Início / Dicas / Países para fazer intercâmbio de inglês: América, Europa e África

Países para fazer intercâmbio de inglês: América, Europa e África

Um dos motivos que mais leva brasileiros para fora do país é o intercâmbio de inglês. Hoje, aprender a língua inglesa se tornou mais do que um diferencial, é uma necessidade, por ser praticamente universal e necessária em diversas áreas, e para uma boa colocação profissional.

Todos nós sabemos que uma das melhores formas de aprender inglês – ou qualquer outra língua – é por meio da imersão no idioma. E quer forma melhor de imersão do que um intercâmbio de inglês? Passar um tempo fora faz com que o estudante tenha que falar o idioma em todos os momentos do dia a dia, ouvir com frequência, colocar em prática seus conhecimentos, e aprender de uma maneira interativa.

Mas, às vezes, surge a dúvida… Onde fazer um intercâmbio de inglês? Qual local escolher? Para tentar te ajudar a responder a essas e outras perguntas, e acabar com as dúvidas sobre qual país escolher para o seu intercâmbio, selecionamos alguns dos destinos mais tradicionais até os menos procurados, com os pontos fortes de cada local, para que você escolha aquele que te agrada mais.

Planeje sua viagem => Quanto custa seguro viagem para intercâmbio?

 

Países para intercâmbio de inglês

Intercâmbio de inglês dicas
Miami costuma receber muitos brasileiros.

Escolher em qual país fazer um intercâmbio de inglês envolve muitas variáveis, incluindo a cultura local, os custos com a viagem e os estudos, o sotaque, a forma de vida… Trouxe algumas opções para você conhecer mais sobre alguns países de língua inglesa, localizados na Europa, América e até África, e assim, possa tomar uma decisão! Confira!

 

1) Estados Unidos da América

Intercâmbio de inglês nos EUA
Nova Iorque é um dos lugares mais desejados.

Os Estados Unidos é um dos destinos mais óbvios e mais procurados por intercambistas brasileiros. Os apelos do país são bem claros, e inúmeros.

Ele está presente no imaginário brasileiro e sua cultura é predominante no entretenimento e notícias que consumimos. Até nossa economia está intimamente relacionada ao país.

Além disso, é nos Estados Unidos que se encontram os pontos turísticos e as cidades mundialmente famosas, que todo mundo deseja conhecer um dia. Tirando o fato de que o país possui um excelente sistema de ensino.

Logo, é uma ótima oportunidade de aprender inglês, conhecer lugares novos, vivenciar a cultura americana que tanto admiramos durante toda a vida, e ter um gostinho do famoso “american way of life”.

Se esse é o seu destino preferido, não deixe de ver o post que explica como é a saúde nos Estados Unidos com dicas para intercambistas.

Por ser um destino comum, existem pacotes de intercâmbio de todos os preços, podendo ser uma opção mais acessível para quem possui orçamento mais limitado. Também é possível escolher entre as cidades mais baratas dos Estados Unidos para fazer intercâmbio.

Países para intercâmbio inglês
Chicago também é uma das cidades mais famosas.

O clima do país varia muito dependendo da região, logo, é importante pensar nisso quando for escolher a cidade para o intercâmbio. Além disso, dentro do país, os costumes variam bastante, assim como o sotaque. Por isso, você deve ler as melhores cidades para fazer intercâmbio nos Estados Unidos e escolha o seu destino norte-americano.

E para te ajudar na tradução, você pode até usar um dos aplicativos úteis para viagem para os Estados Unidos. Estamos mais acostumados com a linguagem e forma de falar das capitais mais ao norte do país, e sotaques sulistas podem ser mais complicados para nós, brasileiros.

Além disso, os EUA é um dos países onde o inglês é mais informal e mais gramaticalmente “incorreto”, digamos assim, então espere muitas gírias e expressões coloquiais.

Dicas => 10 coisas que você precisa saber antes de estudar fora

 

2) Inglaterra

Lugares diferentes para fazer intercâmbio
A cidade mais cara para estudar inglês é Londres.

A Inglaterra foi onde tudo começou, o berço do inglês e o país mais antigo onde a língua, pelo menos da forma como conhecemos hoje, é falada. Logo, se você procura inglês “de raiz”, esse é o seu lugar.

O país possui uma história rica e belíssima, também com inúmeros pontos turísticos e excelentes escolas de inglês. Veja alguns dos melhores passeios por Londres.

O sotaque do inglês britânico é um pouco diferente do americano, com uma pronuncia mais correta das palavras, e uma aplicação mais rigorosa da gramática da língua.

Uma das maiores vantagens em fazer um intercâmbio em um país da Europa é a proximidade entre as cidades – e mesmo os países – tornando possível viajar bastante, com custo reduzido, e conhecer diferentes locais de uma só vez.

Por falar nisso, inspire-se com nossos roteiros pela Europa para 7 a 30 dias.

Intercâmbio para aprender inglâs e trabalhar
Inglaterra costuma ser mais cara do que nos Estados Unidos.

A escolha do intercâmbio na Inglaterra vem junto com a escolha do clima: a maior parte do país é fria e chuvosa, na maioria dos dias do ano.

Ainda, por ser na Europa, o intercâmbio para a Inglaterra costuma ser um pouco mais caro do que nos Estados Unidos, devido ao custo de vida no país e à valorização da moeda local, a libra.

A cidade mais cara para estudar inglês é Londres, que acaba sendo a escolha da maioria das pessoas. Mas saiba que as cidades do interior também oferecem excelentes oportunidades de aprendizado e ótimas experiências, com um custo bem mais baixo, cidades como Cambridge ou Oxford (qual é a melhor?).

Mais opções => Cidades mais baratas da Inglaterra para fazer intercâmbio

 

3) Austrália

Intercâmbio para aprender inglês mais barato
Inglês australiano é um pouco diferente do que estamos habituados.

A Austrália vem se tornando um destino cada vez mais procurado pelos brasileiros. Apesar da distância geográfica, o país possui alguns pontos bem parecidos com o Brasil, como o clima. Conheça a melhor época para ir para a Austrália.

Conhecido por suas belezas naturais, praias e animais exóticos, a Austrália é convidativa para turistas e intercambistas, e tem se tornado cada vez mais aberta para estudantes de fora do país. Essa receptividade é uma das curiosidades da Austrália.

O sotaque do inglês australiano é um pouco diferente do que estamos habituados, mas eles são um povo muito hospitaleiro e atencioso, com muita paciência para as diferentes formas de falar dos moradores vindos de fora.

Mas, se você quer chegar no Brasil com um sotaque mais “normal” para os nossos ouvidos daqui, talvez essa não seja a sua primeira escolha.

A Austrália é uma boa escolha para quem curte um estilo de vida mais despojado, mais animado e mais natural.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Por outro lado, é mais difícil viajar e conhecer cidades diferentes da que você irá se hospedar, pois as distâncias entre elas são grandes, assim como no Brasil. Leia sobre as 7 cidades turísticas da Austrália para entender o que estou falando.

Além disso, a distância para o Brasil é enorme, dificultando a visita de parentes e amigos, ou a volta para o Brasil, caso a duração do seu intercâmbio seja maior que um ano, por exemplo. Para entender quanto tempo você pode ficar no país, leia sobre os tipos de visto para intercâmbio.

Mais destinos => Cidades da Austrália para fazer intercâmbio

 

4) Canadá

Intercâmbio Canadá
Canadá é um país muito rico culturalmente e diverso, perfeita para intercâmbio de inglês.

Muita gente volta os olhos para o vizinho de cima, os Estados Unidos, e acaba se esquecendo ou passando direto por uma excelentes opções de países para fazer intercâmbio de inglês, como o Canadá.

O local possui uma excelente infraestrutura e oferece ótima qualidade de vida para seus moradores. Além disso, é super hospitaleiro e recebe imigrantes e intercambistas de braços abertos. Veja mais em 10 dicas de ouro para embarcar para o Canadá.

O país conta com um dos melhores sistemas de saúde do mundo, logo, é um lugar para se viajar tranquilo, sem preocupações em relações a seguro, pois a saúde lá é gratuita, inclusive para estrangeiros.

Estudar no canada
Canadá possui um diferencial em relação aos outros países: é muito, muito frio!

O Canadá é um país muito rico culturalmente, diverso e com pontos turísticos famosos e cidades conhecidas mundialmente, como Toronto, Ottawa e Vancouver. Essas são algumas das cidades citadas no artigo melhores cidades para fazer intercâmbio no Canadá.

Esses grandes centros possuem excelentes cursos de inglês, a um custo bem mais acessível do que nos Estados Unidos, por exemplo. Logo, se um dos pontos que mais pesam na sua escolha é o orçamento, o Canadá pode ser o local certo. Confere também o artigo que diz quais são as cidades mais baratas para intercâmbio no Canadá.

O sotaque canadense é bem parecido com o americano, e o inglês que eles usam é inclusive mais correto e com menos gírias, logo, não existe muita diferença nesse quesito.

No entanto, na questão clima, o Canadá possui um diferencial em relação a todos os outros países: é muito, muito frio! Se isso for um problema para você, saia correndo! Para entender o que estou falando, leia o post sobre quando ir para o Canadá, sobre o clima e temperatura do país.

Mas é importante deixar claro que o país possui uma excelente estrutura para lidar com climas extremos, logo, para quem gosta de um pouco de aventura e busca por algo diferente e desafiador, esse é o lugar.

Descubra => Preço do seguro viagem para América do Norte

 

5) Irlanda

Intercâmbio Dublin
O sotaque do inglês falado na Irlanda é bem parecido com o falado na Inglaterra.

A terra dos duendes e dos leprechauns é uma excelente opção para quem busca aprender inglês. O país é muito receptivo com os estrangeiros e possui um clima de festa e descontração, que é mais familiar para o brasileiro do que o jeito mais distante do inglês ou do norte americano.

O sotaque do inglês falado na Irlanda é bem parecido com o falado na Inglaterra, sendo um pouquinho mais pesado, apenas, mas não é muito diferente em relação à gramática, formalidade e expressões utilizadas no dia a dia.

O país possui um custo de vida mais barato do que a Inglaterra e a mesma vantagem de ter acesso fácil a outros países e possibilitar que o intercambista conheça a Europa durante o seu intercâmbio, se assim desejar. Já imaginou visitar os castelos medievais da Irlanda? Incrível!

Um dos pontos negativos do país é o clima – dessa vez estamos falando de clima, clima mesmo – que é bem frio, na grande maioria dos dias do ano. Nada que não dê para acostumar, mas quem não é muito fã do frio, pode descartar esse país, junto com o Canadá. Para te ajudar ainda mais leia 11 dicas para viagem para a Irlanda e planeje-se!

Contrate um seguro viagem para Europa com 5% de desconto »

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

6) África do Sul

Inglês na África
África do Sul é perfeito para quem sonha em fazer um safári genuíno.

A África do Sul é quente e bem convidativa para os gostos brasileiros. O idioma oficial do país é o inglês, herança da época do colonialismo, quando o país pertencia à Inglaterra. O inglês é utilizado nas escolas, nos documentos oficiais e nas transações comerciais, embora existam outros dialetos e idiomas.

O sotaque é um pouco diferente dos demais países, sendo característico do povo da África do Sul, mas nada que não dê para se acostumar rapidinho.

A maioria das escolas de idiomas que recebe intercambistas está localizada na Cidade do Cabo, ou Cape Town, desenvolvida e moderna com toques da cultura africana, que oferece uma experiência completa. Inclusive ela é uma das cidades mais lindas da volta ao mundo do Guilherme Tetamanti, autor deste blog.

O intercâmbio na África do Sul é perfeito para quem sempre quis conhecer a África, sonha em fazer um safári genuíno, adora curtir o calor e as praias, curte paisagens pitorescas, quer conhecer uma cultura diferente e, de quebra, aprender inglês. Veja os melhores passeios pela Cidade do Cabo.

Além disso, o intercâmbio na África é mais barato do que nos outros países e o custo de vida é bem mais acessível, considerando que a moeda local é mais desvalorizada em relação ao real. Uma boa opção para quem possui orçamento mais apertado.

Leia mais => 11 dicas para sua viagem a África do Sul

 

7) Malta

Países diferentes para aprender inglês
Malta é um destino que está crescendo em popularidade.

Malta é um país localizado logo ao sul da Itália, às margens do mar mediterrâneo. Ele é, na verdade, uma ilha pequena, cercada de praias e paisagens paradisíacas.

Talvez a opção menos conhecida da nossa lista, Malta é um destino que está crescendo em popularidade e está sendo cada vez mais procurado por estudantes querendo aprender inglês e vivenciar uma experiência única.

Se você deseja conhecer o país e estudar, leia também se vale a pena aprender inglês em Malta?

O intercâmbio em Malta também dá a possibilidade de conhecer outros locais vizinhos, como a ilha de Gozo. Dentre as cidades mais procuradas do país estão a misteriosa Medina, com seus monumentos e construções medievais, e a cidade praiana e tropical de St. Julian’s Bay. Veja os tours mais incríveis de Malta.

O clima é quente e agradável na maior parte do ano. Os programas de intercâmbio são acessíveis, com preços medianos em relação aos outros países da lista. Malta oferece um pacote completo de diversão, aprendizado de inglês e vivência de uma cultura rica e milenar, tudo em um só intercâmbio!

Entenda => Como funciona o seguro viagem obrigatório para Europa

 

Dicas de países para o intercâmbio de inglês

Para quem busca no intercâmbio uma experiência completa, é muito importante selecionar o local da viagem com cuidado. Um intercâmbio envolve muito mais do que a língua local, envolve a cultura, gastronomia, costumes, temperatura, ritmo… Posso garantir que é uma oportunidade incrível!

Já visitou algum desses países ou fez intercâmbio de inglês? Deixe o seu comentário!

 

Leia os últimos posts do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Marian Marchiori

Marian Marchiori, 26 anos, Fisioterapeuta residente em Fisioterapia Cardiovascular no Hospital das Clínicas da UFMG. É professora de inglês e escritora nas horas vagas. Tem paixão por viajar, no Brasil e fora dele. Já morou nos Estados Unidos, e atualmente vive na capital mineira, de onde escreve sobre suas experiências de viagens, sobre saúde e anseia conhecer mais do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *