Roteiro de Gabriel García Márquez em Cartagena

por Aline Schons

Roteiro de Gabriel García Márquez em Cartagena

É possível fazer um roteiro de Gabriel García Márquez em Cartagena. Também conhecido como Gabo, nasceu em uma cidadezinha chamada Aracataca, em 1927. O pequeno município da Colômbia, hoje com cerca de 40 mil habitantes, fica distante cerca de 250 km de Cartagena cidade turística da América do Sul.

É em Aracataca que fica a Casa Museu Gabriel García Márquez, reconstrução do local onde o escritor passou a infância. A cidade é ainda inspiração para Macondo, a aldeia fictícE ia da obra Cem Anos de Solidão, considerada por muitos a obra prima de Gabriel e certamente o livro mais famoso.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Cartagena

Seguro viagem para Colômbia »

 

Roteiro de Gabriel García Márquez em Cartagena

Gabo viveu em Bogotá, Cartagena das Índias, Paris, Havana e Barcelona, mas passou boa parte de sua vida na Cidade do México. Foi lá que faleceu, em 2014, aos 87 anos de idade, em decorrência de um câncer reincidente.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cartagena »

 

García Márquez e Cartagena

História de Gabriel García Márquez
Fonte: Festival Internacional de Cine en Guadalajara, via Wikimedia Commons.

Fugindo da violência de Bogotá, onde cursava direito na Universidade Nacional da Colômbia, em 1948, o jovem García Márquez mudou-se para Cartagena. O futuro escritor chegou a continuar a graduação na universidade local, mas não a concluiu.

Em vez disso, começou a trabalhar como colunista para o jornal El Universal e apaixonou-se pelo jornalismo. Mesmo com as mudanças, nunca deixou de exercer o ofício.

Na literatura, variou entre obras de ficção e não-ficção. Foi justamente seu gosto por leituras que o fez seguir a carreira como jornalista sem nunca ter se formado.

Tinha também o sonho de ser cineasta. Chegou a estudar cinema no Centro Experimental de Cinematografia de Roma e fundou a Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Mas fez sucesso mesmo como escritor.

Viaje para Cartagena e conheça o lugar onde Gabo viveu
Gabo ao lado de Jorge Amado e Adonias Filho| Fonte: Eadonias, via Wikimedia Commons.

Seu primeiro romance, de 1955, chamou-se La Hojarasca. Nele, o autor apresenta pela primeira vez a região de Macondo, depois perpetuada em Cem Anos de Solidão. Como reconhecimento de seu trabalho, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

E assim foi a vida de Gabo, variando entre romances, contos, crônicas e reportagens jornalísticas, misturando sonho e realidade. Para ele, ficção e jornalismo se influenciavam reciprocamente.

O escritor não apenas eternizou Cartagena em suas histórias, como também marcou para sempre a história daquela região. A casa que lhe pertencia, embora não seja aberta ao público, é ponto de referência no Centro Histórico da cidade colombiana.

Por fim, desde maio de 2016, estão depositadas no Claustro de La Merced, pertencente a Universidade de Cartagena, as cinzas de García Márquez.

O local fica a cerca de 450 metros da casa mencionada anteriormente e ostenta também um busto em sua homenagem.

 

Livros de Gabriel García Márquez

Entre suas obras, há pelo menos três livros que tratam de Cartagena das Índias, como você vê a seguir.

Certamente, as referências à cidade não se limitam a elas, seu trabalho como um todo foi influenciado pela vivência na região e pelo amor por ela. Para saber mais sobre a cidade, leia o post sobre roteiro em Cartagena.

 

1) O Amor nos Tempos do Cólera

Esse livro teve a primeira publicação em 1985. Embora cite diretamente apenas uma vez a cidade, ela serve como cenário e contexto para a história do amor proibido entre Florentino Ariza e Fermina Daza.

“Do alto do céu, como as via Deus, viram as ruínas da mui antiga e heróica cidade de Cartagena das Índias, a mais bela do mundo, abandonada por seus povoadores devido ao medo pânico do cólera, depois de haver resistido a toda classe de assédios de ingleses e tropelias de bucaneiros durante três séculos.”

A cena descreve o momento em que Fermina Daza e Juvenal Urbino voam de balão. As palavras empregadas por Gabo não negam sua admiração pela cidade.

Imperdível => Ônibus turístico em Cartagena

 

A epidemia de cólera

Como o título da obra sugere, o autor descreve a epidemia de cólera vivida em Cartagena das Índias em meados de 1800.

Menciona ainda locais da região como o antigo convento Santa Clara, hoje um hotel 5 estrelas de luxo, Sofitel Legend Santa Clara Cartagena.

“A epidemia de cólera morbo, cujas primeira vítimas tombaram fulminadas nos charcos do mercado, causara em onze semanas a maior mortalidade da nossa história. […] Na terceira semana o claustro do convento Santa Clara ficou à cunha até nas alamedas, e foi preciso habilitar como cemitério o horto da comunidade, que era duas vezes maior.”

Não deixe de conferir o clima e melhor época para ir a Cartagena.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Colômbia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O naufrágio do galeão San José

Em um dos momentos em que mistura ficção e realidade, Gabo conta rapidamente e a história real do naufrágio do galeão espanhol San José.

O fato ocorreu na costa de Cartagena (até então colônia espanhola), mais especificamente entre o Arquipélago do Rosário e a Península Barú.

Estima-se que haviam 600 pessoas a bordo. Quase todas morreram na emboscada armada por ingleses.

“Na sexta-feira 8 de junho de 1708 às quatro da tarde, o galeão San José, que acabava de zarpar para Cádiz com um carregamento de pedras e metais preciosos avaliados em quinhentos bilhões de pesos da época, foi afundado por uma esquadra inglesa diante da entrada do porto, e dois longos séculos depois ainda não tinha sido resgatado. Aquela fortuna jacente em fundos de corais, com o cadáver do comandante flutuando adernado no posto de mando, costumava ser evocada pelos historiadores como o emblema da cidade afogada nas recordações.”

Aproveite => Excursão de bicicleta por Cartagena

O curioso é que no final de 2015 o governo colombiano anunciou que o navio foi finalmente localizado.

No Twitter, o presidente do país, Juan Manuel Santos, comemorou a notícia. Informações divulgadas à imprensa afirmam que o galeão estaria entre 200 e 300 metros de profundidade no mar do Caribe colombiano.

A longa distância da superfície explica o fato de os mergulhadores, tão fascinados pela história, nunca o terem encontrado.

Há ainda uma disputa entre Colômbia e Espanha pela posse da embarcação e seu tesouro. O valor atual da carga seria de 1 bilhão e meio de dólares.

Porém, por enquanto não se pode afirmar com certeza. De concreto mesmo, divulgou-se apenas algumas fotos do navio ainda no fundo do mar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para passar bem na sua viagem, veja quais as comidas típicas e restaurantes em Cartagena.

 

Plaza de los Coches e Portal de los Dulces (ou de los Escribanos)

Além do convento Santa Clara, há algumas referências a Plaza de los Coches e ao Portal de los Dulces, conhecido como Portal de los Escribanos na obra de García Marquez.

O personagem Florentino Ariza escrevia cartas a sua amada e, após o casamento dela com o médico Juvenal Urbino, também a anônimos que solicitavam sua ajuda. Ele cedia seu tempo gratuitamente, sempre inspirado em Fermina.

“Era essa a época em que passava suas horas livres no Portal de los Escribanos, ajudando os enamorados implumes a escrever suas missivas perfumadas, para descarregar o coração de tantas palavras de amor que ficavam dentro dele por falta de uso nos informes da alfândega.”

Se você busca diversão na sua viagem à Colômbia, não deixe de conferir o post sobre a vida noturna em Cartagena.

Adquira => Excursão Playa Blanca saindo de Cartagena

 

Filme

A obra virou filme. O principal local escolhido para gravação não poderia ser outro além de Cartagena.

A película começou a ser gravada em 2006 e estreou em 2007. Entre os artistas do elenco estão Javier Bardem (Florentino Ariza) e a brasileira Fernanda Montenegro, que interpretou a sua mãe (Tránsito Ariza).

Saiba como funciona a internet na Colômbia e o transporte em Cartagena.

Fácil => Trasfer do aeroporto para o centro de Cartagena

 

2) Do Amor e outros Demônios

O livro foi lançado em 1994, mas a inspiração veio de bem antes. Em 1949, quando era repórter de um jornal cartagenero, García Márquez foi cobrir a retirada de restos mortais do antigo convento Santa Clara.

O local há mais de um século já abrigava um hospital. E seria substituído pelo hotel cinco estrelas Sofitel Legend Santa Clara Cartagena, ainda hoje um dos mais famosos de Cartagena.

Sofitel Legend Santa Clara Cartagena
Fonte: Divulgação.

Saliento que há pelo menos dois grandes hotéis construídos em locais que já abrigaram antigos conventos na região: o Sofitel Santa Clara e o Charleston de Santa Teresa.

Os dois situados na Cidade Amuralhada e com estruturas muito bem preservadas, leia mais sobre os melhores hotéis em Cartagena.

Voltando ao que inspirou Gabo. Entre uma escavação e outra, o que lhe chamou a atenção foi a longa cabeleira cor de cobre pertencente aos restos mortais de uma menina.

O fato, associado a uma velha história contada por sua avó, inspirou não apenas a reportagem que escrevia como também o livro que aqui menciono.

A obra conta a história de uma menina de 13 anos, filha de marqueses e criada por escravos. Ela então é mordida por um cão raivoso e tida como possuída pelo demônio.

Assim, Sierva María de Todos los Ángeles é enviada ao convento para que receba ajuda, mas acaba se envolvendo com um padre.

“Ao dobrarem uma esquina apareceu-lhes o convento de Santa Clara, alvo e solitário, com três pavimentos de persianas azuis sobre um depósito de lixo numa praia. O marquês apontou com o indicador. “Aí está”. Depois mostrou à esquerda — “Verás o mar das janelas, a toda hora”. Como a menina não se manifestasse, deu-lhe a única explicação que jamais lhe daria sobre o seu destino: — Vais te acalmar uns dias com as freirinhas de Santa Clara.”

Antes de viajar saiba tudo sobre a moeda da Colômbia, com dicas para gastar menos, e ainda tudo sobre aluguel de carro na Colômbia.

Inesquecível => Excursão de bicicleta por Cartagena

 

Outras referências a Cartagena

Apesar de não citar diretamente a cidade de Cartagena das Índias, há muitas referências a região além do convento.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Entre elas estão o bairro Getsemaní, o morro de São Lázaro, onde fica o Castelo de São Felipe de Barajas (no livro, abriga o hospital Amor de Deus) e, é claro, todo o envolvimento da história em torno do Santo Ofício vivido na região.

“Abrenuncio [um médico] continuou visitando a casa. Não era fácil entender-se com o marquês, mas interessava-lhe a inconsciência dele num subúrbio do mundo intimidado pelo Santo Ofício.

Vale lembrar que existe em Cartagena um museu dedicado a esse período, o Museu da Inquisição.

Saiba tudo sobre o mapa da Colômbia e mais sobre as curiosidades da Colômbia.

 

Filme

Menos conhecido que o anterior, essa película estreou em 2009 e também é gravada majoritariamente em Cartagena. Eu achei esse filme meio chato, simpatizei muito mais com O Amor nos Tempos do Cólera, mas isso é uma questão de gosto.

Uma curiosidade é que ele foi dirigido e produzido apenas por mulheres. Destaque para a direção da costarriquense Hilda Hidalgo.

Não perca => Passeio a pé pela cidade murada de Cartagena

 

3) O General em seu Labirinto

Filmes gravados em Cartagena
Estátua de Bolívar na praça que leva seu nome, em Cartagena | Foto: Aline Schons.

Datado de 1989, O General em seu Labirinto conta a história dos últimos dias de vida do militar e político Símon Bolívar.

Bolívar era venezuelano e um dos principais responsáveis pelos processos de independência na América do Sul.

Foi o primeiro presidente da Colômbia, na época em que se chamava ainda Gran Colômbia. Neste período, o país era composto pelas regiões hoje conhecidas como Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá e partes do Brasil e Peru.

E claro não deixe de conferir os posts sobre o que fazer em Cartagena e ainda conheça os principais pontos turísticos de Cartagena.

Gran Colômbia
Mapa da Gran Colômbia | Fonte: Agostino Codazzi, via Wikimedia Commons.

Diferentemente das obras acima, nesta Cartagena das Índias é citada diretamente por diversas vezes. Conhecendo a história do personagem, os motivos ficam óbvios.

Cartagena, por exemplo, serviu como refúgio para Bolívar nos primeiros anos do século XIX. Foi na mesma época que ele publicou o Manifesto de Cartagena, onde explica as causas da queda da Primeira República da Venezuela.

“Aquela e esta não pareciam ser duas lembranças de uma mesma vida. Pois a mui nobre e heróica cidade de Cartagena de Índias, várias vezes capital do vice-reino e mil vezes cantada como uma das mais belas do mundo, não era então nem a sombra do que foi. Tinha sofrido nove cercos militares, por terra e por mar, e fora várias vezes saqueada por corsários e generais. Mas nada a devastara tanto como as lutas de independência e, depois, as guerras entre facções”.

São citados ainda o Morro de la Popa, o seu convento e os baluartes. Não há filme baseado nessa obra até o momento.

 

Cenários de Cartagena nas histórias de Gabo

Tenho certeza que a leitura deste post será capaz de lhe dar um bom panorama sobre a relação entre Gabriel García Márquez e Cartagena das Índias.

Caso você tenha disposição, não deixe de ler as obras e assistir aos filmes comentados. Assim, sua viagem para Cartagena pode ficar ainda mais interessante e você poderá percorrer os cenários em um roteiro de Gabriel García Márquez em Cartagena.

Veja mais sobre as belezas de Cartagena neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo da Colômbia:


Conhece a história de Gabriel García Márquez? Deixe suas dicas ou dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10