10 igrejas mais bonitas do mundo para uma experiência única

10 igrejas mais bonitas do mundo para uma experiência única

Visitar as igrejas mais bonitas do mundo é uma experiência única. Além de conhecer melhor a arquitetura sacra, também é uma forma de entender a relação do mundo com as diferentes religiões.

É por isso que eu fui pesquisar a fundo para saber quais são as igrejas mais incríveis do mundo e descobri lugares maravilhosos que, com certeza, valem a visita. Sejam construções católicas, protestantes ou santuários, cada uma delas representa um período histórico importante e demonstram uma interpretação inédita de como as pessoas olham para o religioso.

A arte sacra, há séculos, é um destaque da cultura humana – principalmente com a difusão do catolicismo -, já que a construção de igrejas com materiais nobres se tornou regra, evidenciando uma forma de representar a importância do sagrado. Por esse motivo, a ostentação em cada uma delas sempre é algo que impressiona.

Saindo um pouco do roteiro tradicional de igrejas como a Catedral de Notre Dame, em Paris, ou da Sagrada Família, na Espanha, igualmente belas e importantes e cartões-postais obrigatórios para quem visita os dois destinos, a ideia é ir além e olhar com carinho para algumas das maiores igrejas do mundo e outras construções que representam a busca do homem pela conexão com o Reino dos Céus.

Aproveite => Melhores ofertas de hotéis do mundo

Seguro Viagem »

 

Quais são as igrejas mais bonitas do mundo?

  1. Santuário Las Lajas, Colômbia
  2. Igreja Borgund Stave, Noruega
  3. Catedral de São Basílio, Rússia
  4. Catedral de Sevilha, Espanha
  5. Igreja da Luz, Japão
  6. Igreja Fortificada de Viscri, Romênia
  7. Sainte-Chapelle, França
  8. Catedral de Lima, Peru
  9. Catedral de Colônia, Alemanha
  10. Igreja Gergeti Trinity, Geórgia

A boa notícia é que algumas das igrejas mais visitadas do mundo são também as mais bonitas, ou seja, não é difícil colocar uma delas no seu próximo roteiro de viagem. Fique atento e anote os nomes abaixo:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours guiados pelo mundo »

 

Igrejas incríveis pelo mundo

Você precisa de ajuda para saber o porquê de visitar cada uma dessas construções? Pois bem, agora é hora de conhecer um pouco mais e ver fotos das igrejas mais lindas do mundo. Será impossível resistir ao passeio depois de terminar este artigo!

 

1) Santuário Las Lajas, Colômbia

Igrejas da Colômbia
Santuário las Lajas, localizado sobre um cânion. | Foto: GameofLight, via Wikimedia Commons.

Com uma localização que, por si só, já é dramática, o Santuário de Las Lajas parece o cenário de um filme de época e é sem dúvida uma das igrejas mais bonitas do mundo. Ela fica a 100 metros de altura, no cânion do Rio Guáitara, na Colômbia, e se tornou ponto de chegada de peregrinos do mundo inteiro.

Reza a lenda que durante uma forte tempestade no século 18, a Virgem Maria apareceu diante de uma mulher e sua filha surda e muda, o que, com certeza, colabora para o clima de admiração e santidade do lugar.

Construída entre os anos de 1916 e 1949, ela segue o estilo gótico e conta com uma ponte que a conecta ao outro lado do cânion. A vista, aliás, é de tirar o fôlego! Animado com a ideia? Aproveite para descobrir as cidades mais bonitas da Colômbia.

Importante => Vacinas obrigatórias para viajar

 

2) Igreja Borgund Stave, Noruega

Igrejas pelo mundo
Borgund Stave e sua impressionante arquitetura.

Acredite se quiser, a igreja de Borgund Stave foi construída em 1180. Fato, ela pode não ser a igreja mais antiga do mundo (existem outras datadas de antes de Cristo!), mas com certeza tem uma das histórias e arquiteturas mais incríveis.

Basicamente, a população do pequeno vilarejo de Borgund, na Noruega, viu a necessidade de construir uma nova igreja, já que as demais apodreceram por causa do tempo de contato da madeira com o chão cheio de neve.

A nova versão, então, foi feita com uma base de pedra. A partir dali, mais de 2.000 pedaços de madeira foram usados na estrutura, que têm cruzes esculpidas no seu interior e até água benta foi usada durante o processo.

Hoje, a construção não é mais usada como igreja, mas como um museu mantido pela Sociedade de Preservação de Antigos Monumentos Noruegueses.

Descubra => Como transportar remédios no avião

 

3) Catedral de São Basílio, Rússia

Catedral na Rússia
Igreja de São Basílio é o cartão-postal de Moscou.

Localizada na imponente Praça Vermelha, na Rússia, a Catedral de São Basílio é uma construção ortodoxa feita entre os anos de 1555 e 1561.

Foi construída sob ordens de Ivan, o Terrível, depois de vencer a batalha de Kazhan e deve ser um dos pontos turísticos de Moscou e lugar mais colorido de todo o país, e claro, uma das igrejas mais bonitas do mundo.

A ideia dos domos é ser uma representação da Cidade de Deus que foi revelada a São João, o Divino, o que torna a catedral ainda mais impressionante e grandiosa. Agende um tour guiado pela Catedral de São Basílio.

Aliás, diz a lenda que o czar, depois que a igreja foi finalizada, ficou tão contente com o resultado que mandou cegar o arquiteto para que ele nunca mais fizesse qualquer coisa semelhante em vida. Bizarro, não? Leia outras curiosidades da Rússia.

Economia => Quanto custa usar internet na Europa

 

4) Catedral de Sevilha, Espanha

Igrejas da espanha
Catedral de Sevilha é a maior igreja cristã.

Considerada a maior igreja da cristandade, a Catedral de Sevilha é impressionante. E o mais curioso é que ela foi construída em cima de uma importante mesquita, tanto que algumas de suas partes ainda remetem ao passado muçulmano. Confira um tour guiado pela Catedral de Sevilha.

Pátio de Los Naranjos hoje é cheio de laranjeiras, mas costumava ser usado pelos fiéis para as abluções (rituais de purificação).

O campanário de La Giralda ainda possui o formato dos minaretes, as torres típicas de uma mesquita, e que são datados do século 12. Ao longo do tempo, porém, cada elemento que lembra o islã foi substituído por símbolos do cristianismo, incluindo um cata-vento, no final do século 16.

   

Se essas informações não são o suficiente para convencer você a visitar a catedral, considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, diz-se ainda que por ali está o túmulo de Cristóvão Colombo, sustentado pelas figuras que representam os reinos de Castela, Aragão, Navarra e Leão.

Programe-se => Roteiro de viagem em Sevilha

 

5) Igreja da Luz, Japão

Igreja no Japão
Premiada arquitetura da Igreja da Luz. | Foto: Mith Huang, via Creative Commons.

Chamada originalmente de Ibaraki Kasugaoka, a Igreja da Luz fica nos subúrbios de Kobe, no Japão. É uma raridade: uma igreja protestante em um país tradicionalmente budista.

Desenvolvida pelo arquiteto Tadao Ando, vencedor do prêmio Pritzker (um dos mais importantes da arquitetura), o que chama atenção na construção é a forma como recebe a luz: por meio de uma cruz vazada na parede.

O resultado é tão arrebatador que é impossível não sentir uma forte conexão espiritual dentro. Ah, um detalhe: para visitar a Igreja da Luz, é preciso agendar com antecedência, por isso, não esqueça de passar no seu site oficial antes de ir.

Descubra => Pontos turísticos de Tokyo, no Japão

 

6) Igreja Fortificada de Viscri, Romênia

Catedrais da Romênia
Imponente igreja fortificada. | Foto: Bogdan Croitoru, via Wikimedia Commons.

Igrejas fortificadas são impressionantes de qualquer forma, mas a de Viscri, na Romênia, é um espetáculo à parte e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Construída em 1100 pela população szekler, ela foi tomada por colonizadores saxões em 1185.

É uma construção tão impressionante que parece um castelo, com muros que serviram de proteção durante o período de guerras – não à toa, ela foi considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, já que é uma das poucas heranças deixadas pelos saxões de língua germânica no mundo. Confira um tour pela Catedral Fortificada de Viscri.

Imperdível => Roteiro na Romênia

 

7) Sainte-Chapelle, França

Igrejas de Paris
Belíssimo e impressionante interior da Sainte-Chapelle. | Foto: Didier B., via Wikimedia Commons.

A cidade de Paris é repleta de catedrais famosas, mas a Sainte-Chapelle foi feita com tanto capricho que é impossível deixá-la de fora dos passeios imperdíveis em Paris.

O motivo de uma arquitetura tão bem pensada é porque a igreja foi construída com o objetivo de armazenar algumas das maiores relíquias da cristandade – como a suposta coroa de espinhos de Jesus Cristo, hoje na guardada na Notre Dame.

Ela é considerada uma obra prima do estilo gótico, e conta com os vitrais mais antigos de toda a França, decorando a capela superior e inferior, e com algumas das janelas medindo até 15 metros de altura. É um deleite para os olhos, com certeza. Agende o seu ingresso da Sainte-Chapelle.

Pela Europa => Turismo religioso na Itália

 

8) Catedral de Lima, Peru

igrejas latinas
Catedral de Lima. | Foto: Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

Um marco da cidade, a Catedral de Lima, a capital do Peru, teve que ser reconstruída cinco vezes, desde a sua inauguração em 1555, por danos causados por terremotos.

A ideia sempre foi manter a planta e o desenho original da construção, feita no melhor que o estilo barroco tinha a oferecer na época, tornando-se uma das igrejas mais bonitas do mundo.

Ali, você encontra o túmulo de Francisco Pizarro, famoso explorador espanhol conhecido como o “conquistador do Peru”, além de um museu de arte sacra, que funciona aos fundos da catedral. Veja mais pontos turísticos de Lima.

Escolha => Melhores passeios do Peru

 

   

9) Catedral de Colônia, Alemanha

Igreja gótica
A arquitetura gótica da catedral alemã.

A quinta igreja mais alta do mundo e Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a Catedral de Colônia é um símbolo dessa cidade da Alemanha. Atrás do altar, existem duas arcas que merecem atenção, uma prata e outra de ouro, que guardam as supostas ossadas dos três reis magos, trazidas de Milão em 1164. Veja um tour pela Cidade Velha de Colonia.

Apesar de muitos séculos de história, a Catedral passou por momentos complicados. Originalmente, ela levou mais de 600 anos para ser finalizada, e, quando foi completada, em 1888, era considerado o prédio mais alto do mundo. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi alvo de ataques de bombas aéreas, mas resistiu – e a sua reconstrução terminou alguns anos depois do fim da guerra, em 1956.

Imperdível => Cruzeiro turístico por Colonia, na Alemanha

 

10) Igreja da Trindade de Gergeti, Geórgia

Igreja da Georgia
Paisagem ao entorno da igreja também é um espetáculo.

Lá na distante Geórgia, a Igreja da Trindade de Gergeti está há mais de 2100 metros acima do nível do mar e também é uma das igrejas mais bonitas do mundo.

A construção e a vista em si são de tirar o fôlego, o que, com certeza, valem o passeio. Para chegar até lá, você pode se aventurar em uma caminhada de até três horas ou fazer um passeio de até 40 minutos de carro até o topo, saindo do vilarejo mais próximo. Ou contrate um tour para Igreja da Trindade de Gergeti.

Durante a dominação soviética, todos os serviços religiosos que aconteciam ali foram proibidos ou suspensos e a Igreja servia apenas como um museu para visitação. Ela só voltou a ser usada com o seu propósito inicial depois da queda do muro de Berlim, em 1989.

Roteiro => Melhores destinos na Europa

 

Por que visitar essas igrejas?

Talvez você busque apenas uma conexão espiritual, mas a verdade é que essas igrejas contém muita história. Algumas sobreviveram a guerras e invasões, e eram usadas como centro estratégico e até político, séculos e séculos atrás. Outras foram feitas com o único objetivo de tentar trazer o céu mais próximo da terra e sua beleza cumpre esse papel muito bem.

De qualquer maneira, as construções aqui listadas podem não entrar na categoria “igreja mais moderna do mundo”, mas fazem jus quando o assunto é registro histórico e beleza.

Todas elas, com toda a sua trajetória, lembram uma busca constante do homem pelo contato com o divino – mesmo que esse contato tenha sido distorcido por interesses pessoais e a conquista dos povos.

No mínimo, é uma forma diferente de você conhecer mais sobre a história de cada um desses lugares e, claro, ver de perto construções impressionantes e lindas.

E, para finalizar, veja um vídeo do site oficial de turismo da Geórgia, essa país da Europa, com imagens do país e até da igreja citada neste post:

Agora que você conhece as igrejas mais bonitas do mundo, compartilhe este post com aquela pessoa que adoraria dar a volta ao mundo em busca delas com você!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *