Início / Américas / América do Sul / Brasil / Tocantins / 3° dia no Jalapão – Os fervedouros, rios e cachoeiras

3° dia no Jalapão – Os fervedouros, rios e cachoeiras

Anos atrás assisti uma reportagem que mostrava um pouco sobre as belezas do Jalapão, seus rios cortando as paisagens do cerrado, cachoeiras, as Dunas, a Chapada do Espírito Santo e os fervedouros, fenômeno único que são as principais atrações turísticas da região. Desde então fiquei com vontade de viajar ao Jalapão.

Apesar de chover muito pouco durante o ano, principalmente entre abril e setembro, e o cenário ser bastante seco, existe muita água no cerrado e diversas atividades para o turismo. Rafting, canoagem, banho de cachoeira e a flutuação nos fervedouros do Jalapão. Adorei todos os lugares que conheci até esse momento da viagem, a cidade de Palmas, o acampamento da Korubo e as Dunas do Jalapão, mas confesso que minha ansiedade era para flutuar nos fervedouros.

Leia também => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

 

Os fervedouros do Jalapão

Aguardei com ansiedade em meu terceiro dia no Jalapão. Sempre quis experimentar a sensação de flutuar sob as águas de um fervedouro, fenômeno que acontece devido ao fluxo de água dos lençóis freáticos que encontram um caminho até a superfície e deixam partículas de areia em suspensão. A água fica tão densa que é impossível afundar, algo parecido o que acontece ao nadar no Mar Morto.

Como nos outros dias de viagem, o caminho entre o acampamento e as atrações turísticas do Jalapão foi cansativo, percorrendo 84 km em estradas de terra, ou 3 horas de viagem, que apenas veículos 4×4 conseguem transitar. Nada que ofusque a experiência de visitar a região mais isolada e uma das mais bonitas do Brasil.

 

Fervedouro da Glorinha

O fervedouro da Glorinha é o mais famoso do Jalapão. Por ser aberto ao público, é necessário pagar uma taxa de 10 reais (setembro/2013) para ter acesso e poder brincar de flutuar num dos lugares mais lindos do Brasil. Para garantir a preservação do lugar, apenas seis pessoas podem permanecer lá dentro de cada vez.

Fervedouros do Jalapão - Glorinha.

Tudo isso tem um preço…fiquei todo cheio de areia. Sabe daquele jeito que descobrimos areia em cada pedacinho do corpo??? Rsrsrs, mas num lugar assim, quem se importa??? Ali mesmo, ainda tomei banho de rio para seguir mais confortável para o próximo passeio.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Fervedouro do Soninho

O fervedouro do Soninho é exclusivo e somente os turistas da Korubo Expedições podem visitá-lo. Este é bem maior e todos os 25 integrantes do grupo puderam entrar ao mesmo tempo, até os que não sabem nadar. A sensação de flutuar é indescritível, literalmente brincadeira de criança, como se estivesse caminhando num lugar sem gravidade.

Fervedouro do Soninho.

Almoçamos ali mesmo, na casa que fica na mesma propriedade do fervedouro. Como em todas as refeições, tudo estava perfeito e agora com energia para seguir viagem e visitar a próxima atração.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Cachoeira da Formiga

O terceiro dia de viagem foi todo embaixo d’água e terminou com uma das atrações mais famosas do Jalapão, a Cachoeira da Formiga. Logo na entrada, uma simpática família, que vive ali como se o mundo que conhecemos não existisse, da as boas vindas para quem se aproxima para uma conversa. Crianças brincavam no chão de terra, mulheres olhavam curiosas os turistas, enquanto o dono da casa assistia a tudo deitado, preguiçoso em sua rede.

Cachoeira da Formiga - Jalapão.

A cachoeira é uma delicia, com água transparente, quedas d’água e ambiente ideal para descansar após um longo dia de viagem. Eu saí mais cansado, saltando, mergulhando e nadando para conhecer cada pedacinho desse paraíso.



*Nosso compromisso durante viagens patrocinadas é de total transparência com os leitores. A liberdade para contar as experiências, sejam boas ou ruins, é essencial para prezar pela qualidade do conteúdo que oferecemos.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

4 Comentários

  1. Esse dia foi muito legal, foi um dos lugares que eu mais gostei, gosto de lugares surpreendentes, diferentes seja através de um visual ou de uma experiência nova. Nesse caso dos fervedouros, foi pacote em dobro.

  2. As águas do Jalapão fazem do lugar um verdadeiro oásis. Lindo demais! Bjoos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *