Início / Oceania / Austrália / Fraser Island, um dos lugares mais irados da Austrália

Fraser Island, um dos lugares mais irados da Austrália

Fraser Island não é uma ilha comum, mas por diversos motivos é sim um dos destinos mais extraordinários da Austrália. Localizada 300 km ao norte de Brisbane, a Ilha Fraser tem aproximadamente 1800 km², sendo a maior ilha de areia do mundo, com infinitas dunas e um sistema de rios subterrâneos que formam rios e mais de 200 lagos de água doce, propiciando um micro-clima único na Austrália, que mesmo num solo 100% arenoso, desenvolveu uma vegetação densa comparada às nossas florestas tropicais.

Por ser um lugar tão especial, a ilha foi declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1992, e desde então o turismo não para de crescer, recebendo cerca de 500 mil turistas todos os anos. Isso trouxe alguns problemas ambientais, principalmente devido aos turistas que urinam nas dunas e ao uso de protetor solar, que fica depositado nas lagoas.

Planeje sua viagem => Encontre ofertas de hotéis em Fraser Island

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

A única maneira de transitar pela ilha é com um veículo 4×4, que pode ser alugado ainda no continente ou na própria ilha, caso você queira ter independência total. Para quem viaja sozinho o mais comum e econômico é contratar uma das agências que oferecem pacotes onde os viajantes compartilham um 4×4, ou ainda um ônibus turístico, cada um com seus prós e contras.

 

Como chegar em Fraser Island

Existem duas formas de chegar em Fraser Island: a primeira e mais exclusiva é de avião, caso você esteja disposto a gastar um pouco mais para ficar hospedado num dos resorts da ilha. Neste caso, você precisará alugar seu próprio veículo antes de chegar no hotel, ou então contratar um taxi. Contudo, o mais comum é acessar a ilha através de um ferry boat.

Voos de avião para Fraser Island
Pista de pouso ao lado do Eurong Beach Resort.

Avião | A Air Fraser Island oferece diversos tipos de pacotes, tanto para quem já está na ilha e quer fazer um voo panorâmico, quanto para quem precisa chegar na ilha. Você pode escolher entre um tour para passar o dia em Fraser, ou então apenas o meio de transporte, uma vez que a “pista de pouso” fica na praia bem perto do Eurong Beach Resort.

Como chegar em Fraser Island

Ferry Boat | Existem duas opções e locais de onde saem os ferry boats para Fraser Island. A primeira e mais comum é a partir de Rainbow Beach, com ferries operados pela Manta Ray Fraser Island Barges, numa travessia rápida que dura cerca de 10 minutos, deixando os veículos no sul da ilha, mais especificamente em Hook Point. Como são duas balsas e o trajeto é curto, raramente há fila, então não é preciso se preocupar em reservar com antecedência.

A segunda é operada pela Fraser Island Barges, com partida de River Heads e duas opções de chegada na ilha: Wanggoolba Creek ou então diretamente no porto do Kingfisher Bay Resort, único caso onde é possível vir num carro comum, mas saiba que ficará estacionado no hotel. Independentemente de onde acontecer o desembarque, o tempo de travessia é de 30 minutos e recomenda-se fazer reserva com antecedência através do site.

 

Como transitar em Fraser Island

Por ser uma ilha de areia e com grandes distâncias entre seus pontos de interesse, a única maneira de se locomover em Fraser Island é através de um veículo 4×4. É possível alugá-los em Rainbow Beach e River Heads, de onde saem as balsas, ou então diretamente com os hotéis através da Fraser Island 4WD, sempre com antecedência para garantir disponibilidade.

 

Alugar um veículo 4X4

Alugar um 4X4 em Fraser Island

Rainbow Beach | Caso escolha alugar o carro em Rainbow Beach, escolha entre as empresas Rainbow Beach 4×4, Adventure 4WD Centre e Fraser Island 4×4, mas existem outras.

River Heads | Utilizando as balsas que partem de River Heads, pesquise para alugar o veículo nas seguintes empresas: Atlas 4WD, Fraser Magic 4WD, Fraser Dingo 4WD e Safari 4WD.

Por ser a maneira mais independente de visitar Fraser Island, exige alguns cuidados e burocracias para entrar na ilha. Para saber mais, leia o post no blog Quatro Cantos do Mundo, que alugou o carro e contou cada detalhe sobre a experiência.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

Taxi

Como se locomover em Fraser Island
Foto: www.fraserservice.com.au

Para aqueles que não sabem dirigir ou não sentem segurança ao pilotar na areia, mas ainda assim querem uma experiência mais exclusiva, podem contratar os serviços da Fraser Taxi, tanto para o traslado entre continente e ilha, quanto para os próprios passeios em Fraser Island.

Agências de viagem

Agência de viagem em Fraser Island
Antes de partir para o tour, no Dingo’s Backpacker Resort.

É certamente a opção mais comum, ainda mais por ser um destino tão popular entre mochileiros que estão explorando a costa leste da Austrália. Os tours variam de acordo com o número de dias na ilha (1, 2 ou 3), tipo de acomodação (camping ou hotel) e ainda veículo (ônibus ou 4×4 compartilhado).

Na minha opinião a pior alternativa é visitar a ilha num ônibus de turismo, mesmo julgamento da Adriana, autora do Blog Achados, que se arrependeu de ter passado tão pouco tempo em Fraser Island.

A minha escolha foi 3 dias + camping + 4×4 compartilhado (Self Drive Tours) e posso dizer que foi uma das experiências mais tops que tive durante minha passagem pela Austrália. É verdade que passei alguns perrengues, mas nada significante perto dos momentos sensacionais que vivi em Fraser.

 

Minha experiência em Fraser Island

Escolhi um tour oferecido pelo Dingo’s Backpacker Resort, de longe a melhor opção (se não for a única) para quem está viajando sozinho, pois é um lugar repleto de jovens de todas as partes do mundo.

A característica mais legal, é que mesmo participando de um tour guiado, é possível dirigir os veículos e apenas um guia comanda o grupo, que no meu caso tinha 5 veículos e cerca de 30 pessoas. Todos acampam em um lugar pré-estabelecido e viajam juntos para todas as atrações da ilha, que são incríveis.

O que fazer em Fraser Island
Lake McKenzie, o mais top em Fraser Island.

Após desembarcar na ilha, a primeira parada foi no espetacular Lake McKenzie, com suas águas calmas e cristalinas, margeadas por uma incrível praia de areia branca. É sem dúvida o principal ponto turístico de Fraser Island. Ficamos 2 horas curtindo o lago e seguimos direto para montar acampamento.

Passeios e tours em Fraser Island

A princípio fiquei chateado por ser a única atração do dia, mas logo passou quando percebi que passaríamos a noite bem em frente à praia, mas antes ainda havia o pôr-do-sol.

Turismo em Fraser Island

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Por sorte era noite de lua cheia, então nem de lanterna precisamos para curtir a “festa” após o primeiro dia explorando Fraser Island.

Dicas sobre Fraser Island

Eli Creek é um pequeno rio que se tornou parada obrigatória por causa de sua localização estratégica, pois todos os dias era onde podíamos tomar um banho – sem sabão – para começar o dia, ou antes de montar acampamento.

Perigos em Fraser Island

Após o primeiro “banho do dia” partimos para o mirante mais famoso de Fraser Island, o Indian Head, de onde é possível ter uma vista privilegiada da ilha. É preciso ter cuidado, pois em alguns lugares o perigo de cair das rochas é eminente.

Cuidados em Fraser Island

Evidentemente muita gente não obedece aos sinais de cuidado. Outro perigo em Fraser Island são os veículos 4×4, que muitas vezes são dirigidos por jovens que não possuem muita noção de direção. Em 2009, duas pessoas morreram quando um veículo estava muito próximo ao mar, foi atingido por uma forte onda e capotou.

Piscinas naturais em Fraser Island

Durante a maré baixa, a água que fica acumulada entre as rochas formam as piscinas naturais conhecidas como Champagne Pools, que possuem esse nome exatamente por causa da claridade das piscinas. É preciso ter cuidado, pois as rochas são escorregadias e quando o mar está agitado, o perigo de quedas é ainda maior.

Atrações de Fraser Island

The Pinnacles, uma montanha de areia colorida formada pela ação da água e do vento, que por 700 mil anos agiram para esculpir esse lugar.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Viajar para Fraser Island

Bem perto da montanha colorida está o Maheno Wreck, um navio naufragado com 120 metros de comprimento que ficou ancorado nas areias de Fraser Island. Impossível não parar e tirar fotos.

Onde ficar em Fraser Island

A segunda noite também foi num acampamento em frente à praia, então aproveitei para registrar a galera lavando a louça com suas lanternas, iluminados pela lua cheia.

Hotéis em Fraser Island

No último dia fizemos uma trilha para chegar no Lake Wabby, atravessando dunas e o calor escaldante do verão australiano. Vale a pena? É como chegar num oásis de água doce, tranquila e cristalina.

 

Planeja viajar para Fraser Island?

Tive a sorte de viajar durante dois meses pela costa leste da Austrália, e posso dizer de boca cheia que Fraser Island é o lugar mais bonito. É verdade que minha escolha de passeio causou alguns perrengues, como ter que usar o banheiro do acampamento e não tomar um banho decente por três dias. Porém, pelas fotos você pode ver que valeu a pena.

Mesmo assim, existem excelentes hotéis e resorts na Ilha Fraser, e caso esteja procurando onde ficar em Fraser Island, clicando no link você encontrará as melhores opções.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Guia completo sobre bairros e onde se hospedar em Sydney

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios na Austrália | Seguro de Viagem


Agora que estou viajando e trabalhando no projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts, tive a chance de viajar na Austrália e posso compartilhar as melhores dicas para facilitar seu planejamento. Este é o 98º artigo, confira os artigos anteriores:

Planejando visitar Fraser Island? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

21 Comentários

  1. Oi Guilherme, parabéns pelo blog, muitas informações interessantes.
    Estou indo para Austrália e o cronograma está meio apertado. Considerando que você visitou os dois lugares, Fraser Island ou Whitsundays??
    Me ajuda ai, pls?!
    Muito obrigada! 🙂

  2. Olá!! Estava pesquisando sobre a Fraser e achei seu blog, super legal!
    Estou indo com meu namorado final de Outubro/17. Iremos começar em Sunshine.
    VocÊ acha que conseguimos ir a Fraser sozinhos? Ou é melhor procurar uma agência? 2 dias conseguimos conhecer legal a ilha? Estamos um pouco perdidos tb..
    Qualquer ajuda é bem vinda.
    Obrigada!

    • Oi Mariana,

      Para fazer por conta, vocês precisarão alugar um veículo 4×4 e ter equipamento para acampar. Existem apenas 3 hotéis em Fraser, veja se vale a pena alugar o carro + preço do hotel, comparando com os pacotes.

      A ilha não é tão grande, nem é difícil circular. Mas é tudo de areia, então em alguns pontos pode acontecer de atolar.

      Abraços

  3. Oi Guilherme tudo bem, excelente seu blog! Vc saberia dizer como faço para me deslocar entre a Fraser Island e a Hamilton Island (para visitar Whitehaven beach ) sem precisar retornar a Brisbane? Obg, Júnior.

  4. Ola, gostaria de saber a media do valor gasto passar 1 final de semana em Fraser. E se vc pudesse, teria ficado em hostel? Obrigada!

  5. Oi Guilherme, estarei indo para Austrália c uma amiga em dez, estou completamente perdida! Meu local de partida será Brisbane, qual a melhor forma de chegar em fraser Island e whitehaven q sem dúvidas estão no meu roteiro? E qtos dias para valer a pena ? Pois n terei mto tempo livre! E vc acha melhor melhor os pacotes antes??? N tenho ideia de agências! Rs agradeço desde já!!!

  6. Guilhermeeeeeeee amei o post, me acampou lá né? Teve que levar barraca? E no pacote que comprou da Dingo’s estava incluso o acesso à ilha atraves de que praia?

    To perdida, to indo sozinha, e preciso de ajuda! hahaha

    Obrigada

    • Oi Thaisa,

      Indo sozinha tem que contratar mesmo um pacote como esse oferecido pela Dingo’s, saindo de Rainbow Beach. Não precisa levar barraca não, está incluso no preço!

      Se tiver mais dúvidas, só gritar 😉

      • Ai que bom!!

        Outra coisa que fiquei com medo, é pegar esses tours de ônibus estilo Caravana hahaha.

        No tour que vc fez pela dingo’s, vcs fizeram tudo de carro e sem guia?

        Mesmo sabendo que o intuito do blog é dar dicas de viagem, me perdoa por esse monnnnte de dúvidas. É que eu não quero ter surpresas! Hahaha obrigada novamente!

  7. Olá Guilherme, tudo bom?
    Vou para Australia agora em março e tenho uma dúvida em relação aos passeios em Fraser Island, Whitsundays e Great Ocean Road. Devo contratar os passeios com antecedência ou é fácil de fazer isso ao chegar em cada um dos lugares? Muito obrigada!!

    • Oi Marina,

      Eu acho mais seguro reservar os passeios com antecedência, pois mesmo março não sendo altíssima temporada, há sempre muita gente viajando. Eu perdi um passeio que queria muito fazer, mesmo me planejando antecipadamente. Em Fraser e Whitsundays, indiquei os passeios que fiz, acho que você consegue reservar direto com eles. Se preferir, escrevi também sobre as agências de viagem na Austrália.

      Abraços e Até + !!!

  8. Parabéns pelo projeto e pela ajuda que os teus posts proporcionam. Gostaria de saber de ti, tendo em vista o teu conhecimento sobre a costa leste, quais lugares você recomendaria se tivesse apenas 10 dias disponíveis para esta parte da Austrália e, preferencialmente não gastando horrores.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Fala Vinicius,
      Byron Bay, Fraser Island e Whitsundays foram os lugares que mais gostei. A Austrália é um país perfeito para mochileiros, então sempre existem opções menos caras….kkkkkk…não da pra dizer barato.
      Obrigado pela visita no blog, Até + !!!

  9. Nossa, que lugar lindo. Valeu pelo post!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *