Início / Intercâmbio / Fazer intercâmbio sozinho ou por agência?

Fazer intercâmbio sozinho ou por agência?

Fazer intercâmbio é uma experiência única, que envolve aprendizado de uma nova língua, bastante autoconhecimento e exercícios de independência. E a primeira grande dúvida de quase todos os estudantes que pretendem estudar fora do país é se vale a pena fazer um intercâmbio sozinho ou se a ajuda de uma agência de viagem é mesmo algo indispensável.

Cada estudante tem uma vivência única e os melhores tipos de viagens variam bastante de acordo com as necessidades e personalidade de cada viajante. Fazer intercâmbio independente, por conta própria na Austrália, EUA, Canadá ou Irlanda, tem suas vantagens e desvantagens.

É isso que vamos analisar agora. Depois, caberá a você medir o peso de cada uma delas e escolher o melhor para seu estudo, orçamento e conforto.

Planeje sua viagem => Melhor cobertura de seguro viagem para estudante

Confira quem tem direito a viajar de graça »

 

Intercâmbio por conta própria ou por agência?

A verdade é que não existe uma melhor opção, apenas aquela que se adequa melhor para cada perfil. Por exemplo, pessoas que vão viajar sem agência precisam ter mais tempo disponível para pesquisas, mas também terão mais liberdades nas escolhas. Já as que optam por uma assessoria, economizarão bastante tempo, mas ficarão presos ao que a empresa oferece.

Relato => Porque é tão importante contratar um seguro viagem?

 

Fazer intercâmbio sozinho

Fazer um intercâmbio por conta própria é algo que exigirá organização, tempo para pesquisas e paciência. Além disso, será de fundamental importância o domínio da língua pátria do país destino, ou pelo menos o básico para se comunicar bem.

O idioma será importante na hora de resolver diversas burocracias, principalmente na matrícula da escola e na hospedagem do aluno.

Intercâmbio => San Diego x Los Angeles x São Francisco?

 

Vantagens de fazer intercâmbio independente

Vantagens de fazer intercâmbio sozinho
Sozinho você poderá escolher a própria escola.

Um dos lados bons de fazer o intercâmbio sem o auxílio de uma assessoria, e sim, diretamente com a escola é a liberdade de poder escolher uma instituição da sua preferência.

As agências de viagens possuem contratos e vínculos com escolas específicas e fechar o pacote de intercâmbio com uma assessoria é ficar preso às escolhas de instituições dela.

Existe também uma parte econômica em fechar o intercâmbio diretamente com a escola, pois não haverá taxa de assessoria, cobrada pelas agências de viagem para servirem como intermediário entre o aluno e a instituição.

Outra grande vantagem de fazer intercâmbio sem a ajuda de uma agência, é exercitar a independência já antes mesmo de chegar em outro país.

Viajar sozinho é algo muitas vezes desafiador, mas quem experimenta, garante que vale a pena. É um oportunidade de praticar essa independência desde o planejamento da viagem e trabalhar a coragem para encarar qualquer desavença que venha a acontecer durante o intercâmbio.

Resposta => Cambridge ou Oxford: qual é a melhor?

 

Desvantagens de fazer intercâmbio por conta própria

Fazer intercâmbio sozinho
É indicado que o estudante já tenha um certo domínio do idioma.

Quando o pacote de intercâmbio é fechado diretamente com a escola, o estudante terá que pagar os custos dela à vista. Dificilmente uma instituição possui parcelamentos nas despesas.

Grande parte dos alunos que procuram um intercâmbio desejam fazê-lo com o objetivo de aprender o idioma nativo do país de destino.

Mas quando a viagem é feita sem a ajuda de uma agência, o turista precisará, ou dominar o idioma para conseguir resolver toda a papelada necessária para a viagem, principalmente quando envolve estudos, ou terá que contar com a ajuda de alguém que domine a língua para ser o intermediário (e muitas pessoas costumam cobrar por isso, sendo mais um gasto para o viajante).

O aluno que resolver fazer o intercâmbio sozinho também precisará ter muito tempo livre e paciência para conseguir fazer todas as pesquisas de escola, moradia, preços e passagens, documentação para visto e passaporte, entre outras coisas.

Também será preciso que o viajante marque sozinho as entrevistas e solicitações necessárias para a retirada da maioria dos documentos exigidos para a viagem e estudo.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Muitos países não aceitam a entrada de estrangeiros sem o seguro de viagem. O estudante precisará contar com o serviço e, mais uma vez, pesquisar e contatar sozinho diversas empresas para avaliar as melhores opções oferecidas. Aproveite e simule o seu seguro viagem mais barato.

Confira => Quanto custa um intercâmbio na Califórnia?

 

Fazer intercâmbio por agência

Viajar contando com o serviços de uma agência é uma ótima maneira de poupar tempo e desgastes. Essa é uma excelente opção para pessoas mais jovens, para quem está viajando para fora do país pela primeira vez ou quem não domina o idioma do país de destino.

Curiosidade => Como usar Whatsapp na Europa?

 

Vantagens de fazer intercâmbio por agência

Vantagens de fazer intercâmbio por agência
Agência dá apoio incondicional a estudantes.

Apesar de o viajante ficar preso às propostas de escolas oferecidas pela agência, a assessoria facilita muito com as burocracias e documentações necessárias na hora de fechar o pacote, não apenas com a instituição, mas também quando o estudante precisar tirar o visto, por exemplo.

Na hora de tirar o visto de estudante, será exigido do aluno uma carta da escola onde irá estudar no país. Esse é um passo facilitado pela agência, que fica responsável por tal documentação. Assim, o viajante não precisa se preocupar nem se desgastar para tentar conseguir os papéis necessários.

Quando a agência é o intermediário entre o viajante e a escola, isso vira uma compra em território brasileiro, e algumas leis asseguram o turista.

Caso, por exemplo, a escola venha a entrar e falência, a assessoria é responsável por devolver o dinheiro do aluno ou conseguir uma outra escola. Já se a viagem fosse feita por conta própria do estudante, ele perderia todo o dinheiro investido.

Como encontrar uma escola para fazer intercâmbio
Estudantes têm apoio da empresa contratada.

Além de já fecharem direto com a escola, a agência também fica à frente dos pacotes de seguro de viagem para o estudante.

A empresa também pode ficar responsável por conseguir a moradia do aluno conforme suas preferências e necessidades, sejam elas casa de família, albergue entre outras opções.

Outra grande vantagem de viajar com uma agência são os pacotes oferecidos por elas. As assessorias têm planos para todos os tipos de idades e níveis de idiomas, conseguindo acolher qualquer tipo de necessidade.

Qualquer problema que o estudante tiver com a hospedagem, a agência fica responsável por encontrar um lugar mais adequado para o aluno.

Quando eu fiz o meu intercâmbio para Bournemouth, na Inglaterra, uma amiga que estava comigo em uma casa de família pegou uma forte alergia aos animais da casa. Ela entrou em contato com a agência e no mesmo dia ela conseguiu se hospedar em um novo local e ainda contou com assistência médica.

Dúvida => Quais cidades da Austrália escolher para intercâmbio?

 

Desvantagens de fazer intercâmbio com empresas

Desvantagens de fazer intercâmbio com empresas
A maior desvantagem é o alto custo que as agências cobram.

Além do aluno ficar preso às escolas que as agências já possuem acordos, as empresas não costumam ser transparentes na qualidade de ensino das instituições de intercâmbio. É comum, elas se preocuparem em fechar o pacote e ganhar a comissão em cima da cada matrícula.

É preciso que o aluno pesquise muito sobre as instituições e converse com alunos que já frequentaram as escolas e/ou faculdades para conhecer, de fato, suas qualidades e defeitos, pois, dificilmente essa transparência e honestidade partirá da agência de viagens. Por isso a importância de sempre buscar referências.

Apesar de a maioria das agências de viagens parcelarem os pagamentos, muitas vezes sai mais caro fechar o pacote com elas do que diretamente com a escola.

As agências colocam no valor da viagem a taxa da assessoria, aumentando assim o preço da viagem.

Confira => Cidades baratas da Inglaterra para intercâmbio

 

Intercâmbio independente, vale a pena?

Fazer intercâmbio por conta própria na Irlanda
Escolha depende do perfil de cada estudante.

Se você for menor de idade ou não dominar 100% o idioma do país que irá viajar, o melhor e mais seguro a ser feito é contar com a ajuda de uma agência de viagem.

Mas caso já tenha experiência de vida, se já saiu do Brasil outra vezes e ainda tenha um certo tempo livre, se aventure nas pesquisas e busque encontrar o melhor para seu bolso e necessidades de ensino sozinho. Você sentirá a experiência de uma viagem internacional e o friozinho na barriga que ela dá já mesmo antes de partir.

Você já fez intercâmbio com agência ou sozinho? Deixe nos comentários!

 

Leia os últimos artigos do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Anynha Portillo

Um comentário

  1. Gerenciador de Senhas

    Eu ja fiz e acredito que intercambio e uma otima solucao para quem esta interessado em ganhar experiencia de vida, alem de conhecer outra cultura/pais … Aconselho e muito fazer intercambio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *