Homestay: tipos de alojamento em intercâmbio pelo mundo

Homestay: tipos de alojamento em intercâmbio pelo mundo

Se você está pensando em fazer um intercâmbio para qualquer parte do mundo, então saiba que é importante conhecer o Homestay.

Essa modalidade é mais conhecida como o tipo de hospedagem em “casa de família”. Funciona assim: uma família nativa do lugar recebe você como hosts dentro da sua própria casa.

No Brasil, aliás, esse conceito de homestay é menos popular, mas fora do país essa é a forma mais comum de intercâmbio. Inclusive, você pode aproveitar o homestay na Austrália, EUA e Canadá. Esses são os lugares mais famosos por receber intercambistas.

No Canadá, por exemplo, o destino mais procurado de homestay é Toronto. Se você pensar na tradução de homestay de forma literalmente, é “ficar em casa”.

E, na verdade, é isso que acontece, apenas com algumas regras, é claro. Mas não pense que é um tipo de hospedagem apenas para adolescentes: ficar em casas de famílias é praticado por pessoas de todas as idades.

Você ficou com dúvida sobre esse tipo de alojamento? Então confira as minhas principais dicas a seguir e conheça mais sobre o Homestay!

Planeje sua viagem => Seguro viagem

 Melhores tours guiados do mundo »

 

O que é Homestay?

homestay intercâmbio
É uma plataforma de busca de hospedagem para viajantes, trabalhadores e estudantes.

O Homestay é uma plataforma que disponibiliza a busca de hospedagem para viajantes, trabalhadores e estudantes. Nele você se hospeda na casa de uma família local, vivendo a experiência cultural ao máximo.

Em muitos casos, inclusive, o homestay é mais barato do que alojamentos de escolas e universidades, por isso é tão procurado.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Para quem se destina e quais os tipos

homestay canada
Homestay é destinado em especial aos estudantes.

Sem dúvida, o homestay é destinado em especial aos estudantes, independente da faixa etária. Embora seja comum entre adolescentes que fazem intercâmbio, isso não é uma regra.

Mas isso quer dizer que é uma modalidade apenas para estudantes? Não! Seja a trabalho ou por turismo, você também pode procurar por uma opção de homestay.

Esse tipo de alojamento é uma boa opção principalmente porque você vive uma imersão na cultura local ao dividir a casa com pessoas nativas. Por isso, é ótimo para quem deseja aprender ou praticar melhor a língua do país.

homestay meaning
Você também pode procurar por uma opção de homestay para trabalho.

Apesar de variar conforme cada caso, pode ser que você seja convidado até mesmo para viagens junto com a família, por exemplo. Tudo isso é um bônus a mais desse tipo de experiência e que pode valer muito a pena!

Eu, particularmente, gosto de ficar em alguns destinos com mais liberdade e privacidade. Porém, sem dúvida quando fiquei em casas de famílias locais o aprendizado foi muito maior, pois tudo depende do objetivo da sua viagem!

Veja diversas dicas de tipos de intercâmbio para estudar e trabalhar fora do país, além de outras para te ajudar a escolher entre os destinos para intercâmbio e tudo sobre o seguro viagem para intercâmbio.

 

Onde há homestay?

homestay toronto
Países da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália são os mais comuns.

Além dos destinos citados no início do artigo, como Austrália, Estados Unidos e Canadá, destaque para Toronto, o Homestay é disponibilizado com opções em vários países da Europa.

A Irlanda e a Inglaterra, por exemplo, também se destacam nessa modalidade. Alguns países recentemente chamaram mais atenção por contarem cada vez mais com opções de homestay.

Entre eles estão França e Espanha. Para esse caso, não esqueça de checar quais os tipos de visto para Europa se encaixam no que você precisa.

Tudo sobre => Chip internacional

 

Como criar uma conta no Homestay?

dicas de homestay
Basta acessar a plataforma e clicar em “Cadastro”, selecionando “Cadastro de hóspede”.

O site Homestay é mais conhecido para quem procura oportunidades de quartos em casas de família ao redor do mundo. Para criar uma conta basta acessar a plataforma e clicar em “Cadastro”, selecionando “Cadastro de hóspede”.

Você deverá cadastrar algumas informações pessoais para o site e também preencher o seu perfil. A ideia é que ele seja atrativo, com uma foto sua e bem claro quanto ao que busca no site.

Descubra => Como ganhar dinheiro viajando pelo mundo

 

Qual é o preço?

quanto custa ficar em casa de família
Preços variam conforme o tipo de lugar que você escolher.

Ao contrário de outras plataformas semelhantes, o Homestay também é pago, mas não existe um plano específico. Na verdade, o que você irá pagar é pelo lugar que escolher, e nele estará sempre uma taxa de serviço de 15%.

Então, o valor dependerá do quarto que você optar. Em alguns casos a cobrança é por noite, em outras por semana ou mês.

O Homestay permite que o host defina isso por conta própria e você poderá simular esse valor conforme o lugar que encontrar.

Além do quarto, o valor pode ou não incluir alguma outra comodidade, mas isso também varia de acordo com cada host. O site, por exemplo, estimula o host a oferecer café da manhã, mas isso não é obrigatoriamente incluído.

Portanto, avalie sempre no perfil se existe algum adicional antes da reserva. Em alguns casos eles podem incluir valores extras e você escolhe se deseja pagar ou não. Serviço de lavanderia e roupas de cama são alguns exemplos deles.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Dicas baseadas na minha experiência

Dê credibilidade ao perfil

dicas de intercambio
Dê credibilidade ao seu perfil e seja sempre honesto.

Essa dica citei mais acima, mas agora vou falar um pouco melhor dela, afinal, pode ser decisiva. O seu perfil é o primeiro contato que o host terá consigo, então é claro que deve passar confiança e simpatia.

É importante que você consiga falar em poucas palavras um pouco de si. Além disso, seja honesto nos seus dados e confira a verificação de e-mail e telefone.

Elas dão mais credibilidade ao seu perfil para Homestay e fazem com que ele isso seja bem avaliado pelos hosts.

Leia também => Como economizar com hospedagem

   

 

Planeje com antecedência

vale a pena ficar em homestay
Planeje com antecedência para conseguir as melhores opções de hospedagens.

É claro que você vai encontrar opções de última hora de Homestay, mas as melhores hospedagens devem ser negociadas com antecedência.

Quanto mais cedo você procurar, maior a chance de encontrar algo realmente bom e mais barato.

E não se esqueça de que alguns quartos podem ser bem concorridos. Então, negociar a sua ida com pelo menos 3 meses de antecedência não é exagero!

E mais =Como economizar na compra de passagens aéreas

 

Questione as regras da casa

regras de intercambio
Questione as regras da casa para evitar tantos choques culturais,

Não se esqueça de que você está na casa de outra pessoa. Embora esteja pagando pelo seu espaço em Homestay, sempre que se compartilha uma moradia é importante conhecer as regras dos espaços de uso comum.

O que aprendi também ao longo do tempo é que culturas diferentes da minha podem ter hábitos bem distintos. Quando você está por dentro das regras, evita que alguns choques culturais possam atrapalhar a estadia.

Então, a dica é perguntar sobre tudo assim que você chegar, desde como lavar a roupa até a questão da limpeza da casa. É importante que você saiba o que é sua responsabilidade e como outros moradores seguem a rotina.

E para os brasileiros que vão para o exterior, uma dica adicional: cuidado com o banho! Outras culturas não entendem muito bem porque os brasileiros demoram no banho ou têm essa rotina diária.

É mais um choque cultural para você ficar atento!

Como usar => Internet fora do Brasil

 

Se necessário, troque de lugar!

como escolher o homestay
Se necessário, troque de lugar!

Algo não deu certo no lugar em que você está? Não era exatamente como o perfil apresentava? Você não está se sentindo confortável no Homestay? Então, mude!

Algo muito importante que aprendi é justamente isso sobre não ficar onde estou me sentindo mal. O ideal é entrar em contato com o suporte do site para esclarecer a situação.

Dependendo do motivo, eles podem ou não oferecer alguma ajuda. No entanto, verifique sempre as regras de cancelamento antes de finalizar a reserva.

Assim, saberá o custo caso desista do lugar e tenha que reservar outro sem prejuízos financeiros. E não se esqueça: insistir em um lugar apenas porque já pagou pode estragar toda a sua experiência.

Descubra => Erros comuns que fazem viajantes perder tempo e dinheiro

 

Negocie!

pesquisa de preço para hospedagem
Mande mensagens e negocie preços e regras.

Você gostou muito de um lugar, mas o preço está um pouco acima do que pretendia? Então não tenha vergonha de negociar!

Envie uma mensagem ao host se apresentando e falando sobre o que você irá fazer na cidade e por quanto tempo ficará. Em alguns casos, se possível, você pode oferecer algum pagamento adiantado ou algo do gênero.

Muitas vezes o host prefere receber alguém por 6 meses do que apenas 3 meses, e assim pode surgir um desconto. Essa pode ser a sua chance de melhorar o valor da estadia!

Como funciona => Turismo colaborativo

 

Leve uma lembrancinha!

presentes para o host
Leve sempre uma lembrancinha aos anfitriões.

Lembro-me que quando fui para a casa de uma família na França, levei duas singelas lembranças de Portugal, onde moro. E sem dúvida aquele cuidado especial foi o que ajudou a quebrar o gelo inicial que é tão comum.

A “lembrancinha” não é obrigatória e nem todos conseguem levar, obviamente. Mas, se você puder, leve algo da cidade em que mora ou está.

Uma dica interessante é que quase todo mundo admira o artesanato brasileiro, então não se esqueça disso!

   

Como resolver => Passaporte perdido

 

Não reserve sem conversar!

como tirar dúvidas no homestay
Não reserve sem conversar!

Antes de concluir qualquer reserva, converse com o seu host. Apesar de algumas informações parecerem óbvias, é sempre importante confirmar tudo.

Essa dica não é apenas para que você possa questionar tudo aquilo que tem dúvidas. Na verdade, é uma forma de ir conhecendo as pessoas com quem dividirá uma casa. Bom, convenhamos que isso é fundamental!

Vai viajar? => Como contratar um seguro viagem

 

Informe as suas restrições

o que informar ao homestay
Informe suas restrições, seja alimentar ou alergias, inclusive de animais.

Se o lugar inclui refeições, mas você é vegetariano(a), o que fazer? Conversar, é claro! O mesmo vale para qualquer outro tipo de restrição que você tenha, como alergias, por exemplo.

Uma das casas onde fiquei tinha dois gatos. Como eu nunca havia morado com gatos, sequer sabia que poderia ter alguma alergia, mas foi o que aconteceu.

Felizmente, o pessoal da casa foi bem compreensivo e me deu inclusive remédios.

Confira => Cidades mais lindas do mundo

 

Seja independente

regras pra ficar em casa de familia
Seja independente, cuide de suas roupas e faça suas compras.

Tudo bem que você está na casa de uma família, mas não é parte dela, então evite ser dependente. Isso não significa que não pode interagir com eles, muito pelo contrário, mas que seja independente para as suas tarefas.

O que sempre procuro fazer é eu mesma cuidar das minhas roupas, compras no supermercado e até mesmo a limpeza do quarto.

Não espere que alguém faça isso por si, pois você está pagando pelo quarto, não por cuidados especiais, certo?

Descubra => Como usar celular no exterior

 

O Homestay é para mim?

Eu não sei o que você pretende ao viajar, mas com certeza poderá se encontrar no Homestay! Essa é uma forma de se hospedar com valores mais justos, mas também de se integrar a uma cultura por completo.

Independente da sua idade ou se está indo trabalhar ou estudar, o Homestay pode valer muito a pena!

A dica é entrar no site, pesquisar bastante e enviar algumas mensagens para entender melhor como essa modalidade funciona. Tenho certeza de que estará com muitas histórias para contar!

Você já conhece a plataforma Homestay? Conte como foi a experiência! Nos vemos nos próximos artigos!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *