso, a cidade abriga o Museu do Cacau e do Chocolate, onde o chocolatier explica um pouco sobre a iguaria e os visitantes experimentam um praliné.

Há ainda os museus Choco-Story Bruxelas e Choco-Story Bruges. O visitante também pode comprar ingressos para participar de tour para degustação de chocolate em outras fábricas de Bruxelas ou ainda ir a um workshop e aprender a preparar o chocolate belga.

Onde ficar em Bruxelas: B&B La Maison Haute está a 950 m da Grand Place, a linda praça da capital da Bélgica. E é nos seus arredores que estão as mais disputadas lojas de chocolates. E além das guloseimas, o hóspede pode aproveitar o conforto do estabelecimento e a beleza da cidade.

Confira => Onde ficar em Bruxelas

 

Itália

Melhores destinos para comer chocolate no mundo
Turim tem muitas fábricas de chocolate.

A gastronomia da Itália faz parte dos pontos turísticos do país e, é claro, que o chocolate faz parte da receitas de muitas deliciosas sobremesas italianas, podendo ser encontrado no cannoli, panacota, no tiramisú, além dos gelattos e do salame de chocolate.

Em Roma, capital, há lojas de diversas fábricas como SAIDCioccolata e VinoVenchi e Perugina Sutti, além do chocolate Ferrero Rocher, famoso no Brasil, e também grande sensação na Itália.

Mas não é apenas Roma que é o paraíso dos chocólatras na Itália, as cidades de Perugia e Turim disputam o título de capital italiana do chocolate.

Em Turim, há uma grande quantidade de chocolatiers desenvolvendo receitas deliciosas e exclusivas. Inclusive, você pode comprar ingresso antecipado para fazer um tour e degustação de chocolate em Turim. O passeio tem duas horas de duração e faz paradas em três lojas.

Destinos da Itália para comer chocolate
Eurochocolate em Perugia | Foto: Eurochocolate, via Wikimedia Commons.

Entre os itens mais famosos estão o cioccolato caldo, um chocolate quente cremoso que mistura chocolate amargo com muito chantilly; o bicerin, também uma bebida quente com camadas de chocolate, leite e café expresso; o giandujotto, um bombom com avelãs torradas; e o gelatto de Turim.

Já em Perugia, além das lojas, há a Fábrica de Chocolate Perugia, que é aberta para visitação, e ainda o um festival dedicado ao doce, o Eurochocolate, que acontece em Perugia e tem edições também em Osaka, no Japão. Em 2019, a Eurochocolate de Perugia acontece entre os dias 18 e 27 de outubro.

Lista => Hotéis bem avaliados na Itália

 

Espanha

Destinos da Espanha para comer chocolate
Exposição do Museu de la Xocolata | Foto: Tsk070, via Wikimedia Commons.

Em relação à Espanha, chocolate me lembra aqueles potes com chocolate derretido e/ou doce de leite, onde mergulhamos o churros.

Mas, há muito mais sobre o doce em terras espanholas uma vez que, segundo as lendas locais, os espanhóis foram os primeiros europeus a experimentar o chocolate no período das grandes navegações.

E o “point” do chocolate na Espanha é a cidade de Barcelona. Foi lá que primeira máquina de chocolate foi construída no país, em 1780, época que o cacau era adoçado com cana-de-açúcar na fabricação do chocolate. Hoje há mais de 117 fábricas de chocolate na Espanha, além de lojas em todo o canto do país.

As principais marcas espanholas são ValorTorras, Trufas e Tirm. Além disso, os chocólatras podem se divertir no museu dedicado ao chocolate, o Museu de La Xocolata, localizado no antigo convento de Santo Agostinho.

No museu você pode conhecer mais da história do chocolate, sua chegada na Espanha, produção, degustação e até jantares temáticos.

Você pode comprar ingressos antecipados para o Museu de La Xocolata ou ainda fazer outros tours que inclui chocolate como o passeio pela Casa Amatler com degustação de chocolate ou o tour gourmet: vinho, azeite e degustação de chocolate.

Oportunidade => Melhores hotéis em Barcelona

 

Alemanha

Destinos para comer chocolate na Alemanha
Museu do Chocolate em Colônia | Foto: Hans Peter Schaefer, via Wikimedia Commons.

A Alemanha é outro país no top 10 entre os maiores consumidores de chocolate no mundo. Por isso, se você vai viajar para terras espanholas não deixe de experimentar as diversas marcas locais como a Stollwerck Chocolate de 1839; a Coppeneur, famosa pelos chocolates artesanais.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além das famosas em todo o mundo, como a Milka e a Kinder Schokolade, e ainda Sarroti, Alpia e Ritter Sport. A “terra” do chocolate na Alemanha é a cidade de Colônia, também conhecida como a capital alemã do chocolate. Lá está a fábrica da Stollwerck e o World of Chocolate Museum.

Também conhecido como Imhoff Stollwerck Museum, o museu do chocolate de Colônia conta mais de 5 mil anos da história do chocolate com um acervo temático de mais de 100 mil objetos, além de visita à fábrica, a um projeto de plantação de cacau. Há vários tours guiados diferentes com degustação de chocolate.

Em Berlim, a união de duas chocolaterias famosas resultou na criação de uma loja cheia de sabor, a Fassbender & Rausch. A loja tem mais de 200 variedades de chocolate e sabores, em barras, bombons, trufas, bolos, chocolate quente e muito mais.

Dicas => Hotéis em Colônia

 

Estados Unidos

Parques temáticos dos Estados Unidos
Parque Aquático no Hershey Park, Pensilvânia | Foto: Divulgação/Facebook.

Os Estados Unidos passaram pela sua cabeça quando você leu no título “melhores lugares do mundo para comer chocolate”? Pois saiba que o gigante país possui diversas fábricas e cafés especializados em um dos doces preferidos das pessoas ao redor do mundo.

Inclusive, fica nos Estados Unidos o “lugar mais doce na terra”, segundo eles próprios, que é o apelido de Derry Church, cidade da Pensilvânia.

O motivo, ou motivos, do apelido são as fábricas Hershey Company e HB Reese Candy Company, que pertence ao grupo Hershey.

Além disso, a cidade abriga o Hershey Park, considerado o maior parque temático do chocolate no mundo.

O local tem quatro áreas, onde estão o parque de diversões, com 14 montanhas-russas radicais, parque aquático, cidade de chocolate (Chocolatetown), museu da história do chocolate e da Hershey, lojas e restaurantes.

Além da Pensilvânia, outro local de destaque para quem quer conhecer e experimentar diversos tipos de chocolate é Nova York. Lá há uma grande leva de produtores de chocolate artesanal como a  Jacques Torres Chocolate,  o Chocolate Bar, o Kee’s Chocolates, entre outros.

De Nova York você pode comprar um ingresso para tour na Pensilvânia com visita a Hershey Park.

Onde ficar em Hersheys: Courtyard by Marriott Hershey Chocolate Avenue fica pertinho do Hersheypark e do Hersheys Chocolate World. Para aproveitar a estadia, também são oferecidos quartos com banheira e ambiente climatizado.

Pesquise => Melhores hotéis nos Estados Unidos

 

México

Lojas de chocolate no México
Loja Mayordomo, em Oaxaca | Foto: scaredykat, via Wikimedia Commons.

Embora as pimentas e a tequila sejam os primeiros itens que se vem à cabeça quando se fala no México, saiba que o chocolate faz parte da culinária do país.

No país, o destino mais indicado para conhecer e experimentar os diferentes tipos de chocolate é Oaxaca, considerada a capital gastronômica do México. Para saber mais, veja também os pontos turísticos de Oaxaca.

Dizem que a cidade foi uma das primeiras do mundo a descobrir o chocolate e utilizar o cacau nos mais diferentes pratos mexicanos.

A produção do cacau começou no México há mais de 3 mil anos e, segundo as lendas, foi a civilização Maia que transformou o chocolate em bebida, sendo preparada com baunilha e, claro, pimenta.

Eles utilizavam a bebida de chocolate para dar energia, combatendo o cansaço, e também como afrodisíaco. Em Oaxaca há muitas lojas vendendo o produtos em diferentes formas, como barras, doces, bombons, bebidas.

Como o mole negro (molho de pimenta e chocolate), e até receitas salgadas como pamonhas salgadas e tortilhas de carne de porco.

E também fábricas de marcas mexicanas como Mayordomo, La Soledad, e Guelaguetza, que são as mais famosas, e outras bem conhecida no país Ibarra, Ricollino e Taza Chocolate Mexicano.

Além das lojas e fábricas, a cidade tem o Museu do Chocolate, que conta a história do doce no México, com fotos, gravuras e objetos usados na fabricação.

A Península Yucatán é outro destaque da produção de chocolates, além de ficar em pertinho das paisagens mais cobiçadas do mar do Caribe.

Onde ficar em Yucatán: Lum Hostel é um dos melhores hostels da Península Yucatán. O Sítio Arqueológico de Tulum  e o Cesiak estão mais próximos dele, que disponibiliza bar, terraço, bikes e cozinha compartilhada para seus hóspedes.

Conheça => Hotéis em Oaxaca

 

Brasil

Destinos para comer chocolate no Brasil
Esculturas de chocolate maciço no Parque do Chocolate, em Gramado.

Difícil de acreditar, mas o Brasil não entrou no top 10 das últimas listas de países onde mais se come chocolate no mundo. E olha que os brasileiros adoram um chocolate, seja como sobremesa após o almoço, no cinema, um chocolate quente no inverno ou mesmo gelado no verão.

Apesar disso, no país há locais que sempre vem na nossa memória quando o tema é chocolate: Gramado e Campos do Jordão. As cidades, que têm clima frio e colonização européia, tem fábricas artesanais e muitas lojas, além de cafés e docerias com muito chocolate. Por onde você anda, sente aquele aroma.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Gramado, no Rio Grande do Sul, foi o primeiro lugar do Brasil a criar uma fábrica de chocolate artesanal e a primeira loja, fundada em 1975.

Há muitos pratos doces e salgados produzidos com o ingrediente, inclusive o chocolate é uma das fontes de turismo da cidade que possui atrações temáticas. Leia mais no artigo sobre chocolates em Gramado.

Além de um parque, o Mundo do Chocolate, que tem pontos turísticos do mundo feito de chocolate, como a Torre Eiffel. São mais de 200 peças montadas em uma área de 3 mil m² e feitas com mais de 30 toneladas de chocolate. E da Chocofest, que passa por cidades gaúchas, inclusive Gramado.

Destinos brasileiros para comer chocolate
Campos do Jordão tem fábricas e lojas de chocolates.

Entre as marcas mais famosas de Gramado estão o Prawer, que tem mais de 150 sabores como o salame de chocolate e o caramelisè com pistache; o Lugano; o Chocolate Gramadense e a Florybal, que possui um parque, o Parque Terra Mágica Florybal, na cidade vizinha de Canela, onde os visitantes podem conhecer o processo de produção do doce. Por isso, confira um ingresso para o Reino do Chocolate.

Campos do Jordão, em São Paulo, não fica atrás. Conhecida como a “Suíça Brasileira” a cidade tem clima europeu, arquitetura e muito chocolate. Na cidade há muitas lojas vendendo chocolates artesanais de marcas próprias, cafés e restaurantes com geléias, licores, fondue.

Além de fábrica abertas à visitação como a dos Chocolate Araucária, que entre maio e novembro ainda abre o Museu do Chocolate com exposições temáticas. Outras marcas famosas na cidade são o Chocolate Montanhês, a loja da Bruno Alves Chocolatier.

Onde ficar em Gramado: Bangalôs da Serra é um hotel completo, com área de lazer com jardim e piscina, salão de jogos e playground para as crianças. Já os adultos podem aproveitar o restaurante, bar e academia que fazem parte do hotel.

Delícia => Sequência de fondues de chocolate em Gramado

 

Equador

Onde comer chocolate no Equador
Tipos de chocolate na degustação da República del Cacao.

Descobri recentemente que o Equador tem chocolates maravilhosos e uma rota especial de turismo temático – uma segue pela costa litorânea e outra pela região dos Andes.

No país, há muitos produtores de cacau, chamada de semente de ouro, que criam diferentes sabores para o produto, sobretudo orgânicos, com fama mundial.

Inclusive, cientistas descobriram artefatos de cerâmica em 2018 na região dos Andes e, com eles chegaram a conclusão que o cacau já era usado para diferentes receitas na América do Sul há cerca de 5.300 anos, mais de 1.500 anos a mais do que imaginavam.

Em Quito você pode conhecer mais sobre a origem do produto e fazer uma degustação de chocolate na República del Cacao, com barras com sal, pimenta, rosas e outras iguarias, além de comprar muitos produtos para trazer de lembrança ou comer durante a viagem. Outra marca famosa e premiada do Equador é a Pacari.

Quem quiser conhecer mais das rotas, a da Costa começa em Quito (conheça mais passeios em Quito), segue para as termas de Papalacta (onde você pode fazer uma massagem com chocolate), e inclui as plantações em Tena e os centros de coleta em Kallari.

A outra rota, dos Andes, começa na cidade de Guayaquil, vai até as plantações de Puerto Palenque, inclusive as plantações orgânicas.

Food Tour => Visita à fabrica de chocolate em Quito

 

Dicas de onde comer chocolate no mundo

Dicas de Páscoa
Chocolate quente é uma das receitas encontradas em todo o mundo.

É claro que há, em todo canto, quem não goste de chocolate. Mas, no geral, o chocolate é um dos doces mais conhecidos e amados do mundo. Por isso, muitos lugares disputam o título de capital do chocolate ou mesmo do primeiro fabricante de chocolate.

E, talvez por questões culturais, há muita diferença nos sabores e texturas do chocolate. Os fabricados na Suíça tem leite em sua composição, sendo mais claros, doces e macios.

Mas outros lugares têm preferência por produtos menos doces, como o Equador, que mesmo tendo ao leite, a maior parte deles tem a partir de 50% de cacau.

E também há muitos ingredientes diferentes em cada destinos como pedras de sal, pétalas de rosa, pimenta, amendoim e castanhas, marshmallow, fora as versões líquidas cremosas com café ou chantilly e os doces feitos com base no chocolate

Por fim, quero dizer que reuni apenas 9 destinos entre os melhores lugares do mundo para comer chocolate, mas sei que há outros que fabricam ou utilizam como ingrediente de muitas receitas e são maravilhosos.

A exemplo da Argentina, com seus maravilhosos alfajores; a França, com os macarons; Inglaterra, Holanda e mesmo os lugares citados também tem outras cidades que cabem no roteiro.

Agora é só escolher seu destino e aproveitar a Páscoa, não importa qual época do ano será sua viagem! E para finalizar, dá só uma olhada no vídeo dos chocolates Lindt, da Suíça, para passar mais vontade…

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que é chocólatra e sonha em viajar o mundo!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *