Intercâmbio de inglês: dicas e destinos para aprender um idioma

Intercâmbio de inglês: dicas e destinos para aprender um idioma

O grande sonho de muitas pessoas é fazer um intercâmbio, de inglês, aprender um novo idioma e conhecer novos países. O desafio, porém, é organizar essa aventura e conseguir tirá-la do papel no menor custo possível.

Existem hoje diversos destinos possíveis, cada um com uma característica diferente. O preço, aliás, é um desses pontos. Embora seja complicado encontrar experiências como essa a custo zero, é possível sim realizá-la de forma mais barata.

Por isso, se deseja estudar fora, de maneira gratuita ou não, é extremamente importante pesquisar os destinos. Dos Estados Unidos à Austrália, de Malta à África do Sul, opção é o que não falta.

Preparado para conhecer alguns dos principais países para intercâmbio de inglês? Então vem comigo que te explico tudo!

Planeje sua viagem => Seguro viagem para estudante

Como viajar de graça »

 

O que pesa na hora de escolher um curso de inglês?

É normal haver algumas dúvidas na hora de escolher o melhor intercâmbio de inglês para sua situação.

São diversas as possibilidades, tanto para destinos quanto para duração, curso e acomodação. Assim, é interessante entender bem o conceito e se informar bastante sobre as alternativas disponíveis.

CLIQUE AQUI para enviar dinheiro para o exterior »

 

Intercâmbio inglês preço (gratuito ou barato)

intercâmbio de inglês

O primeiro fator que vem à mente quando falamos de morar fora do país é o preço, não adianta. Todos sabem que as cifras envolvidas nessa experiência são altas, sendo importante pesquisar bem antes de optar por uma opção.

Dificilmente você conseguirá um intercâmbio gratuito, mas é possível se você for um voluntário ou conseguir uma bolsa de estudos no exterior. Porém, é possível barateá-lo sempre.

Há maneiras, porém, de tornar essa aventura um pouco mais barata, e é nisso que você deve focar. Como explicado acima, são muitos os pontos que envolvem um intercâmbio de inglês, e é possível baratear cada um deles.

O primeiro ponto é a escolha do destino, que deve levar em consideração alguns detalhes importantes. A moeda local é o primeiro, assim como sua valorização frente ao Real. Dólar e Euro costumam ser mais caros, o que resulta em um custo de vida e de investimento maior.

Além disso, é preciso também considerar a passagem até sua nova moradia. Alguns países apresentam valores consideravelmente mais altos que outros. Por fim, calcule também os custos do curso e de sua hospedagem. Ambos variam de acordo com o tempo escolhido para a experiência, mas falaremos disso mais abaixo.

Curiosidade => Como usar WhatsApp no exterior

 

Intercâmbio para aprender inglês e trabalhar

Quanto custa um intercâmbio para estudar inglês?

Uma das mais conhecidas formas de baratear essa aventura é conseguir um trabalho em seu destino. Com isso, você ganhará na moeda local e poderá, tranquilamente, arcar com seus custos sozinho.

O que acontece, entretanto, é que nem todos os países permitem que estudantes estrangeiros exerçam uma atividade remunerada. Austrália, Irlanda e Canadá são algumas das opções de intercâmbio de inglês que possibilitam tal estratégia.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra, porém, você não poderá trabalhar com seu visto de estudante. Por isso, é imprescindível pesquisar muito sobre a legislação de seu destino antes de fechar o contrato.

É importante saber também que, em sua maioria, esses trabalhos não serão semelhantes ao que você exerce aqui. Na verdade, a grande maioria das pessoas acaba pegando funções fora de seu ramo de atuação e estudos.

Em geral, os cargos disponíveis para estudantes estrangeiros são no setor de atendimento e vendas. Assim, é provável que exerça trabalhos como de garçom, recepcionista e babá.

Planejamento => Principais dúvidas sobre intercâmbio

 

Tempo: Intercâmbio de inglês 1 mês ou mais?

intercâmbio para aprender inglês e trabalhar

Essa é uma pergunta bastante feita por quem deseja estudar fora do país por um tempo. Afinal, qual o período ideal para aprender o idioma, viver a experiência e voltar confortável?

Bom, não existe uma resposta para esse questionamento, visto que varia muito de pessoa para pessoa. Diversos fatores influem nesse tema, como seu conhecimento prévio do idioma, seu poder de investimento e seu estilo de vida.

Se você já fez aulas particulares e tem uma base, um intercâmbio de inglês de duas semanas pode ser mais do que o suficiente. Se nunca teve contato com a língua, talvez fosse bom ficar alguns meses.

Da mesma forma, se possui capital o bastante para ficar meses ou anos, indico que o faça. Se não for possível, fique o tempo que der, nem que seja uma ou duas semanas. A experiência aqui é muito maior que apenas o idioma.

Por fim, é preciso também analisar suas características pessoais. É muito apegado à família? É mais tímido ou extrovertido? Se adapta facilmente a novas situações, climas e pessoas?

Como pode ver, são inúmeros os pontos necessários para definir o tempo ideal de um intercâmbio. Mas, independente de todos eles, sugiro que faça o que for possível. A simples aventura de sair do país e morar sozinho já é experiência suficiente para uma vida toda!

Passo a passo => Celular em viagem internacional

 

Melhores países para fazer um intercâmbio de inglês

Escolher um país para fazer seu intercâmbio de inglês não é tarefa fácil. São várias opções interessantes, para todos os gostos e bolsos.

Assim, a melhor dica é se informar bem sobre cada uma das opções disponíveis e entender o máximo possível sobre o destino. Do clima à moeda, tudo é importante para tomar a melhor decisão!

 

1. Estados Unidos

Onde fazer intercâmbio de inglês?

Os Estados Unidos é um dos destinos mais óbvios e mais procurados por brasileiros em busca de intercâmbio de inglês. Ele está presente no imaginário brasileiro e sua cultura é predominante no entretenimento e notícias que consumimos. Até nossa economia está intimamente relacionada ao país.

Além disso, é nos Estados Unidos que se encontram os pontos turísticos e as cidades mundialmente famosas. Logo, é uma ótima oportunidade de aprender inglês, conhecer lugares novos e vivenciar a conhecida cultura americana.

Por ser um destino comum, existem pacotes de intercâmbio de todos os preços, podendo ser uma opção mais acessível. Também é possível escolher entre as cidades mais baratas dos Estados Unidos para fazer intercâmbio.

O clima do país varia muito dependendo da região, logo, é importante pensar nisso quando for escolher a cidade. Além disso, dentro do país os costumes variam bastante, assim como o sotaque. Por isso, leia sobre as melhores cidades para fazer intercâmbio nos Estados Unidos e escolha o seu destino norte-americano.

Além disso, os EUA é um dos países onde o inglês é mais informal e mais gramaticalmente “incorreto”, digamos assim. Então espere muitas gírias e expressões coloquiais.

Confira => Quanto custa um intercâmbio na Califórnia

 

   
   

2. Inglaterra

Qual é o melhor lugar para fazer intercâmbio de inglês?

A Inglaterra foi onde tudo começou, o berço do inglês. É o país mais antigo onde a língua, pelo menos da forma como conhecemos hoje, é falada. Logo, se você procura um intercâmbio de inglês “raiz”, esse é seu lugar.

O país possui uma história rica e belíssima, também com inúmeros pontos turísticos e excelentes escolas de inglês. O sotaque do inglês britânico é um pouco diferente do americano. Sua pronúncia das palavras é mais correta e aplica-se mais rigorosamente a gramática da língua. Mas, atente-se ao clima local, aqui é mais frio e chuvoso.

Uma das maiores vantagens em fazer um intercâmbio em um país da Europa é a proximidade entre as cidades. Com isso, é possível viajar bastante pagando pouco e conhecer diferentes locais de uma só vez. E, afinal, quem não quer fazer um roteiro pela Europa?

A experiência costuma ser um pouco mais cara devido ao custo de vida e à valorização da moeda local, a libra. A cidade mais cara para viver é Londres, que acaba sendo a escolha da maioria das pessoas. Mas saiba que as cidades do interior também oferecem excelentes oportunidades de aprendizado, como é o caso de Cambridge e Oxford.

Mais opções => Cidades mais baratas da Inglaterra para fazer intercâmbio

 

3. Austrália

intercâmbio para aprender inglês do zero

A Austrália vem se tornando um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros. Apesar da distância geográfica, o país possui alguns pontos bem parecidos com o Brasil.

Conhecido por suas belezas naturais, praias e animais exóticos, a nação é convidativa para turistas e intercambistas. Além disso, tem se tornado cada vez mais aberta para estudantes de fora do país. Essa receptividade é uma das curiosidades da Austrália.

O sotaque do inglês australiano é um pouco diferente do que estamos habituados, mas isso não é um problema. Eles são um povo muito hospitaleiro e atencioso, com paciência para as diferentes formas de falar dos visitantes.

O país é uma boa escolha para quem curte um estilo de vida mais despojado, animado e natural. Por outro lado, é mais difícil viajar e conhecer as cidades turísticas da Austrália devido às grandes distâncias.

Além disso, a distância para o Brasil é enorme, dificultando a visita de parentes e amigos. Para entender quanto tempo você pode ficar no país, leia sobre os tipos de visto para intercâmbio.

Mais destinos => Cidades da Austrália para fazer intercâmbio

 

4. Canadá

curso de inglês com intercâmbio

Muita gente acaba se esquecendo de uma das melhores opções de países para fazer intercâmbio de inglês, o Canadá. O local possui uma excelente infraestrutura e oferece ótima qualidade de vida para seus moradores. Além disso, é super hospitaleiro e recebe imigrantes e intercambistas de braços abertos.

O país conta com um dos melhores sistemas de saúde do mundo, logo, é um lugar para se viajar tranquilo. Além disso, é um país muito rico culturalmente, diverso e com pontos turísticos famosos e cidades conhecidas mundialmente.

Toronto, Ottawa e Vancouver são algumas das melhores cidades para fazer intercâmbio no Canadá. Esses grandes centros possuem excelentes cursos de inglês, a um custo bem mais acessível do que nos Estados Unidos. Logo, se um dos pontos que mais pesam na sua escolha é o orçamento, aqui pode ser ideal.

O sotaque canadense é bem parecido com o americano, mas o clima é complicado. Se isso for um problema para você, preste atenção. Uma dica boa é entender quando ir para o Canadá, visto que há épocas em que a temperatura pode ser mais amena.

Descubra => Preço do seguro viagem para América do Norte

 

5. Irlanda

morar na irlanda

A terra dos duendes e dos leprechauns é uma excelente opção para quem busca fazer um intercâmbio de inglês. O país todo, inclusive a capital Dublin, é muito receptivo com os estrangeiros e possui um clima de festa e descontração.

O sotaque do inglês falado na Irlanda é bem parecido com o falado na Inglaterra, sendo um pouquinho mais pesado. Ainda assim, não é muito diferente em relação à gramática, formalidade e expressões utilizadas no dia a dia.

O país possui um custo de vida mais barato do que a Inglaterra e a mesma vantagem de ter acesso fácil a outros países. Por isso, aqui também é possível que o intercambista conheça a Europa e muito do próprio país. Já imaginou visitar os castelos medievais da Irlanda?

Um dos pontos negativos do país é o clima – dessa vez estamos falando de clima, clima mesmo. Aqui é bem frio na grande maioria dos dias do ano. Nada que não dê para acostumar-se, mas quem não é muito fã do frio deve procurar um pouco mais.

Uma vantagem, porém, é que a Irlanda é dos países que permite que estrangeiros trabalhem legalmente. Ganhando em euro, fica mais tranquilo de arcar com seus próprios gastos.

Conheça => O que fazer nos arredores de Dublin

 

6. África do Sul

intercâmbio inglês barato

   
   

A África do Sul é quente e bem convidativa para os gostos brasileiros. O idioma oficial do país é o inglês, herança da época do colonialismo, quando o país pertencia à Inglaterra. O inglês é utilizado nas escolas, nos documentos oficiais e nas transações comerciais, embora existam outros dialetos e idiomas.

O sotaque é um pouco diferente dos demais países, sendo característico do povo da África do Sul. A maioria das escolas de idiomas que recebe intercambistas está localizada na Cidade do Cabo, ou Cape Town. Desenvolvida e moderna com toques da cultura africana, oferece uma experiência completa.

O intercâmbio de inglês aqui é perfeito para quem sempre quis conhecer a África. Se você sonha em fazer um safári e adora calor, praia e paisagens pitorescas, esse pode ser seu destino. Você conhece uma cultura diferente e, de quebra, aprende inglês.

Além disso, o intercâmbio na África é mais barato do que nos outros países. O custo de vida é bem mais acessível, considerando que a moeda local é mais desvalorizada em relação ao real. Uma boa opção para quem possui orçamento mais apertado.

Entenda => Onde ficar em Cape Town

 

7. Malta

morar em malta europa

Malta é um país localizado logo ao sul da Itália, às margens do mar mediterrâneo. Ele é, na verdade, uma ilha pequena, cercada de praias e paisagens paradisíacas.

Talvez a opção menos conhecida da nossa lista, Malta é um destino que está crescendo em popularidade. Está sendo cada vez mais procurado por estudantes querendo aprender inglês e vivenciar uma experiência única.

O intercâmbio de inglês em Malta também dá a possibilidade de conhecer outros locais vizinhos, como a ilha de Gozo. Dentre as cidades mais procuradas do país estão a misteriosa Medina, com seus monumentos e construções medievais, e a cidade praiana e tropical de St. Julian’s Bay.

O clima é quente e agradável na maior parte do ano. Os programas de intercâmbio são acessíveis, com preços medianos em relação aos outros países da lista. Malta oferece um pacote completo de diversão, aprendizado e vivência de uma cultura rica e milenar.

Por isso, vale a pena apostar em Malta para aprender inglês. Longe dos holofotes, a pequena nação oferece tudo que você pode querer em um único local. Adicione a isso o custo mais baixo e terá um destino perfeito de intercâmbio.

Gasto mensal com aluguel, comida, etc => Custo de vida em Malta

 

Dica de intercâmbio de inglês: como enviar dinheiro durante intercâmbio

intercâmbio de inglês

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online. Ela nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino. Lembre-se de verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens. Tire suas dúvidas no post Comprar dólar e euro online.

Descubra => Booking é confiável?

 

Como organizar seu intercâmbio de inglês

E aí, descobriu o destino ideal para seu intercâmbio de inglês? Se ainda não escolheu, sem problemas. Realmente, são diversas opções possíveis, e decidir com apenas uma leitura é bastante complicado.

Se quiser mais informações, confira o post sobre organizar intercâmbio por conta própria ou por agência. Aqui você descobrirá algumas dicas que te auxiliarão muito nesse momento, além de outros pontos de extrema importância.

Independente do país que optar ou a maneira que for planejar sua experiência, tenho certeza de que ela será incrível. Fazer um intercâmbio de inglês é uma aventura que somente quem fez sabe a importância. Por isso, não deixe essa chance passar e comece a programar o seu!

Já visitou algum desses países ou fez intercâmbio de inglês? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Marian Marchiori

ESCRITO POR

Marian Marchiori

Marian Marchiori, 26 anos, Fisioterapeuta residente em Fisioterapia Cardiovascular no Hospital das Clínicas da UFMG. É professora de inglês e escritora nas horas vagas. Tem paixão por viajar, no Brasil e fora dele. Já morou nos Estados Unidos, e atualmente vive na capital mineira, de onde escreve sobre suas experiências de viagens, sobre saúde e anseia conhecer mais do mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *