Internet na Bélgica: como ficar com o celular conectado durante a viagem

por Matheus Osório

Internet na Bélgica: como ficar com o celular conectado durante a viagem

Uma coisa que muitos devem estar se perguntado é como funciona a internet na Bélgica. Quando as passagens estão compradas e o roteiro escolhido, começam a surgir algumas outras dúvidas sobre pequenos detalhes que podem nos fugir à cabeça num primeiro momento.

Estar conectado durante uma viagem ao exterior pode ser um desses detalhes. Além de atualizar as redes sociais e manter a comunicação com a família, ter acesso à internet vai ser primordial para que sua viagem ocorra sem contratempos.

Você precisará dela para usar GPS, consultar mapas, horários de funcionamento de museus, estações e outros estabelecimentos. Mas como funciona? Os chips na Europa têm internet ilimitada? Tem wi-fi livre? Será como aqui no Brasil? Preciso de um chip belga para me conectar?

Nesse artigo, esclareço esses e outros tópicos, explicando qual o procedimento para ter um chip internacional na Europa, onde comprar e quais são as principais companhias que oferecem esse tipo de produto/serviço.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bruxelas

Seguro viagem Europa »

 

Por que não usar meu telefone do Brasil?

Internet na Bélgica
Saiba como ficar conectado e ter internet na Bélgica.

A maioria das companhias telefônicas no Brasil cobra tarifas muito altas para a transferência do seu número para a área de roaming internacional.

Esse processo habilita o usuário a receber e fazer chamadas fora do território nacional. Porém, o alto custo dessa solicitação para viagens curtas de turismo fazem  não valer a pena.

CLIQUE AQUI para comprar o seu chip com internet para Bélgica »

 

Chip internacional

Chip internacional Europa comprar no Brasil

Existem também opções de chips internacionais. O America Chip, por exemplo, oferece pacotes que podem ser contratados via internet.

Basta entrar no site, informar o país de destino e a duração da viagem. Um SIM card desses, com pacote de dados por até 14 dias custa 49 dólares (6 GB) e 59 dólares (8 GB), ou 69 dólares para 28 dias, com 10 GB de dados.

O America Chip tem cobertura 4G em toda a Europa e funciona no sistema de franquia de dados. Apesar de não ter internet ilimitada, os pacotes dão conta do recado.

Passo a passo => Como usar celular em viagem internacional

 

Chip ou SIM card

Na Europa, os chips de telefone celular são chamados de SIM cards. Portanto, é isso que você vai pedir quando se dirigir até uma loja de companhia telefônica.

Do contrário, é capaz de lhe indicarem o frituur mais próximo (chips é como os ingleses chamam as batatas fritas, que são a especialidade da culinária da Bélgica).

Os chips/SIM cards funcionam em qualquer telefone, desde que seja desbloqueado. Todos os modelos, não importando a empresa, vêm na cartela com três opções de tamanho para recorte: nano, micro ou convencional.

Pesquise => Quanto custa internet na Europa

 

Principais companhias telefônicas da Bélgica

Chip Orange europa
Orange é uma das principais telefonias da Bélgica. | Foto: mikigoogle, via Wikimedia Commons.

Existem diversas empresas de telefonia móvel na Bélgica para você escolher, mas eu optei por citar as três maiores, pois são as que têm melhor cobertura: a Orange, a Base e a Proximus.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Todas oferecem chips pré-pagos que valem a pena para visitas de curto prazo. As lojas são fáceis de encontrar e os preços são bem acessíveis.

Há também a empresa Lycamobile que oferece SIM cards vendidos em máquinas automáticas, que estão em estações de trem e aeroportos.

O dinheiro é inserido e a cartela do chip sai por um buraco. Vem junto um manual com as instruções para instalação e ativação do SIM card.

Essa empresa é mundialmente conhecida pelo baixo custo em seu tipo de serviço. Essa alternativa é mais indicada para períodos bem curtos, como um ou dois dias.

Conectado => Chip celular na Europa

 

Chips locais

Proximus Bruxelas
Na Proximus, o chip de internet com 3 GB custa 15 euros. | Foto: Jean Housen, via Wikimedia Commons

A melhor maneira de estar conectado à internet quando estiver na Bélgica é escolher uma dentre as três melhores companhias e comprar um SIM card.

Desse modo, o viajante pode obter um número de telefone móvel belga por um baixo custo, pelo tempo que durar a viagem.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Os valores dos planos variam de acordo com a sua necessidade e o mais aconselhável é ir até uma das lojas e explicar ao vendedor a sua situação e ver qual é o plano indicado.

Por quanto tempo vai estar pelo país, se vai precisar mais de dados ou de ligação, internet ilimitada e coisas do tipo.

Na Base, por exemplo, um chip pré-pago com 500 MB de internet, crédito de 10 euros para ligações, 30 minutos livres para qualquer número, 60 minutos livres para números Base e 250 de SMS, custa 10 Euros.

Já um plano com 2 GB de internet, 20 euros de crédito, SMS ilimitado, 120 minutos para outras operadoras e 240 para Base, custa 20 Euros.

Base Bélgica
Na Base, um chip pré-pago com 500 MB de internet custa 10 euros. | Foto: Wegavision, via Wikimedia Commons

Na Proximus, o chip de internet com 3 GB, 50 minutos livres para outros números e SMS ilimitado, custa 15 euros. O de 25 euros tem 5 GB de internet, SMS ilimitado e 83 minutos de ligações livres.

Na Orange, você pode contratar por 15 euros dois tipos diferentes de serviço: um que você paga somente o que utiliza e outro que funciona como os anteriores.

Cada minuto da ligação, SMS e mega utilizados custam 10 centavos, que são descontados do valor pago. Já no segundo o pacote tem 4 GB de internet, 4000 SMS e 50 minutos de ligação.

Tem bastante opção para utilizar internet na Bélgica, a partir da compra de um SIM card. Em todas as companhias, o valor pago pelo chip é o que virá contido em créditos.

Os cartões de recarga são encontrados em diversos estabelecimentos como bancas de jornal, tabacarias e mini mercados.

Como ter? => Internet na Viagem

 

Wi-fi livre na Bélgica

Ficar conectado na Bélgica
Muitos lugares já oferecem wi-fi gratuito na Bélgica.

A maior parte das grandes cidades da Bélgica possui pontos de wi-fi livre. Além dos aeroportos e hotéis, que já disponibilizam esse tipo de serviço, pontos turísticos, museus, shopping centers e até mesmo alguns parques e transporte público, como trens e ônibus, já têm wi-fi gratuito.

Grandes redes de restaurantes e cafeterias também oferecem sinal de internet aos clientes com mais frequência do que os estabelecimentos locais, embora não seja impossível conseguir conexão em pequenos pubs e restaurantes.

As cidades com maiores pontos de internet livre são Bruxelas, com mais de 3800 pontos; Antuérpia, com cerca de 500; Gante, com pouco menos de 500; Bruges, com mais de 300 e Charleroi, com mais de 200. Outras cidades menores, como Lovaina, Mons, Namur e Liège também oferecem, mas em menor número.

Wi-fi na Bélgica
Existem aplicativos que ajudam a encontrar pontos na cidade com acesso grátis.

Existem aplicativos que você pode baixar em seu celular e que ajudam a encontrar pontos na cidade com acesso grátis. Como se fosse um serviço de mapas, mas que localizam apenas wi-fi livre pelo mundo todo.

Seria mesmo uma maravilha poder fazer uma viagem pela Bélgica sem precisar se preocupar com internet paga, só aproveitando os pontos que dão livre acesso. Mas não se engane achando que você pode descartar o SIM card. Isso seria um grande erro.

Além de muitos desses pontos estarem congestionados, devido ao número de usuários tentando se conectar, é muito importante, por questões de localização e segurança, garantir que se tenha conexão sempre que possível. Então, o SIM card é imprescindível

Importante => Como usar celular no exterior

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Dica sobre internet na Bélgica

Uma dica valiosa para quem vai comprar um SIM card na Bélgica é dar uma olhada no mapa das redondezas de onde você vai chegar ao país e já se certificar qual é a loja mais próxima. O tempo que você pode perder procurando pela loja, escolhendo planos e pesquisando preços, vai fazer falta.

 

Experiência pessoal com internet e telefonia na Bélgica

Como usar telefone na Bélgica
O telefone na Bélgica recebia ligações do Brasil, sem problema nenhum.

Nos anos que morei na Antuérpia, tive um telefone celular bem simples que só mandava SMS, fazia e recebia ligações.

Na semana da minha chegada, perguntei a alguns amigos qual era a opção mais barata e me disseram que era um telefone Bic (a mesma marca das canetas), e foi essa a minha solução.

Comprei em uma loja de departamentos e me custou 19,90 euros. Com um SIM card da Proximus e 10 Euros em créditos. O telefone nunca deu problema e eu nunca precisei entrar em contato com a companhia para qualquer tipo de reclamação. Recebia ligações do Brasil, sem problema nenhum.

Nunca tive wi-fi em casa, conseguia pegar o sinal do bar do outro lado da rua e funcionava bem. Como cliente Proximus, eu tinha uma cota de acesso à internet via computador. Tinha 10 minutos de acesso grátis a cada 3 dias, ou coisa assim. Podendo contratar mais 10 ou 30 minutos via SMS a qualquer momento.

Qualquer outro acesso à internet que eu precisasse, tinha que recorrer a uma lan house que ficava próxima de onde eu morava. Pagava 1 ou 2 euros a hora e conseguia resolver tudo que minha internet “emprestada” não dava conta.

Prático => Como usar WhatsApp no exterior

 

Fique sempre conectado à internet na Bélgica

Quem viaja geralmente gosta de registrar cada momento da jornada, seja pela memória ou para poder mostrar à família e amigos. Hoje em dia, a internet é uma ferramenta fundamental para isso.

Além do papel básico de conectar quem está aqui no Brasil com quem vai conhecer os principais pontos turísticos de Bruxelas, ter acesso à internet vai garantir que você saiba para onde está indo. Já pensou alugar um carro para viajar pelas estradas do país e ficar sem GPS?

A Bélgica é um país acolhedor, moderno e cosmopolita; acostumado a receber viajantes do mundo inteiro em todas as épocas do ano.

Os pontos de internet livre espalhados pelas cidades e os preços acessíveis para um plano básico de internet móvel são grandes facilitadores desse turismo, que movimenta o país.

Não deixe de estender a pesquisa que expus aqui para saber bem qual companhia oferece o melhor plano, qual está mais próxima de você e qual delas lhe oferece o que você precisa para que possa aproveitar o melhor dos destinos da Bélgica conectado!

Recomendo que acesse o site da America Chip e conheça os planos disponíveis.

Ficou com alguma dúvida sobre a internet na Bélgica? Já sabe qual plano contratar? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Matheus Osório

ESCRITO POR

Matheus Osório

Matheus Osorio Goelzer é músico, técnico de som e roadie freelancer. Graduado em Produção Fonográfica, mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Viveu cerca de 3 anos na Bélgica e viajou o país como baterista de uma banda. Gosta de ler, viajar, escrever e é apaixonado por música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Mariana

    Muito obrigada! Estava precisando dessas informações detalhadas

  2. Polly Batista

    Oi, Mariana. Que maravilhoso poder contribuir!