Início / Dicas / Como escolher o hotel ideal para bebês: comodidades essenciais

Como escolher o hotel ideal para bebês: comodidades essenciais

Tem dúvidas de como escolher o hotel ideal para bebês? Neste post darei dicas para te ajudar na hora de escolher uma hospedagem para viajar com o bebê e também para criança pequena, já que os aspectos a serem considerados não vão variar muito.

Se você viaja com bebê existem algumas dicas para escolher onde ficar que devem ser levadas em conta no momento de definir qual deles atenderá melhor suas necessidades. Vou compartilhar aqui o que são minhas prioridades quando procuro hospedagem ao viajar com minha filha.

Viajamos desde que ela tinha quatro meses e desde então quando marcamos uma viagem, um dos principais itens que nos propomos a pesquisar bastante é o hotel. Observar bem a localização e as facilidades oferecidas pela sua hospedagem vão tornar a experiência de viagem melhor e mais proveitosa.

Planeje-se => Melhores hotéis em oferta no Brasil

Como funciona o seguro viagem infantil?

 

Como escolher o hotel ideal para bebês?

Hotel ideal para bebês
Viajar com bebês e crianças requer um planejamento prévio.

Quando viajamos o que a gente busca é sair da rotina e experimentar coisas novas, porém existem detalhes que se pensados e providenciadas com antecedência fazem com que os momentos sejam mais agradáveis e os imprevistos que atrapalham sejam minimizados para que, no fim, possamos aproveitar mais a parte boa e prazerosa de viajar com nossos bebês.

Viajar com bebê requer planejamento prévio, não adianta. A fase do improviso e do “vamos ver no que dá” quando chegar ao destino funciona muito bem viajando sozinho ou em casal.

Contudo, com bebê envolvido, é sempre muito mais prudente providenciar um teto para chamar de seu durante a viagem e garantir que esse espaço tenha aquilo que será necessário para bem substituir sua casa no decorrer do período.

Confira => Spas e resorts incríveis para gestantes

 

Tipos de hotel para ficar com bebê

Mini cozinha no quarto

Viajando com bebês
Veja a estrutura do quarto e se há mini cozinha nele.

Procure um hotel cujos quartos tenham uma mini cozinha, um espaço onde se pode preparar a própria comida do seu bebê – se você viaja com um bebê que mama apenas no peito é a glória! Quando viajei com minha filha pela primeira vez foi assim. Não há preocupação, o alimento está disponível sempre.

Porém, se seu bebê mama no peito, mas você complementa com fórmula, já é interessante escolher um hotel que tenha ao menos um micro-ondas e uma pia.

Embora possa fazer todas as refeições em restaurantes, sempre há a possibilidade de a criança querer mamar para dormir ou precisar de um reforço na alimentação do dia. Nesses casos, você não precisaria sair do quarto para providenciar.

Com crianças que já passaram pela introdução alimentar, ter onde preparar as refeições no seu hotel é ainda mais importante.

Comigo já aconteceu de ter que fazer um macarrão na viagem para que minha filha comesse, ela não curtiu a culinária local (estávamos na Colômbia) e passava os dias entre sucos e mamadeiras. Como ela come super bem, logo pensei que sentiria falta de algo sólido para comer e preparei no quarto à noite uma massa rápida, que foi muito bem recebida.

Dicas => Como viajar de avião com crianças

 

Restaurante próprio

Viagem com bebês
Ter restaurante no hotel é uma das dicas na hora da escolha.

O hotel ideal para viajar com bebê deve ter restaurante próprio. Como já dito acima, é claro que se pode fazer todas as refeições em restaurantes durante os passeios. Afinal, faz parte da imersão cultural experimentar a culinária local. Porém, quando se viaja com bebê é natural que sua programação seja predominantemente preenchida de passeios diurnos.

Com um bebê para cuidar, é natural que a gente se canse mais e queira no fim do dia retornar ao hotel para encerrar o dia. Nada melhor então do que poder relaxar de pijama enquanto o jantar é trazido no quarto, ocasião em que o bebê pode até já estar recolhido, dormindo.

Pode ser também que o lugar que está visitando esteja muito frio à noite e não ter necessariamente que sair é uma boa comodidade. Para quem viaja com crianças pequenas é interessante também porque restaurantes geralmente tem o menu kids para agradar o paladar dos pequenos.

Além disso, você pode precisar de alguma coisa específica, um suco de fruta, por exemplo, fora do horário do café da manhã, caso não tenha no quarto, vai facilitar e conferir conforto para sua estadia.

Importante => Documentos necessários para viajar com menor de idade

 

Serviço de lavanderia

Hoteis para bebes de até 1 ano
Crianças sujam muitas roupas, por isso, é importante serviço de lavanderia.

Em tempos de pagamento para despachar bagagem é uma escolha inteligente viajar leve, com pouca bagagem. Quem viaja com criança sabe o desafio que é fazer mala apenas com o essencial, já que apesar de tão pequenos, os bebês tem grandes necessidades.

Se o hotel que você escolheu oferece serviço de lavanderia, ficará mais tranquilo fazer a mala sabendo que se acontecer de precisar lavar algumas peças de roupa não haverá dificuldade.

Bebês fazem muitas trocas por dia e, às vezes, será inevitável utilizar o serviço. Será muito prático não precisar procurar e já ter perto de você.

Entenda => Quais remédios são permitidos em viagem de avião

 

Localizado em região tranquila

A localização do hotel ideal é afastada do agito. Sim, já foi o tempo em que bom era ficar próximo dos bairros mais festivos, com grande programação noturna com música alta tocando. Ao viajar com bebê, um local tranquilo garante não só para ele, mas para você também, uma boa noite de sono reparador.

A maioria das grandes cidades tem ótimos bairros mais tranquilos para se hospedar que são muitas vezes vizinhos dos agitados. Não significa que você tenha que abrir mão de ficar num local vibrante e interessante. Saindo do burburinho do bairro da moda há sempre ótimas opções, basta pesquisar com essa dica na cabeça.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Economia  => Como fazer enxoval de bebê em NY?

 

Berço no quarto

Hoteis recomendados para bebês
Solicite ao hotel que coloque berço no quarto.

O hotel ideal para bebês deve oferecer um berço para o seu bebê, ainda que seja daqueles portáteis. Informe no momento da reserva que você precisa de um berço no quarto para que o hotel possa se programar e colocá-lo lá no dia do seu check-in.

É importante o aviso para que não haja o risco de chegar e os berços que o hotel dispõe já terem sido solicitados por outros hóspedes. Mesmo se houver uma cama extra no quarto, ainda assim o berço será útil por questões de segurança e porque você poderá usar essa cama como trocador do bebê e deixar os produtos de troca de fralda ali dispostos.

Gratuito => Sabia que criança pode viajar sem pagar?

 

Banheira para bebê

Se você se acostumou, desde cedo, a dar banho no seu bebê no chuveiro esse item não irá te preocupar. Mas, se você sempre deu banho apenas na banheira pode ser que sinta falta dela na viagem. Assim, vale mandar uma mensagem para o hotel e verificar se eles tem uma banheira de bebê para disponibilizar.

Pela minha experiência pessoal posso dizer que nas minhas viagens nacionais tive mais sorte que nas internacionais. Fiquei em hotéis grandes e consegui uma banheira nessas ocasiões. Acho super legal quem toma banho junto, mas eu nunca fiz assim, e acostumei a pequena na banheira.

Em viagens que fiz pelo nordeste do Brasil, por exemplo, sempre consegui uma banheira. Se você não quer arriscar vale comprar uma portátil, tem algumas no mercado (inflável ou dobrável) e resolvem o problema, se isso for importante para sua comodidade.

Dúvida => Grávida pode viajar?

 

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Segurança e Acessibilidade 

Lugares para viajar com bebê
Verifique se há escadas no hotel | Foto: Jorge Royan, via Wikimedia Commons.

Ao reservar um hotel, verifique pelas fotos como é o quarto e se imagine lá com seu bebê, com isso você vai perceber que escadas não são uma boa pedida, principalmente se a criança já engatinha ou anda.

Ninguém merece ficar atrás da criança o tempo todo preocupado com quedas. Verifique se há sacadas e se tem rede de proteção ou se é possível fechar o acesso de dentro do quarto, se há uma porta com tranca interna.

Outra dica importante é verificar a acessibilidade do prédio. Já caí no erro de não considerar uma escadaria na frente do apart-hotel que me hospedei e que não tinha rampa. Cada saída nossa tínhamos que carregar o carrinho de bebê nos braços e na volta a mesma coisa, até chegar no elevador eram dois lances de escada.

Só de pensar em sair uma segunda vez no dia já me dava um desânimo. Dificuldade de locomoção com criança é dose já que a gente naturalmente carrega mais coisas, ter acesso livre e desembaraçado garante praticidade.

Passeio infantil => O que fazer em São Paulo com as crianças?

 

Avaliações de outros hóspedes

Uma última dica, leia as avaliações dos viajantes sobre o hotel que você está considerando ficar. Na internet, você encontrará opções de hospedagem e também as avaliações de hotéis, pousadas e resorts. Há inclusive sites que são exclusivos de experiências de viajantes, onde é possível ver avaliações e comparar.

Quando fizer isso dê importância para os depoimentos de viagem em família porque serão os mais próximos da sua realidade. E use o bom senso, pois sempre haverá críticas até para a hospedagem mais exclusiva. De qualquer modo, é um ótimo parâmetro para decidir entre aqueles hotéis que cumpriram os itens anteriores da nossa listinha.

Confira => Como tirar o certificado de vacinação contra a febre amarela

 

Dicas de hospedagem baby-friendly

Dicas para viajar com bebês
Procure hotéis com serviços exclusivos para bebês.

Esses são os principais itens a se observar para que você possa encontrar o hotel ideal para viajar com bebê e desfrutar ótimos e inesquecíveis momentos, com praticidade, sendo objetivo indo direto aos pontos mais relevantes.

Não é nenhum bicho de sete cabeças programar sua viagem, ao contrário, o planejamento te dá mais segurança e tranquilidade para embarcar e curtir.

Aqui foram as dicas mais gerais, que se pode aproveitar para qualquer estadia. Porém, se você vai a um resort, é interessante então escolher um baby-friendly.

Esse tipo de hotel costuma oferecer comodidades como playgrounds, brinquedoteca, serviço de babá, recreação para crianças, disponibilizam carrinhos de bebê (e você não precisa levar o seu), baby copa (cozinha que fica aberta 24 horas para preparo de comida) e toda uma estrutura preparada para seu bem estar e o da criança.

O que achou das dicas? Conte nos comentários o que é mais importante na hora de viajar com seu bebê.

 

Leia os últimos posts do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *