20 filmes sobre viagens para assistir e se inspirar

por Leo Vieira

20 filmes sobre viagens para assistir e se inspirar

Conheça a lista com os melhores filmes sobre viagens que você pode aproveitar durante a quarentena. Além dos roteiros marcantes, todas as obras indicadas aqui tem o objetivo de fazer o seu período em casa ficar mais leve e divertido!

Já que a recomendação das autoridades sanitárias do mundo todo sugere não sair de casa durante o contágio da doença, um dos melhores jeitos de sentir aquele gostinho do mundo exterior é se jogando de cabeça em filmes e outras formas de arte, como literatura e jogos, por exemplo.

Mas quais são os filmes que dão aquele ‘respiro de liberdade’ nesses dias de reclusão?

Pensando nessa resposta, trago neste artigo os filmes sobre viagens que cumprem bem esse papel de levar nossa mente para bem longe, assim como as viagens que eles abordam.

Seja ficção ou baseado em fatos reais, aposto que cada longa-metragem dessa lista vai te inspirar a viajar quando tudo voltar a normalidade.

Planeje sua viagem => Tudo sobre Seguro viagem

Como usar internet fora do Brasil? »

 

Melhores filmes sobre viagens

  1. Comer, Rezar, Amar
  2. Pequena Miss Sunshine
  3. Diários de Motocicleta
  4. Em Busca de um Caminho
  5. Livre
  6. Na Natureza Selvagem
  7. Família Rodante
  8. A Praia
  9. Encontros e Desencontros
  10. Paris, te amo
  11. Uma Viagem Excêntrica
  12. Na Estrada
  13. Sob o Sol da Toscana
  14. Sete Anos no Tibet
  15. Wildlike
  16. A Viagem de Lúcia
  17. A Viagem de Chihiro
  18. As Crônicas de Nárnia
  19. O Senhor dos Anéis
  20. Perdido em Marte
melhores filmes na TV
Prepare sua pipoca e embarque nestes filmes fantásticos.

 

Quais os melhores filmes sobre viagens?

1. Comer, Rezar, Amar (2010)

Encabeçando a lista de filmes sobre viagens, eu não podia deixar de apontar o filme “Comer, Rezar e Amar” do diretor Ryan Murphy.

O longa-metragem é considerado uma ode aos apaixonados por viagens; inclusive é uma enorme fonte de inspiração para quem deseja conhecer outros países e outras culturas.

A obra lançada em 2010 conta a história de Liz Gilbert, uma mulher que achou que tinha tudo que a vida tem de melhor para oferecer: uma boa casa, um bom marido e uma carreira de sucesso. Confira quais os principais destinos nas férias dos famosos.

Contudo, todo o seu mundo perfeito desmorona e, recém-divorciada, ela se sente confusa e perdida diante do seu próprio presente e futuro.

Então ela decide sair da zona de conforto e aprender mais sobre si mesma durante uma viagem de um ano passando pela Itália, Índia e Bali, na Indonésia. Trata-se de um filme sobre autodescoberta e como isso pode ser possível através de uma viagem marcante.

  • Duração: 2 horas e 20 minutos.
  • Elenco: Julia Roberts, Richard Jenkins, Javier Bardem e mais.

 

2. Pequena Miss Sunshine (2006)

Um clássico entre os melhores filmes de comédia é o “Pequena Miss Sunshine”, dos diretores Valerie Faris e Jonathan Dayton. O filme é uma ficção e mostra todos os perrengues da Família Hoover, viajando em uma Kombi por trechos dos Estados Unidos.

O grupo familiar é composto por seis pessoas: o pai, a mãe, um filho que fez um voto de silêncio, a filha de 9 anos que sonha em virar miss, o avô que foi expulso do asilo e o cunhado do pai, que tentou se matar recentemente devido a uma desilusão amorosa.

No meio de toda essa bagunça, Olive, a filha mais nova, recebe um convite para participar de um concurso de beleza chamado ‘Pequena Miss Sunshine’. Saiba como fazer um roteiro nos Estados Unidos e Canadá.

Contudo, eles moram no Novo México e o concurso acontece na Califórnia. Como os custos da viagem de avião são muito altos, todos embarcam numa viagem hilária de carro atravessando o país para realizar o sonho da pequena Olive.

  • Duração: 1 hora e 40 minutos.
  • Elenco: Abigail Breslin, Greg Kinnear, Paul Dano e mais.

 

3. Diários de Motocicleta (2004)

A história de “Diários de Motocicleta” é baseada em fatos reais e aborda uma viagem de moto, feita por Che Guevara e seu amigo Alberto Granado por diversos países da América do Sul.

Este filme de 2004, dirigido pelo brasileiro Walter Salles, retrata várias paisagens, culturas e aspectos econômicos de vários pontos turísticos sul-americanos. A passagem mais interessante acontece em Machu Pichu, no Peru.

A viagem dos dois amigos começa de moto, entretanto ela quebra oito meses depois, fazendo com que ambos se aventurem pelas cidades através de caronas.

Além de ser um dos melhores filmes sobre viagens, o longa aborda várias outras questões, como a desigualdade social e a exploração do trabalho por industrialistas ricos. É uma obra que fala muito sobre a história e problemas do continente.

  • Duração: 2 horas e 6 minutos.
  • Elenco: Gael García Bernal, Rodrigo de la Serna, Mercedes Morán e mais.

 

4. Em busca de um caminho (2010)

Nesta obra tocante, você vai rir e se emocionar com a história de uma viagem que mudou a vida e os sentimentos de um pai em relação ao seu filho.

Daniel é um homem de quase 40 anos de idade que nunca se deu muito bem com o seu pai, Tom. O motivo do último conflito entre os dois foi que ele resolveu viajar para fazer o famoso Caminho de Santiago da Compostela.

Acontece que, durante a viagem, Daniel morre e o seu pai se vê obrigado a ir à Espanha buscar as cinzas e pertences do seu único filho. Saiba quais os melhores hotéis no caminho de Santiago de Compostela.

Uma vez em solo espanhol, Tom decide fazer o Caminho de Santiago da Compostela levando as cinzas de Daniel, para que ambos realizem o último desejo do filho. Nesse percurso, cheio de personagens aleatórios e perrengues, Tom percebe que a vida é algo muito maior do que ele imaginava.

O filme é dirigido por Emilio Estevez, que interpreta o papel de Daniel e retrata diversas cidades e pontos turísticos da Espanha.

  • Duração: 2 horas e 8 minutos.
  • Elenco: Martin Sheen, Emilio Estevez, Deborah Kara Unger e mais.

 

5. Livre (2014)

Cheryl Strayed é uma mulher de meia idade que vive sem estribeiras. Após a morte da sua mãe, um divórcio e uma fase de vício em drogas e sexo, ela pretende recomeçar a vida do zero; por isso, decide se aventurar em uma trilha de 1100 milhas pela costa do Oceano Pacífico.

A obra, dirigida por Jean-Marc Vallée, mostra lindas paisagens e retrata diversas metáforas sobre a vida que podem ser observadas durante uma viagem pela natureza. Por falar nisso, saiba como planejar um camping selvagem com segurança e qualidade.

Esta protagonista passa por muitos momentos de reflexão e encontro com sentimentos como a saudade e ego.

  • Duração: 1 hora e 56 minutos.
  • Elenco: Reese Witherspoon, Gaby Hoffmann, Laura Dern e mais.

 

6. Na natureza selvagem (2007)

O filme dirigido por Sean Penn conta a aventura de Christopher McCandless, um jovem de 22 anos, filho de pais ricos e um dos melhores alunos e atletas da Universidade de Emory, em Atlanta, Estados Unidos.

Sempre pressionado pelos pais e pela sociedade devido aos seus talentos e o dinheiro da sua família, Christopher resolve não seguir a carreira prestigiosa e lucrativa que os outros esperam dele. Conheça os pontos turísticos de Atlanta.

Ele decide então doar suas economias para a caridade, dar fim aos seus pertences materiais  e viajar pelo Alasca, a fim de descobrir sozinho qual é a vida e carreira que pretende seguir.

Este filme mostra paisagens lindas do Alasca e aborda diversas reflexões sobre a vida e as escolhas de alguém, principalmente na juventude. O roteiro tem um jeito bem característicos de falar sobre encontros com outras pessoas e outras filosofias de vida.

  • Duração: 2 horas e 27 minutos.
  • Elenco: Emile Hirsch, Marcia Gay Harden, William Hurt e mais.

 

7. Família Rodante (2004)

Na comédia “Família Rodante”, lançada em 2004, acompanhamos uma divertida viagem de carro pelas estradas da Argentina.

Dirigido e roteirizado por Pablo Trapero, esta opção que trago de filmes sobre viagens conta a história da matriarca Emília (Graciana Chironi) que, ao comemorar seu aniversário de 84 anos, recebe um convite para ser madrinha de um casamento em sua cidade natal.

A avó então reúne quatro gerações da família (doze pessoas) para cruzar o país em uma aventura cheia eventos inesperados, conflitos familiares e sentimentos a flor da pele. Confira dicas para viajar de carro para Uruguai e Argentina.

  • Duração: 1 hora e 43 minutos.
  • Elenco: Ruth Dobel, Nicolas Lopez, Federico Esquerro e mais.

 

8. A praia (2000)

Neste longa-metragem estrelado por Leonardo DiCaprio, você verá lindas paisagens litorâneas de Bangkok, na Tailândia. Mas a história prende por outros motivos.

A obra conta a aventura de Richard, um cidadão americano que está de passagem pela Ásia e recebe um mapa para lugar deserto e paradisíaco, mas que é repleto de perigos.

Dirigido por Danny Boyle, “A Praia” foi indicado para diversos prêmios do cinema. É também tido como um dos filmes responsáveis por divulgar internacionalmente as belas praias da Tailândia.

  • Duração: 1 hora e 59 minutos.
  • Elenco: Leonardo DiCaprio, Virginie Ledoyen, Guillaume Canet e mais.

 

9. Encontros e desencontros (2003)

Essa outra ótima dica de filmes sobre viagens. O longa conta a história de Bob Harris e Charlotte durante uma visita à Tokyo, no Japão.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Bob é uma estrela do cinema, que está na cidade para gravar um comercial, já Charlote está acompanhando o seu marido, fotógrafo de celebridades.

Por motivos particulares, Bob e Charlotte ficam entediados e não conseguem dormir. Eles saem e acabam se encontrando em um bar do hotel; rapidamente, eles sentem uma conexão e saem em uma aventura urbana pelas ruas de Tokyo.

O filme é dirigido pela renomada Sofia Coppola e foi indicado para várias premiações, inclusive ao Oscar.

  • Duração: 1 hora e 42 minutos.
  • Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi e mais.

 

10. Paris, te amo (2006)

Essa coletânea de contos é um verdadeiro passeio por várias partes da cidade de Paris, na França. Reunindo o trabalho de dezoito renomados diretores, “Paris, te amo” traz histórias de romance, drama e comédia enquanto leva os telespectadores aos lugares mais interessantes da Cidade Luz.

Só para dar uma palhinha, em uma das histórias um homem se depara com o dilema entre continuar com a esposa ou apostar em uma nova vida com a sua amante. Saiba como montar um roteiro em Paris.

Essa e outras histórias sobre amor, independência e reflexões compõem a obra lançada, que é um dos melhores filmes românticos da história.

  • Duração: 1 hora e 50 minutos.
  • Elenco:  Fanny Ardant, Julie Bataille, Leïla Bekhti e mais.

 

11. Uma viagem excêntrica (2010)

Nesta comédia, acompanha-se a viagem de Steve Coogan, um famoso crítico gastronômico que é convidado a passear pela Inglaterra, conhecendo e classificando diversos restaurantes.

Assim que recebe o convite, Steve chama sua namorada para acompanhá-lo, mas ela subitamente pede um tempo no relacionamento. Então quem o acompanha na viagem é o seu problemático amigo Rob.

O filme mostra diversas cidades e restaurantes em Londres, no decorrer da história cheia de farpas entre os amigos.

Para quem gosta de turismo gastronômico, “Uma viagem excêntrica” é literalmente um prato cheio. O filme é dirigido por Michael Winterbottom.

  • Duração: 1 hora e 52 minutos.
  • Elenco: Steve Coogan, Rob Brydon, Margo Stilley e mais.

 

12. Na Estrada (2012)

O filme conta a jornada de três recentes amigos em uma viagem pelas estradas americanas nos anos 40.

Sal Paradise é um rapaz nova-iorquino e 24 anos aspirante a escritor. Um dia, conhece um casal composto por Dean e Marylou; juntos, eles constroem uma amizade que os faz botar o pé na estrada, em uma aventura cheia de álcool, sonhos e conflitos.

O filme é dirigido pelo brasileiro Walter Salles.

  • Duração: 2 horas e 20 minutos.
  • Elenco: Garrett Hedlund, Sam Riley, Kristen Stewart e mais.

 

13. Sob o Sol da Toscana

Neste clássico da comédia romântica, Diane Lane interpreta a escritora Frances Mayes que, devastada após descobrir que o seu marido é infiel, viaja para a Itália para organizar as ideias e a vida.

Durante o passeio, um impulso a faz comprar uma casa em um vilarejo toscano. Confira como montar uma viagem pela Toscana.

Agora, recém-divorciada e morando em um país diferente, Frances precisa recomeçar a vida, criar uma nova rotina e fazer novas amizades. Tudo fica mais interessante quando Marcello, um homem charmoso aparece.

A obra, dirigida por Audrey Wells, é um verdadeiro passeio por belas paisagens italianas. Um boa sugestão para quem gosta de romances e está procurando filmes para assistir a dois.

  • Duração: 1 hora e 53 minutos.
  • Elenco: Diane Lane, Sandra Oh, Lindsay Duncan e mais.

 

14. Sete anos no Tibet

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de vida do famoso alpinista austríaco Heinrich Harrer, interpretado pelo ator Brad Pitt.

Após decidir escalar o nono pico de montanha mais alto do mundo (Naga Parbat, no Paquistão) durante o período da 2ª Guerra Mundial, Harrer deixa de lado sua esposa grávida em busca do seu objetivo.

Contudo, é capturado e feito prisioneiro, até conseguir escapar e se refugiar em Lhasa, uma cidade sagrada no Tibet. Conheça os templos mais bonitos do mundo.

No local, ele se torna amigo íntimo do 14º Dalai Lama e acaba passando sete anos no local, onde reflete sobre como vivia a modo de forma egoísta e materialista. É um filme que mostra o encontro com virtudes muito importantes, como a bondade, empatia, gratidão e generosidade.

Dirigido por Jean-Jacques Annaud, o filme foi indicado a diversas premiações ao redor do mundo.

  • Duração: 2 horas e 15 minutos.
  • Elenco: Brad Pitt, David Thewlis, Jamyang Jamtsho Wangchuk e mais.

 

15. Wildlike (2014)

Depois de presenciar diversos conflitos em casa, a adolescente Mackenzie vai morar com o seu tio no Alasca. Contudo, esse era apenas o começo dos seus problemas.

Seu tio passa a abusá-la sexualmente e, para impedir o assédio, ela foge sem destino. Após encontrar um mochileiro solitário, ambos seguem juntos compartilhando a história das suas vidas e criando memórias inesquecíveis enquanto caminham por lindas paisagens do Alasca.

O filme de 2014 é dirigido por Frank Hall Green, também autor do roteiro.

  • Duração: 1 hora e 44 minutos.
  • Elenco: Bruce Greenwood, Diane Farr, Brian Geraghty e mais.

 

16. A Viagem de Lúcia (2009)

   

Neste romance dramático, você acompanhará a vida da Lúcia, uma mulher de meia idade que, apesar da rotina estável, anda desiludida com o seu casamento, emprego e vida.

Então ela resolve largar tudo e voltar a dar aulas de piano para uma jovem alegre e impulsiva chamada Lea. Confira dicas de trilhas sonoras para viajar.

As duas criam um relacionamento profundo, que faz Lúcia repensar o sentido da sua vida e dos seus desejos. Mas tudo muda quando Lea decide se mudar para a Patagônia e Lucia se vê diante da escolha entre largar sua vida “normal” para viajar para longe com a sua amada.

  • Duração: 1 hora e 32 minutos.
  • Elenco: Sandra Ceccarelli, Francesca Inaudi, César Bordón e mais.

 

17. A Viagem de Chihiro (2001)

Falando agora sobre filmes de fantasia, este venceu o Oscar de Melhor Animação em 2003, o longa-metragem “A Viagem de Chihiro” é um clássico moderno das animações japonesas.

Considerado por muitos como um divisor de águas da animação de fantasia oriental, o filme é também um importante marco da cultura geek.

A obra conta a história da jovem Chihiro, que está se mudando para uma cidade do interior do Japão junto com os seus pais. Durante o trajeto, eles resolvem pegar um atalho e encontram uma barraca cheia de comidas típicas do Japão.

Pressentindo algo estranho, a menina não come, mas acaba vendo os seus pais se transformando em porcos enquanto toda uma cidade mágica toma forma na sua frente.

Agora, somente Chihiro pode salvá-los da maldição para que todos sigam a viagem. Para isso, ela encontrará personagens excêntricos, seres mágicos, bruxas e até mesmo um dragão.

  • Duração: 2 horas e 5 minutos.
  • Elenco:  Rumi Hiiragi, Miyu Irino, Mari Natsuki e mais.

 

18. As Crônicas de Nárnia (2005)

O famoso livro ‘As Crônicas de Nárnia’, de C. S. Lewis, possui algumas adaptações famosas para as telinhas. Com três filmes lançados até o momento, a saga conta a aventura de quartos irmãos em uma terra repleta de magia, seres mitológicos, paisagens fantásticas e batalhas épicas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os irmãos Pedro, Edmundo, Susan e Lucy são enviados para a casa de campo dos seus tios, onde estarão seguros dos bombardeios.

Um dia, Lucy encontra um guarda-roupa que, na verdade, é um portal para uma terra mágica chamada Nárnia.

Ao mostrar o lugar aos seus irmãos, eles descobrem que existe uma profecia de que quatro humanos chegariam em Nárnia para salvá-la do governo da cruel Feiticeira Branca. Primeiro filme da série, esta atração teve muitas cenas filmadas em reservas naturais na República Tcheca.

  • Duração: 2 horas e 20 minutos.
  • Elenco: Georgie Henley, Skandar Keynes, Anna Popplewell e mais.

 

19. Senhor do Anéis (2001)

Nesta trilogia de filmes cheios de aventura, magia e mitologia, um grupo de hobbits e guerreiros precisam atravessar a Terra Média para destruir o Anel do Poder durante uma gigantesca guerra entre humanos e monstros. Esse filme foi filmado na Nova Zelândia.

O motivo do conflito é o anel destinado ao jovem Frodo, que o leva preso em um colar no pescoço. O pequeno objeto brilhante concede incríveis poderes a quem o usa, mas cobra um alto preço atraindo a ganância, inveja, loucura e perda da humanidade.

A obra, que retrata uma viagem fantástica de lugares e seres misteriosos, é vencedora de Oscar e conhecida como uma das sagas mais famosas da literatura e filmografia fantásticas.

  • Duração: 2 horas e 58 minutos.
  • Elenco: Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen e mais.

 

20. Perdido em Marte (2015)

Que tal um filme sobre viagens espacais? Claro que estou falando de ‘Perdido em Marte’, gravado em um deserto de Wadi (na Jordânia), lançado em 2015 e dirigido pelo renomado diretor Ridley Scott, responsável por outros sucessos como ‘Alien’ e ‘Gladiador’.

A obra conta a história do astronauta americano Mark Watney (Matt Damon). Durante uma missão espacial em Marte, Mark é dado como morto e seus companheiros de missão deixam o planeta. Veja quais são os lugares místicos do mundo.

Contudo, o astronauta está vivo e precisa procurar uma maneira de sobreviver em outro planeta, com recursos limitados e encontrar um jeito de entrar em contato com a Terra.

  • Duração: 2 horas e 24 minutos.
  • Elenco: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig e mais.

 

Se inspire com os filmes sobre viagens

Viu só quantos títulos legais? Então prepare a pipoca, chame seus companheiros de quarentena (se houver) e aproveitem bem cada um desses filmes escolhidos com todo o carinho!

Para finalizar, recomendo o artigo lugares mais bonitos do mundo, com dicas de cenários paradisíacos e históricos, que certamente podem fazer parte da sua próxima viagem internacional.

Te vejo nos próximos artigos!

E você, quais destes filmes sobre viagens ficou com vontade de assistir? Já viu algum deles? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *