Início / Ásia / Filipinas / Filipinas: chegando na ilha de Palawan através de Puerto Princesa

Filipinas: chegando na ilha de Palawan através de Puerto Princesa

Minha viagem as Filipinas estava apenas começando, após alguns dias em Manila, a capital das Filipinas. Decidi passar os próximos 10 dias na ilha de Palawan, principalmente para conhecer o rio subterrâneo de Puerto Princesa, as praias e lagoas secretas de El Nido, além de entrar de cabeça tradições e costumes filipinos.

A capital da ilha de Palawan é a movimentada Puerto Princesa, principal porta de entrada para grande parte dos turistas. Cheguei numa manhã de sol, após duas tentativas de aterrissagem do avião. Como de costume nas Filipinas, havia gente do hotel me esperando na saída do aeroporto. Não via a hora de sair para explorar a cidade.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis e onde ficar em Puerto Princesa

 

O quer fazer em Puerto Princesa

Centro de  Puerto Princesa, em Palawan
Centro de Puerto Princesa, em Palawan.

A capital da ilha de Palawan é bem movimentada, ideal para ter uma visão inicial do povo filipino. O hotel não ficava tão perto do centro, mas uma corrida de tuk-tuk, uma espécie de taxi local, custou poucos pesos filipinos. Dei uma volta no mercado central, o que aliás sempre faço em qualquer cidade do mundo, e acabei conhecendo um vendedor de frutas que puxou papo comigo.

– De onde você é? – disse o vendedor de frutas.

– Sou do Brasil, acabei de chegar em Puerto Princesa e ainda não sei o que fazer aqui.

A simpatia e vontade de ajudar do povo filipino é incrível. Mesmo falando inglês com bastante dificuldade, ele continuou:

– Você deveria conhecer o rio subterrâneo, a praia tal, tem um bar bem legal alí…ahhhh, e não esqueça de fazer o passeio para Honda Bay.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Agradeci, comprei algumas bananas e voltei para o hotel.

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Passeio pelas ilhas em Honda Bay

Passeio pelas ilhas em Honda Bay, Palawan
Passeio pelas ilhas em Honda Bay.

O próprio hotel organiza os passeios, o que foi comum durante toda a viagem pelas Filipinas. Sempre pechinchei muito, com a maior cara de pau, pois com certeza fazem bastante dinheiro apenas indicando turistas. Muitas vezes, acabou reservando diretamente com as empresas que promovem o passeio.

Na manhã seguinte, uma van levou a galera para o porto de onde saem os barquinhos, também conhecidos como “banka”. O passeio é bem legal, com almoço incluso em uma das praias que visitamos, que são incríveis.

 

Praias de Puerto Princesa

Ilha de Palawan
Praia em Puerto Princesa, na ilha de Palawan.

Sinceramente, não espere aproveitar as praias de Puerto Princesa. O que recomendo é alugar uma moto para explorar a região e terminar o dia na praia para aproveitar o por-do-sol. Infelizmente não vou conseguir localizar a praia dessa foto, pois a encontrei após várias tentativas. Não fica longe do centro, basta sair perguntando pra galera local. Vale a pena tentar, afinal quem não gostaria de tomar uma cerveja nesse fim de tarde???

 

Conhece a ilha de Palawan nas Filipinas?

Após viajar nas Filipinas, tive a chance de conhecer um país com belezas inacreditáveis. Além do contato com a natureza, também gostei da história e simpatia do povo filipino, que foi um dos principais motivos por fazer essa parte de minha viagem de volta ao mundo ser tão especial. Fique feliz por ter escolhido a ilha de Palawan Filipinas, ainda mais começando a viagem tão bem em Puerto Princesa.

fotos-filipinasConfira a galeria de fotos das Filipinas


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis e onde ficar em Puerto Princesa

Aluguel de Carros | Passagens AéreasPasseios nas Filipinas | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem para Filipinas seria uma aventura única, com maiores contrastes sociais e culturais, bem diferente dos países que havia visitado até então. Este é o 121º artigo, veja as dicas de viagem dos artigos anteriores:

Planejando visitar a Ilha de Palawan nas Filipinas? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

16 Comentários

  1. Olá, gostaria de saber em que época do ano vc foi ? Eu vou de 3 de agosto até 14 agosto para el nido e palawan. Vc acha que é época boa ?

    • Oi Dayane,

      Fui em fevereiro. O período das monções nas Filipinas é de maio a outubro, época de mais chuva. Coincide com a chegada de alguns tufões, que aparecem na região entre junho e dezembro. Eu evitaria agosto, mas é bom pesquisar com outras pessoas que já foram!

      Abraços

  2. Oi Guilherme!
    Bacana demais seu blog!
    Tenho 5 dias nas filipinas e quero ir a palawan e queria uma dica sua: dá pra ficar hospedada em puerto princesa e conhecer o restante (ou parte da ilha) num bate e volta?

    Abs!

    • Oi Sonia,

      Você consegue fazer bate e volta para Sabang, onde fica o Rio Subterrâneo de Puerto Princesa.

      O que eu recomendo?? Vá direto para El Nido. É sim cansativo, mas o lugar vale muuuuito a pena. Fique duas noites por lá, na volta você para uma noite em Sabang e volta para Puerto Princesa.

      Abraços

  3. joao gabriel

    fala Guilherme … beleza?

    caraa tenho dado uma olhado no seu blog e achei muito maneiroo, parabens…. eu to planejando fazer uma viagem em familia e passarpelas Filipinas e tailandia, uns 7 dias em cada,ai gostaria de saber se é muito pouco e nao da pra aproveitar, e saber quais sao suas dicas e taaal…

    desde jaaa obrigado, abraco

    • Oi João Gabriel,

      Cara, eu faria um só país. É menos cansativo, mais barato e ambos oferecem muito o que fazer. A vantagem da Tailândia é que possui mais estrutura para o turismo, já nas Filipinas terá uma experiência mais legítima, pois o turismo ainda não está massificado.

      Se tiver dúvida sobre qual lugar escolher, me escreva novamente.

      Abraços

  4. joao gabriel

    fala guilherme, blz ?

    cara to fucando no seu blog ha alguns dias e é muito foda … e eu vou ter uns 15 dias para viajar, e planejei mais ou menos 7 dias na tailandia e 7 nas Filipinas… queria saber se é muito pouco tempo e uma dica para onde eu ir, oque fazer e taals.

    desde ja obrigadooo e parabens pelo blog maneirooo.

    abracao.

  5. Olá Guilherme!
    Adoro seu blog, desde sempre! Estou pesquisando sobre as Filipinas e planejando uma viagem pra lá daqui uns meses e estou lendo seus posts. Vi que você adorou Palawan, os lugares são muitos distantes entre si, das outras ilhas, do centro? Acha que vale a pena em uma viagem de curto tempo incluir boracay ou ficar apenas em Palawan? Obrigada!

    • Oi Yasmine,

      Fiquei com a mesma dúvida quando estava planejando e as distâncias são realmente longas. Como são muitas ilhas e o turismo ainda não é tão difundido no país, é difícil conseguir aliar datas com voos/barcos/etc. Eu fiquei 12 dias e resolvi focar em Palawan, pois pesquisando descobri que é a ilha com mais a oferecer. Apesar de Boracay ser bastante turística, se conseguir organizar em seu itinerário, vale sim conhecer porque é lindo demais…mas priorize Palawan.

      Legal saber que estou ajudando 🙂 Beijos

      • Yasmine Murata

        E nos ajudou muito! Já fechei as passagens e os hotéis, iremos seguir seu conselho e priorizar Palawan!
        Muitíssimo obrigada!! 😀

  6. Bruno Sgromo

    Fala Giulherme, blz? Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelas dicas…
    Pretendo ir para Filipinas e meu interesse é chegar em Manila e pegar algum boat para Palawan ou Boracay. Quero conhecer essas 2 ilhas. Você sabe se tem como? É possivel ir de boat de Palawan para Boracay?

    É possivel fazer o trajeto abaixo por boat? A passagem aérea ta muito cara.

    Manila – Palawan
    Palawan – Bocaray (Caticlan)
    Boracay – Manila

    Eu sei que tem boat de Batangas para Caticlan, outra ideia poderia ser essa, pegar boat até batangas e onibus ate Manila

    Favor responder diretamente no meu email brunosgromo@yahoo.com.br e bruno.veiga@rhi-ag.com

    Muito obrigado

    Bruno

  7. Oi Guilherme, sou eu novamente! E antes que você pense em agradecer por minha visita, que lhe dizer o seguinte: seu site é um dos melhores que eu encontrei em português para consulta e planejamento de viagem para as Filipinas – e você ainda é super gentil, responde rapidamente, nos ajudando com nossas dúvidas. Então. Eu é que tenho que agradecer por poder te visitar aqui!! 😉 Decidi acessar El nido pelo sul, por Puerto Princesa (PPS) mesmo, mas a opção de vôo que estou tendo chega só as 20:00 em PPS. Minha pergunta é: será que dá tempo de para pegar um “taxi” e correr para a estação do RORO Bus, pra tentar pegar o último que sai as 22:00?? Voce já esteve lá, deve saber se é longe ou perto do centro, se é difícil ou tranquilo encontrar um transporte “de confiança”. Estarei eu e uma amiga só. Duas mulheres de mochila nas costas. Sim, já desisti da ideia de dormir no aeroporto. Caso não consiga pegar o Roro Bus no mesmo dia, vou reservar um hostel qualquer e passar a noite por lá. 😉 Obrigada!

    • Oi Karen,

      Seu comentário foi um presentão de ano novo. Obrigado.

      PPS é um lugar pequeno, não acredito que será problemas chegar á rodoviária. Isso se não houver atrasos com o voo, o que não é difícil.

      Pesquise para ver quais os hotéis com vagas caso precise dormir por lá…anote os telefones, pois a maioria oferece traslado entre hotel e aeroporto.

      Abraços e Feliz 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *