Intercâmbio na Austrália: qual cidade escolher e mais dicas
Depois de escolher a Austrália como país para viver o seu intercâmbio e até mesmo decidir a agência pela qual você fará o serviço, existe ainda uma outra grande decisão a ser tomada: qual a melhor cidade da Austrália escolher para intercâmbio?
Essa decisão é muito importante porque envolve fatores como: menor custo de vida, oportunidades de emprego, vida social, atividades de entretenimento, localização geográfica, clima, quantidade de brasileiros, entre outros.
Planeje-se => Melhores hospedagens em Sydney
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Austrália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Melhor seguro viagem para a Oceania »
Melhor cidade da Austrália para intercâmbio
Para te ajudar a escolher em qual cidade morar para fazer intercâmbio na Austrália, segue relato e ponto de vista comparativo de uma brasileira que morou em 3 das principais cidades da Austrália: Adelaide, Melbourne e Brisbane.
Neste relato abordo todas as questões citadas acima. Confere aí e escolha qual a sua melhor cidade da Austrália para intercâmbio!
Adelaide
Custo de vida em Adelaide
O custo de vida em Adelaide é o mais barato entre as três cidades, sendo uma das cidades australianas com menor custo de vida, por isso foi minha primeira opção entre as cidades para fazer intercâmbio na Austrália. Para que você possa ter ideia de valores, compartilho aqui alguns dos meus gastos.
Eu pagava 150 dólares por semana em um quarto privativo com banheiro. Todas as contas (água, luz e gás) estavam inclusas no valor do aluguel. A casa era de uma família venezuelana onde moravam um casal e uma criança pequena, e estava localizada a 20 minutos de ônibus do centro da cidade.
Depois de um tempo me mudei para uma casa bem próxima ao centro, cerca de 5 minutos de ônibus. O quarto para casal saia 220 dólares por semana com banheiro compartilhado com mais 2 pessoas. O que saia 110 dólares por semana por pessoa. Porém, as contas não estavam inclusas neste valor e precisavam ser pagas à parte, a cada 3 meses.
Dica de ouro: independente da cidade da Austrália para intercâmbio que você escolher, veja direitinho essa questão das contas não estarem inclusas para não ser surpreendido com os valores depois. Eu mesma acabei levando um susto ao receber algumas contas no final do contrato.
Minha sugestão: alugue sempre casas com contas inclusas para que você não tenham surpresas indesejáveis no futuro.
O transporte público em Adelaide também é o mais barato entre as três cidades. Isso porque por lá o estudante estrangeiro de línguas também é considerado estudante no momento de pagar a tarifa de transporte público, o que reduz a metade o valor.
Com o cartão de estudante eu pagava 60 dólares por transporte ilimitado durante 28 dias. E acredite em mim, nas outras cidades esse valor será bem diferente.
Oportunidades de emprego
Por ser uma cidade menor, as oportunidades de emprego são relativamente menores. Mas com relação a busca por emprego, tudo é muito relativo. Isso dependerá do seu nível de inglês, sua área de trabalho, experiência e se você possui ou não indicações.
Eu consegui um emprego em um restaurante como garçonete, depois de 15 dias entregando currículos. Mas conheço caso de pessoas na busca por emprego por longos 3 meses.
O meu inglês nem era tão bom assim, eu não entendia muito bem os pedidos, mas por mostrar agilidade e vontade de trabalhar, eles me mantiveram como runner e me deram um feedback de que sabiam que eu estava dando o meu melhor. Além disso, deixaram a porta aberta para que eu voltasse sempre que precisasse.
Minha dica para conseguir trabalhar em Adelaide: bata de porta em porta. Por ser uma cidade menor, saia com alguns currículos embaixo do braço e vá até os estabelecimentos para entregá-los e já conversar com os gerentes dos locais. Desta maneira você já consegue fazer um contato pessoal e suas chances aumentam. Mostre que você quer trabalhar e está disposto a aprender. Isso contará mais do que o seu nível de inglês, dependendo da função.
O mercado de restaurantes na Austrália é bem forte. Os locais geralmente estão cheios de clientes e sempre em busca de pessoas para trabalharem. Comece por trabalhos desse tipo, em hospitality. E se sua ideia é ficar no país, aos poucos você poderá encontrar oportunidades melhores para trabalhar. Tudo é experiência e toda experiência é válida.
Vida social em Adelaide
A variedade de bares noturnos é a menor entre as três cidades. As opções de Adelaide se resumem a uma rua no centro da cidade e não oferecem opções muito diferentes do convencional. Porém, por ser uma cidade cheia de estudantes, essas poucas opções estão sempre bem movimentadas.
Atividades e entretenimento
Na principal rua de compras do centro da cidade, chamada Rundle Mall, existem sempre atividades diferentes e exposições de artistas durante o decorrer do ano. Além disso, o estado de South Australia é também conhecido como “O Estado dos Festivais”. Você sempre encontrará atividades a céu aberto rolando nos finais de semana.
Localização geográfica
Adelaide está localizada na região sul da Austrália e a cidade grande mais próxima é Melbourne. A região fica próxima da famosa Kangaroo Island e da Great Ocean Road.
Clima em Adelaide
As estações climáticas na cidade de Adelaide são bem definidas, mas o clima frio é predominante. Me arrisco a dizer que temos no máximo 3 meses de calor e clima agradável. No verão o calor é pesado, a temperatura chega a atingir 40ºC e durante o inverno chega aos 6ºC pela manhã.
Quantidade de brasileiros
A proporção de brasileiros é a menor comparada com as outras duas cidades. Mas isso dependerá muito da escola que você escolher. A Kaplan, por exemplo, é um ótima escola, porém com uma porcentagem bem grande de brasileiros. Mas fora isso, é bem difícil você escutar português nas ruas da cidade.
Melbourne
Custo de vida
Melbourne é considerada uma das três cidades com custo de vida mais alto da Austrália. Aqui eu pagava um aluguel de 168 dólares por semana em um quarto compartilhado com mais duas meninas. Tínhamos o nosso próprio banheiro. O apartamento estava dividido basicamente em um quarto masculino e um quarto feminino. Éramos um total de 5 moradores: 3 meninas no quarto suíte e 2 meninos que utilizavam o banheiro social.
As contas não eram inclusas e saiam em torno de 30 dólares por mês. A localização era muito boa, estava localizado na rua da minha escola, que era a ILSC em Melbourne, além de estar bem de frente com a principal estação de trem da cidade.
O valor do transporte em Melbourne era um pouquinho mais salgado. Porém, existe uma área no centro da cidade onde o trem é gratuito. No meu caso, como eu morava perto da minha escola, acabei utilizando apenas o transporte gratuito, além de bater bastante perna para explorar a cidade.
Oportunidades de emprego
Melbourne é a cidade da Austrália para intercâmbio que possui o maior índice de oportunidade de emprego entre as três cidades. É a segunda maior metrópole da Austrália, ficando apenas atrás de Sydney.
Algo do tipo: todas as pessoas possuem um emprego. Era bem difícil encontrar brasileiros ou outras nacionalidades de estrangeiros desempregados por lá. Se o seu foco é fazer um dinheiro extra na Terra dos Cangurus, com certeza Melbourne é a mais indicada entre as cidades comparadas neste artigo.
Vida social em Melbourne
É a cidade que mais oferece opções de lugares diferentes para conhecer, tanto com relação a passeios culturais e festivais, como em relação à vida noturna. Os australianos que curtem uma vida mais badalada, amam Melbourne, principalmente os adolescentes. As opções de bares diferentes, restaurantes e baladas são inúmeras.
É como se fosse a São Paulo do nosso Brasil. As lojas e mercados ficam abertos até mais tarde do que nas outras cidades e você encontra tudo o que precisa por lá.
Atividades e entretenimento
Melbourne possui uma variedade bem grande de museus, parques e exposições artísticas espalhadas por toda a metrópole. Além de opções bem diferentes para todos os gostos e estilos.
Sempre existe algum evento ou festival acontecendo na cidade, na verdade mais de um ao mesmo tempo. Você consegue ocupar os seus fins de semana facilmente por aqui.
Localização geográfica
A cidade de Melbourne fica no estado de Victoria e geograficamente fica ainda mais ao sul do que Adelaide. Sendo assim, o clima frio é ainda mais predominante. É uma das cidades mais frias da Austrália.
Sua localização permite que os moradores consigam se locomover com facilidade tanto para o estado de South Australia, quanto para New South Wales. Para quem sonha em conhecer a Tasmânia, Melbourne é o ponto mais próximo da ilha.
Clima em Melbourne
O frio é predominante durante todo o ano e mesmo no verão, o clima não chega a ficar tão quente. No inverno as temperaturas são realmente baixas, parecidas com as da região sul do Brasil. Se você não está muito acostumado com frio, pode ser que não consiga se adaptar ao clima de Melbourne.
Eu escolhi morar em Melbourne durante o verão, porque não sou muito fã de frio intenso e já havia vivido bastante no clima frio de Adelaide. As temperaturas eram amenas, mas durante a noite, sempre fazia um friozinho.
Brisbane
Custo de Vida
Em Brisbane com relação ao valor do aluguel, a cidade se encontra em um meio termo entre as três aqui comparadas. Eu pagava 320 dólares por semana para uma suíte de casal em um apartamento com mais 4 pessoas, com todas as contas inclusas. Depois de um tempo, passei a pagar 150 dólares em um quarto compartilhado com mais 1 pessoa no mesmo apartamento, neste caso o banheiro era compartilhado com mais 3 e as contas também estavam inclusas.
O apartamento estava localizado a 20 minutos a pé da cidade, o que me permitia ir andando para a minha escola sem precisar gastar com transporte. Apenas quando estava chovendo eu me permitia pegar um ônibus, o que levava em torno de 5 minutos do centro da cidade até o meu apartamento.
O transporte em Brisbane é cobrado por trajeto. Sendo assim, você carrega o seu cartão com X dólares e dependendo do trajeto que você fizer, o preço altera. Mas ainda assim, é um gasto a se considerar já que nós estudantes estrangeiros de línguas, não entramos no desconto para estudantes.
Oportunidades de emprego em Brisbane
Eu não demorei muito para encontrar um emprego por lá. Não era algo que me ocupava as 20 horas semanais permitidas de trabalho, mas sempre surgiam algumas oportunidades extras.
Brisbane foi a última cidade onde morei, sendo assim o meu nível de inglês já estava bem melhor do que no início do intercâmbio, e assim como em Melbourne, era difícil encontrar pessoas que não estivessem trabalhando.
Na minha opinião a cidade é boa com relação a demanda de emprego. Basta ter um pouco de paciência no início, e realmente correr atrás.
Vida social
Assim como em Adelaide, Brisbane possui uma rua principal com diversas opções de bares e casa noturnas. Os comércios e mercados não ficam abertos até tarde como em Melbourne, a cidade dorme cedo. Mas mesmo assim os amantes da vida noturna conseguem encontrar opções bem bacanas na cidade.
Atividades e entretenimento
Todo final de semana você consegue encontrar atividades e eventos ao ar livre. Por ter um clima mais agradável comparado com as outras duas cidades, Brisbane inspira mais atividades ao ar livre como: corridas, yoga, piquenique e etc.
O acesso a praias como Gold Coast está a apenas 1 trem de 1 hora de distância. O que facilita um fim de semana na praia com amigos.
Localização geográfica
Brisbane está localizada no estado de Queensland e é a mais próxima dos mais conhecidos destinos de verão da Austrália. Além dos destinos mais conhecidos mundialmente como a Great Barrier Reef e Fraser Island.
Para os amantes do surf, com certeza esse seria o destino certo entre as três cidades comparadas neste post.
Clima em Brisbane
Por estar localizada na região nordeste da Austrália e mais próxima ao trópico de capricórnio, possui um clima bem parecido com o da região sudeste do Brasil, prevalecendo um clima agradável e tropical. As noites costumam ser geladas, mas durante o dia é possível aproveitar o sol.
Quantidade de brasileiros
Essa sem sombra de dúvidas foi a cidade em que mais encontrei brasileiros entre as três. Tanto na escola como nas ruas, foi a única cidade em que em lugares aleatórios, e mais de uma vez em um único dia, eu encontrava pessoas falando português. Isso me assustava um pouco. Não vai ter como fugir do nosso idioma nativo por lá.
Espero que essa comparação entre as 3 cidades nas quais eu morei, te ajude a escolher a melhor cidade da Austrália para intercâmbio. Lembrando que cada pessoa possui suas próprias preferências e objetivos de experiência.
Sendo assim, analise direitinho cada uma das particularidades e escolha as cidades boas para fazer intercâmbio na Austrália que mais têm a ver com você!
Veja também as dicas do artigo para economizar no intercâmbio na Austrália.
Intercâmbio na Austrália além de praias e cangurus
Conheça a realidade de um intercâmbio na Austrália além das praias e cangurus. Foi criada uma imagem de que um intercâmbio na Austrália se resume em praias todos os dias, sol e cangurus fofinhos espalhados por todos os cantos. Nesse post eu não venho para destruir os sonhos de ninguém. Por favor me entendam! O que eu quero fazer é compartilhar os depoimentos, dicas e experiências de uma pessoa que morou 1 ano e 3 meses na Terra dos Cangurus.
Poder contar um pouco das histórias e sentimentos que muitas vezes não são contados. Nada muda o fato da experiência ser incrível e muito válida para o nosso amadurecimento. Se você me perguntar se eu indico a experiência, SIM indico muito!
Eu faria tudo de novo sem pensar duas vezes. O meu intercâmbio na Austrália me transformou na pessoa que sou hoje! E eu sou extremamente grata por isso.
Valor investido
Eu me lembro como se fosse hoje a quantidade de pessoas me perguntando o valor que eu havia pago no meu intercâmbio de 6 meses na Austrália, logo depois que anunciei a partida, pois elas também gostariam de fazer.
Tenham em mente de que não é barato. Por mais que o dólar australiano seja mais em conta do que o dólar americano e euro para nós, o investimento exige planejamento e organização. Além disso, o valor inicial cotado com a sua agência não será realmente tudo o que você gastará.
Existem sempre gastos adicionais com documentação, vacina, exames, coisas que você precisará levar, dólares que você precisará comprar, etc. Sempre jogue um valor extra a ser gasto.
Se organize para não partir zerado, deixe sempre uma graninha de segurança no Brasil, você nunca sabe o que poderá acontecer por lá. Se apertar, pelo menos você terá algo aqui para recorrer. O mesmo vale com relação ao seu retorno, você não vai querer voltar zerado né?
Moradia
Quando paguei pelo meu intercâmbio na Austrália, fiz o que a maioria das pessoas fazem, que é pagar por 4 semanas em casa de família e depois encontrar algo mais em conta.
A questão é que encontrar uma casa que você goste, com um bom preço e boa localização, demandará bastante energia da sua parte. E aí pode ser que problemas aconteçam e que você precise mudar de casa algumas vezes.
Essa parte é bem chatinha e acaba influenciando diretamente no nosso psicológico e às vezes até nos estudos. Segure a barra! As coisas sempre se ajeitam.
Peça por ajuda se necessário, principalmente para outros brasileiros. Eu mesma já fiquei “sem casa” por duas semanas e precisei encontrar um local para ficar provisoriamente. Dá um alívio quando tudo está resolvido! Ufa! 🙂
Intercâmbio na Austrália
Independentemente do nível de inglês que você tenha, você precisou pagar por uma escola para estar no país, e vamos combinar que não foi barato! Aproveite essa oportunidade e dê o melhor de si. As vezes a gente acaba deixando essa parte dos estudos para depois, colocamos trabalho e passeios em primeiro lugar.
Acontece que a diferença é enorme quando você consegue se dedicar pelo menos algumas horas do seu dia para estudar. Sua evolução fica muito mais acelerada e isso ajudará a melhorar a sua vida no país, em diversos setores.
Só não queira passar pela experiência de no final do seu intercâmbio, se arrepender por não ter realmente se dedicado aos estudos.
Amizades
Podem falar o que for, mas morar com brasileiros se o seu inglês não está bom, vai te prejudicar SIM. Aquela ideia de que vocês vão combinar de conversar só em inglês, não vai rolar.
Sempre que apertar ou sempre que não souberem algo, vocês irão recorrer ao idioma nativo, e isso não o ajudará a se virar em situações que venham a acontecer no seu trabalho e/ou escola.
Agora, eu também não nego que os brasileiros serão as melhores amizades que você irá fazer, e serão quem mais te ajudará quando você precisar, isso é fato!
Meu conselho é o seguinte: no começo, more com gringos e melhore o seu inglês. Depois disso, more com brasileiros e viva as melhores experiências da sua vida!
Trabalhar na Austrália
Complicado falar desse pilar, é um misto de emoções e sentimentos. Sou uma pessoa que adora trabalhar e não arrego, mas vou te falar que segurar a barra nos meus trabalhos na Austrália foi um dos maiores desafios.
São diversas situações de medo, insegurança, vergonha alheia, mico, preconceito, falta de paciência, inexperiência, esforço físico, falta de reconhecimento, etc.
O que me fazia segurar as pontas, muitas vezes eram alguns elogios vindos de clientes, alguns atos de compreensão e compaixão, superação e a necessidade pelo dinheiro.
Não estou generalizando, longe de mim!
Tive trabalhos em ambientes ótimos também durante o meu intercâmbio na Austrália, mas quis listar aqui alguns dos sentimentos que fizeram parte da minha vida profissional na Terra dos Cangurus.
Sou grata por todas as oportunidades e experiências por lá, e falo para você: se eu já não tinha medo de trabalhar antes, agora então. Pode vir que eu to preparada!
Família
Esse pilar vai pegar mais do que você imagina.
Experiência própria: eu tenho uma relação ótima com a minha família, mas sempre fui muito independente. Pensei: ah vai dar saudade? Vai, mas até aí eu consigo segurar.
Depois de 6 meses por lá, essa coisinha chamada saudade começou a apertar de verdade e você se verá pensando em tudo e em todos em diversas situações.
Um abraço nunca fez tanta falta, um olhar de um pessoa conhecida que você tem certeza que te ama e que te quer bem, nunca foi tão desejado como nessa experiência.
E não, uma conversa no Skype não vai resolver isso tudo! Você terá que aprender a carregar essa saudade com você!
Conflitos internos
Vai chegar um momento em que você vai se questionar: o que eu estou fazendo aqui? Será que eu realmente tomei a decisão certa? É isso mesmo que eu quero pra minha vida? Por mais que a vida no Brasil não fosse lá aquelas coisas, era bem mais fácil do que a minha vida na Austrália!
Eu não estou falando de dinheiro e nem qualidade de vida, estou falando no geral, pois o nosso dia a dia envolve muito mais. Família, amigos, seu país, seu idioma, etc.
Praias e cangurus
Eu morei em 3 da melhores cidades para intercâmbio na Austrália: Adelaide, Melbourne e Brisbane.
Entrei no mar da Austrália depois de 7 meses vivendo por lá e conheci pessoas que nunca tinham visto canguru, morando há 1 ano por lá.
- Adelaide: possui belíssimas praias, mas passei 7 meses por lá sem ver o sol;
- Melbourne: não possui praias de verdade próximas da city e é mais frio do que em Adelaide;
- Brisbane: é calor! Mas as praias de verdade ficam a 1 hora de distância.
Nas cidades você só verá cangurus nos zoológicos. Eu cheguei a ver muitos deles pois fiz duas road trips de carro na Austrália: da costa de Adelaide até Melbourne e depois de Melbourne até Brisbane. Aí sim era canguru que não acabava mais rs
Como eu já falei na introdução desse post, a minha intenção aqui é apenas compartilhar alguns sentimentos e experiências e preparar vocês.
Não quero desanimá-los em momento algum! Se fortalece e manda ver!
Tenha em mente que não serão apenas flores, se fosse não teria graça! Mas você vai passar por todas essas situações de aprendizado e se tornar uma pessoa ainda melhor 😉 Acredite nisso!
Realize seu sonho de estudar na Austrália
Agora que sabe mais sobre qual cidade escolher para fazer um intercâmbio na Austrália, você está preparado para o próximo passo. Está na hora de pesquisar mais afundo cada um dos detalhes de seu programa e começar a tirar o sonho do papel!
O país é fantástico, um dos lugares com as paisagens mais bonitas para se visitar. Assim, sugiro que você explore suas belezas e, se puder, viva na Austrália por um tempo, experimentando a real vibe local.
E aí, já decidiu qual a melhor cidade para morar na Austrália? Tire suas dúvidas nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *